terça-feira, março 04, 2008




SOMBRA /
SOMBRA /







Dizem por aqui que andamos sombrios...

De início nem levámos a mal, pois gostamos de sombras.

Que mal pode haver num espaço privado de luz pela interposição de um corpo opaco entre ele e a fonte luminosa?

Fenómeno físico banal.

Mais: as imagens projectadas - silhuetas bidimensionais - podem até assumir formas fantásticas!

Lembrem-se das sombras chinesas.

Para já não falar na propriedade profilática da sombra face ao carcinoma cutâneo...







Contudo, pressentimos uma nota de preocupação a acompanhar essa constatação/impressão.

Como que a dar uma conotação pejorativa ao sombrio.

A significar o quê? Lúgubre?

Essa é boa! Nós nunca nos deitámos no divã deste Sono.

Embora sempre estendêssemos o "tapete preto" aos necessitados.

E continuamos a dedicar-nos (como muito menos afinco, é certo) à temática niilista.

Mas só nos assustámos verdadeiramente quando nos contaram que, em psicologia analítica, a sombra refere-se ao arquétipo que é o nosso ego mais obscuro; i.e. à parte animalesca da personalidade humana...

Invenções de um tal Jung, para quem esse arquétipo foi herdado das formas inferiores de vida através da longa evolução que levou ao ser humano.

Em suma, no limite, a sombra contém todos aqueles desejos que podem ser imorais e violentos!


Chiça!! (desculpai... saíu sem querermos!)

Só falta dizerem-nos que o "nosso" Mr. Hyde anda por aí à solta...






Tolices... só tolices!

A sombra é nossa amiga!

Porém, deixamos-vos um conselho:




Tenhais cuidado com as sombras obsessivas ou obcecadas!


(clicai ou não!)


(v.g. "deixa-me ser a sombra da tua sombra,
a sombra da tua mão,
a sombra do teu cão")


Fugide!


45 Comments:

Blogger Boop said...

Ena! Ena!
O que eu gosto destas interretações selvagens!!!!

Vamos mas é todos já levantar o rabinho e ir para o tapete preto!
E vamos a saber o que cada um entende por "sombra"...

Eheheheh

Acho que vou curtir os comentários a este ensaio ó capitão!

3/3/08 10:21 da tarde  
Blogger Boop said...

http://www.youtube.com/watch?v=jaSJRSLCDK4&feature=related

(?)

3/3/08 10:54 da tarde  
Blogger Druida del Sur said...

Excelente.......excelente.....!!!

desde Argentina....desde la GloboEsfera.......

ENTIENDO TODOOOOOOO ENTIENDO PORTUGUES

PESSOA Y LA PUTA MADRE

3/3/08 10:55 da tarde  
Blogger pinky said...

pois eu cá gosto de quase todas as sombras, as frescas, as personagens, as escondidas, as recortadas....
luz/sombra há lá coisa mai linda?!

p.s. e não te estou a achar sombrio, caro capitão, estou mais a achar-te cansado e desmotivado, mas enfim, melhores dias virão, disso estou eu certa!

3/3/08 11:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o capitão mandou-me deixar a tradução da cantiga para os meninos (taditos) que não sabem francês. fica um bocadinho para o pindérica, mas sempre é melhor do que não perceberem patavina, disse ele...



Não me deixes
É preciso esquecer tudo
Tudo pode ser esquecido
Como o que já se foi
Esquecer o tempo
Dos mal-entendidos
E o tempo perdido
Em saber como
Esquecer essas horas
Que às vezes matavam
Com golpes de porquês
O coração da felicidade

Não me deixes
Não me deixes
Não me deixes
Não me deixes

Eu, eu te oferecerei
Pérolas de chuva
Vindas de um país
Onde não chove
Eu atravessarei a terra
Até próximo à morte
Para cobrir teu corpo
De ouro e de luz
Eu erguerei um domínio
Onde o amor será rei
Onde o amor será lei
E tu serás (eu serei) rainha

