segunda-feira, abril 16, 2007



O DIFÍCIL NASCIMENTO DE

(OUTRO) NADA




d'aprés Dali


Mais do que um banal pessimismo metafísico, o que caracteriza este Sono é um forte niilismo.

Além de um indisfarçável possidonismo, claro.

Basicamente, tudo o que é objectivamente interessante ou importante nos aborrece. Daí preferirmos o nada!

É essa a razão da recorrência temática. Somos a confirmação do mito do eterno retorno, também conhecido por "vira o disco e toca o mesmo".

Assim é fácil, dirão.

Ai é? Experimentem, então, escrever sobre o tempo!!

Sobre o cronológico já dissertámos, embora sob o disfarce da memória. Agora, sobre o meteorológico nunca nos atrevemos.

A não ser desta vez. Mas, logo para azar do Sono, chegou o sol e as ilustrações dele são do mais piroso que há. E nós temos de proporcionar-Vos descanso visual de tanto nada... e a chuva é aqui esteticamente muito mais interessante!





Em desespero de causa, ocorreu-nos, então, fazer mais uma pergunta estúpida, em jeito de provocação. Só que duas de seguida pareceu-nos má estratégia de marketing. E "nunca subestimar o freguês" é a nossa máxima!


Depois, por associação de ideias, surgiu-nos o mote do "agente provocador", que, numa definição grosseira, é o tipo inflitrado num meio que não é o seu original, ao qual finge aderir, a fim de estimular o cometimento de desatinos, que depois eventualmente ajuda a castigar.





A ideia parecia promissora... um desenvolvimento até oportuno da última "pergunta parva". Mas depois, consultando os arquivos, verificámos que esta dupla personalidade estratégica pode ter como consequência efectivos problemas de identidade... e lá voltávamos à vaca fria!





Sim, porque consta que estes agentes provocadores e infiltrados podem ficar tão viciados no novo ambiente que perdem as suas referências originais. Há relatos de fenómenos estranhíssimos. Até de mimetismo levado ao absurdo...


Ou seja, tínhamos um projecto, mas faltava-nos a finalização.



Magritte



Basicamente, e depois de mais este nada, passámos só para Vos cumprimentar!






PS: é claro que, depois disto, não devem ter nada para dizer... se assim for, podem abstrair do texto e tentar ver se a sequência de imagens faz algum sentido...


36 Comments:

Blogger 1entre1000's said...

eu arranjo sempre algo para te dizer haddock... e mesmo depois de terminar fica sempre algo por dizer...
Dali, bom muito bom! Tenho um delirio no meu subconsciente que era ter uma conversa com Dali, inclusivamente já escrevi acerca disto no estaminé...
Por agora não vou dizer mais nada, afinal NADA é o mote...
mas volto claro que volto!!
e direi algo mais sobre nada e coisa nenhuma... inté!
Bem isto de estar sempre a abrir a caixa de comentários deveria ser recompensado... e eu como quero uns sapatos novos, não sei até que ponto o sono não poderia ser o meu mecenas???

16/4/07 9:53 da manhã  
Blogger Naked Lunch said...

parece-me bem...

16/4/07 10:19 da manhã  
Blogger Matisfolle said...

Quelquefois le RIEN c'est pire que le TOUT.
Et il peut être même rien, un esvaziament complet, comme il peut être tempête ou soleil.
Et de l'deux un : ou nous complétons le esvaziament avec une beauté d´un sonô, ou allons au SONÔ et libérons de belles gargallades.
Bon jour pour toi.
Abçs

16/4/07 12:42 da tarde  
Blogger Boop said...

O nada é (ou pode ser) realmente cheio!
Recuso-me a deixar um comentário intelectualoide (que era o que se coomeçava a gerar na minha cabeça!)!

As imagens que escolhes são sempre muito ilustrativas.

;)

16/4/07 1:47 da tarde  
Blogger Boop said...

PS - A chuva sem dúvida dá-nos imagens lindissimas!

16/4/07 1:48 da tarde  
Blogger alfabeta said...

Eu digo, nada.

16/4/07 4:05 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

a blogosfera é feita de nadas! tamanhas importancias com a importancia de nada!

16/4/07 4:13 da tarde  
Blogger rosa said...

O Universo
é feito essencialmente de coisa nenhuma.
Intervalos, distâncias, buracos, porosidade etérea.
Espaço vazio, em suma.
O resto, é a matéria.

Daí, que este arrepio,
este chamá-lo e tê-lo, erguê-lo e defrontá-lo,

esta fresta de nada aberta no vazio,
deve ser um intervalo.


(do tal nónio q falastes no post anterior)

16/4/07 6:47 da tarde  
Blogger pinky said...

pois que foi um post sobre o nada que foi tudo menos nada, de nada não teve nada e sem dizer mais nada, com nada me despeço! :)

16/4/07 9:24 da tarde  
Blogger zé lérias (?) said...

Fizeste uma montagem perfeita de texto/imagem.
“O NADA é a forma mais imaculada da pureza”
No mais, viva a vida! O pequeno lapso que une o Nada ao Nada, o Não-Ser ao Não-Ser.
(Ernesto Sabato).

Um abraço

16/4/07 11:41 da tarde  
Blogger haddock said...

Falta de assunto? Assunto em falta?
a sequência de imagens significa nada! Não percebi a razão porque não continuaste com o provocador. homem-cão... faro? Estás fugido? é esse o trauma do nome?

17/4/07 1:47 da manhã  
Blogger Moura ao Luar said...

Pá tenho uns quadros de Dali (quer dizer cópias) para pindurar na parede mas falta-me arranjar a moldura...

