sexta-feira, abril 04, 2008



O DESPERTAR DA PRIMAVERA






O título foi tomado empréstimo de uma peça homónima de Franz Wedekind, um dramaturgo alemão, expressionista ao que dizem (o que, convenhamos, já diz bastante...).

Mas não tem nada a ver com a peça, que é sobre puberdades e (maus) costumes sociais.

Simplesmente achámos o título poético.

Ou, se calhar, e para sermos honestos, a escolha foi por termos convivido muito tempo com ele por causa de um maldito póster sem graça que anunciava uma representação da mencionada peça e que durante anos esteve pendurado em paredes que nos eram familiares.

For por que razão for, "O despertar da Primavera", seja! (será!?) ... (odiosa sintaxe...)

Mas é claro que nunca faríamos um postal com a intenção de saudar as flores e os passarinhos, por mais que (até) gostemos da estação.

Ainda não chegámos a esse ponto de delicadeza... e tomai isto como elogio aos ilustres fazedores desses postais laudatórios.

A motivação foi completamente outra: a do estranho enervamento colectivo!

Somos só nós a notar?

É que, apesar da nossa - infelizmente crescente - falta de memória, não nos recordamos, ainda assim, de um despertar da Primavera com pessoas tão mal humoradas e, quantas vezes, tão determinadas a lixar o outro.

E isto à margem de qualquer insolação ou da clássica depressão sazonal.

Sinceramente, achamos que meio mundo - daquele comum, em que tropeçamos quotidianamente - anda mauzinho (mau, sim; não necessariamente mal! embora os estados possam coexistir). Para não dizer: descontroladamente mau.

Na versão mais ligeira, vale o "cá se fazem, cá se pagam". Na versão mais pesada, paga-se por antecipação. O que, nos tempos que correm, é "obra"...

'Tá chato... Vamos para a esplanada trocar anedotas e degustar tremoços!





27 Comments:

Blogger pentelho real said...

só para ver se era a primeira comentei já. agora vou ver tudo.

4/4/08 3:22 da manhã  
Blogger pentelho real said...

pois, lembro-me do filme e tive muita pena do "rapaz".

4/4/08 3:34 da manhã  
Blogger Boop said...

Pois eu cá acho que o amigo capitão está a falar do fenomeno "atenção selectiva" - que nos faz reparar mais nas coisas com as quais, por alguma razão, nos identificamos na altura.
Estará o nosso amigo capitão especialmente irritavel?????

Aproveita mas é o sol!!!!!

4/4/08 11:24 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

adoro este rapazinho! e adoro aquela cena da bazooca!

cabuummm, distraidamente! qual maldade qual quê!

é brilhante!

4/4/08 2:25 da tarde  
Blogger Teresa Durães said...

está um começo de primavera estranho mas oenso que todas as pragas e fazeres de gente apressada já vinha de outra estrada

4/4/08 5:26 da tarde  
Blogger Haddock said...

boop, tu não me psicanalises que eu passo-me dos carretos e lá vai baloiço!! é o teu estado de graça que te mantém distraída, só pode!!

princesa, não carecia tanta pressa. o rapaz pirou... acontece aos mais normais!

anónimo, para quando o joão azul?

teresa, pois, mas tínhamos a expectativas que a coisa mehorasse...

a&b!!

4/4/08 5:41 da tarde  
Blogger Lizzie said...

Capitão:
estamos com a astenia da primavera, tivémos vontade de dormir a sesta ao sol de palhinha na boca a ouvir riachos e folguedo de folhas recém nascidas das árvores e não nos deixaram. Ficámos de birra instalada. Vamos comprar míssel terra-sol e vamos fazer noite depressa. Assim quando sairmos daqui não veremos a caspa nos ombros da farda do trombudo do "sigurança" e as ruas estarão mais vazias de gente a fingir que existe.
Tendes um lenço? Estamos com espirros atómicos por causa das borras do rímel da possidónia da Drª. Directora.
De qualquer forma, bom fim de semana e
vénia

(como é que se pode pôr tubagem com o canastrão do Douglas? Já viste? Só faltava este agora....)

4/4/08 6:14 da tarde  
Blogger pinky said...

pois eu por aqui vejo tudo sorridente, bem disposto com ar contente e leve.
será dos meus olhos? senhoiiiiires terei que comprar óculos? auchhhhhh

4/4/08 9:47 da tarde  
Blogger margarida já muito desfolhada said...

façamos uma manif!!!

5/4/08 5:01 da manhã  
Blogger tolilo said...

gosto tanto, tanto, tanto da peimavera

cheira cor de rosa

gostei tanto, tanto, tanto deste teu post tio haddock!


Chuac!

5/4/08 10:12 da manhã  
Blogger Boop said...

Psicanalisar!?!?!?!?
Eu!?!?!??!?!?

????????

