sábado, junho 24, 2006

A VERDADE SOBRE A MENTIRA


A boa mentira não pode ser lacónica ("não posso ir"), nem mórbida ("não vais acreditar, estou com uma intoxicação alimentar"), nem fúnebre ("é que morreu o meu tio"), nem estafada ("estou aflito com trabalho"). O primeiro registo pode até funcionar se rematarmos, em tom grave, com uma nota intrigante, do tipo "um dia, explico-te". Os outros não funcionam, nem mesmo com atestado.

O segredo da mentira está nos pormenores. Não basta inventar que nos bateram no carro; é preciso descrever o energúmeno que não travou, a polícia que nunca mais chegava, a chuva que entretanto caía e - tratando-se de veteranos - a sensação de ter visto passar de carro (melhor, numa carrinha / Mercedes / cinza- metalizado) o teu cunhado com aquela fulana que a tua irmã não suporta, Isabel, não é? (técnica da transição para outro assunto).

Mas a mentira não é sempre defensiva. Pode ser compulsiva (dupla personalidade?) e pode ser também gratuita. Neste último caso, uma mentira não faz o mentiroso.

Este post é dedicado aos que foram à FNAC, debalde!

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Escreves bem, pá!
Lembras-me alguém...

Please, please, please,
Come back to me!!!

24/6/06 5:44 da tarde  
Blogger Alien David Sousa said...

Tenho de discordar contigo.
Quanto mais simples, mais credível é uma mentira e menos riscos corres de no futuro vires a ser apanhado.

Saudações alienígenas

24/6/06 6:59 da tarde  
Blogger mixtu said...

yayaya, eu não fui à fnac
besitos

25/6/06 11:29 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

PORTUGAAAAAAAAAAAAAAAAAAALLLLLLLLLLL!

26/6/06 12:18 da manhã  
Blogger Sara MM said...

p pior é que rapidamente se cria o hábito...... e depois é horrriiiiiiiiivel!!!! por isso o melhor é evitar... sejam de que tipo forem!!!!

26/6/06 12:21 da manhã  
Blogger inBluesY said...


nao entendo patavina

2º pq é q a menina pedro agora nao tem comentarios ?? censura é isso??

3º este posty n é para a Ge

26/6/06 12:47 da tarde  
Blogger manhã said...

eu não fui de balde! ora!

27/6/06 9:21 da tarde  
Blogger Sukie said...

Eu sinceramente tava no estrangeiro. A sério! Tenho provas!

29/6/06 12:17 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home