domingo, março 25, 2007


Festina Lente



ou seja, "apressa-te devagar"...


Aplica-se a tudo. E não é exactamente o mesmo que dizer que "a pressa é inimiga da perfeição". Isto não é um manifesto contra a pressa. Quando muito contra a precipitação (e não a meteorológica) ou contra a imprudência. E provavelmente até contra a arrogância


Subitamente sente-se o chão a fugir. Nada (cor)responde à nossa vontade. E toda aquela confiança (empáfia?) desaba. E, se houver tempo, vem-nos à memória uma frase batida: "hoje é o primeiro dia do resto da minha vida". Não, não há necessariamente flashback. Mas há um regresso à posição fetal.


Com sorte, pode ser apenas o nosso "primeiro dia". Mas também pode juntar-se o azar de ser o último de alguém...





O ignóbil ignora o azar e esquece a sorte. E reincide. Já quem escapa ao prefixo, recrimina-se para sempre e acaba por morrer... um pouco.



sim... Asas do Desejo, de Wim Wenders!



Mas, estranhamente, também pode haver um mórbido prazer nisto...





PS: conduzam com cuidado!



25 Comments:

Blogger Matisfolle said...

Parce que la rapidité est ennemie de la perfection, je vais profiter du SONO et laisser pour commenter demain.
Abracignes.

25/3/07 2:05 da manhã  
Blogger Espaços abertos.. said...

As pressas não servem de nada,existe tempo para tudo.

Bom Domingo

Bjs Zita

25/3/07 10:16 da manhã  
Blogger alfabeta said...

Se beber não conduza, pois pode entornar a cerveja.

25/3/07 12:41 da tarde  
Blogger CS said...

Hoje é domingo! Ninguém conduz!

25/3/07 2:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ah, James Spacek!!!! ;-) Devagar se vai ao longe. E a traffic rage é lixada.

25/3/07 4:31 da tarde  
Blogger Matisfolle said...

Il y a de la presse
Et a ... presse
A des rapidignes
Et a ... des rapidignes !

Élémentaire

Il y a des rapidignes décisions
Choses de moment
Prises de positions
Quelque fois tournent tourment

Y a les autres rapidignes
Qui ne se doivent pas mentionner
Elles sons bien gostosignes
Elles nous fait paredes escalader.

Je marche.... de finigne !

25/3/07 4:33 da tarde  
Blogger ALeite said...

Vou andar por aki. Bom FdS.

25/3/07 5:10 da tarde  
Blogger haddock said...

como em tudo na vida, também há finais felizes na estrada. Há quem aprenda com a sorte e previna novos azares. Mas nessa altura o problema passa a ser "os outros". E não há condução defensiva que evite um encontro mortal com algum doido.

25/3/07 8:05 da tarde  
Blogger 1entre1000's said...

excelentes fotos!
bom texto, adorei os tracadilhos e as entrelinhas...
boas escolhas cinematograficas!
Nota 10 para este post!
(aqui estou eu na mesa dos comentários com a raqueta de ping pong com o numero 10 no ar... gostam do meu vestido de gala? um must não é? e os sapatos? deslumbrantes... esperem pela entrega dos prémios quando for cumprimentar o haddock nosso blogger vencedor que voces vão ver... que espectaculo de sapatinho que eu trouxe... :D:D)

26/3/07 10:42 da manhã  
Blogger 1entre1000's said...

adenda: trocadilhos... my god a emoção é tanta para comentar que só faço asneiras... ;)

26/3/07 10:47 da manhã  
Blogger Haddock said...

"trocadilha" à vontade, Entremiles! Já ganhaste o prémio de o melhor comentário!! (arrisco-me é a não ter mais nenhum... mas também ninguém lê o que por aqui se escreve...). um abraço!

26/3/07 3:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O que pensa do estado da justiça?

26/3/07 10:37 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Meu caro amigo obrigada pela tua força e pelas tuas palavras que deixaste na minha tasca. Para brindar ao meu amigo só Pera Manca 2003. Excelente post mais uma vez e mais uma o que se pode dizer, força. Nada como um bom Crash mas com cuidado. Um abraço.

27/3/07 9:29 da manhã  
Blogger 100 remos said...

