segunda-feira, fevereiro 19, 2007


All about us

- O sono não dorme -







Do sono lento ao chamado sono paradoxal (REM: rapid eye movement), o sono está sempre acordado.

O sono REM está muito próximo da vigília. É aqui que surgem os sonhos. É também aqui que se fala a dormir, que se tem terrores nocturnos e manifestações de sonambulismo.

Paradoxalmente, é muito difícil acordar alguém deste sono. Em compensação, é muito fácil acordar dele espontaneamente.

Nós, por aqui, temos algumas perturbações no sono...

. da roncopatia à apneia

. da insónia à narcolepsia

. da parassónia à paralesia


Somos uma espécie de bela adormecida em alvoroço.

Se submetessemos este blog a uma electroencefalografia e tentássemos interpretar os posts à luz da teoria do sono, facilmente concluiríamos que, em geral, o nosso sono é lento, embora com episódios de agitação com frequência semanal.

Também já nos demos conta de que o grau de desassossego aumenta drasticamente quando somos adormecidos ao som de canções de embalar sinistras, como esta:


Three blind mice

Three blind mice, see how they run!

They all ran after the farmer's wife,

Who cut off their tails with a carver knife,

Did you ever see such a thing in your life,

As three blind mice?



Especialmente quando ilustradas pela Paula Rego!



Mas isto somos nós. Agora, nós também queremos saber...


All about you!




Como é evidente, tudo o que disserem fica só entre nós!

Então, vamos lá:

Digam-nos como dormem, dir-vos-emos quem são!

Para um diagnóstico mais rigoroso podem também dizer com quem.




59 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Para começar nada como os REM. Segundo a minha noturna sessão de dormir é pesada e boa e com uma mulher bem casada, mas sou sincero os sonhos eróticos ainda me perceguem. Um abraço, e o copo ainda esta de pé.

19/2/07 11:00 da manhã  
Blogger Aragana said...

Eu durmo de lado e normalmente, profundamente.
As vezes ao de leve, outras, intercalado. >topas?

;-)

Gostei!

19/2/07 12:11 da tarde  
Blogger Aragana said...

Eu durmo de lado e normalmente, profundamente.
As vezes ao de leve, outras, intercalado. >topas?

;-)

Gostei!

19/2/07 12:11 da tarde  
Blogger Caiê said...

Eu durmo às vezes só e outras acompanhada... hum, hum, depende da situação da vida. ah ah ah!
Durmo de modo muito inquieto, porque -segundo sempre me disseram a família e os companheiros - sou sonâmbula.

19/2/07 12:28 da tarde  
Blogger Platero said...

Eu durmo, fecho os olhos e em segundos adormeço. Consigo dormir a seguir ao almoço na cadeira do escritório, 10 minutos e sou outro!

19/2/07 1:18 da tarde  
Blogger 1entre1000's said...

capitão estas a entrar por caminhos tortuosos dos nossos intimos... daqui a nada vamos ter que nos despir aqui na caixa dos comentarios... (qdo chegar esse dia tens que arranjar maneira do Gael Garcia bernal ler o teu blog, e acima de tudo comentar, quero lugar de primeira fila para assistir!!!!)...
portanto eu e o meu sono... a ver a ver a ver...
antes demais devo escrever que ADORO dormir!!!
sou uma dorminhoca embrionária, super enroscada na minha companhia de sono, consta-se que sou lapa mesmo (até no verão) assalto o espaço do outro completamente... não gosto sequer de dormir sozinha... consta-se tb que falo durante o sono... e nem que estejam 40 graus tenho que me cobrir com qq coisa posso dormir nua mas tem q ser coberta, nem q seja com um lenço algo tem q estar sobre o meu corpo... senão não durmo. Mas o pior mesmo do meu sonoprocess é o meu acordar, extremamente complicado...
só para terminar: haddock excelente post... tenho que me lembrar de agradecer ao zorze a descoberta do teu blog... ;)

19/2/07 3:12 da tarde  
Blogger ALeite said...

Bom Carnaval.
Um abraço.

19/2/07 3:17 da tarde  
Blogger Zorze Zorzinelis said...

