domingo, fevereiro 25, 2007



Entre o plural de modéstia
e o plural majestático,
mais o gerúndio
e o que me der na real gana





O emprego da 1ª pessoa do plural em vez da 1ª pessoa do singular começou por ser um sinal de modéstia. Soava menos arrogante e umbigal dizer-se "Nós, El-Rey, decretamos" em vez de "Eu, El-Rey, decreto". Mas rapidamente esse plural se banalizou, passando de modesto a majestático, i.e., a pedante.


Ainda assim, acho que o modesto e o majestático podem conviver pacificamente neste pronome.


Se eu disser:

"Nós somos muito parvos"

ou até

"Nós somos muito espirituosos"

... estou a ser modesto.

Já se eu disser:

"Dá Deus nozes a quem não tem dentes"

... estou a ser majestático.



Isto para um breve apontamento inicial.


Agora, para um assunto completamente diferente...




O gerúndio anda a irritar-me!

Explico:

Mi dizculpem o dizabáfu, maiz o xerúndio mi anda irritando.
Nossa, nada contra brásileiro, não!
Maiz contra um vizinho brásileiro qui mi dá nos nervo, pô!
Por isso quando ouço xerúndio, sofro um treco, cara!

E assim vai pagando o santo pelo picadorr, né?



E, a propósito...

Já está na altura de criar um programa de selecção de vizinhos e, aproveitando a oportunidade, de inquilinos.






Ou seja, qualquer candidato a esses estatutos devia ser obrigado a submeter-se a um período experimental (durante 6 meses) numa casa modelo minada de câmaras, que captariam, durante 24h, todos os seus hábitos.


Mas isto em circuito fechado, claro. De modo a que a visualização das imagens só ficasse acessível aos virtuais prejudicados, a quem, naturalmente, caberia a decisão da sua admissão.


Isto sempre acompanhado de um atestado a certificar a sanidade mental do candidato, além das declarações de rendimentos e de renúncia ao sigilo bancário.


É que a experiência mostra que já não se pode confiar na sorte...












Mas enquanto essa solução não vingar, lá teremos de recorrer aos métodos defensivos tradicionais...






Podem costurar em casa ou comprar já feito.





Uns até trazem livro de instruções! Esta foi a edição que escolhi. Muito bom!




35 Comments:

Blogger NoKas said...

Correndo o risco de ser esganada!

"oi Cára, estou pensando em comprar um desses kits de voodo, qui ôcê achá?"

25/2/07 10:54 da tarde  
Blogger 1entre1000's said...

haddock de facto os teus posts devem estár algum tempo nos escaparates porque eles devem ser dissecados aos poucos e poucos... eu tb quero um kit desses,é para o sapoo tal que me está atravessado... ainda cá anda imagina...
(bem,tb tenho que te dizer que me enganas-te pensei que vinha aqui e ia ter umencontro escaldante com o menino e afinal tenho que voltar para o work... humpft... )

26/2/07 1:18 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

tu fazes um post pá semana toda, carago! amanha comenta-se o resto...

26/2/07 3:07 da manhã  
Blogger 100 remos said...

"Neighbours, Everybody needs good neighbours,
Just a friendly wave each morning,
helps to make a better daaaaaay.
Neighbours, need to get to know each other,
Next day is only a footstep awaaaaay.
Neighbours, Everybody needs good neighbours,
With a little understanding,
you can find a perfect plaaaaan.
Neighbours, should be there for one another.
That's when good neighbours become good friends.
Neighbours, need to get to know each other,
next door is only a foot step awaaaaay.
Neighbours, everybody needs good neighbours,
With a little understanding,
You can find the perfect plaaaaaan.
Neighbours, should be there for one another,
That's when good neighbours become good friends.
That's when good neighbours become good."

From the soap opera "Neighbours"

Lá, lá, lá, lá, lá,lá...isn´t it wonderful IN TELEVISION?
BRING THEM ON...TO REAL LIFE!

26/2/07 11:18 da manhã  
Blogger CS said...

Óscar! Óscar!

26/2/07 12:36 da tarde  
Blogger Zorze Zorzinelis said...

Brilhante, como sempre o meu Hoddoquinho-fofinho! Ouve, tenho de comprar esse Kit Voodoo. Não é que a puta da vizinha deitou-me a parede do quarto abaixo ao fazer obras na sua cozinha. Agora como é que eu dou quecas? Qualquer dia tou eu no esfreganço e vem a senhora pedir-me umas cebolas e uns alhos. Ai, mal tenha o Kit nas mãos, meto-te todos os alfinetes na Krica...