Não me deixes
Não me deixes
Não me deixes
Não me deixes
Não me deixes

Eu vou te inventar
Palavras insensatas
Que tu compreenderás
Eu vou te falar
Daqueles amantes
Que por vezes viram
Seus corações se abrasarem
Eu vou te contar
A história de um rei
Morto por não ter
Podido te encontrar

Não me deixes
Não me deixes
Não me deixes
Não me deixes

Por tantas vezes vimos
Ressurgir o fogo
Do antigo vulcão
Que se acreditava velho demais
Parece que ele tinha
Terras queimadas
Dando mais trigo
Que no melhor Abril
E quando cai a tarde
Para que o céu flameje
O vermelho e o negro
não se casam?

Não me deixes
Não me deixes
Não me deixes
Não me deixes

Não me deixes

Eu não vou mais chorar
Eu não vou mais falar
Eu vou me esconder ali
Só para te ver
Dançar e sorrir
E a te escutar
Cantar e depois rir
Deixe que eu me torne
A sombra da tua sombra
A sombra da tua mão
A sombra do teu cão

Não me deixes
Não me deixes
Não me deixes
Não me deixes

3/3/08 11:29 da tarde  
Blogger Emma Larbos said...

Então mas a Sombra não era aquela rapariga que não conseguia disparar tão rapidamente como o Luky Luck? O que é que ela tinha de obsessivo ou imoral?

4/3/08 1:11 da manhã  
Blogger Frioleiras said...

Isto sim, o texto já me cheira ao Sooono....

sombras... só nos dias escaldantes de verão.
de todo o modo,
prefiro espelhos a sombras...

4/3/08 1:31 da manhã  
Blogger Frioleiras said...

Ah, lembrei-me de uma palavra linda, para um objecto...
a minha mãe tinhas um chapéu delicado, tipo chapéu de chuva, clarinho e com pega mais fininha a que chamava "sombrinha".

Usava-se para proteger do sol do verão.

Isso sim, delirava que se usasse e adoro a palavra... "sombrinha"... uma delícia...

4/3/08 1:37 da manhã  
Blogger nnannarella said...

Archie, que arrepio, que eu quase julguei que íades começar a lição do Expressionismo... Mas estáides lá quase. Sombra nefasta apoderou-se das entranhas de meu portátil e não consigo atingir, com ou sem golpe d'asa, os clicaides. Após boa visão, tornarei ao sombrio conjunto. Tenháide um bom dia, mail-esta mesura.

4/3/08 6:43 da manhã  
Blogger Boop said...

Fantastico!

Nunca tinha pensado na palavra "sombrinha" como uma sombra pequenina.... e tão bem vinda nas tardes de verão!

4/3/08 10:09 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

e que sombra! mon dieu!

4/3/08 2:23 da tarde  
Blogger Lizzie said...

Capitão:
somos de achar que no mundo tem de haver luz e sombra senão ficaríamos esturricados com melanomas de cansaço ou ceguinhos como toupeiras depressivas.
Gostamos de sombras com a luz à espreita e vice-versa.
Haverá coisa que mais desenhe a luz que a sombra e vice-versa?
Não estarão as ideias na sombra interior dos baús da experiência?
Não andarão os artistas a vasculhar nas sombras da memória?

Pois metade à luz, metade à sombra vos fazemos

continência

4/3/08 3:05 da tarde  
Blogger o Reverso said...

"Em suma, no limite, a sombra contém todos aqueles desejos que podem ser imorais e violentos!"

penso que a sombra pode conter muito mais que isso: ternuras escondidas, amores recalcados, desgostos profundos, esperança, and so on.

e agora faço sair da sombra o meu grande embasbacanço* pela técnica demonstrada no post abaixo.na verdade, na sombra está também a minha grande ignorância nessas coisas e na sombra vou meter a minha grande inveja por não saber fazê-las.

e,capitão não ligueis às suposições.

continuais em grande forma.


* da sombra saíu, talvez pela primeira vez, este vocábulo.