Eu só me deito quando estou completamente exausto; fico demasiado cansado para saber que me encontro vivo. Grande abraço, Capitão Haddock!

19/2/07 3:33 da tarde  
Blogger Alien David Sousa said...

"Para um diagnóstico mais rigoroso podem também dizer com quem"

E depois sou eu que quero saber da sua vida extra-conjungal senhor Haddock!;)

Beijossss

19/2/07 4:08 da tarde  
Blogger 100 remos said...

Eu sonho,sonho,sonho,sonho e sonho! Geralmente lembro-me sempre das coisas que sonho ( boas ou más )! Simplesmente não consigo desligar, levo a vida em constante turbulência mental.Era isto ou bastava dizer "de lado"?

19/2/07 4:36 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pois eu detesto dormir, é uma perda de tempo. Resisto ao sono até não poder mais. Adorava não precisar de dormir, para poder fazer algo mais interessante ou divertido...

19/2/07 8:37 da tarde  
Blogger BÓLICE said...

Bem... concordo... a lentidão que no caso É benÉfica... É como eu costumo dizer e fazer... sou lento, mas sou eficaz... e mai'nada! Ora assim sendo, claro está, que essas "ónias e zónias" todas que aqui invocas a pior de todas É a paralesia, porra! Mas desde que num paremos, mesmo que lentos, o sono por si só É uma perca de tempo... atenção não me refiro ao sono, mas sim ao sono. Aquele que realmente nos faz perder tempo! Agora se este sono É uma perca de tempo... nu'me parece e só tu, ó Hás'd'Ocs, É quem poderás avaliar. A mim não me parece uma perca de tempo... é mais uma pesquisa com lentidão atempada, nÉ? Aliás... como se sabe, mais vale tarde do que nunca, e nunca É mais do tipo "iÚ nÉvar sei nÉvar"!
Espero sinceramente que essa espÉcie-de-SONO-bela'dormecida a que te referes encontre sempre no seu-principado-linguagedear, aquele beijo que nos mantém em alerta-desperto-sem-sono, embora possamos sempre dormitar uma nesga, embora o da-Nesga Ólueis ize uÓtching ázz fóre Éver ende Éver... bolas, pÁ... hoje, pÉ, expliquei bem camó caneco, nÉ! Esta minha en'fluência de expitche deixa-me boque'aberto, tal qual um bochecho de sono...lol... sou mesmo um estica'expitche, nÉ Ó Hás'd'Ócs?

'braçada forte e =D'hasta yÔ mÉ voY, ó caraças, pÉ...

B)´

19/2/07 8:45 da tarde  
Blogger BÓLICE said...

lol... e fizeste-me lembrar mais uma...lol... diz-me 'ondÉ que drómes, qu'eu nunca te direi quand'É que lá irei cagar à porta...LOLada...

hasta

yÔ'B)´

19/2/07 8:50 da tarde  
Blogger Haddock said...

LOLADA para ti também, oh Bólice, palhaço, amigo! O teu expitche arrasa-me (e logo a mim, que me acho o cúmulo da eloquência...)!! abraço!

19/2/07 8:55 da tarde  
Blogger BÓLICE said...

ó Há'D'Ócs... mais vale ser cúmulo do que ser cú'lumo... entendes, nÉ... não É qu'eu tenha nada contra eles, mas 'tás a ver!?!



B)´

19/2/07 9:11 da tarde  
Blogger pinky said...

em rem não há bomba nem tremor de terra que me acorde!
a adormecer qualquer ruído me acorda.
acordarem-me, nem pensar!
eu acordo-me qd necessário, mesmo para sair dos rarissimos sonhos maus.
gosto de dormir mas adormecer já é outra conversa.
em suma gosto do sono em geral e deste em especial ;)

20/2/07 8:53 da tarde  
Blogger 1entre1000's said...

"Digam-nos como dormem, dir-vos-emos quem são!" ora estou com uma crise de identidade viom cá saber qdo sai o relatório, já disse como durmo quero saber quem sou...

21/2/07 10:12 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Meu caro amigo envia o teu email para o meu : umpordois@gmail.com. No email explico melhor.

21/2/07 10:13 da manhã  
Blogger Caiê said...

