quinta-feira, janeiro 11, 2007








COMo TorNaR-Se DoEntE MenTal
(entre aspas)



(há edição mais recente e mais decente, que tem na capa o The Son of Man do Sr. Magritte)



- Recensão de quem acabou de descobrir que sofre de "personalidade evitante", uma variante fóbica caracterizada, entre muitas coisas, por eu me achar desprovido de encanto pessoal... -


O autor (J. L. Pio Abreu) é psiquiatra.

O psiquiatra (que é o autor) não sabe o que fazer às pessoas que o procuram com (pseudo) patologias indefinidas e muitos problemas da vida. Vê-se, então, confrontado com a seguinte alternativa: 1) ou enviá-las para um advogado, para um psicólogo ou para um padre (esta acrescento eu); 2) ou inventar um diagnóstico e aplicar a correspondente e protocolar terapêutica. Só que este "psi" rejeita liminarmente a primeira solução porque assim perde clientela. Mas também não simpatiza com a segunda porque, em última análise, pode ser processado. Resolve, então, escrever um livro em que ensaia uma saída esperta: ensinar as pessoas a tornarem-se doentes mentais autênticos, acabando, assim, com os "mal entendidos" psiquiátricos!

Diz ele que a tarefa não é muito difícil, mas que é preciso começar cedo e, às vezes, contar com a colaboração da família (do paciente?). Acrescenta que o resultado também não é mau, pois assim arranja-se desculpa para as asneiras que se fazem, esquecem-se os problemas reais da vida e desaparece a difícil tarefa de os tentar resolver (do psiquiatra?).



O índice:

1. Como tornar-se fóbico

2. Como tornar-se paranóico

3. Como tornar-se obsessivo-compulsivo

4. Como tornar-se histriónico

5. Como tornar-se maníaco-depressivo

6. Como tornar-se esquizofrénico

(Sendo que a propósito de cada item se estabelecem os objectivos a atingir)

7. Como não ser doente mental (capítulo irrelevante e sem graça; até já enviei um email ao autor em que pedia para ele o suprimir na próxima edição)


O livro encontra-se traduzido em várias línguas. Já foi premiado internacionalmente. Transformou-se num "manual" para os estudantes de psiquiatria e numa bíblia ou então numa piada de gosto duvidoso para os clínicos da especialidade. Em qualquer caso, todo (o candidato a) doido deve lê-lo.


E quem não é?



"O urso está constipado, hoje não há circo"

by O Redundante



E, na pior das hipóteses, há sempre a hora mágica...




Estou benzinho, não se preocupem.

(não confundeis ... confundisde ... confundoisde ... confundaisde ... confunfrois ... confunfroide(s) - de Freud? - o Ego com o seu Alter)

40 Comments:

Blogger 1entre1000's said...

Ora com VOSSA licença que hoje sou EU mesma a abrir as hostilidades...
Pois que o livro deve ser um must, só por estar ilustrado com uma tela de Magritte ja deve valer a pena folheá-lo...
quanto ao resto voltarei mais tarde para opinar acerca... inté!

11/1/07 12:19 da tarde  
Blogger CS said...

Pah... É demasiada sistematização, não? Se é a sistematização que me põe doida...

Quanto à referência bibliográfica, boa dica!

Quanto à ultima ratio, tenho a repetir que tive pena de não ver a Hupert...

11/1/07 1:12 da tarde  
Blogger Haddock said...

Vê "A pianista", que também é de uma doida, embora Nobel, e sobre outra doida, que é a cara da Huppert! E quem não é (doido)?

11/1/07 1:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ou como aparentar ser Doente Mental?
Talvez tb fosse um sucesso....
E esta hem??

Nao estou certo se alguma vez vou ler esse livro!! Tenho pavor!!!!

Andre

11/1/07 1:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ou como aparentar ser Doente Mental?
Talvez tb fosse um sucesso....
E esta hem??

Nao estou certo se alguma vez vou ler esse livro!! Tenho pavor!!!!

Andre

11/1/07 1:22 da tarde  
Blogger Haddock said...

Oh André, até a gaguez tem remédio!! Temos todos de enfrentar as nossas taras, pá!

11/1/07 1:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Haddock não digas a ninguèm mas o gajo baseou o livro dele nas minhas consultas de psi. Um gajo fuma umas coisas e estás a ver no que dá, por isso agora só bebo vinho. Outro excelente post.