4/3/08 5:23 da tarde  
Blogger Bandida said...

da sombra nasce a luz... ou será ao contrário? hummmm.... as sombras são amigas do ambiente e o ambiente precisa de sombra para ficar mais fresco ainda que o Brel me inquiete e aqueça as pálpebras.

belíssima sombra, capitão!!

com todo o respeito me curvo para beijar a Vossa mão, meu capitão,

4/3/08 7:51 da tarde  
Blogger Haddock said...

boas!!

um pratinho para ti, não é, mna. boop?? é tipo isto: espenho meu, diz-me quem é mais depressivo do que eu!! eheheheh!!
depois quero o relatório clínico, pode ser??
ahh, e o outro lado da lua, pois!! há quem o tivesse cantado como "o negro"...

thedruid, olé!! pues que quedamos contentitos com tu sapiencia!!

pinky, eu não me canso de dizer aos fregueses que se querem ficar em estado zen (ou com alguma inveja...) que devem visitar-te!! não me ligam...

alcides, que raio de tradução mais patética... amanhã inscrevo-te na alliance française!!

Senhora de larbos, desde que o lucky luck substituiu o cigarrito pela palha que já deixou apanhar pela própria sombra vezes a fio. torço pelos irmãos dalton!!

frioleiras, muito selecto... e lembrei-me, não sei porquê, da "morte em veneza". devia haver sombrinhas, claro!

nnannarella, está para o surrealista, está. ou, se não, para o sorumbático. e tendes que ouvir o "clicaide" para ficares completamente sombria...

anónimo do pisca olho, estamos a falar do brell, sim??

lizzie, perfeito!! deixemo-nos de maniqueísmos e de associações preconceituosas e até bíblicas.
faça-luz sobre a sombra, pois!... ai que hoje estamos foleiros q até dói...

triliti, meu rapaz, há quanto tempo!!! estás bom?? não ligo, já sabes, só afino de vez em quando...
e basta pores o teu endereço ou de outrém naquela coisa do net disaster e está feito! depois é só decidires como queres atacar o blogue eleito...

vénias, a&b!

4/3/08 8:25 da tarde  
Blogger Haddock said...

bandida, escapaste por pouco!! ...
as pálpebras?? de facto, é de fazer chorar as pedras da calçada... imagina se ele leva aquilo a sério!!

4/3/08 8:28 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

seulement avec un petit "l"...

4/3/08 9:36 da tarde  
Blogger Haddock said...

...
il a changé son non, tu ne savais pas??
c'était por devenir plus "fine"...

;)

4/3/08 9:47 da tarde  
Blogger Leonor said...

Oh, que cultivés que nous sommes ! ! !
Ici se parle Grec ?

4/3/08 11:05 da tarde  
Blogger Leonor said...

Já que nos entendemos em francês, alguém nos conta a anedota do Michel - filho de emigrantes portugueses?

Não?

4/3/08 11:19 da tarde  
Blogger pentelho real said...

sabeide senhor que tenho saudades de ver por aqui Anous Nimous e o seu ausente mas sempre presente Manéli. a piada que eu achava aos seus comentários. já fui lá de visita mas estão ausentes desde o passado dia 12.2. sabeis dizer-me deles alguma coisa? e desculpai vir aqui por isto.

5/3/08 2:15 da manhã  
Blogger Klatuu o embuçado said...

Ainda dás em Gótico - e depois proíbem-te de sair à noite... :)

5/3/08 2:17 da manhã  
Blogger nnannarella said...

Não havia quadro algum para lobrigardes, Archie; só um fresco tumular no cabeçalho que foi agora substituído por mausoléu sem fresco nem frescura. Verei se esta manhã lobrigo vossos clicaides no meu estabelecimento, para não perder a sombria mensagem, mas deixaide-me deixar palavrinha d'incentivo ao Alcides, que deixou mimosa tradução. Tenhaide um bom dia cheio de cigarras ao sol e rebuçadinhos do dr Bayard para a rouquidão dos cigarros. A dopo, com mesura.

5/3/08 7:55 da manhã  
Blogger Naked Lunch said...

por falar em imagens... para essa segunda até dava (esse filme é uma pérola)... abraços!

5/3/08 10:04 da manhã  
Blogger tolilo said...

