domingo, abril 01, 2007



ILUSÃO DE ÓPTICA

OU A INSUSTENTÁVEL LEVEZA DE UM POSTEZINHO



estão todos direitinhos... se não acreditais, buscaides régua e esquadro!




E como gostávamos de criar a sugestão de que este post se fez sozinho!


até porque não gostamos de ser previsíveis... e Escher...

(... está à venda nos hipermercados fragmentado em puzzle!)




Bom, mas estamos a falar de ilusões que enganam o sistema visual. Por exemplo, o sorriso da Gioconda ou até o olhar dela, para não mencionar o próprio arco-íris. É claro que algumas são efeito secundário de sérios problemas filosóficos ou, porventura, até neurológicos, como é o caso dos moinhos do D. Quixote.






Enfim, há de tudo um pouco. Até há a célebre ilusão do homem que confundiu a mulher com o chapéu (mas deste caso já aqui se falou em tempos idos...). Seja como for, das ilusões espontâneas às induzidas, da miragem à alucinação, todas elas, boas ou más, são sempre fantásticas.






Acontece que o iludido não é uma pessoa fácil. Porque, como é óbvio, não se dá conta da ilusão. Para ele, nós (os outros) é que não queremos ver! É como dizer a alguém "não tenhas vertigens!". Parece que conspiramos. E se a conversa em família não resultar, temos então de passar a uma terapia ainda mais invasiva: HIPNOSE!!



Sim, exactamente, esse movimento... o típico dos autistas...

Mas várias vezes, ritmado... isso... muito bem...

10 minutinhos assim... lindo...



Pronto... já estão adormecidos...? Então, repeti, repetides, repeteides, repetóides: "este post não existe... este post não existe... este post não existe..."!


Clap... clap!!




Só para que conste, nós por cá detestamos circo...


37 Comments:

Blogger 100 remos said...

Qual post?

1/4/07 10:04 da tarde  
Blogger Matisfolle said...

H,

Un post ne se fait pas sosigne
Cette illusion n'existe
Est long son camigne
Jusque quelque chose s'aviste

Illusions d'optique sont muites
Tous les jours dans toute lugar
Quelques-unes sont « gratuites »
Autres, ministres à engagnar

Gioconda il n'a pas présence
Ni sérieuse ni à sourire
Avant Witkin, fait différence
Est brutal mais il fait sentir

Ilusionismo vas dispenser
Me laisse toujours à flotter
Parce que je ne sais démasquer
Trouve que sont à gozer

Cette post existe ... cette post existe ... cette post existe !!!!
Bonne nuit.
Abç

1/4/07 10:05 da tarde  
Blogger haddock said...

A propósito, a levitação é real ou mera ilusão??

2/4/07 1:18 da manhã  
Blogger Vince Vice said...

Bom post camarada. Duma complexidade e simplissidade estonteantes. Continua com esse trabalho de louvar camarada Haddock

P.S.- Sim camarada ela é de descendencia africana. Aquele país anda louco...

2/4/07 2:09 da manhã  
Blogger 1entre1000's said...

Mentiroso!!!

2/4/07 11:42 da manhã  
Blogger alfabeta said...

Já conhecia.

2/4/07 11:56 da manhã  
Blogger Jazz Manel said...

Escher on the road!!!

2/4/07 12:43 da tarde  
Blogger Aragana said...

LINDO!

Vais conseguir por toda a gente com a régua a medir o monitor!

2/4/07 2:33 da tarde  
Blogger Aragana said...

Não esquecendo que este post nao existe!
PUFF

2/4/07 2:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tens que voltar a estalar os dedos... ainda estou hipnotisado...

www.rochasuave.blogs.sapo.pt

2/4/07 5:00 da tarde  
Blogger papoilita coquelicot said...

Quem sou eu?
De onde vim e para onde vou?
Existi, existo, vou existir?
Ui, acho que já estou a ver a luz ao fundo do tunél!!

2/4/07 8:48 da tarde  
Blogger Lana said...

Olá olá!!
coincidencias MEEESSSSMMMOOOOOOOOOOO!!
ADORO ESCHER assusta-me, arrepia-me e fascina-me ... tem tudo de belo horribilis...
qual post?? uiii tou zonza e aadormecerrrrrr....
ah mas ainda a tempo d te enviar um sorriso mto luminooossoooo e ... queee ssooonnnooo
Lana

2/4/07 9:28 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

De por os olhos em bico, carago.

3/4/07 12:55 da manhã  
Blogger pinky said...

ilusões, quem não as tem...
eu tenho tido algumas, das reais, boas e más, e das boas, sobretudo boas!
As melhores e mais crediveis, a raiar a realidade, são as despoletadas pelas yoga nidra, (método muito parecido á hipnose pelo que sei).
Mas afinal o que é a realidade, e o que é a ilusão? duas faces, uma moeda? realidades alternativas, niveis de consciência.... certezas? será que alguém as tem?
hummm.... fiquei com a sensação que extravasei o tema do post... será?

nota 1: uma pergunta...
quem são os autores das duas telas?
gostei muito de ambos.
nota 2: "o ilusionista" longe de um acto circense ;-)

3/4/07 2:14 da manhã  
Blogger rosa said...

m. haddock, vós prestais realmente serviço publico!

eu conhecia o trab do escher, as escadas q sobem e descem ao mm tempo, mas nao sabia o nome dele, fiz uma pesquisa e é realmente fantastico.

nao tendo nada a ver, lembrei-me de um dos meus autores de bd preferidos:

François Schuiten

3/4/07 12:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Esta tudo na tua cabeça, na tua massa encefalica, no teu sub consciente. Lindo. UM ABRAÇO.

