quinta-feira, abril 12, 2007


Pergunta parva:

o que distingue um anónimo

de um pseudónimo e

de um heterónimo?







Sem prejuízo das coisas interessantes que propicia, a blogoesfera é também o sítio privilegiado para pôr à discussão temas estafados ou para fazer perguntas idiotas.

Pondo as coisas de uma forma mais poética, a blogoesfera é o palco de eleição para dissertar sobre o "nada".

É claro que muitas vezes há segundas intenções no mote dado. Outras vezes simplesmente não há, mas aparece quase sempre alguém a tentar ler nas entrelinhas... e, no limite, a convencer-se de que aquele post lhe é dirigido, mesmo que o conteúdo não o favoreça.

É como se a pretensa mensagem subliminar do autor passasse a subtil e a descoberta disso a tornasse sublime... ou qualquer coisa do género...

Insólita intimidade, esta, feita de desconhecimento!

E depois há os comentários... e, a propósito, a troca de mimos, de insultos ou de nada! Perfeito: temos diálogo! E o virtual (quase) passa a real. O que facilmente acontece quando o "outro" também é blogger, pois podemos visitar a casa dele, mesmo sem convite, e até ficamos a conhecer a família.

Só que raramente ele dá o nome que figura na certidão de nascimento. Mas quando o faz (fará mesmo? e interessará?), acha-se credor da mesma franqueza.

E depois há a regra: a de o nome ser fictício.

Dúvida: tratar-se-á de um pseudónimo ou de um heterónimo?

Cedamos ao previsível... "afinal, quem é a Pessoa?"

E se já é difícil adivinhar quem está por detrás de um nome, mais complicado ainda é lidar com um anónimo... e daí, talvez não.

Neste contexto, o anónimo é quem mete o nariz...






... visita, fala e até opina, mas não permite que o visitem...

Paradoxalmente, até pode dar um nome, mas se não é blogger não existe!

Ora, isso faz dele o quê?

Para os outros, a suspeita de que somos nós próprios, quando ele nos elogia. Para nós, a suspeita de que é alguém que conhecemos, especialmente quando ele nos critica. Mas até pode ser outro blogger, que resolveu esconder-se (porventura, ainda mais).

nós sabemos que não somos ele. Mas isso não significa necessariamente que saibamos quem ele é.

Eu não sinto a necessidade de ser anónimo. Basta-me ser ad hoc (e a importância disso já a expliquei há muitos posts atrás...). Agora, se já tive essa tentação? Já, claro!

E nunca foi o receio de ser denunciado pelo indiscreto site meter - e podem estar à vontade, que aqui não se usa isso! - que me deteve. Mas apenas por achar que o facto de não ser eu já bastava.



Aqui o Pinóquio é pura provocação...




PS: para que conste, este post não tem destinatário certo! E os anónimos são bem vindos: esmola é esmola!


55 Comments:

Blogger 1entre1000's said...

ó haddock tu passas-te a noite na minha cabeça rapaz?!?!!??!?!?
estás escondido numa das gavetinhas do meu armário cerebral!?!?!? só pode!!!
é que hoje lá no estaminé apresento-me sem barreiras, nem pseudonimos nem heterónimos DIGO O MEU NOME ipsis verbis!!
Olha lá (outra coisa) estes jogos que fazes nos teus textos dos diferentes tipos de letra são mesmo para nos fazer dores de cabeça??? é intencional???? estou a ter a mania e a ler demais nas entrelinhas???

12/4/07 9:47 da manhã  
Blogger 1entre1000's said...

alto lá reaparei agora: Tchim tchim para mim que abri a pista de comentarios dançantes, hoje!!!

12/4/07 9:48 da manhã  
Blogger 1entre1000's said...

pois... queria escrever reparei e não reaparei... meu deus, acho que devia consultar alguém... mas também para quê? confirmar uma loucura para a qual já começo a estar sensivel...

12/4/07 9:49 da manhã  
Blogger Zorze Zorzinelis said...

1e1000: Vá, tem calma, vai dormir 345 horas seguidas que isso já passa...

