quinta-feira, março 15, 2007



AGORA E NA HORA DA NOSSA MORTE


- Exercício meramente especulativo
sobre o bloguecídio -






Por muito que me custe admitir, acabei por achar piada a blogs (eu sei... mas prefiro "blogs" a blogues!). E logo eu, que dizia o piorio desta moda... Hoje, acho sinceramente que são decisivos para o progresso da nação. Vai daí, quantos mais, melhor!



A minha experiência recente mostra que os primeiros meses do ano são férteis em nascimentos de blogs. Há inúmeras razões para a concepção (já que aqui dificilmente se imagina o descuido) e também períodos de gestação muito variáveis. Bom, mas tudo isto porque tenho tropeçado em várias festas de aniversário...





No princípio não liguei, mas a repetição da efeméride fez-me reparar na idade dos blogs. Em regra, um ano; dois, no máximo. Todos muito imberbes, portanto. Nem um na idade adulta. Embora, muitos, precoces na fala...

E esta constatação assustou-me (...). É que parece que a síndrome da morte súbita resolveu assentar arraiais na blogoesfera! Ou isso ou uma perigosa depressão pós-puerperal retardada.





Seja o que for, esta curta esperança de vida intrigou-me ao ponto de ir ver a idade do "Sono"... CHOQUE!! Fizemos um ano no mês passado!!

Cum ............, devíamos ter tomado providências!





No meio disto tudo, há o consolo de, em grande medida, podermos decidir o se, o quando e o como do falecimento.


E depois, a experiência mostra mais uma vez que:


Quem, no fundo, não quer desaparecer anuncia, com antecedência, a sua intenção suicidária na expectativa de ser dissuadido.


Quem simplesmente se desinteressa do (seu) blog, deixa que ele morra de morte natural (por inaninação), não voltando lá.


Já quem, tendo ganho carinho pelo blog (e respectiva freguesia), decide pôr-lhe termo, hesita: Despede-se? Dá razões? Atribui culpas?






Definitivamente, este é um universo privilegiado. Podemos ter a ousadia de jogar xadrez com Ela...






... ou de, simplesmente, optar por gozar...









Promessa: o próximo post será um exemplo de concisão. E, não, não será o nosso epitáfio!




38 Comments:

Blogger Jazz Manel said...

eu já tive melhores dias, mas como na vida cá vou andando com a cabeça entre as orelhas!!!

15/3/07 12:17 da tarde  
Blogger alfabeta said...

Quem, no fundo, não quer desaparecer, anuncia, com antecedência, a sua intenção suicidária, na expectativa de ser dissuadido.
Isto é uma pura verdade, já li posts assim e lá v~em os comentário tipo, não desistas, nhanhanha, enfim, depois lá vêm outra vez com um novo post, voltei afinal não vou acabar com o blog, ó pá para mim é manipulação.

15/3/07 2:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O meu amigo tem na mão o poder que não pode ter na vida. Um abraço, e continua por muito e bons tempos.

15/3/07 4:53 da tarde  
Blogger pinky said...

marqvilhoso, é sempre um prazer ler-te e acompanhar essa tuas viagens de pensamentos! as escolhas são sempre sublimes, e meteste-me com vontade de reler oscar wilde e de rever ingmar bergman, vou já tratar disso de seguida.
danke ;)

15/3/07 6:05 da tarde  
Blogger teresa.com said...

humpf.. pois assim esperamos! que por momentos assutou um bocadinho!

15/3/07 7:53 da tarde  
Blogger haddock said...

é preocupante este problema do infanticídio! Mas tudo cansa.

15/3/07 8:40 da tarde  
Blogger BÓLICE said...

É... eles nascem como Cogumelos Blóguicos... essa gentalha que por aí anda e aonde "Nós" pertencemos, nÉ Hás-DÓcs? E alguns bem venenosos por sinal! Bem, mas como por aqui nada melhor que a prevenção "viriática" (vírus) com um qualquer anti-vírus-marado (são todos iguais), É o que basta p'ra durar mais um bocadinho. E por falar em vida Bela'Lóguica, a nossa amiga Chonitas É do tipo que veio p'ra ficar, pois já nos mete a um canto à meses nesta tua perspectiva blóguica. TambÉm temos o resçucitários e por aí a diante! Mas se queres saber eu atÉ sou um precoce suícidário porque logo no meu segundo ou terceiro post de monstrei essa vontade. E não ficou só por aí...lol... já me suicidei por várias vezes ao longo deste ano passado! Basta constatar se houver a paciência de seguir o Solzito do Bólice, nÉ? Resumindo e concluindo: a morte espera-Nos sempre em qualquer esquina mas só leva avante sua concretização na altura devida! (Bolas, sou perito em trocadilhos, ó caraças) Vamos lá nós saber porquê?!? Eu atÉ sou daqueles que sei quando ela irá bater, mas É melhor não acreditarem em mim...lol... É melhor acharem qu'eu sou maluco, nÉ? De qualquer das formas, abaixo os cogumelos (ou não) porque como nascem durante a noite... lol... olha, noites há e haverá sempre muitas e qu'sa'felmans, porra!