17/4/07 11:08 da manhã  
Blogger NoKas said...

...................................

NADA a declarar

17/4/07 12:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Meu caro amigo, estive a pensar, será que o nada pode ser cheio? Percebes? Será que o nada pode ter conteudo? Será que o nada representa alguma coisa? Perguntas e mais perguntas. Obrigado pelas tuas palavras no meu blog, muito obrigado. Mas uma coisa é certa o teu post é o contrario do nada. Um abraço.

17/4/07 1:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não confio numa mulher com buracos do nariz grandes.

17/4/07 3:19 da tarde  
Blogger Aragana said...

A esquizofrenia???

lol

17/4/07 3:54 da tarde  
Blogger Haddock said...

Boas!

está completamente imbecil, não é? pois... eu prometo que vou pensar noutro "nada", mas não está fácil e o tempo não é elástico. mas podem vingar-se, esboçando um sorrisito trocista e acrescentando "tadito, vai de mal a pior..." que eu dou conta!
ainda bem que gostaram da réplica do Dali; é sugestiva das dores de parto!

só três notinhas, por enquanto:

Rosinha, excedeste-te!

mão morta, quer-nos parecer que fugido andas tu!

trivialidades, que alegria em "ver-te"! vê se, pelo menos, daqui não desapareces!!

Abraços!!!

17/4/07 6:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu também estou a pensar seriamente em tornar-me vegetariano!
ykm

18/4/07 12:45 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

pensar o "nada" é tão importante como pensar no "com conteúdo". por isso: venham mais!

baci

18/4/07 4:09 da manhã  
Blogger 1entre1000's said...

"ainda bem que gostaram da réplica do Dali; é sugestiva das dores de parto! " explique-me lá senhor Haddock o que é que o senhor entende desta temática "dores de parto"??????????????????? sempre gostava de saber...

18/4/07 8:33 da manhã  
Blogger Zorze Zorzinelis said...

Sobre este post queria dizer duas coisas de extrema importância, pelo menos para mim:

1- Gostei do "-Vos" em caixa Alta, o que revela que o Capitão Haddock nos tem em alta estima. Muito obrigado - o respeito é mútuo.

2- A propósito do tempo menos estético que se faz sentir, aproveito para Vos informar que já é possível comer caracóis este ano!

18/4/07 10:51 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Como consegues falar de tudo menos do post. Porreiro já há caracóis? Este fim de semana não vou faltar com uma impras.

18/4/07 12:40 da tarde  
Blogger 1entre1000's said...

MAU!
a minha explicaçãoóresposta acerca das dores de parto?!?!?!?
pegas-te no assunto agora aguenta-te à bomboca!!!

18/4/07 2:02 da tarde  
Blogger Haddock said...

tenho de pensar, entremiles... tenho de pensar... (NÃO ME PRESSIONES, QUE EU NÃO GOSTO!)

18/4/07 2:06 da tarde  
Blogger Haddock said...

(lol)

18/4/07 2:07 da tarde  
Blogger 1entre1000's said...

pois... tb não gosto que me pressionem, até aí tudo bem! mas deixa dizer-te que numa diat situação de dores de parto se há coisa para a qual não tens tempo é para pensar!!! :D

18/4/07 2:13 da tarde  
Blogger Jazz Manel said...

...e há aquela banda que são os Nada Surf!!!

18/4/07 2:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Agora estas entalado Haddock, também estou aqui á espera da tua resposta. Boa entremiles.

18/4/07 2:53 da tarde  
Blogger Zorze Zorzinelis said...

Falaram em dores de parto? É que eu já tive uma cólica renal e o sr. enfermeiro deu-me dois muros: um no esquerdo e outro no direito. Pensei que tinha chegado ao fim de uma linha preenchida com muita boémia, sexo e drogas!

18/4/07 3:19 da tarde  
Blogger Haddock said...

... "numa diat situação de dores de parto"... "o enfermeiro deu-me dois muros" ?? vá-se lá entender esta freguesia...

18/4/07 7:56 da tarde  
Blogger Haddock said...

Trivial, já que insistes, vou confiar na vossa discrição e prestar o tal esclarecimento sobre a minha questionada condição puerperal (não, não sou engenheiro!). é claro que para que isto fique só entre nós os 4 vou ter de recorrer ao russo, embora, e para Vossa facilidade, prescinda do alfabeto cirílico. então cá vai:

smirnov abzet firsova pavlovitch ovscenko niet. driz brejnev cksar dzerzhinki boris zvak dmitri. ordzhonikidze ckasarina zmit trotsky tchekov niutk nicolai sovkoz. zva kalkozz brum tolstoi!!!!

agora, fáxavor de não contar!!

18/4/07 8:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

RIEN ne sort de RIEN...
RIEN c'est n'importe quoi comme ton post,mais ce n'est pas RIEN pour autant...

Abracignes BB

18/4/07 9:00 da tarde  
Blogger 1entre1000's said...

:D:D:D:D:D, BRILHANTE! és um must!!!

18/4/07 9:26 da tarde  
Blogger 100 remos said...

Nada disto tem a ver com nada. Mas afinal?! Tens que meter ordem na caixa de esmolas!

18/4/07 10:51 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É a chamada revolta da caixa de esmolas...

18/4/07 11:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Meu caro amigo haddock nem eu conseguia transcrever com tanta precisão como tu o fazes. Um pequeno senão falta um r na palavra zvak, tens que treinar mais o alfabeto russo. Faltas as aulas e depois é isto. Um abraço.

19/4/07 9:24 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home