sexta-feira, março 28, 2008



A PSICOLOGIA DO TAMANHO







Há qualquer coisa de irresistível no eterno confronto entre o pequeno e o grande. Quer se fale de aspectos fisionómicos, de Mercedes, de povos ou nações, de economia ou de qualquer outra coisa, o grande aparece quase sempre em vantagem. Só por ser grande.

Mas, se calhar, por ser grande não comove tanto quanto o pequeno, a que facilmente se associa fragilidade e porventura até inocência.

Pode dizer-se que "menos é mais", mas já não que "menor é maior", ainda que possa ser melhor.

Vencem-se as impossibilidades matemáticas, mas não as físicas.

Johnathan Swift em "As viagens de Gulliver" teve a ideia sedutoramente fantasiosa de colocar o protagonista simultaneamente na condição de gigante e de anão sem, todavia, lhe alterar o tamanho...


Esse é relativizado em função do tamanho dos outros.







Enquanto o fascínio que Gulliver gera nos habitantes de Lilliput está associado à ideia de poder e de como ele pode ser um precioso aliado...







...em Brobdingnag, terra dos gigantes, Gulliver ganha a perspectiva dos lilliputianos. E aqui já não é símbolo de poder, mas objecto de curiosidade, que é sempre (perversamente...) despertada pelo insólito.

Uma espécie de brinquedo animado, gerador de alguma
ambiguidade.







Também Barrie inventou Peter Pan, um rapaz que se recusa a crescer e que se dedica a aventuras mágicas.

Aqui, porém, a história é paradoxalmente mais séria porque os protagonistas são crianças. E Gulliver, pequeno ou grande, sempre foi adulto.

Séria e preocupante, pois não é natural o receio de ser "grande". Ou é?

Os entendidos dizem que não e até inventaram a "síndrome de Peter Pan" para designar certas disfunções comportamentais, como atitudes imaturas, rasgos de irresponsabilidade, narcisismo, rebeldia e, claro, negação de envelhecimento.

Muito gosta a psicologia de histórias infantis...

Até já inventaram o "complexo de Cinderela", para exprimir a ambivalência da mulher moderna entre o desejo de independência e a expectativa de encontrar o príncipe protector ou qualquer coisa do género...





Bom, mas não agravemos a confusão.

E, principalmente, não dramatizemos.

Isso de não querer crescer ou de não querer ser grande pode também dar belas metáforas de resistência e de
loucura.

E só mais um
clicai ou não!


34 Comments:

Blogger intruso said...

hummm...

o "crescer",

pois tem que se lhe diga...

:)

[a Terra do Nunca parece-me um lugar assustador, mas faz parte de uma das minhas histórias preferidas (de sempre)]

{e o amor impossível entre a mínima Sininho e o miúdo que não envelhece?}

...psicanalisemos (ou não)



abraço
:D

28/3/08 8:16 da tarde  
Blogger Lana said...

fico sempre espantada com a beleza deste blog ...
eh pá se clahar fiquei como a anita e embedei-me e disse a verdade ohhh
se clahar foi o tamanho do copo que me pos assim... eheheh
até já troco o sitio das letras nas palavras hein?
um BFS e muitos parabéns
a pesquiza que fazeis é magnifica e digna da maior das considerações.
sim sou eu ... a Lana ... na versão candidaturas a fundos ... que são sérias e muito chatas... e cinzentas e formais ... mas têm de ser feitas.
1 sorriso mto mto luminoso
Lana

28/3/08 8:49 da tarde  
Blogger Bandida said...

disse o Protágoras "o homem é a medida de todas as coisas, das coisas que são, enquanto são, das coisas que não são, enquanto não são."

não sei que razão há nisto. são as luzes a deformarem a imagem ou é o cenário projectado que não existe...

e ainda há o Pessoa: Sou do tamanho do que vejo...

fico-me pela aventura mágica que é este Vosso post e vou por aí em viagem!!

perante Vós me curvo, meu capitão!

28/3/08 10:00 da tarde  
Blogger Boop said...

E eu a pensar que estavas a falar de outros tamanhos...
Ainda não li o post. Precisa de tempo e dedicação...
Mas o Capitão não se entretem com assutos menores como os tamanhos que eu me estava a referir...

eheheheh

Eu volto!!!!!!!!!!!!

28/3/08 10:20 da tarde  
Blogger Boop said...

Encantas-me capitão!

28/3/08 10:57 da tarde  
Blogger Boop said...