Ehehehehheh

5/4/08 11:33 da manhã  
Blogger Bandida said...

a primavera é uma desgraçada! quando estamos a ver tudo cinzentinho lá chega ela cheia de luz e cores e sei lá que mais coisas...

mas nem por isso deixa de ser encantadora, quanto mais não seja pela cerveja e os tremoços...

perante Vós me curvo, meu capitão,

5/4/08 1:26 da tarde  
Blogger foryou said...

Mas que mau humor sr Haddock. kredooooo
A prima da vera fez-lhe algum mal?

5/4/08 5:06 da tarde  
Blogger Frioleiras said...

hoje já parece Outono, não????

tem graça que não acho graça nenhuma à primavera até porque ela, em Portugal, não existe! Passa-se do Outono para o Verão e já esta!
Nem Inverno , nem Primavera... (não gosto nada de calor nem de sol a mais , de torreira.......)

Beijinhos Haddock, satisfeita por estar um dia meio enublado (destaca mais as cores...)

5/4/08 6:18 da tarde  
Blogger eu said...

Este comentário foi removido pelo autor.

5/4/08 8:13 da tarde  
Blogger eu said...

acho que vou deixar de pôr, seja por que razão for...
terá a ver com a clássica depressão sazonal, simpático capitão ?

D. Galinha

5/4/08 8:22 da tarde  
Blogger D. Maria e o Coelhinho said...

E O QUE EU GOSTO DO MICHAEL DOUGLAS!
OS DENTINHOS DELE FAZEM-ME LEMBRAR OS DO COELHINHO


D MARIA

6/4/08 12:35 da manhã  
Blogger D. Maria e o Coelhinho said...

E O QUE EU GOSTO DO MICHAEL DOUGLAS!
OS DENTINHOS DELE FAZEM-ME LEMBRAR OS DO COELHINHO


D MARIA

6/4/08 12:35 da manhã  
Blogger isabel mendes ferreira said...

!

6/4/08 9:25 da manhã  
Blogger pardal de telhado said...

detalhes,
tantos detalhes~



~~~~~~

voando por aqui~~~~~~~~~~~~~~

6/4/08 7:17 da tarde  
Blogger pardal de telhado said...

Este comentário foi removido pelo autor.

6/4/08 7:17 da tarde  
Blogger Haddock said...

boas!

subindo...


pardal, pas de detailles: pormenores! e onde??

isabel m. f., nós por cá estamos a degustar tremoços e muito bem dispostinhos...

d. maria, há gostos para tudo...

d. galinha, não, não creio que seja da depressão sazonal, mas do espírito maternal...

frioleiras, estamos com sorte! vem aí o mau tempo!! cinzento antracite, que tal??

foryou, não é das minhas relações, mas damo-nos cordialmente...

bandida, claro! eis o núcleo da mensagem: esplanar com tremoços e bjecas e anedotar!!

boop, não, o rato mickey!!

tolilo, amanhã vamos ao parque infantil, então! se não chover, claro... e se pagares!

margarida já muito... e eu a pensar que a manif era por mim... mas alinho! calor a mais derrete os capilares pensantes!

pinky, está na tua natureza...

olá barb, adeus barb!

lizzie, magnífico!! até dá vontade de ficar de trombas!!!! sabeis, também não apreciamos especialmente o douglas, mas aqui serviu para o gasto! e depois não podemos ser sempre pseudo intelectuais, que isso afasta a freguesia...

vénia, a&b!!

6/4/08 9:19 da tarde  
Blogger intruso said...

snif
atchim

...

7/4/08 1:15 da manhã  
Blogger merdinhas said...

....alergias...isso mesmo andam alergias no ar, não vês o intruso?

7/4/08 11:13 da tarde  
Blogger intruso said...

:)

8/4/08 9:37 da tarde  
Blogger Emma Larbos said...

Capitão,

Não sei como me arranjei com as teclas que ontem vim aqui comentar-vos o postal e parece que não ficou cá nada! E era um comentário tão bom e agora já não consigo repeti-lo! Estou desolada. Mas vejamos. Dizia que o Eco, sim, às vezes é chato mas que na Rosa teve uma iluminação e fez um magnifíco livro (de histórias antigas, como eu gosto) e que o filme também é magnífico e que é rara esta conjunção de coisas magnas (livro e filme correspondente). E dizia - parece-me mas não tenho a certeza - que a fealdade resulta às vezes de uma má compilação de várias várias coisas belas e que por isso nos surpreendemos quando olhamos um feio suficientemente de perto para perdermos a visão de conjunto. Se não era isto, era mais ou menos.
E perdoai-me, Capitão, a desordem desta esmola. É pobre mas é de vontade.

9/4/08 1:00 da manhã  
Blogger Haddock said...

senhora De larbos, nós é que agradecemos compungidos. e faz todo e o mais bastante sentido. estamos com vódes...


vénia...

12/4/08 12:04 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home