quinta-feira, fevereiro 15, 2007





A TEORIA DAS JANELAS PARTIDAS






Formulada a propósito do/a:

. mimetismo destrutivo

. abandono

. desistência


Pode ser uma teoria da sociologia urbana ou uma metáfora da degradação existencial.

Uma janela partida é um convite para partir outra; a falta de um botão no elevador é uma sugestão para arrancar outro; um grafito numa parede é uma provocação ao seguinte.

É a verdade empírica de que o lixo atrai lixo, num movimento espiral e perpétuo de estrago.

Nisto, encontram-se a nostalgia dos (bons) velhos tempos, sofrida por quem assiste, e o desassossego deliquente, que anima a destruição.





Mas o espectador e o protagonista podem conviver na mesma pessoa. E não raramente o espectador cede ao protagonismo da (ou do que crê ser a...) sua própria desgraça. E esquece-Se.

. da barba por fazer ao banho por tomar

. do faltar ao emprego à perda dele

. do não saber onde mora ao não ter onde morar



Moralidade (duvidosa): não vale a pena continuar a abotoar uma camisa quando se começou pela casa errada.




Não sei exactamente porquê, mas sinto que tem imenso a ver...


Dedicatória



21 Comments:

Blogger Matisfolle said...

Je n'ai pas quebrer aucune fenêtre…mais j'ai déjà avez beaucoup de volonté.
Dans compensation, j'ai déjà quebrer autres choses....quelques plus importants.

Un bom jour pour toi Capitaine...et pour les autres aussi.

15/2/07 10:56 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Meu caro amigo para não variar outro excelente post, já chateia. Realmente eu acho que deva ser um problema bem Portugues e um problema da siociadade em si. Faz-me lembrar quando alguém passa com o amarelo quase vermelho o que vem atraz ainda passa, como estacionar em locais proibidos e as pessoas pensam se lá esta aquele também cabe lá o meu. Mentalidades, formação e civismo,acho que é isto que falta.

15/2/07 11:01 da manhã  
Blogger 1entre1000's said...

alto e para o baile! temos posta nova!!!
bom este post é sensivel... haddock, capitão desarmaste-me agora... fiquei assim sem jeito, bela dedicatória nobre causa... aproveito para enaltecer aqui o trabalho de quem faz as rondas nas noites frias ao sem abrigo, eu já fiz e tenho muita honra e orgulho em escreve-lo aqui, no Porto com a legião da Boa Vontade... toda a gente devia fazer pelo menos uma vez...

15/2/07 12:24 da tarde  
Blogger Zorze Zorzinelis said...

Que me perdoem todos os outros bloggers, mas tenho-te como o melhor - estás no topo da minha preferência! Muito bom; arrepiei-me ao ler este texto - e os teus posts faço questão de os ler bem devagar. A foto mexeu muito comigo; mais: és de uma sinceridade que não me deixa indiferente. Temos de um dia tomar um copo e, não, não é uma cena gay que eu gosto é de gajas! Abraço forte, Capitão!

15/2/07 1:36 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não direi mais nada, senão Haddock inchas de orgulho e explodes, e nós não queremos isso *

15/2/07 8:34 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Camarada, mais uma vez entro aqui e deparo-me com um post de grande qualidade e com muita alma. da gosto ler este blog. Nunca chegaremos ao teu nivel! Um bem haja camarada!

P.S. - Tambem sou mesmo eu

15/2/07 8:54 da tarde  
Blogger CS said...

dasse! até já escreves poesia! Tás imparável!



(You did it all) in spite of me

Não sei exactamente por quê, mas sinto que tem imenso a ver...

15/2/07 11:10 da tarde  
Blogger Caiê said...

É um problema MUNDIAL. A desgraça atrai desgraça, believe me. :( Infelizmente.

:( :(

15/2/07 11:14 da tarde  
Blogger NoKas said...

O mau "atrai" o mau, mas eu acredito que quando se quebra a espiral e se inverte o sentido da "coisa" tudo melhora e o bom passa a atrair mais e melhor "bom"! O que dá trabalho é aquela "quebra"....porque geralmente estamos todos mais confortáveis como estamos e como os outros estão! É, não é?

15/2/07 11:24 da tarde  
Blogger pinky said...

quem partia a casa toda hoje era eu, olé se era! era da maneira que a fúria ía para o espaço! mas lá está não posso dar inicio a essa violência pode originar uma reacção em cadeia que nunca se sabe onde vai parar, por isso respiro e conto até mil.
cada um faz as suas opções!
bjkas e bom carnaval, que haja festa digna de um captain!

16/2/07 1:15 da manhã  
Blogger ALeite said...

Importa sempre passar por aki. Obrigatório na "peregrinação". Um abraço.

16/2/07 2:55 da manhã  
Blogger Aragana said...

São ciclos, modos e comportamentos viciantes ou virais.. acho que mais virais. A falta de civismo deve ser altamente contagiante...

Bom fim de semana.

16/2/07 12:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

há aí um quê de revolta, não há?

quê?!


beijos

16/2/07 4:52 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Haddock, compreendo que gostes do meu blog, mas 15 comments? Isso ja e' um pouco exagerado. bem haja camarada. (continuo a ser eu)

16/2/07 6:28 da tarde  
Blogger Haddock said...

Oh meus filhos, vocês deixam-me sem palavras!! E ruborizado!! Ler-vos é um bálsamo para a minha autoestima! freaky, tens razão estou inchado a ponto de explodir... e quando a Nossa Senhora desce aqui de propósito para dizer que eu já não preciso da ajuda divina, levito de orgulho... e Zorze, camarada, não sofresse eu de personalidade evitante, uma variante fóbica que me persegue, aceitaria de bom grado esse copo, com a companhia do Trivial e tudo, e mais a menina Entremiles e quem mais quisesse vir! Bem hajam, todos! Abraços!

17/2/07 4:28 da tarde  
Blogger Caiê said...

... Mas... vai haver um meeting? (ups, saíu-me uma emigrantada!) e têm azar a gatas pretas? ou podemos ir?

17/2/07 5:52 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

babadíssima...

obrigada

17/2/07 5:55 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Poa acaso essa de partir uns vidrozinhos, dá uma certa nostágia.

17/2/07 9:18 da tarde  
Blogger rosa said...

foram merecidas todas as palavras que o deixaram ruboro-babado, monsieur haddock.

é um dos meus filmes preferidos.

contaram-me uma historia, q as janelas de lisboa, têm um friso verde em redor, tal como as mulheres quando pintam as pestanas, os olhos, as janelas sao os olhos das casas, mulheres vaidosas.
achei essas historia bonita, uma teoria um quanto frivola, mas só pra aliviar o tom serio do post.

18/2/07 12:41 da tarde  
Blogger Alien David Sousa said...

Para mim o brilhantismo deste teu post está no seu desfecho. "Breaking the waves". Não sei como foi para quem não viu o filme. A associação final se não foi propositada, - o que duvido - comigo foi feita instantaneamente. Adorei.
Beijos

19/2/07 4:18 da tarde  
Blogger 100 remos said...

Eu sei exactamente porquê. Como disse o alien david, brilhante associação e brilhante post!

19/2/07 4:38 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home