Haddock: Confesso, em 1ª mão, que Zorze é um heterónimo mal conseguido, uma vez que foi fruto de uma fotocópia do seu autor. Quanto à blogosfera, e desculpa os meus elogios sucessivos, continuas a ser o rei dos matraquilho, caro capitão. Olha lá, o meu convite mantém-se de pé: quando quiseres escrever um mail para a gente combinar um copo, estás na boa (ah, não sei se isto é importante, mas isto não é pretexto gay). Abraços!!!

12/4/07 11:50 da manhã  
Blogger Zorze Zorzinelis said...

Ah, talvez Zorze seja apenas um pseudónimo, o que me leva a pensar que o um heterónimo fracassado é, apenas e somente, um pseudónimo! Foda-se, sou do caralho!

12/4/07 11:51 da manhã  
Blogger Zorze Zorzinelis said...

Do caralho mesmo! Isto comment foi só para igualar os 3 da 1e1000!

12/4/07 11:52 da manhã  
Blogger 1entre1000's said...

Possas será que os meus 3 sim ESCREVI TRES coments assustaram o resto do publico cá do estaminé e ninguem diz nada?!?!?!
Valhas-me tu zorze que não te assustas com comentadoras atrofiadas... :D:D:D

12/4/07 12:45 da tarde  
Blogger NoKas said...

Olá! O meu nome é Ana, tenho alguns anos, e há exactamente 2 anos e 5 dias que deixei de ser anónima.

(palmas de fundo)

Obrigada. Sem o vosso apoio e carinho não teria sido capaz.

(ooohhhssss de fundo)

(com lágrimas nos olhos ana volta a sentar-se no seu lugar cativo na blogosfera)


---------------------


Qualquer coincidência com a fantasia é pura realidade.

12/4/07 1:44 da tarde  
Blogger Vince Vice said...

Olha eu por mim sou um completo heteronimo e o que escrevo apenas é real na cabeça de outras pessoas (ja que nem eu ligo ao que eu digo pois reconheço que eu sou ignorante e não tenho paciencia para me aturar). E com isto... Bom Post Camarada Haddock, Isto de vir ao Sono compensa sempre. Bem haja

12/4/07 2:28 da tarde  
Blogger Haddock said...

Oh meus queridos... vocês são deliciosamente PASSADOS!

depois volto... vou visitar-vos, entretanto.

abraços!

12/4/07 2:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Hoje de manhã com a pressa vesti as cuecas ao contrário...

12/4/07 3:19 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nota mental: Deixar de usar cuecas.

12/4/07 3:19 da tarde  
Blogger rosa said...

ehehehhehe

q cambada de doidos!

dôna entremiles, tu bates todos aos pontos!

essa parte dos heteronimos, metaforas e afins nao pesco nada, baldei-me ás aulas...

posso fazer-Vos uma pergunta q nao tem nada a ver?

pq é q certas Pessoas comem sopa e um folhado ao mesmo tempo?

ass. rosa

(anónimo, parece-me q queres uma prenda?)

12/4/07 3:46 da tarde  
Blogger rosa said...

Don PabIo?
Metaphors.
What are those?

Metaphors?
Metaphors are--
How can I expIain?
When you taIk of something,
comparing it to another.

Is it something...


you use in poetry?


Yes, that too.


For exampIe?


For exampIe...
when you say, ''the sky weeps,''
what do you mean?


That it's raining.


Yes, very good.

- That's a metaphor.
- It's easy then!

12/4/07 3:48 da tarde  
Blogger Haddock said...

os anónimos confundem-me... conheço tantos!
rosinha, tu também não bates bem, o que é que pensas? é por isso que cá páras, ouve lá! (lol)

12/4/07 3:56 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não será tudo matéria do mesmo? Acho que sim. As pessoas são aquilo que são e o resto são conversas. Um abraço, mais uma vez excelente post.

12/4/07 4:03 da tarde  
Blogger 1entre1000's said...