11/1/07 6:28 da tarde  
Blogger Jazz Manel said...

cuidado com o vinho marado!!!

11/1/07 6:44 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ora bem o que se come hoje?

fobias
outras patologias várias
ursos constipados
uma fulana que para além de outros tormentos se matou aos 27 anos

é pá! tou em casa.

são duas doses com ovo a cavalo, se faz favor!

11/1/07 7:46 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mas que grande conflição! Uma mente que se preze transporta sempre maleitas...é sinal que funciona! Uma mente simples e sã??? Deve ser extremamente aborrecida e doente! Personalidade evitante? Evita as personalidades chatas e planas...Ora ai está um bom conselho. Vou já escrever um livro. "Como construir uma personalidade evitante!", baseado num blog verídico qualquer.

11/1/07 9:27 da tarde  
Blogger Diabba said...

hummm Haddock... o único personagem aceitável nas histórias do Tintin... aliás eu tenho a certeza k só te metes nos copos, pq ng sóbrio consegue aturar akela bicha de poupa!!

hihihihihihihihi

Beijo de enxofre

11/1/07 11:17 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

todos para a casa amarela,menos o ursinho porque esse esta conspitado!!

12/1/07 12:20 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Pode ser que estes conselhos sirvam para eu obter uma reforma antecipada e viver o resto dos meus dias nos trópicos de papo para o ar! :)

12/1/07 12:58 da manhã  
Blogger Zorze Zorzinelis said...

Haddock, ando preocupado com a tua cabeça. Ultimamente mostras uma aptidão para esses temas violentos. Antes prefiro ler um livro da editora Pergaminho, talvez um, sei lá... "O Vento que Nos Bate No Coração" ou "Melhore a sua Auto-Estima em 15 Passos". Foda-se, isso é que são livros para gente atrofiada como eu!!!

Abraço, caro Haddock!!!

12/1/07 9:38 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

parce que les images nao ont nationalité, je peux seulement donner la félicitations au Mr superflu.

je n'ai pas personnalité evitante!je n'ai pas personnalité evitante!je n'ai pas personnalité evitante!je n'ai pas personnalité evitante!je n'ai pas personnalité evitante!je n'ai pas personnalité evitante!je n'ai pas personnalité evitante!je n'ai pas personnalité evitante!je n'ai pas personnalité evitante!je n'ai pas personnalité evitante!je n'ai pas personnalité evitante!je n'ai pas personnalité evitante!je n'ai pas personnalité evitante!je n'ai pas personnalité evitante!je n'ai pas personnalité evitante!je n'ai pas personnalité evitante!

12/1/07 11:01 da manhã  
Blogger mixtu said...

ensaio para uma boa leitura e eu que pensava que bastava um papel passado pelo médico...

yayya

bueno finde

12/1/07 2:44 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mes yeux sont en bique
Dans un bique bien bicudo
Je ne suis estrabíque
Mais j'ai rester mudo

Probablement je suis maluque
Compulsive avec heure marquée
Suis un coucou caduque
Avec la psique enforquée

Et je va marchér

12/1/07 3:33 da tarde  
Blogger BÓLICE said...

A tela É de Magritte, não... essa foi uma das encomendas que Magritte fez ao BÓLICE, pÁ! E'inda por cima com se não bastasse um tal psiquiatraópata (sim, porque um bombeiro não faz fogos, apaga-os... bem... supostamente. Hoje em dia com as empresas novas de helicópteros, nunca se sabe, nÉ?), edita a tela num dos livros dele. pÁ, ó Há'doc... a ideia É genial, sim senhor. Mas andamos todos aqui ao louro, quando se tem boa canabis p'ra ser fumada... onde não sei, 'inda hei-de descobrir, mas que a há, e da boa, mesmo-mesmo da boa, há!
Outra coisa... se Freud nunca existiu na realidade e foi um personagem que eu inventei... com'É que ele veio aqui parar. Diz-me, pÁ, se andas agora a inventar coisas geniais e eu acabo com o meu blog e faço uma avença contigo, pÁ! Estou muito chateado, com certeza que estou, pÁ! Não com'fundamos as coisas e sim com a fundaSão. Essa... a prima mais aberta da Vitória, a'final.
Sejamos nós, ó produtores da internacional, a tratarmo-nos por tu sem barreiras nem emplastros. Totalidade à força global sem o fim da tradicionalidade.
Gostei muito deste post e por isso só podia dizer mal dele. O meu lema É de que quando o desgraçado grita da cova a dizer que está vivo, a resposta será de que ele está É mal enterrado. O resto É como limpar rabinhos a meninos, nÉ? DODOT e mai'nada!
Em relação à psicanálise, tambÉm fui eu que a inventei... e com'É que ficamos? Serão pagos os devidos direitos ou terei de recorrer à barra do tribunal? HUMMMmmMM!?!