3/4/07 12:50 da tarde  
Blogger rosa said...

(esta das escadas q sobem e descem ao mesmo tempo é uma teoria interessante... lol)

3/4/07 1:02 da tarde  
Blogger Haddock said...

oh meus Irmãos... mas de que é que estão a falar????
Escher? mais outras "telas" (cuja autoria desconheço;)? escadas que sobem e descem?
Ena, o Witkin é mesmo perturbante...

abraços!!

3/4/07 1:30 da tarde  
Blogger 1entre1000's said...

como estou numa de duvidas e inquietações e incongroencias e incertezas, vim tentar reconfirmar a verdade/ilusão deste post...

3/4/07 2:33 da tarde  
Blogger 1entre1000's said...

é verdade! ó haddock filho anda cá à minha beira e explica-me lá quem é o wannadoit, o nicolau e o mr. sandman????? onde estão os posts deles????
onde está a apresentação que tu nos devias ter feito deles aqui aos teus fieis?!?!?!?
quero que me expliques tudinho!!!!
e livra-te de sair daqui da minha beira sem uma boa explicação!!!

3/4/07 2:37 da tarde  
Blogger Haddock said...

mãe, essa explicação eu já dei!
é a eterna falta de comunicação entre pais e filhos...
queres saber quem são? então, vai ao "(pré-)histórico" do Sono, ainda por lá andam. autênticas pérolas de eloquência... nessa altura até eu falava em latim (mas não me peças para traduzir...)

3/4/07 3:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

oh captain my captain...

esta história da ilusão só vem provar que até o nosso corpo entra em confronto...com ele mesmo! os olhos veêm uma coisa, o cérebro diz que não. e nós, no meio da ponte...!! somos mesmo robóticos...subimos ou descemos escadas ou nem saímos do sítio?!

joquinhas


(faltou-te aquele quadro do cavaleiro e do cavalo no meio das árvores, num bosque...não me perguntes o nome...)

3/4/07 3:41 da tarde  
Blogger 100 remos said...

Mas...qual post?

3/4/07 11:51 da tarde  
Blogger Zorze Zorzinelis said...

Muito bom, meu querido Haddock - és dos poucos que ainda me prende à blogosfera. Quando muitos de nós só arrotamos autênticos volvos, aqui estás tu com estas pérolas! Muito bom mesmo! Este é possivelmente o melhor post que vi até hoje - bom demais! Abraço alienado!

4/4/07 10:59 da manhã  
Blogger Caiê said...

Não sei se a hipnose numa sonâmbula tem efeitos muito práticos... mas sei que a minha mente é um prato cheio para um analista! eh eh eh! ;)
Conheço um acrobata de circo, que é meu amigo. A profissão circense é nobre, meus caros, é nobre.

4/4/07 11:06 da tarde  
Blogger ALeite said...

Até troquei as minhas ricas vistinhas. Um abraço.

5/4/07 12:00 da manhã  
Blogger Naked Lunch said...

Eh lá... isso dos autistas deu-me uma ideia... manipulação de multidões... se colocares uns quantos agentes manipuladores no meio de uma multidão... tudo a olhar para um pontinho e a abanar a cabeça...

5/4/07 10:17 da manhã  
Blogger Avó do Miau said...

_♥♥_♥♥
_♥♥___♥♥
_♥♥___♥♥_________♥♥♥♥
_♥♥___♥♥_______♥♥___♥♥♥♥
_♥♥__♥♥_______♥___♥♥___♥♥
__♥♥__♥______♥__♥♥__♥♥♥__♥♥
___♥♥__♥____♥__♥♥_____♥♥__♥_____
____♥♥_♥♥__♥♥_♥♥________♥♥
____♥♥___♥♥__♥♥
___♥___________♥
__♥_____________♥
_♥____♥_____♥____♥
_♥____/___@__\\___♥
_♥____\\__/♥\\__/___♥
___♥_____W_____♥
_____♥♥_____♥♥
_______♥♥♥♥♥
Uma Páscoa Muito Feliz, deseja a Daniela

5/4/07 10:35 da manhã  
Blogger 100 remos said...

Ai,ai,ai...mas afinal de que post é que estão a falar? Querem lá ver?

5/4/07 12:07 da tarde  
Blogger Haddock said...

pois é, cemremos, também me cheira a alucinogénios...

5/4/07 5:12 da tarde  
Blogger pisconight said...

Quando é que se posta aqui?
hehe
Adoro ilusões de óptica!!
Boa Páscoa!!
;)

5/4/07 7:02 da tarde  
Blogger mixtu said...

excelente...
pura ilusión...

abraços

5/4/07 10:23 da tarde  
Blogger pinky said...

uma revigorante P Á S C O A! very very sweet! kiss kiss

5/4/07 10:50 da tarde  
Blogger teresa.com said...

ai que estou tãaaaooo tonta :D

6/4/07 12:02 da manhã  
Blogger BÓLICE said...

Bem, se num'existe terá que ser inventado, porra! Sempre ouvi dizer que desbravar É preciso. Desbravar, tirando aos bravos e entregando aos cobardes, afim de se criar algum equilíbrio emocional aqui da cambada, num'achas? Talvêz, nÉ! De qualquer das formas a ilusão É amiga da felicidade, p'lo menos aparentemente!

Um grande ABRÇ e tÉjá'yÔ

B)'

6/4/07 2:38 da tarde  
Blogger Klatuu o embuçado said...

Gostei... ao menos não tive que levar com genitália! ;)

6/4/07 7:33 da tarde  
Blogger NoKas said...

eu acho que não sou hipnotisável

9/4/07 12:07 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home