Tio Haddock,

a menina do escadote é parecida com a minha educadora, a Mafalda Estarreja !!!
só que ela não usa ténis, nem dos da Prada! Só usa crocs brancos.

conta-me muitas histórias e algumas falam de sombras.

Chuac!_

5/3/08 10:13 da tarde  
Blogger Druida del Sur said...

Excelente.........!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

5/3/08 11:37 da tarde  
Blogger D. Maria e o Coelhinho said...

UMA MENINA REDENTORA?
A SUBIR AOS CÉUS?

E O DIABO A DESCER?

POR FALAR EM REDENTORA, EM REDENTOR, QUERO EU DIZER, POR TUA CAUSA PORTANTO, HADDOCK, LEMBREI-ME
TRISTEMENTE
DA PÁSCOA!

D. MARIA

5/3/08 11:46 da tarde  
Blogger Emma Larbos said...

Só agora vi o clicai e, Capitão, antes não tivesse! Uma feição daquelas tão feia tão feia, um suor tão abundante que nem pelo mais triste abandono se justifica, uns olhares tão desesperadamente angustiados, um tremelicar beiçal tão de primeiro plano! Não, não devia ter visto! Vou agora tentar dormir uma noite tranquila apesar desta visão perturbante.
Antes o congénere Fernando Tordo. Nesse ao menos são só as dimensões orbitais que transbordam o aceitável. E cantar por cantar cantam ambos a mesma coisa.

5/3/08 11:47 da tarde  
Blogger casa de passe said...

Este comentário foi removido pelo autor.

6/3/08 1:30 da manhã  
Blogger casa de passe said...

nós não concordamos com a emma.

sina,
fado,
tristeza

o pão nosso de cada dia.



nini e loulou (a outra não se pronuncia ainda)

6/3/08 1:31 da manhã  
Blogger intruso said...

eu aqui a escrever/comentar e o blogger engole-me as palavras
:/
alguma sombra breve que passou...

(repito)

que mal tem a sombra?

(se até pode ser mais verdade que a coisa real)

[é uma espécie de espelho negro, inverso, a sombra...]

{o que vale é que há um Borges para nos fazer o seu elogio...}

.


abraço

7/3/08 12:09 da manhã  
Blogger nnannarella said...

Pois tenhaides tenhaides cuidado, que quem nos avisa nosso amigo é, e não queiramosde chegar ao ponto de serdemos gato escaldado que da obsessiva sombra obcecada tem medo, ainda que um dos apóstolos tenha espalhado que só com vistura é que haveria credura.

De qualquer das maneiras, sombras minhas amigas só a das igrejas, das árvores e das oficinas nos pinos dos calores; as chinesas e as japonesas, claro, e as de outros palcos ou de outras superfícies e películas; as dos crayons e dos chiaroscuri e, enfim, as dos filmes a preto e branco : expressionistas, noires e séri B.

Tarda a noite e já a linha da sombra cai sobre minhas pálpebras cansadas, ainda que não use sombras. Tenhaide um bom sono, Archie, sem sombrios íncubos nem súcubos.

7/3/08 1:14 da manhã  
Blogger margarida já muito desfolhada said...

eu cá, uma coisa das que mais gosto é olhar para a sombra. desde muito novita. por vezes há sombras que em vez de frescura me fazem calores.

7/3/08 2:32 da manhã  
Blogger eu said...

já por aqui não passava há uns tempos. andei a ver tudo muito bem e gostei.


D. Galinha

7/3/08 12:17 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Boa tarde. Desculpe o comentário. Venho informar que o link do post do Piano ("de acordes especiais") tem um poema de Isabel Mendes Ferreira. Agradeço a sua leitura.

7/3/08 4:10 da tarde  
Blogger teresamaremar said...

Interessante divagar chiaro-oscuro :)

Bom fim de semana.

8/3/08 1:28 da manhã  
Blogger mixtu said...

sombras...
um dia li
dos enamoradas... una sombra...

quedei sem saber se era no sentido de haver dois como se fossem um ou se estavam a fazer amor e daí só uma sombra...

yayayya

abrazo neste dia da mulher

8/3/08 10:12 da tarde  
Blogger merdinhas said...