As "viagens" só valem por aquilo que vamos vendo, descobrindo, sentindo. Valem pelo meio, não pelo fim. Não é fácil fugir à pressa de chegar. A maior parte das vezes esquecemo-nos de olhar para trás, de tanto querer olhar para a frente. A pressa é inimiga e amiga. Atira e prende qualquer coração que queira voar mais alto.

27/3/07 10:09 da manhã  
Blogger ALeite said...

A D. Mimi manda bjs. É uma dama. Qto à playlist é tempo de de dar prioridade aos pedidos dos "ouvintes". Qto à tua obra, só posso dizer que vale a pena andar por aqui. ok? Um abraço. E já agora, Vale das Fêmeas tb é BRG.

27/3/07 11:13 da manhã  
Blogger Aragana said...

Eu adoro sempre a fabulosa associação de fotografias!

27/3/07 4:12 da tarde  
Blogger Zorze Zorzinelis said...

No meu "bairro" chamamos TOPO às coisas boas e também a quem as produz. Topo mesmo; bom demais - tu estás lá! Aquele abraço, grande Capitão Haddock - não o Iglo, esse que se foda mais a merda dos douradinhos!

27/3/07 4:30 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

as fotos que colocas são sempre demais. adoro-as.
a questão da pressa:

não há mal nenhum na pressa. há mal quando se ultrapassam as pequenas acções, imprescind´veis para o sucesso final! no fundo, a pressão é arrogante! porque obriga a hierarquizar, a colocar níveis de importancia num processo onde TUDO é importante!
"isto não é importante, não vou fazer. vou já passar antes ao seguinte". é a morte do artista. as coisas que se façam com rapidez mas sem ultrapassar partes do processo: seja ele qual for.

beijos (antes eram abraços, agora já são beijos. qualquer dia é: quecas..)

27/3/07 5:10 da tarde  
Blogger rosa said...

Graham: It's the sense of touch. In any real city, you walk, you know? You brush past people, people bump into you. In L.A., nobody touches you. We're always behind this metal and glass. I think we miss that touch so much, that we crash into each other, just so we can feel something.



um outro "crash" tb muito bom.

p.s. nao conduzo. mas gosto de estampamentos.

27/3/07 10:36 da tarde  
Blogger rosa said...

bb where r u?

27/3/07 10:37 da tarde  
Blogger Haddock said...

Então, boa noite!
Vamos`lá aos agradecimentos (ou não...):

jacaré: sei lá!! mas está descansado que passo pela tua paróquia.

trivial: bem vindo e não tens que agradecer! Pêra Manca??
tu só podes estar bem de vida. eu, quando muito, lá terei de esparar pelo subsídio de férias para mais esse excesso...

cemremos: excelente. dizes tudo e com poética concisão, como é o teu registo.

popper: muito agradecido por teres atendido ao meu pedido! mas.. Vale das Fêmeas também é BRG? ai é? fiquei na mesma! eu sei que é onde moras...

aragana: tens de passar a ilustrar as tuas teorias da conspiração...

zorze: definitivamente, qualquer dia mudo-me para o teu bairro! acho que me vai fazer bem ao ego! não há vizinhos barulhentos, pois não?

lia: eu bem estava a desconfiar de tanto texto! quando a esmola é grande... e pensa seriamente no tapete!

BB: mas vem sempre tudo a propósito!! até o ovo do post anterior...

abraços e obrigado!

27/3/07 10:52 da tarde  
Blogger Haddock said...

Rosinha,
triste crash, também... mas bonito!

27/3/07 10:53 da tarde  
Blogger pinky said...

é por essas e por outras que gosto tanto do alentejo, é por essas estradas talhadas entre as searas e os chaparros que de vagar se vai ao longe, em que cada parte da vida é saboreada a seu tempo e com o seu tempo....
aiiiii as asas......

28/3/07 2:06 da manhã  
Blogger Caiê said...

Eu apresso-me devagar (ou vou tendo lentidão na pressa?) em tudo o que faço, mas prazeres mórbidos não entram muito nos meus esquemas...

28/3/07 8:21 da tarde  
Blogger Naked Lunch said...

dois dos meus filmes favoritos, nestas duas últimas imagens. abraço

5/4/07 10:19 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home