ABRÇda e d'hasta SiemprÉ yô'lÉ

B)´

15/3/07 9:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O meu blog tem já uma morte anuciada, não sei quando...

15/3/07 10:33 da tarde  
Blogger Haddock said...

Jazz, por algum motivo nos tratas dos ouvidos... Irmãos, ide ouvir este gajo!

Alfa, é foleiro, de facto. Vai do amuo infantil à manipulação barata, como dizes. E o ridículo é que, às vezes, o blogger acredita mesmo que vai fazer falta...

Trivial, tu, meu amigo, és suspeito!! E estás, há muito, na categoria "freguês Barca Velha"!

Pinky, não me estragues...

Boleia: credo! Não queria assustar ninguém... só manter o "suspense".

Mão morta, eu canso-te??

Bólice, Kamarada marado, já te suicidaste muitas vezes? E eu que pensava que estavas na estiva... Essa dos ressuscitários está um mimo! Eu acho que se decidir "passar-me" e depois voltar, regresso com melhor aspecto. Pahh, e não me assustes com essa de saberes o momento do "finanço", que eu sempre te levei a sério!!

migvic, é dos meus... óbito certo, mas em momento incerto!

abraços!

15/3/07 11:08 da tarde  
Blogger BÓLICE said...

Atenção à verdadeira acepção da palavra... eu disse resçucitários e não ressuscitários, nÉ? E vê lá se entendes melhor a cena! É melhor explicar: Ressuscitar já tu sabes o que É, mas agora resçucitar É aquele que lhe resta citar mais algo, e então volta à carga bela'lóguica, pensando que algo mudou em si (neste caso, menor, porque se for bemol, está tudo dito, nÉ, em cima, musicalmente falando) LoL... sou um ganda músico, num'achas?!? É siemprÉ a compor!

intÉjá'yÔ

B)´

15/3/07 11:48 da tarde  
Blogger zé lérias (?) said...

Este comentário foi removido pelo autor.

15/3/07 11:51 da tarde  
Blogger zé lérias (?) said...

Esta reflexão arruma com as minhas dúvidas.
Ser ou não ser um verdadeiro bloguista (?!), eis a questão.
Um verdadeiro bloguista nunca desiste. Nem depois de morto.
Um abraço

16/3/07 12:00 da manhã  
Blogger Klatuu o embuçado said...

:)
Abraço.

16/3/07 12:19 da manhã  
Blogger Haddock said...

Kamarada, palhaço: arranja-me um desses (teus) downloads "self inject" para ver se não me atraso! E sim... bemol, bebol, LOL! Grande Mozart! Cada vez que apareces sinto-me um medíocre Salieri. Mas não conspiro contra ti!! Tu fazes isso melhor que ninguém!

Comment deleted, volta sempre!!

Zé Lérias, é a vantagem disto: assistir ao próprio cortejo fúnebre! E a desvantagem também: não resistir à tentação de assombrar...

Klatuu, quem não te conhecer até fica a pensar que és tímido! Já sabes, deprimes-me!! Irmãos, ide ler este marado!!

16/3/07 12:41 da manhã  
Blogger rosa said...

há blogs que prestam serviço publico. e como tal serao imortais!
é o caso do meu... cof cof cof( modéstias á parte)

e deste, senao conheceis, monsieur haddock e companhia, escutai.

16/3/07 11:51 da manhã  
Blogger Haddock said...

Rosinha, dou-te toda a razão! E sim, valeu a pena. um abraço.

16/3/07 12:18 da tarde  
Blogger 1entre1000's said...

Amen!

16/3/07 12:23 da tarde  
Blogger 100 remos said...

Um blog terminará sempre como começou...com um click. Got it?

16/3/07 2:52 da tarde  
Blogger Aragana said...

Isso lembra-me que quando terminei o meu primeiro blog, tive um maluco que me ocupou o dominio e pedia para eu voltar porque eu acabar era como se tivesse morrido.

:/ Foi há 3 anos. Vai fazer 3 anso agora algures em Março.

Epá.. eu criei o meu primeiro blog vai fazer 3 anos!

:)
Bjo e bom fim de semana!!!