"Contos dos Homens sem Sombra"
de Nicolau Gogol, Hans Christian Andersen, Hoffmann e Adelbert de Chamisso.

...um livro de que gostei muito e que vou reler por causa deste post...sempre com o Nosferatu por perto, claro.

9/3/08 12:11 da manhã  
Blogger Astor said...

prefiro ser, por vezes, cinzentão.

9/3/08 12:52 da manhã  
Blogger zé lérias (?) said...

numa fugidita envio-te um grande abraço.

9/3/08 6:15 da tarde  
Blogger Haddock said...

boas!!

subindo...

zé lérias, outro e as sinceras melhoras!!

astor, e eu antracite!!

merdinhas, agora ficámos deprimidos. nunca ouvimos falar em tais sombras ou falta delas, o que seja... nós, logo nós!!

mixtu, já ouviste aquela do "busto do napoleão"??

teresamaremar, achámos o tema do arco-íris muito infantil...

alice, boa nôte, eu desculpar até desculpo, mas gostava que tivesse lido a minha prosa, só pela vaidade, sabe como é...
mas lemos o poema da imf, que confirma o estilo que, como a autora bem sabe, nos abstemos sempre de comentar para não estragar...

d. galinha, seja bem aparecida! da próxima vez, dei-nos um dúzia de ovos fresquinhos. não, não de chocolate, pois não somos de *asteriscos* e muito menos roxos!

margarida já muito.... olha, deixo-te a mesma réplica que deixei ao mixtu. sabes aquela do "busto do napoleão"?

nnannarella, o alcides faz o que pode. especializou-se em copy-paste, sem saber exactamente o que "pasta", coitado...
mas ainda bem que gostais de sombras, embora nas vossas paragens habituais elas de pouco sirvam, pois que até em igrejas se destila... mas será dos sítios onde há uma a cada esquina!

intruso, o zé luís?? cinzento?? pelo andar da procissão, qualquer dia até o recitamos por aqui!

nini e loulou, a senhora De larbos não tem mau feitio, só não gosta de lamechices e faz Ela muito bem, espqcialmente quando soam a grito por ajuda psiquiátrica!! e olhem que o fado...

senhora De larbos, olhai que a protuberância ocular do tordo bem que indicia problemas tiróidais...
já este brel, avec un ele, é um "actor" de charme... quando não lhe dá para desancar as flamandes...

d. maria, afastai de mim esse *asterisco*!!!

thedruid, compañero, vuelve siempre, por supuesto!!!

tolilo, crocs o ano inteiro soa ligeiramente foleiro... para compor, só falta dizeres que usa meias!!

naked lunch, nunca passa despercebido o murnau!

klatuu, gótico, dificilmente. mas já só consigo sair de casa à noite deslizando pela caleira...

princesa, também nós temos imensa nostalgia da verborreia do anous e do seu fiel escudeiro. com sorte pode ser que nos leiam. nós que nem padrinhos somos, de bom gosto lhes ofereceríamos um folar!!

leonor, não exageres, ou peço-te para falares kosovar!! conta lá a anedota do michel!! isto de só deixar a insinuação... desembucha!!



vénia, a&b!!

10/3/08 1:44 da manhã  
Blogger nnannarella said...

Não exageraides, Archietto! Cuido que vódes tendes de alcançar aquelas paragens em estações frescas, que elas hão hão, pois parece que pensaides que ali só há canícula. Assim se prova que as rigorosas canículas têm longas sombras!... ih ih

12/3/08 9:44 da manhã  
Blogger Leonor said...

Isso queria eu. Que alguém contasse porque eu já não me lembro, mas ninguém aceitou o repto. Mas que é divertida, lá isso é.

12/3/08 10:51 da tarde  
Blogger never said...

Este comentário foi removido pelo autor.

2/4/08 10:08 da tarde  
Blogger never said...

a realidade é diferente da estória.

2/4/08 10:09 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home