Depois da declaração feita posso comentar!

Não há nada mais saudavel numa criança do que o desejo de crecer, é o que a faz brincar ao faz de conta, experimentar papeis, querer ser bombeiro ou cabeleireira.
Não há nada mais saudavel do que um adulto poder brincar, à panhada, à cabra cega, andar de bicicleta, brincar com um barco de papel no lago.

O excerto do filme, que não conhecia, traz a prevercidade, a omnipotência. Deus nosso senhor nos livre e guarde de um mundo povoado pela tirania de meninos de 3 anos!!!!

Que ninguém diga que é fácil ser criança. Viver num mundo em que nada parece ser ditado por elas, onde a vontade que prevalece é a dos adultos, podes isto, não podes aquilo. Vais para ali porque eu quero, andas nesta escola que eu escolhi, vais sair quando me apetecer a mim, comes o que te der para comer, deitas-te à hora que eu mandar, etc, etc, etc...

28/3/08 11:04 da tarde  
Blogger Boop said...

Eh pá... tantos erros ortográficos!!!
Olha que hoje não bebi nada!!!!!!!

28/3/08 11:05 da tarde  
Blogger isabel mendes ferreira said...

pois é...as "imagens" são o que são. as palavras vão.se com o tempo e o vento.

:)

boa noite.

Obrigada.

Como sempre por aqui o humor e o talento "dispersivo"...não disperso.


solto como se fora por acaso...não sendo.

29/3/08 8:34 da tarde  
Blogger 100 remos said...

E existe ainda o complexo da Branca de Neve: Gajas que não deixam que os Homens façam farinha com elas!Ah, pois é!

29/3/08 9:01 da tarde  
Blogger Mab said...

Reflexão muito interessante!
O filme é impressionante! Encontro poucas referências a ele...
Parece que o Haddock o conhece.

29/3/08 11:36 da tarde  
Blogger casa de passe said...

Os homens e as mulheres não se medem aos palmos e a mim tanto me faz grande ou pequeno mas lá que prefiro um Peter Pan é verdade!
Não me importo nada de brincar às escondidas ou andar de rabo para o ar a brincar aos comboios eléctricos ou à sardinha assada com um cliente.

Assim não tenho que me chatear.

A sério, o que importa ser adulto, másculo, grande ou pequeno?
O que interessa é 'laisser faire, laisser passer' !

Para nós, cá em casa, pelo menos.

LouLou

30/3/08 12:16 da manhã  
Blogger Naked Lunch said...

cheguei aqui com sono (à laia de experiência)... pensei que fosse qualquer coisa como um post spam "enlarge ..."... não é...

30/3/08 11:07 da manhã  
Blogger Teresa Durães said...

(adorei o post!)
cá temos que a mulher quer-se pequena como a sardinha, ainda nos safamos bem! Será que o povo português com este dito recusa-se a crescer?

30/3/08 1:08 da tarde  
Blogger tolilo said...

adoro o gulliver, a cinderela, a o pequeno polegar e o bela adormecida, a branca de neve, a casinha de chocolate e o
peter pan,
tanto, tanto !

Chuac!_

30/3/08 2:07 da tarde  
Blogger mixtu said...

grande
pequeno

um dia foram à minha escola medir pénis, a média era 15,82, o meu 12,34...

vai daí pedí para medir o tempo que um gajo dura numa ramboia, a médi afoi 10 minutos, eu fui toda a noite,
yayyaya

abrazo serrano

30/3/08 5:29 da tarde  
Blogger Emma Larbos said...

Capitão, e o Pequenu do Dick Laan (http://www.webboom.pt/pesquisaHPautores.asp?autorId=12795), que também era muito pequenino e vivia dentro de um buraco com os amigos ratos? Li a série toda na remota infância e o fascínio do redimensionamento relativo da realidade é, de facto, muito grande.
Ou então aterrorizante, como nalguns filmes (a maior parte série B) em que se enfrenta o perigo de um insecto (quase sempre aranha) gigantesco, ingrediente também aproveitado pela J.K.Rowling.

30/3/08 11:12 da tarde  
Blogger o Reverso said...

um clicai um bocado assustador...


quanto a tamanhos, haddock, continuo a achar que tu és grande...

há blogs que me espantam pois parecem ter a capacidade de fazer sempre um post melhor que o anterior: este é um deles.

um abraço

31/3/08 1:58 da manhã  
Blogger Lizzie said...

