domingo, fevereiro 11, 2007





ESPUMA DE BATATA


(OU A RAZÃO POR QUE NÃO VALE A PENA LER AS CRÍTICAS / SUGESTÕES GASTRONÓMICAS DO JOSÉ QUITÉRIO NO EXPRESSO)




Tia Janica



Nota prévia: vou intervalando com um menu de degustação fílmico, para não adormecerem...




Trinta anos depois de lá ter estado, volto ao "Tia Janica". Agora com a vantagem de o caminho estar alcatroado. Não é fácil descobrir este restaurante. Chegados ao Carregado, procurem o âmago da povoação. Lá encontram o Pingo Doce. Não é aí, mas perguntem a um dos "caixas" onde fica.


A casa que o acolhe não se distingue das vizinhas. Azulejos por fora e por dentro (chão e paredes). Anuncia-o um pequeno letreiro em néon, patrocínio dos cafés Delta (e assalta-me à memória aquela frase de Teixeira de Pascoaes sobre as azenhas...).






Espaço amplo, capaz de acolher 120 mastigantes (com um anexo proposital para celebrar almoços de casamentos e de baptizados, com palco para a opcional banda), mesas atoalhadas com papel a condizer com os limpa-bocas, apetrechos sumários, serviço de pratos e de copos do pior que há, iluminação a 40 Watts, descobre-se um aparelho de electrocussão do mosquedo e os cantos estão decorados com televisores. Ligados.





A lista é decepcionante. Nos peixes tudo cheira a viveiro, nas carnes a variedade é parca; por exemplo, não há porco.

Das cerca de 25 entradas, optámos pelo desconsolado melão com presunto (cuja pata estava longe de ser negra) e pelas sardinhas albardadas. Não deixaram saudades.





De peixes, arrematou-se o Bacalhau à Brás (com a batata palha insolitamente substituída por arroz basmati) e os peixinhos da horta (para evitar os bichos de aquacultura).

Nas carnes ficámo-nos pelo borrego assado (sequíssimo e acompanhado de batatas, em vez da espuma delas...) e pelo pretensiosa e inadequadamente apelidado Goulash de novilho, que mais não era do que fêveras do mesmo salteadas na sertã e com o indesculpável esquecimento do louro.





Esperava por nós uma dúzia de doces, tudo sem graça, do tipo pudim Flan a fingir de Abade Priscos. Pedimos fruta da época, saíu-nos morangos.

A carta de vinhos era pobre: 35 tintos, 7 brancos, 3 verdes brancos e 2 espumantes.






Em suma, e abstraindo das travessas de inox e da irritante presença decorativa do galheteiro, que já nem o é, o "Tia Janica" põe o Carregado no mapa gastronómico!



Zé (Sem) Critério



PS: As duas primeiras propostas fílmicas são de salão, já as remanescentes são um bocadinho para o canibal. Do amuse bouche à refeição pesada... boa digestão!


18 Comments:

Blogger rosa said...

délicieux! (pôst, évidentement)

ai há dias vi os talhantes verdes, divertidissimo. a festa de babette, ja vi ha muitos anos mas foi um daqueles filmes que me ficou na memória.

espuma de batata....? estou deveras intrigada. deve ser qualquer coisa chique tipo nouvelle cuisine e tal, certo?
no meu tempo... era puré!

11/2/07 8:04 da tarde  
Blogger rosa said...

http://www.youtube.com/watch?v=pffGzEYBREw

11/2/07 8:04 da tarde  
Blogger pexeseco said...

Espero que o teu voto hoje tenha sido certo para haver esperanca tambem para muitos.
Abracos!

11/2/07 10:46 da tarde  
Blogger Caiê said...

sou daquelas que gosta de experimentar coisas novas, mas isso da espuma de batata exige um esforço mental que estápara lá da minha imaginação... ;)

o cozinheiro, o ladrão, a mulher e o amante dela- voto nesse!

12/2/07 1:26 da manhã  
Blogger CS said...

Pá... Essa coisa do cartaxo com espuma de batata soa-me a um restaurante "atrás de um calhau" que eu estou para conhecer há séculos. Então agora que eu estava para lá ir é que me dizes que não vale a pena?! Não é justo!!!

12/2/07 3:08 da manhã  
Blogger NoKas said...

Tia janica tia janica de lolé..... ai, era anica!

:)


bom apetite!!!!