Bem assim sendo vou ali e já volto, porque o meu Belo'lógui anda sem post's e eu vou ter mesmo que post'ar algo... AMBRÓSIO... traz aí mais uma pastilha daquelas laranja fluorescente!

ABRÇs e tÉjá ó Há'Doc (bem hajas)

B)

12/1/07 4:57 da tarde  
Blogger Haddock said...

CASA COMIGO, BÒLICE!!!

12/1/07 5:10 da tarde  
Blogger inBluesY said...

doenteeee ok, e mais nada :)

um texto ali para a mesa do canto ´h se faz favor

12/1/07 5:29 da tarde  
Blogger BÓLICE said...

LOL... a lei em Portugal não premite casamentos panilas. De qualquer das formas...lol... podemos sempre ver a cena duma AVENÇA, não?

intÉ

B)

12/1/07 6:31 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mais um post que me toca profundamente o coração! :) Este era o livro que me faltava na wishlist! :p Vou já acrescentar.... se bem que já sou uma boa candidata a doente mental.... houve quem me dissesse que era despenteada mental! já deve chegar, não?

12/1/07 11:06 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Trimmmm ... trimmm

Il répond à l'atendedor de chamades:

- Júlio de Matos, la société
plus appropriade à votre moments de plus loucure.
-Si tu c'est obsessivo-compulsivo, il marque repetidement le 1 ;
-Si tu c'est co-dependente, tu as demandé à quelqu'un qui marque le 2 ;
-Si tu avez multiple personnalité, marque le 3, 4, 5 et 6 ;
-Si tu est paranóico, nous savons qui est toi, que tu fait et qui tu veux. Aguarder dans la ligne jusque nous localisons ta chamade ;
-Si tu souffrez d'hallucinations, marque le 7 dans cette téléphone coloride gigant que tu, et seul tu, voir à sua direita;
-Si tu c'est schizophrénique, oiça avec attention, et une voix intérieure indiquera le nombre à marquer ;
-Si tu est dépressif, il 'intéresse pas que nombre marque. Rien va pas te tirer de ta
lamentable situation ;
-Lamentabelment, si TU a voté Socrates, il n'y a pas solution. Desliguer le telephone et arreter jusqu'à 2009.
Ici nous atender des FOUS et non INGÉNUS ! Merci !

13/1/07 12:31 da tarde  
Blogger Haddock said...

Grande MatisFOLLE! Só isto dava um POST!! Abç.

13/1/07 4:04 da tarde  
Blogger david santos said...

Olá!
Tem que se ler o livro completo, depois...
Abraços e bom fim-de-semana.

14/1/07 1:34 da manhã  
Blogger Caiê said...

Ah, eu confundo sempre egos com alter-egos porque se fizeram para serem confundidos!!! :)
Então, tens o id em pantanas? Eu penso que há uma dose de neurose em todos... mas as questões psicóticas e de esquizofrenia não são para abordar de ânimo muito leve. aha aha aha! Não tem muita graça viver com alguém que responde a vozes que lhe pedem para te matar à machadada! lolol

14/1/07 9:19 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

MATISFOLLE: LOLADA!!! Muito bom!!!LOL - muito bom, caralho!!!!

15/1/07 1:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Um grande abraço amigo. Eu de françes não percebo nada, quem me dá um curso?

15/1/07 6:25 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

la franciu est très facile, ajoutes un "iu" ou un "é" à la fin des mots.... et voilá!

15/1/07 6:30 da tarde  
Blogger BÓLICE said...

Épá... isso dos És É comigo, nÉ, pÉ?

B) Hasta...

15/1/07 9:19 da tarde  
Blogger Alien David Sousa said...

Meu amigo viciado, estão feitas as pazes, fartei-me de rir lol
Vou comprar o livro.