26/2/07 12:49 da tarde  
Blogger rosa said...

ils vous sont en train d'entrer dans divagações digne d'une évaluation freudiana de mieux continuent les deux... oui, vous...

26/2/07 7:09 da tarde  
Blogger Matisfolle said...

j'ai commencé te lende
Et aux peu j'ai sourinde
Quelque chose est acontecende
Qu'il te laisse en tininde

Cette cause je suis comprande
Et les fileires sont cerrande
Une kit de celui-là encomendande
La punition des voisins assegurande

Et je vas marchande....

27/2/07 12:07 da manhã  
Blogger pinky said...

não me digas q tb tens uns vizinhos chatos que em sábados de manhã põem música do sertaneira para todo o bairro ouvir, eu cá aguentei-me duas vezes, á terceira vou-me passar dos carretos de certeza.
agora esse kit do voodoo é de facto muito interessante, dáva-me um geitaço um kit desses, precisava de amarrar um bem amarradinho, com uma algemas, pô-lo dentro duma caixinha, com cadeado,e uns belos pesos e mandá-lo ao mar para vêr se não me aborrecia mais.
faz lá essa encomenda q ainda ganhas comissão ;)
os filmes, foram muito bem escolhido.
agora big brother? no way josé....

27/2/07 1:56 da manhã  
Blogger Aragana said...

Muito bom.. Muito bom!

Os vizinhos brazucas são uma epidemia... aliás... é ter de ouvir musica nativa nas lojas, em casa, nos carros que passam...

Quanto ao kit... epá. A ideia está boa, desde que o feitiço nunca se vire contra.... né?

27/2/07 11:33 da manhã  
Blogger Caiê said...

É muito complexo comentar um post teu de uma vez só. Vou esquivar-me desta vez à questão da linguagem, até porque profe de português durante sete anos... ah ah ah!
Mas devo dizer-te (só para te chatear) que os Açores são porventura a única região do Portugal onde o gerúndio tem quase a mesma expressão e importância que adquiriu no Brasil, o que é facilmente compreensível - dá uma olhadela ao isolamento e à História da língua.
Assim, se em Portugal continental se diz: "Estou a estudar", no Brasil diz-se "Estou estudando" e nos Açores as duas formas são gramaticalmente admissíveis. Somos uns pluralistas!

Quanto à outra questão que levantas, estou muito honrada porque vejo que a minha Monica Belluci te inspirou. Vejo ali o L'appartement. Ah ah ah!
Um programa de selecção de vizinhos seria excelente. Vivo em prédios, de momento. O que me dava jeito era que a namorada do vizinho fosse menos barulhenta, se é que me entendes... ;)

27/2/07 12:10 da tarde  
Blogger BÓLICE said...

lol, ó Há-De'Ocs, meu! Das duas, três têm que ser! É pancada, ou foi pancada, nÉ? ... e trauma É certamente (3).
Mas como nós somos aquilo que somos e gostamos, ou não, gostamos... resta mesmo sermos, nÉ?, amigo-camarada-amigo-palhaço! Um ABRÇ y'Ô...

B)´

27/2/07 8:44 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

dá Deus Nozes a quem não tem dentes!
um post deste tamanho para dizer que os vizinhos são do camandro. e uma dificuldade tamanha em dar tres informações pessoais...

não é justo, claro que não...

;)

28/2/07 2:52 da manhã  
Blogger CS said...

Toca a responder aos elogios!
E essa história do voodoo é para pessoas mal formadas, não é para ti!

28/2/07 10:18 da manhã  
Blogger rosa said...

eu costumo usar para acalmar vizinhos chatos um esquema de comprovada fiabilidade:

"The young gods" aos berros na aparelhagem da sala e depois fujo pro meu quarto e fecho a porta, alias todas as portas.

resulta.

28/2/07 1:22 da tarde  
Blogger haddock said...

Boas! Então cá estou eu para agradecer as esmolas e para vos dizer, Irmãos, que já encomendei um camião de voodoo-kits para distribuir por todos vós... Folgo muito em saber que não sou o único com (mais) estes problemas existenciais. Posso garantir-vos, no entanto, que, por mais que tenha picado o boneco, ainda não obtive resultados satisfatórios; e para mim resultado satisfatório era o de os indesejáveis se finarem por causas naturais ou não, que eu cá não sou esquisito... Eu sei que devia contentar-me com o facto de eles simplesmente desaparecerem da minha vista, mas o meu lado de Conde Monte Cristo, pede MAIS!!
Também devo confessar - até para não desanimarem - que ainda não tive pachorra para ler atentamente o livro de instruções da voodoo doll, que parece ser promissor. Explica quais são os pontos de energia; por exemplo a cabeça é o sítio ideal para picar quando quem queremos "lixar" falou mal de nós; as pernas quando essa pessoa atrapalha a nossa carreira. Depois o livro traz "case studies", receitas culinárias, rimas de mau agoiro, etc.
Por exemplo, para vizinhos barulhentos, podem lançar esta:

Ligts fuse
Pipes burst
With this rhyme
I you curse.
Noise neighbours
Move away
Go to live in
(a place of your choice).