ó Róooosaaaa qual é problema da sopa de folhado?!?!?!? porqie lhes sabe bem, pobres!!
mas saber bem mesmo bem, sabe-me uns croquetes de carne e um copo cheiínho de leite gelado com groselha!!!! yamiiiii!!!!!!! maravilha das maravilhas!!!!

12/4/07 4:17 da tarde  
Blogger 1entre1000's said...

Já agora Haddock!!!!!!!
Háaddooockkkkkkkkk!!!!????????????
ainda há pataniscas????????? era mais uma rodada aqui para a mesa do canto, faxfaboreeee...
o zorze só come dois, que na outra travessa alambasou-se com 15!!!!!!!
(voltei ao meu normal da anormalidade, tenho que festejar o meu regresso)...
Rosa? não queres ir mudar o disco à cabine do DJ?
este Sono é um must do melhor mesmo... por aqui fazemos de tudo, eu pelo menos não tenho porque me queixar...

12/4/07 4:20 da tarde  
Blogger Haddock said...

SIM!! diz, Entremiles!!
não, pataniscas já não há! mas saiem umas gambas acabadinhas de grelhar, mais uma dúzia de finos para acompanhar! façam bom proveito, tu e o zorze! agora... deixem-me trabalhar!! (lool)

e fiquem à vontade. esta é a vossa casa e de quem mais se quiser juntar!

isto é que é rimar!
e foi sem forçar...

12/4/07 5:34 da tarde  
Blogger Matisfolle said...

Mon nom est matisfolle et va continuer ... non goût du nom vrai...seule du diminutif.

Et je préfère pseudonyme. Nous finissons de dire toujours plus dont nous voullons dire.
Ensuite, est seule une question d'entrelignes.
Abçs

12/4/07 5:55 da tarde  
Blogger Boop said...

Pois essa história de ser muito "intimo" de ilustres desconhecidos confunde-me um bocado!
É que já conto com a visita de algumas pessoas, fico à espera de comentários de gentes que não conheço (nem faço tensões de conhecer!!!)

Mas o anonimato... sabe bem! Pelo menos a mim que até dou o nome!

12/4/07 7:28 da tarde  
Blogger Boop said...

Os comentários dos teus comentdores...
Eh eh ehe he he h

Deixaram-me a rir!

12/4/07 7:28 da tarde  
Blogger Boop said...

E tb quero igualar o Zorze e a 1entre1000's
(aqui fica o terceiro!)

12/4/07 7:30 da tarde  
Blogger Vince Vice said...

Jogo? Concerto? Comida? Camarada, essa atitude surpreende-me! Onde esta o teu espirito de aventura! Esse sangue quente que nos levou a localizações exoticas como India, China ou mesmo Porto Brandão! Camarada sempre pela aventura e auto descoberta! Bem haja camarada Haddock!

12/4/07 9:40 da tarde  
Blogger Haddock said...

estava a meter-me contigo, caro vince!!!
hoje andamos todos um bocado atoleimados por aqui...
outro abraço!


isto tá a correr bem... até temos "encores"!!

12/4/07 9:44 da tarde  
Blogger mixtu said...

dissertação interessante, das melhores, vi algures uma dissertação de igual qualidade que batia na poesia dos blogares e blogueiras, sempre a chorar por o gajo ter ido comprar tabaco e não ter voltado...

anónimos, somos todos anacrónicos, yayaya

há uma cosa que me tira do sério, é "obrigado pela visita", únicos comments que apago...

e pronto...

fui, e tal como entrei, saí anónimo, mas eu tenho razão para o ser, 6 dedos em cada mão, 2 narizes e uma perna maior que a outra...

abraço monárquico, único facto verdadeiro, o monárquico, já o abraço é putra cortezia pois não te conheço e vai daí não convém abraçar desconhecidos, nem de graça...

yayaay

12/4/07 11:07 da tarde  
Blogger haddock said...

Grande novidade: não és tu!
E podemos saber de quem é o tal heterónimo? Isto só para mais uma pergunta parva.
Eu também não faço questão de saber quem é que me abre a porta. Se gosto da casa entro mesmo sem o convite. Não sei se isto é recado ou experiência de "blogger", mas sei que está muito bom.