Bom, eu disse como dormia, mas ainda não me disseram quem eu era. ah ah ah! Fui enganada e exijo o meu dinheiro de volta desta sessão de psi... ;)

21/2/07 6:12 da tarde  
Blogger Caiê said...

Ah ah ah!
Em resposta ao teu comentário no meu blog...
em primeiro lugar, deixa-me elucidar-te: CADA ilha dos Açores tem uma pronúncia diferente. Isso que os continentais referem como "pronúncia açoriana" é a pronúncia de UMA das ilhas (que, por acaso, não é a minha). A minha, o Faial, tem uma pronúncia muito semelhante à de Coimbra.

Quanto ao mais, não tenho só UMA língua-mãe. Ás vezes, penso que isso é muito bom, outras vezes, apetece-me bater com a cabeça contra a parede. Frequentemente, tudo no mesmo dia, não raro na mesma hora. Eh eh!

21/2/07 6:54 da tarde  
Blogger crt said...

Durmo acordada.
Agora diz-me, quem sou?

21/2/07 9:48 da tarde  
Blogger Haddock said...

Então, vamos lá ver...
Na verdade, a maioria de Vós, Irmãos, está assintomática. E, depois, o facto de terem omitido informação relevante também não ajuda ao diagnóstico.

A BB, com o seu sono lento, só pode ser preguiçosa (como é que é?).

O Trivial, que elege o bom vinho com indutor do sono, só pode estar de bem com a vida. Tem alta.

A Aragama é utente recente; acabei de criar a sua ficha clínica, que ainda não tem história. O diagnóstico fica para o fim da novela entre o João e a Maria.

A Caiê... mmmmm... felino preto, açoriano e sonâmbulo... Recomenda-se internamento urgente!

O Platero é definitivamente narcoléptico!

A menina Entremiles, depois de resolver o seu problema digestivo (sapos) que a atormenta, passará a acordar muito mais bem dispostinha.

O Popper deve ter passado o Carnaval acordado. Bom sinal.

O Zorze, claramente REM, está entre a insónia e a parassónia!

A Alien... vá-se lá saber, que não diz nada. Deve ser a paga...

Cemremos: REM!! Parassónia, definitivamente!

Migvic... adivinha-se um registo fóbico, mas compensável pelo bom gosto para a música.

Bólice... é doido!

Pinky: gosta deste sono, só pode ser uma pessoa feliz e contente!

crt: (discurso directo) ÉS A MINHA NOVA FREGUESA!! (a nossa irmã mais recente...)

21/2/07 11:43 da tarde  
Blogger Caiê said...

Em primeiro lugar, acho que o teu diagnóstico foi preconceituoso... É que só em último lugar referes a minha patologia como causa do internamento! Os outros motivos para me internar são extra-sono; eh eh eh! ;)
Mas, já que insistes nisso (para mais urgente!) o internamento é ONDE? É que eu sou pobrezinha...

22/2/07 11:36 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

quero a Maria Pedro!!!! Onde andas?! PRonuncia-te aqui no tasco!

22/2/07 1:07 da tarde  
Blogger jguerra said...

Durmo sempre acompanhado. Pois é! Ressono se de barriga para cima. eh!eh!eh!
Quase nunca me lembro dos sonhos.

22/2/07 2:16 da tarde  
Blogger Jazz Manel said...

Eu durmo de barriga para baixo!!!

22/2/07 4:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sono? ultimamente tem sido:
-Pesado
-Curto
-Sem sonho

Que diz o Doutor disso?

Abraco camarada Haddock e parabens por mais um excelente post

22/2/07 4:34 da tarde  
Blogger Alien David Sousa said...

"A Alien... vá-se lá saber, que não diz nada. Deve ser a paga..."

Como consegues constatar o óbvio!;)
beijossss

22/2/07 6:20 da tarde  
Blogger crt said...

Que cena é esta: "crt: (discurso directo) ÉS A MINHA NOVA FREGUESA!! (a nossa irmã mais recente...)"?
Porra, não consegues fazer melhor?
Nem a falta de sono te confere estatuto de inimputabilidade!!!:-)

23/2/07 12:31 da manhã  
Blogger Haddock said...