"pois assim arranja-se desculpa para as asneiras que se fazem, esquecem-se os problemas reais da vida e desaparece a difícil tarefa de os tentar resolver (do psiquiatra?)." LOL LOL HILARIANTE

Eu só coloco uma questão: se este livro for um sucesso clinico e os pacientes se transformarem todos em doentes mentais. A profissão de psiquiatra não finda?
Deixam de existir problemas para resolver, certo? Então não existe uma necessidade para termos psiquiatras! ;)

Adorei! lol
Beijos meu viciado

16/1/07 3:33 da tarde  
Blogger Haddock said...

Pois tá claro!! E ainda bem, desde que não acabem com o prozac e com o lítio, na boa! Pazes!

16/1/07 3:43 da tarde  
Blogger peixinho da horta said...

Confesso que fiquei curiosa...

16/1/07 6:47 da tarde  
Blogger BÓLICE said...

lol... peixinhas novas no lago...lol

vamos a elas porra! lol... tou a renar



















... com'ó macaquinho...

B)

17/1/07 11:53 da manhã  
Blogger Haddock said...

Tu não te metas com a menina!!!!

17/1/07 1:51 da tarde  
Blogger BÓLICE said...

Eu ainda não me meti... tomara eu metido numa, pÁ!

=D

17/1/07 3:43 da tarde  
Blogger pinky said...

brilhante, já tinha ouvido falar do livro mas com esta descrição fiquei mortinha de curiosidade!

18/1/07 3:35 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

tenho k ver isso...

26/1/07 10:29 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

...
é ainda cá mais atrás, que aquele revisor estava a irritar-me…


já recebi criticas mais devastadoras, apre! mas só vêm confirmar as esclarecidas suspeitas, e que a decisão tomada foi a acertada! já as excentricidades, essas é que não ficaram nada satisfeitas com a comparação...

o cansaço? de vez em quando tem de ir a casórios. mesmo não gostando deles servem para desanuviar…
a solidão que se lixe! se dá seca, arranje companhia! já a teve, porque é que ela se evaporou? eu, nem essa partilha de ideias e responsabilidades tive oportunidade de experimentar...

quanto ao bilhetinho de despedida, não o vai dirigir nem a mim nem a ninguém!
atreva-se! arranco-lhe os pelinhos todos da barba, mesmo os mais pequeninos! e com requintes de malvadez! sim, que isto do “espírito santo de orelha” funciona nos dois sentidos!

mas, já agora, porque é que o haveria de dirigir a mim? não, não percebo… há coisas que não nos merecem atenção...


“life goes on and on, my dear...”

os mimos de sempre...

13/9/07 6:17 da tarde  
Blogger Haddock said...

cara finada,

deixaste-nos literalmente com cara de tacho. foi a segunda vez na nossa breve existência.
bilhetinho de despedida também houve na outra, mais uma fugaz mensagem do além, mas continuamos sem nos conformar com a perda. nós, e outros colegas, cuja identidade facilmente adivinhas.

e o facto de a tua morte ter sido amplamente anunciada não diminuiu o choque de dar com o narizito na porta.

o cansaço não é das cerimónias matrimoniais, mas da tarefa postal e, como diz o merdinhas, ripostal também. parece mais fácil e divertido do que efectivamente é, porque não discriminamos ninguém com a nossa generosidade esmolar.
só que esta dedicação à freguesia torna-se cada vez mais difícil de manter, já que o tempo não é elástico.

a companhia evaporou-se por motivos vários. uns conhecemos (e são parecidos com os teus), outros desconhemos e outros simplesmente não nos interessam.

companhia?? nahh!! habituámo-nos a mandar aqui no umbigo. e a quem se deu ares de querer voltar, depois de uma nossa longa travessia no deserto, respondemos com um "plural majestático"...
e o velho, "não", expressão da vã glória de mandar.

há quem ainda seja bem vindo e também a remota promessa de que nos virá render. mas não é personalidade confiável nestas questões blogais, portanto a probabilidade é a do sono eterno, mas não em duração, só em estilo.

quanto ao bilhetinho, e antes que apareça o revisor, endereçamo-lo, com dedo acusador, aos que precocemente bateram a bota e nos deixaram desconsolados!!

cantando e rindo até lá!

e continua a assombrar seja mais à frente ou mais atrás.

abraço anárquico

13/9/07 7:32 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home