13/4/07 1:32 da manhã  
Blogger alfabeta said...

Outras vezes simplesmente não há, mas aparece quase sempre alguém a tentar ler nas entrelinhas... e, no limite, a convencer-se de que aquele post lhe é dirigido, mesmo que o conteúdo não o favoreça.

Nem sabes quantas vezes me acontece e por vezes não escrevo mais sobre mim por causa disso.

13/4/07 9:52 da manhã  
Blogger Zorze Zorzinelis said...

Acho que 1e1000 anda a chamar-me gordo, coisa que efectivamente não sou: esteticamente sou muito atraente - tenho charme e atitude!

13/4/07 11:43 da manhã  
Blogger Haddock said...

Zorze, não deprimas... nós sabemos! E a Entremiles sabe só que ultimamente anda sem travão... pode ser que com o jantar de hoje amanse... tem é cuidado com os "inha"!!

13/4/07 12:04 da tarde  
Blogger Zorze Zorzinelis said...

Pois, essa senhora anda sensível com os "inhas", mas eu não sou nenhum saco de boxe, amigo Haddock. Qualquer dia passo-me da cabeça e insultua-a como costumo fazer com o menino-Sacoor!

13/4/07 12:06 da tarde  
Blogger Haddock said...

pois então trata tu também de convencer o reinaldo a lá ir jantar, que ela acalma... e depois trata-nos a todos nas palminhas!!
(imagina o que não sofrerá o sócio dela...)

Entremiles... estes últimos comentários não são para leres (se é que ainda vou a tempo)!

E agora vou prudentemente ausentar-me...

Abraços!!

13/4/07 12:14 da tarde  
Blogger 1entre1000's said...

de tudo o que aqui foi escrito acima que nem vou tecer comentarios, porque poderia chocar os mais sensiveis e sou antes de mais EDUCADA... queria dizer que fiquei magoada com o facto de alguem pensar sequer em insultar-me como se insulta o simãozinho... desta forma retiro-me ponha a musica que quiserem na cabine do DJ, enfratem-se com as gambas e pataniscas que de minha parte dou por vago o meu pouf...
(coloca o seu óculo de sol de massa enrola o lenço na cabeça, pega na pochet e dirigi-se para o seu Jaguar XK descapotável..., com aquele verdadeiro ar de quem: para voces, zorze e haddock, caguei um avião e fiquei bem de saúde!!!)

13/4/07 1:58 da tarde  
Blogger Haddock said...

ai balha-nos deus...

13/4/07 2:21 da tarde  
Blogger 1entre1000's said...

pronto apanhas-te-me pela pauta!!! ja m tinha esquecido que tenho o rabo preso por estes lados por causa da pauta... Fico a aguarda-la então!!!
a 1entre1000's tem um Jaguar XK, ela tem tudo é uma mulher de estilo que pensas?

13/4/07 3:23 da tarde  
Blogger Moura ao Luar said...

Pá é tudo fixe man

13/4/07 4:31 da tarde  
Blogger Aragana said...

Verdade, aqui todos temos as portas da casa abertas...

Entramos e puma, sentamos à mesa...

(oops)

é uma casa portuguesa mundial?

Cantemos (com translation simultanius)

4 parede caiadas
(4 paredaite caiadates)
Um cheirinho a alecrim
( a litle smel a alecrate)
Um cacho d'uvas doiradas...


LOL

bom fim de semana

13/4/07 5:27 da tarde  
Blogger 100 remos said...

Mas ninguém te responde? Que raio de freguesia é esta que só quer saber de petiscos e conversas.Quem melhor do que Fernando Pessoa para explicar:
"A obra pseudónima é do autor em sua pessoa, salvo no nome que assina; a heterónima é do autor fora da sua pessoa; é duma individualidade completa fabricada por ele, como seriam os dizeres de qualquer personagem de qualquer drama seu" (Tábua Bibliográfica, em Presença, nº 17).
Os anónimos são os que querem ser heterónimos e usam o pseudónimo de "anónimo".