Capitão:
Em tamanho estamos no intervalo de coisa nenhuma e de tudo. Vede a prepotência de um vírus a entrar no país do nosso enorme corpo e a desencadear guerras devastadoras com tantos castelos derrubados e outros a serem construídos à pressa que o tempo urge.

E vede a bactéria (unicelular medida em mícrons) que somos face ao Universo. Vede que com este tamanho enorme tão pequeno arranjamos contos e psicologias para nos medirmos e nos parece a fita métrica sempre comprada na loja dos 300, que a métrica nunca bateu nem bate certo.

Falaremos dos novos contos com temas velhos daqui a 2000 anos. Marcai na vossa agenda.

Continência

31/3/08 10:53 da manhã  
Blogger margarida já muito desfolhada said...

mas qual será maior, a psicologia do tamanho ou o tamanho da psicologia?

31/3/08 12:31 da tarde  
Blogger Haddock said...

boas!!

intruso, é melhor não psicanalisarmos o romance platónico daqueles dois...
é demasiado estranho a roçar o absurdo e temo pela saúde mental e compleição física dos virtuais filhos...

lana, que animação a tua apesar da desinteressante (embora necessária) tarefa de angariação de fundos...
compreendo que ao fim de um dia extenuante se faça companhia à anita, que parece ser mais bem divertida do que pensava!

mna. boop, só tu e o mixtu e também o naked lunch para fazerem tal associação... tss...tss...
e estamos de acordo, excepto no filme. não há ali tirania de pequenóides, apenas revolta contra o mundo construído pelos grandóides... e os erros ortográficos têm piada... mas não deves beber!!

isabel m. f., o humor andou um pouco arrredado daqui. dipersámo-nos talvez...

cemremos, essa da branca de neve tem também contação psicológica?? traço de personalidade forte, talvez... boa!!

mab, conheço. e não me canso de lhe fazer publicidade por aqui.

loulou, oh visão fisiocrática do tamanho!!! estás cheia de razão!!!
divertimento é que importa!!

naked lunch, já sabes que aqui não deixamos entrar SPAM...

teresa, espero que não. mas essa comparação com a petinga tem piada. é folclórica e basta!

tolilo, já imaginava... só não me venhas com o menino dos guizos!!

mixtu, só tu, pastor!! deve ser do ar da serra...

senhora De larbos, e não é que desconhecíamos esse boneco?? imperdoável, sim. quanto à Rowling, há-de chegar o dia em que se provará que tudo aquilo do harry potter foi plagiado de uns escritos perdidos num baú no qualquer sótão insuspeito...

triliti, por alguma razão continuas entre os meus fregueses predilectos...

lizzie, que imagem poderosa, essa viral!! interessantíssima essa visão atomística da coisa. o poder do microscópico; não do aparelho, do ser que jaz na plaqueta...
temos um dia de falar dessas coisas minúsculas...

margarida, diria que são iguais, só para não se zangarem...

vénias, a&b!!

31/3/08 7:15 da tarde  
Blogger Haddock said...

bandida, desculpa!
hoje calhou-te a ti ficar para o fim...
esse pitágoras era um génio...
também inventou a hipotenusa e os catetos, não foi??

31/3/08 7:30 da tarde  
Blogger isabel mendes ferreira said...

"erro meu, leitura ardente" eu diria.
julguei ler nas entrelinhas um rasgado e sibilino humor. daqueles que não tendo a ver com o tamanho terá a ver com a metáfora da Subsistência...humana.

______________
penalizo-me. então.
.
boa tarde e sempre bons dias Capitao.

31/3/08 8:33 da tarde  
Blogger Emma Larbos said...

Permiti, Capitão, que venha em defesa da J.K. Se alguém encontrou o seu sótão arrombado, que o diga. Porque eu cá sou fã do Harry e acho mesmo que em breve a psiquiatria e a filosofia estarão a usá-lo para classificar síndromes, complexos e polémicas existenciais.
Por exemplo, as pessoas que receiam acreditar em si próprias ou que receiam exteriorizar dons escondidos daqui a uns anos sofrerão de síndrome (ou complexo?) de Harry Potter. E as meninas demasiado estudiosas que querem saber sempre tudo serão aconselhadas a controlar o seu síndrome de Hermione.

31/3/08 11:37 da tarde  
Blogger Frioleiras said...

hummm ... só tu, haddock, só mesmo tu faria tão interessante post...

mas, deixa-me que te diga,

adoro histórias infantis,

qual o mal?

tristezas não pagam dívidas e as histórias de grandes ou de pequenos encantam (me) sempre...

vénia, pois (pelas entrelinhas, também...........)