Há um restaurante em fátima muita bom, que vi no guia do expresso.... também de uma tia: TIA ALICE! Tem o melhor sumo de maçã de sempre e um arroz de pato super fantástico! Vinhos bons há sempre claro!

Bjks

12/2/07 9:04 da manhã  
Blogger 1entre1000's said...

este post convida a voltar antes de almoço... ainda é mto cedo e não falas-te aqui de leite com torradas e mel... mas bom voltarei voltarei, pra ligar o dvd e discutirmos acerca destas escolhas...

12/2/07 9:28 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

È pá já fiquei com fominha....

12/2/07 10:58 da manhã  
Blogger Zorze Zorzinelis said...

É nestas alturas que eu me sinto um gajo inteligente - já vi todos esses filmes; foda-seeeeeeee, sou um gajo mesmo esperto, cum caralho!

12/2/07 1:57 da tarde  
Blogger inBluesY said...

é bem feita ... e q tal Belem e uns pasteis mas não carregado :))) é bem feito!

12/2/07 4:52 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

post alternativo, gostei, como sempre.
esse restaurante merece uma espécie de estudo antropológico (estudar o comportamento humano apartir do momento em que uma pessoa se senta, pede e depois nunca se sabe ao certo o que lhe vai calhar na rifa!)

não troco pela minha francesinha, mas troco por uma lampreia.

baci per te

12/2/07 7:39 da tarde  
Blogger pinky said...

grandes sugestões cinematográficas, já as vi todas e gosto de todas, mas com especial preferência para "delicatessen" e "como água para chocolate"!
já a critica gastronómica ganha pelo seu nível de humor, e como conselho de onde não ir nem que me peçam de joelhos hahahahah valeu!

12/2/07 11:51 da tarde  
Blogger Matisfolle said...

Comide rascá m'affecte
Aux ossignes perdent stabilité
Préfère continuer de diete
À perdre l'intégrité

Bon jour

13/2/07 10:51 da manhã  
Blogger rosa said...

quero a receita da espuma de batata!!! quero a receita da espuma de batata!!! quero a receita da espuma de batata!!! quero a receita da espuma de batata!!! quero a receita da espuma de batata!!! quero a receita da espuma de batata!!! quero a receita da espuma de batata!!! quero a receita da espuma de batata!!! quero a receita da espuma de batata!!! quero a receita da espuma de batata!!! quero a receita da espuma de batata!!! quero a receita da espuma de batata!!! quero a receita da espuma de batata!!! quero a receita da espuma de batata!!! quero a receita da espuma de batata!!! quero a receita da espuma de batata!!! quero a receita da espuma de batata!!! quero a receita da espuma de batata!!! quero a receita da espuma de batata!!! quero a receita da espuma de batata!!! quero a receita da espuma de batata!!! quero a receita da espuma de batata!!! quero a receita da espuma de batata!!! quero a receita da espuma de batata!!! quero a receita da espuma de batata!!! quero a receita da espuma de batata!!! quero a receita da espuma de batata!!! quero a receita da espuma de batata!!! quero a receita da espuma de batata!!! quero a receita da espuma de batata!!! quero a receita da espuma de batata!!! quero a receita da espuma de batata!!! quero a receita da espuma de batata!!!

13/2/07 10:04 da tarde  
Blogger Alien David Sousa said...

Já fui tão feliz na "Tia Janica".
Beijossssssss alienígenas

14/2/07 2:25 da manhã  
Blogger 1entre1000's said...

captain my captain!!! envia rapidamente a receita da espuma de batata à rosa que eu estou a ficar preocupada com o que ela possa fazer se não o fizeres... :D:D:D...
outra coisa q me esqueci de comentar o "como agua para chocolate quase que ia ser o filme q superava o livro no meu gosto mas ficou-se pelo quase...
Mais uma coisa: outro postzito não????

14/2/07 8:58 da manhã  
Blogger Matisfolle said...

Rosinhe,
Calme toi ... mais je suis avec toi:
quero a receita da espuma de batata!!! "quero a receita da espuma de batata"!!!
Je ne connai pas.

14/2/07 9:25 da manhã  
Blogger Elisheba said...

Ola!!Sim, sou a Ex-visionaria...pois ela ja nao existe!!Apaguei o blog po falta de manutenção......mas andarei por aqui!

Bjos

14/2/07 11:51 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home