13/4/07 5:39 da tarde  
Blogger Haddock said...

aragana, definitivamente ficas bem neste painel...


Cemremos: AGRADECIDOS!! MUITO!! Eu sabia que podia contar contigo! E essa do anónimo está brilhante!


abraços! (que estendo a todos os demais, claro, mesmo ao mixtu, já que isto é tudo virtual!)

13/4/07 8:36 da tarde  
Blogger Caiê said...

Para que conste, "Caiê" não é nome fictício. É o nome que me chamam em casa, porque o meu irmão não sabia dizer o meu nome em bebé e inventou "Caiê", ficando eu - a partir daí - denominada assim para todos em casa e até amigos próximos.
:) :)

14/4/07 1:59 da tarde  
Blogger papoilita coquelicot said...

Eu tenho um nome de código: Rebecca Gomes

14/4/07 2:40 da tarde  
Blogger Haddock said...

a gerência fica muito, mas muito embevecida com a confiança aqui depositada, mas.... NÃO É PRECISO DIZEREM COMO SE CHAMAM!!

14/4/07 6:17 da tarde  
Blogger Caiê said...

não quebres a cabeça. é algo mt comum. simplesmente, ele não sabia dizer "r" e saiu-se com "caiê" que fiquei a ser eu eternamente. e até me fica bem, sou um caderninho francês! :)

14/4/07 6:46 da tarde  
Blogger Lana said...

Krido Haddock ( ou krida é igual - sim porque só há 2 generos na lingua portuguesa o que facilita um pouco a coisa )
adoro este teu blog
não intertessa como me chamo nem como TU te chamas
eu ADORO O TEU BLOG logo se calhar tb te adoro a ti
adoro os comentários que fazes no meu blog, as tuas visitas e o teu jeito de escrever seja lá sobre o que for.
as vezes nem comento pois espreito e o comentário fica na cabeça mas o tempo n chega par tudo
hoje tenho mto sono e curiosamente lembrei-me de ti logo de manhã por causa do sono
um sorriso mto luminoso e até breve
lana

14/4/07 9:42 da tarde  
Blogger Lana said...

Lana??
Lana é a eterna amada de um herói que é benfeitor e que vive em Smallville
eu adoro a serie e revejo-me em Lana - o impossivel um dia será possivel e eu n vou desistir ...
eheheheh

14/4/07 9:44 da tarde  
Blogger Boop said...

Eh eh eh
Encheste-te de confissões!

15/4/07 9:22 da manhã  
Blogger mixtu said...

nem virtual, páh!
Só abraço conhecidas, yayaya
eu tenho um abraço, só um, e como só tu vais ler... se um dia dissertares sobre abraços disserta sobre os abraços ed quem gosta de apalpar as nádegas...
yayay

15/4/07 10:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Resposta a tua pergunta PARVA o que distingue é o "ORTOMIMO"...
Aqui o sr.agente diz que isto parece um controle de identidades clandestino... abracignes

15/4/07 11:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Anónimos somos todos nós.

Abraços.

15/4/07 11:19 da tarde  
Blogger Haddock said...

...este aqui eu conheço de gingeira!!

(ok, mixtu! uns dos próximos posts será sobre apalpanço!)

15/4/07 11:19 da tarde  
Blogger Haddock said...

Este comentário foi removido pelo autor.

15/4/07 11:22 da tarde  
Blogger Haddock said...

pahh, o "este" era o anónimo!!
muito bem, sr. agente!! abracignes!

migvic, sim, embora haja uns mais do que outros...

(e se aparecer algum freguês pelo meio antes de eu ter tempo de publicar este comentário.. olhem, vejam se entendem, até por que dei nomes e tudo!

15/4/07 11:27 da tarde  
Blogger Vladimir said...

dissertar sobre o nada. o que é o nada?

15/4/07 11:40 da tarde  
Blogger Haddock said...

... resposta em cima!

16/4/07 2:03 da manhã  
Blogger pinky said...

as diversas faces do eu...gostei!

16/4/07 9:26 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home