2/4/08 1:35 da manhã  
Blogger pinky said...

a person is a person no matter the size!
mas confesso que sofro do sindrome de peter pan em agudosssssss!
olé se sofro!
ai ai nunca mais crescer....que bom que era! for ever young e por aí a fora!

2/4/08 3:09 da manhã  
Blogger D. Maria e o Coelhinho said...

CARO CAPITÃO,

ESTOU COMO A PINKY, ISTO É: 'A PERSON IS A PERSON NO MATTER THE SIZE'.

POR ISSO GOSTAVA TANTO DO MEU COELHINHO, QUE É BEM PEQUENOTE!

MAS EU CÁ NÃO TENHO SINDROMAS DE PETER PAN, GOSTO BEM DE SER MULHER E ENQUANTO PUDER PRODUZO-ME E ENFEITO-ME ! QUANDO NÃO PUDER, GASTO O DINHEIRO A PROCURAR UMA CASA DE 3A IDADE. SEI QUE POR LÁ HA BASTANTES COELHÕES, JOGAM ÀS CARTAS E FAZEM GINÁSTICA TAMBÉM!
ATÉ BAILES TÊM (ALGUMAS).

UM ABRAÇO DA D. MARIA

2/4/08 2:07 da tarde  
Blogger D. Maria e o Coelhinho said...

CARO CAPITÃO,

ESTOU COMO A PINKY, ISTO É: 'A PERSON IS A PERSON NO MATTER THE SIZE'.

POR ISSO GOSTAVA TANTO DO MEU COELHINHO, QUE É BEM PEQUENOTE!

MAS EU CÁ NÃO TENHO SINDROMAS DE PETER PAN, GOSTO BEM DE SER MULHER E ENQUANTO PUDER PRODUZO-ME E ENFEITO-ME ! QUANDO NÃO PUDER, GASTO O DINHEIRO A PROCURAR UMA CASA DE 3A IDADE. SEI QUE POR LÁ HA BASTANTES COELHÕES, JOGAM ÀS CARTAS E FAZEM GINÁSTICA TAMBÉM!
ATÉ BAILES TÊM (ALGUMAS).

UM ABRAÇO DA D. MARIA

2/4/08 2:07 da tarde  
Blogger haddock said...

boas!!

subindo...

Ó d. maria, tenha pena dos nossos TÍMPANOS!! há "coelhoões" nos lares de 3ª idade??

pinky, eu cá já deixei de fazer anos. congelei!! mas em versão já adulta, calma...

frioleiras, ora essa... e eu também gosto de bonecos. menos os da paula rego nas suas histórias de embalar!

senhora De larbos, acreditamos que esse complexo ou síndrome do harry potter até venha a existir, se é que não existe já. mas continuamos na nossa de que a rowlind "abafou" a história a um velhinho qq, q dedicou a vida a escrever os não-sei-quantos volumes!!
só lemos o primeiro... achamo-la com ar de má!
decididamente somos poucos dados a literatura fantástica.

isabel m. f., por quem és?! nada de penitências, essa agora!! com esforço até se pode descobrir uma pontinha de humor, quem sabe. perspicácia tua!

vénia, a&b!!

2/4/08 8:19 da tarde  
Blogger never said...

a estória é uma a realidade é outra.

2/4/08 10:01 da tarde  
Blogger merdinhas said...

Um bom bocado de serão por aqui.

Clicando ...sempre!

3/4/08 12:05 da manhã  
Blogger merdinhas said...

E que tal a conversa entre o Cap. Haddock e o Cap. Gancho?

3/4/08 12:07 da manhã  
Blogger pentelho real said...

ici
tout le monde
heureux
en bavardant
et
moi
toute seule
avec
mon chagrin.

3/4/08 12:18 da manhã  
Blogger Boop said...

Ó capitão...
E a tua barba?
É grande ou pequena???

3/4/08 7:32 da tarde  
Blogger Haddock said...

...

mna. boop, não fosse o teu estado e já sabias a resposta...
mas vê la tu, que já nos sugeriram extensões... só pode ser louco, o barbeiro!!

princesa, andamos todos chochos só por solidariedade a Vódes...

merdinhas, na versão dustin hoffman por que não (?) ... grande ideia!

peter pan, daí o teu nick, então...


a&b!!

4/4/08 6:03 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home