Acho-a fraquita, mas pode ser que resulte...

Abraços!!

(PS: ando com dificuldade em depositar esmolinhas em algumas de vossas caixas, mas não desisto!)

28/2/07 6:40 da tarde  
Blogger Haddock said...

O CAPITÃO AQUI DE CIMA SOU EU, CARAÇAS!!

28/2/07 6:42 da tarde  
Blogger Caiê said...

Tu andas a perder o controle... minhauuuuu!!!

28/2/07 8:00 da tarde  
Blogger BÓLICE said...

Sempre ouvi dizer que a vida É Madrasta... mas meus amigos... o que eu acho mesmo É, que É Mãe... a vida É filha da Mãe e por conseguinte será MÃE!
Ó Há-de'Ócs, tambÉm estou contigo, Ó CARAÇAS... e qu'sa'FELMANS...yÔ!

ABRÇ y'hasta... por sopuesto

yÔ mÉ vOy

B)´

1/3/07 1:57 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Meu caro amigo peço desde já desculpa por não ter sido possivel comentar mais cedo, mas podes não acreditar já li com esta 4 vezes o teu post mas quando vou com. acontece sempre qualquer coisa. Os meus vizinhos são adoraveis mas a minha vizinha de cima nem com voduu só a toque de caçadeira, é cusca como amerda e burra como o caraças. Um abraço.

1/3/07 10:30 da manhã  
Blogger 1entre1000's said...

:D, Eh pá tu és um must! Adoro que me façam rir!!! Li o teu coment no estaminé e comecei-me logo a rir no "entremiles"... tive que vir aqui descansar um pouco e respirar...:)

1/3/07 10:37 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Clap clap clap (standing ovation) muito bom mesmo!!!!!

1/3/07 11:34 da manhã  
Blogger Zorze Zorzinelis said...

Tá mesmo bom, não tá, Freaky?

1/3/07 1:59 da tarde  
Blogger Haddock said...

Eu delicio-me com vocês...

1/3/07 2:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olhó gordo!!! ;-)
É a mais pura verdade. e olha que eu não de elogio fácil!

1/3/07 5:42 da tarde  
Blogger Haddock said...

Eu sei que não, por isso mesmo!!
E freaky... voltando à vaca fria: para quando um bloguezito??? Ou tens um e não contas a ninguém? Eu até posso ser muito simpático nos comentários; não parece, mas posso!

E ando a ficar mais gordo, ando. Vossas Mercês habituam-me mal e eis o resultado! Tenho que retomar o registo do "post a despachar" para recuperar a esbelta silhueta!

Abraço (ruborizado)!

1/3/07 6:17 da tarde  
Blogger Alien David Sousa said...

Usando a primeira pessoa do singular porque não quero de forma alguma usar a primeira pessoa do plural parecendo assim modesta. Porque há quem me acuse de ser uma Alien arrogante e há que manter a imagem. Quero apenas fazer-te um aviso:
Já comprei um Kit Voodoo que não hesitarei em usar de cada vez que um comentário teu no meu blog me irrite.;)
Está feito o aviso. E agora eu e a minha pessoa (a 1ªdo S.) vamos abandonar este recinto.
Beijos alienígenas

1/3/07 9:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tamos contigo capitao, ha que levar esse plano a frente! A RAU ta contigo a 100%

1/3/07 9:44 da tarde  
Blogger rosa said...

zZZzzzzzZZZZZzzzzzzZZZZZzzzz...

2/3/07 6:34 da tarde  
Blogger Alien David Sousa said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

2/3/07 7:45 da tarde  
Blogger Alien David Sousa said...

Este comentário foi removido pelo autor.

2/3/07 7:47 da tarde  
Blogger Alien David Sousa said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

2/3/07 7:48 da tarde  
Blogger Alien David Sousa said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

2/3/07 9:47 da tarde  
Blogger Alien David Sousa said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

2/3/07 10:38 da tarde  
Blogger Capitão-Mor said...

Aconselho-te uma viagem ao Haiti para aperfeiçoares as artes de Voodoo! :)

3/3/07 3:56 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home