Eh lá...!!! Até estou de cara à banda... Ficas sabendo, crt - sem prejuízo de melhor opinião - que o teu diagnóstico foi o mais preciso desta inspecção sanitária!! Pois não dormes acordada? Então, estás no sítio certo, especialmente quando estamos em frequência REM!! Preferias qualquer coisa como "parassónia"? Achas que ajudava na farmácia, não é?? Mas não. Nós cá somos pela medicinas alternativas e o mais naturais possíveis. Recomendamos-te um estágio aqui no sono, que te devolverá seguramente a tranquilidade do descanso...
E vou ter uma conversinha com a Alien, que me assegurou que não eras mais um ser de estranha condição... abç.

Caro vince vice, eu sei que a distância não justifica, mas creio que o teu caso corresponde exactamente à síndrome do jet lag! Dá mais uns dias, que issso passa! Abraço.

jguerra, pela descrição nem devias ter vindo à consulta... A patroa sim, por causa da tua roncopatia!abç.

guevara, não me esqueci de ti (como sabes)!! tou com um probleminha no teu email, mas não esperas pela resposta. abç.

23/2/07 1:39 da manhã  
Blogger pinky said...

just calling to wish u a greaaaaaat
weekend, beijos sonolentos hahahah

23/2/07 2:30 da manhã  
Blogger rosa said...

je rêve tous les jours et mes rêves sont à des couleurs.
mais quand je dors, je suis esquisitinhá, tout as foncées et ni un son...

23/2/07 11:48 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

eu durmo deitadinha!!!

23/2/07 4:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

MAIS!! (declaração bombastica)

eu durmo com um membro deste blog!!!

[...e haddock, tu nao perguntas em que posição, perguntas como! eu respondo: deitada.]

23/2/07 5:06 da tarde  
Blogger rosa said...

lol

23/2/07 6:33 da tarde  
Blogger Haddock said...

lol, nada!!
Por beneplácito de Nossa Senhora, O SONO SOU EU, E MAI NADA!!
e EU faço questão de assegurar publicamente que não andei na pouca-vergonha com esta atrevida!!
Posso estar muito entornado, mas não fico amnésico!
E já te li a sentença, Guevara/Guevarette: porta-te bem ou eu estrago-te o teu soninho! Comigo não fazes farinha! inha!

Não é que agora só me anda a sair disto??

23/2/07 7:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"O SONO SOU EU, E MAI NADA!!"

espera ai: li bem?!
Colaboradores

* ivan
* Haddock
* Maria Pedro

23/2/07 8:20 da tarde  
Blogger Unknown said...

genial! vou dormir agora, com umas torradas no estômago! diagnóstico completo?

24/2/07 12:14 da manhã  
Blogger Alien David Sousa said...

Querido viciado, já te respondi e já pedi à CRT para ir até lá.
Beijossssss

24/2/07 1:09 da manhã  
Blogger crt said...

Por aqui, continuamos com insónias?
Então, e as famigeradas medicinas alternativas não dão provas de sucesso?? Se assim é, como pretendes convencer-me de que devo fazer um estágio por estas bandas? Com vinculo laboral no papel?
É remunerado? Amanhã, virei discutir regalias, ajudas de custo, privilégios, descansos semanais e tudo o mais necessário ao bem estar de qualquer mortal.

24/2/07 3:13 da manhã  
Blogger Caiê said...

Agora já se passou à fase de revelarem com QUEM dormem... Aqui a sonâmbula dorme com um antípoda. Penso que acabo, com esta declaração, de piorar consideravelmente o meu diagnóstico!

24/2/07 7:39 da tarde  
Blogger Haddock said...

Carolina Ribeiro Teles:

. contrato sem termo;
. livremente denunciável pelas partes outorgantes com pré-aviso de um post;
. horário laboral: picas o ponto sempre que houver novidades;
. se apareceres mais do que uma vez no mesmo post, isso conta como se de horas extraordinárias se tratasse;
. a retribuição costuma ser em esmolas no blog do visitante. Abre os comentários e inscreve-te na segurança social!
. se fores simpática e brilhante pode ser que tenhas direito a uma resposta poética e personalizada aqui (depende da minha disponibilidade).

Esta é a minha proposta negocial!!
Aguardo um contacto teu ou do teu advogado.