16/3/07 3:36 da tarde  
Blogger noasfalto said...

Tudo tem morte anunciada. Só temos que ir vendo a necrologia a ver se a nossa fotografia lá está.

Um abraço

16/3/07 3:50 da tarde  
Blogger Vladimir said...

Para si o que é o destino?

16/3/07 6:22 da tarde  
Blogger ALeite said...

Convenhamos que o post é um pouco longo. Vim cá para te deixar um abraço.
E já agora pessoal, passar também pela minha tasca, ok? Bom FDS.

17/3/07 2:04 da manhã  
Blogger Matisfolle said...

C'est facile de faire delete
Est facile non blogar
Partir sans allumer foguete
Ou au moins epílogar

Avec billet seulement d'ide
Le blog va pour l´espace
C'est facile la partide
Difficile c´est la mordace

Et les jours vont passande....

18/3/07 1:29 da manhã  
Blogger Haddock said...

Mon cher Matis... tu est vraiment un artis(t)! abcgn.

18/3/07 1:42 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Pois... E o que dizer sobre este teu post sem roçar o brejeiro e o óbvio... Pois... O que dizer, igualmente, sobre a foto da ampulheta partida... Indizível!

18/3/07 11:56 da manhã  
Blogger BÓLICE said...

Amigo-Kamarada-Companheiro-Palhaço-Hás-D'OCus... não se comparam cerejas com jabudicaba... embora possam haver semelhaças! De qualquer das formas sou teu admirador e no teu lugar, eu tambÉm me suicidaria.

ABRÇ e'ntÉjá... yÔ

B)'

19/3/07 12:36 da manhã  
Blogger 1entre1000's said...

tenho vicio deste blog, deste sono... passo por aqui: tem post novo leio o post... não tem leio os coments, topo a tudo por estes lados... ;)

19/3/07 10:37 da manhã  
Blogger Haddock said...

Uii! Coisa mai linda os nossos fregueses!! (plural majestático!!)
E eu que já estava a preencher o nosso (plural de modéstia!) bilhete se suicídio...
Cada esmola é uma fonte dissuasão desta intenção bloguecidária. Pronto! Rendemo-me ao destino: óbito certo, mas em tempo incerto!
Seja como for, o testamento está feito. E cerrado. O seu conteúdo só será conhecido após o nosso passamento (tirando os posts com dedicatória ou feitos por vós, que em relação a esses já se adivinham os beneficiários).
Sim, porque nada disto ficará para o Estado, esse grande ladrão, que nos tira o sono...
Herdeiros universais são apenas os que adormecem aqui, que caiem em sono lento ou rápido e até mesmo os narcolépticos.
Bem hajam!

Abraços!

19/3/07 3:54 da tarde  
Blogger Haddock said...

ah, esquecia-me...
os insones também estão contemplados, claro!

19/3/07 4:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

FRASE DO DIA:


OS BEIRÕES NÃO BATEM EM MULHERES... A NÃO SER QUE SE CHAMEM ZEZINHAS!

20/3/07 9:50 da manhã  
Blogger jguerra said...

Bem... queria comentar... mas fiquei sem palavras. reflexões bem pertinentes as tuas. Agora perceber por que razão nascem e morrem, por que razão devo pensar nisso... não sei!
Nem sei se me apetece pensar nisso.
Abraço

20/3/07 1:18 da tarde  
Blogger Caiê said...

Ay, volví e dou de caras com isto!
Eu, eu é que me vou suicidar a mim mesma, como diz a minha vizinha... Ah ah ah! Tem juízo. O meu bloguezito está para fazer dois anos e eu acabo de fazer 30.Bolas, estou na melhor idade. Recomendo-me. Ah ah ah!

20/3/07 7:25 da tarde  
Blogger F. said...

Os blogs são locais de poder e de liberdade. Não há prazo limite para a matança!

20/3/07 11:08 da tarde  
Blogger BÓLICE said...

CaiÉ... ao menos És boa? LoL

B)'

20/3/07 11:39 da tarde  
Blogger BÓLICE said...

CaiÉ... ao menos És boa? LoL

B)'

20/3/07 11:39 da tarde  
Blogger Haddock said...

Oh Bólice, palhaço, mas quantas vezes é preciso dizer para não te meteres com a minha freguesia???
Isto aqui é uma Igreja!

20/3/07 11:49 da tarde  
Blogger NoKas said...

parabéns!?!?!??!

21/3/07 4:04 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

só agora vi este post e devo-te dizer que achei demais..! muito muito bom..
ando parca em palavras, desculpa.

beijocas

23/3/07 5:34 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home