Abraço!

24/2/07 10:06 da tarde  
Blogger crt said...

Caro dock, presumia que falavamos a mesma lingua. Previa, por isso, que, mais tarde ou mais cedo, acabariamos por nos entender. As condições que me propões são francamente desmotivadoras!! Mas posso, por enquanto, aceitar um periodo experimental que servirá, simultaneamente, de adaptação e período reflectivo. ok?

24/2/07 10:39 da tarde  
Blogger Haddock said...

Cara Carolina Ribeiro Teles,

Acho que é uma sugestão interessante e, mais do que isso, prudente...
De qualquer forma, e como deves imaginar, nunca poderia dispensar-te um tratamento privilegiado, quanto mais não seja porque os meus fregueses de longa ou razoável data ir-se-iam sentir
discriminados e seguramente ameaçariam fazer greve e isto sem a força laboral deles não tem graça...
Ficas, portanto, à experiência!! Pode dizr-se que o teu lugar aqui é um lugar de ingresso e ainda não de acesso.
Entretanto, aproveita esta oportunidade para reflectires, desde que isso não signifique dormir no serviço!!

Abraço!

24/2/07 10:55 da tarde  
Blogger Caiê said...

Bom, o SONO tem mais uma postadora e tratam do assunto aqui à frente de todos nós? Ó Capitão, o senhor não anda a assumir o comando desta barca! :)

Eu não durmo nos antípodas, durmo COM os antípodas.
Get it? :)

25/2/07 1:02 da manhã  
Blogger CS said...

Pá, isso com dEUS era bem melhor!

Secret hell.

25/2/07 1:28 da manhã  
Blogger Alien David Sousa said...

Haddock, vejo que já estás numa base de primero nome com a CRT. Que evolução. Tanto dramatismo para nada. Tu e a Carolina ainda acabam no sono profundo do casamento. Se precisares de uma madrinha de cortar a respiração aos convidados, conta comigo. Ah e a Cat ah e tal também pára o transito! ;)Vamos as duas!
Bjsssssss

25/2/07 1:34 da manhã  
Blogger Haddock said...

Eu até acharia piada ver-vos as duas vestidinhas de lilás cheias de folhinhos a compor a cauda do vestido da noiva e depois a atropelarem-se para apanharem o ramo... mas a minha relação com a Senhora Dona Carolina Ribeiro Teles é estritamente profissiona ou será que não se nota pelo tratamento formal, frio e distante?? E depois aqui no sono somos sérios, não nos metemos com a freguesia. Negócio é negócio, amores à parte!

25/2/07 11:09 da manhã  
Blogger crt said...

Caro dock, irei fazer uma brincadeira lá no mar. Espero que não te zangues.

25/2/07 5:36 da tarde  
Blogger Haddock said...

Cara Carolina Ribeiro Teles, eu raramente me zango! Depois da tua introspecção, explicar-te-ei a razão da tua graça... (e porque não abres o discurso directo lá, longe dos olhares curiosos desta freguesia, até para discutirmos - civilizadamente, claro - os pormenores deste teu tirocínio no sono?) Abraço, CRT!

25/2/07 6:04 da tarde  
Blogger Alien David Sousa said...

Este comentário foi removido pelo autor.

25/2/07 9:19 da tarde  
Blogger Alien David Sousa said...

Viciadinho, tanta letrinha para negares o óbvio?lol
Bjssssss
p.s kiss joão lol

25/2/07 9:24 da tarde  
Blogger Haddock said...

Acontecimento singular: assisti a uma introspecção alheia...
O nome cai-te bem! Abraço.

26/2/07 12:52 da manhã  
Blogger crt said...

Este comentário foi removido pelo autor.

26/2/07 1:01 da manhã  
Blogger crt said...

Por uma noite que seja, dorme bem!

26/2/07 1:03 da manhã  
Blogger Haddock said...

58!

26/2/07 12:33 da tarde  
Blogger Haddock said...

59!

26/2/07 12:33 da tarde  
Blogger Haddock said...

e ... 60!! (dá-me gozo, e depois?)

26/2/07 12:34 da tarde  
Blogger crt said...

eheheheheh
Já agora, 61!!

26/2/07 11:27 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home