quinta-feira, abril 26, 2007



O FABULOSO DESTINO DE

ALCIDES NUNES







Não foi feliz a vida de Alcides Nunes... até que um certo dia tudo mudou!


Nono de uma ninhada de onze, Alcides sempre foi alvo de chacota. A começar pelos próprios manos, que zombavam da sua cara esquisita...







Só a mãe, Adérita Nunes, o mimava. Sempre que podia, esborrachava-o contra o peito e lambuzava-o com os seus beijos. Cidito adorava... podia até ficar sem ar, mas continuava sempre a sorrir.


Mas o tempo para carinhos maternais era escasso. Adérita passava o dia fora a roubar na estrada, já que não podia contar com o pai dos filhos, Adérito Nunes.


É que Adérito nunca recuperou do estado de choque em que ficou quando nasceu o Alcides.


Desde esse momento passou a viver para os gnomos do jardim, com quem ainda hoje joga às cartas.






Um triste dia, Adérita finou-se em pleno IC 19.

Alcides foi então entregue aos cuidados da Segurança Social.

Ninguém o quis adoptar.

Passados uns anos, quando aprendeu a falar, começou a trabalhar nas tabernas, perto das docas. Por aí se deixou ficar, apesar de mal pago.

Sempre gentil, distraía-se com os problemas dos marinheiros ébrios que por ali paravam e a quem emprestava o ombro.

Para depois regressar sozinho, ao rebentar da madrugada, para o seu quartinho arrendado e triste.






Até que um dia (anteontem), um famoso capitão do mar repara naquele rapaz de 40 e tal anos que o servia num desses bares de má fama e propõe-lhe:

"Alcides, filho, queres vir trabalhar para o Sono?"

Alcides sorriu. Ou melhor, continuou a sorrir... e o capitão interpretou isso como um entusiástico SIM!

Agarra nele, assobia por um taxi e rumam ambos ao Sono. Era véspera de feriado, a freguesia já se acumulava à porta. Movimento inusitado...

Nem houve tempo para assinar contrato. Alcides entra ao serviço...

E logo desperta a curiosidade de todos. Dos que têm pressa em ser servidos e dos que querem ajudar o serviçal.


Do engenheiro, passando pela amiga do espanhol, pela Brigitte Bardot e outros tantos, e acabando na vampe chamada Emília ...


Alcides vê-se de repente o centro das atenções. E agora não só sorri, como está feliz...


Nesse dia, depois do expediente, foi para casa de Jaguar...





Dedicatória: aos fregueses que conseguem fazer da caixa de esmolas um sítio com mais graça do que o próprio post!


42 Comments:

Blogger alfabeta said...

Com que então não largas as tuas barbas!

26/4/07 10:30 da manhã  
Blogger 1entre1000's said...

Alcides! ainda bem que te encontro... vim trazer-te o telemóvel que deixas-te no meu carro ontem...
Já agora uma coisa que me deixou sem dormir... quem é essa Emilia?!?!?! sei que não me deves explicações no entanto fiquei com essa individua atrás da orelha...

26/4/07 11:26 da manhã  
Blogger Jazz Manel said...

Ninguém se chama Alcides!!!

26/4/07 11:48 da manhã  
Blogger Zorze Zorzinelis said...

Crescêncio seria bem pior!

26/4/07 11:53 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

GRANDE, GRANDE, GRANDE FILME. GRANDE REALIZADOR GRANDE ACTRIZ, GRANDE FILME. TENHO DITO

Ass: Sr.º Eng. Trivi( Uni. Inde. ).

26/4/07 2:23 da tarde  
Blogger Vince Vice said...

Ah grande Alcides! Então eras tu que tavas a "aviar" as canecas de palheto! Já tens aqui um amigo. Haddock, trata bem ai do camarada, que a caixa de esmolas só enche quando a clientela gosta do serviço. Abraços Camarada(s)

26/4/07 3:17 da tarde  
Blogger Boop said...

Ora aqui fala-se de "fado"
Não da canção, claro está, mas desta coisa tão portuguesa, de uma história de desgraças, com um destino traçado!
E tu, capitão, mudaste o destino do Alcides!!!!!
Já não é do abraço sufucante da efusiva mãe, mas é noutros braços que descansa à noite...
Deixou um pai alienado nos gnomos de jardim, para encontrar um capitão que lhe deu uma rota para navegar!!!

Aqui falas de um encontro feliz!!!!

26/4/07 5:39 da tarde  
Blogger Caiê said...

Fabuloso! Comovente. Um best-viewer!
Homem, não és tu que tens um anglo-saxon humour, capitães há muitos. eh eh eh!
Eu contigo só falo em tuga ou en français (dado a personagem do Hergé belga). D'accord? Bisous.

26/4/07 7:47 da tarde  
Blogger rosa said...

je suis très malade et je n'ai pas pu aller à la festance, avec beaucoup de peine mien.

beaucoup cof-cof's et atchins!

(concordo em absoluto com o sr trivial, xalente!)



Barry: I'm lookin' at your face and I just wanna smash it. I just wanna fuckin' smash it with a sledgehammer and squeeze it. You're so pretty.
Lena: I want to chew your face, and I want to scoop out your eyes and I want to eat them and chew them and suck on them.
[pause]
Barry: OK. This is funny. This is nice.

26/4/07 8:49 da tarde  
Blogger rosa said...

Crescêncio!!!!

lol

26/4/07 8:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mas eu não tenho barbas, menina alfabeta...

Oh Senhor Jazz, o meu nome é Nunes, Alcides Nunes! E, como diz o Senhor Zorze, há bem piores...

menina entremiles, muito agradecido pela boleia. só foi pena ter sido apanhada pela BT. prometo que me vou esfalfar aqui no Sono para ajudar a pagar a multa. a emília - está aqui a dizer o senhor capitão - é uma freguesa com umbigo. eu cá ainda não conheço, mas também sou novo na casa.

O senhor engenheiro tem sempre razão! (está a falar deste aqui ao fundo, não é?)

O camarada vince é um Senhor!

A sodôna inês tem toda a razão: o senhor capitão é um santo! o pai que eu nunca tive...

a conversa da sodôna caiê deve ser mesmo com o senhor capitão.

ohh capitão, capitão!! A ROSINHA CHEGOU!!

obrigados...

26/4/07 8:59 da tarde  
Blogger 100 remos said...

Agripino Eleutério! Oh pá, espero que este meu ex-aluno não frequente esta tasca...mas é verídico! Lol

26/4/07 9:00 da tarde  
Blogger Haddock said...

Este comentário foi removido pelo autor.

26/4/07 9:05 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

mas que mal há em ser "alcides"??

oh capitão, a sodôna cemremos está a dizer mal aqui do tasco!!

26/4/07 9:08 da tarde  
Blogger Haddock said...

Pronto, eis o resultado de dar confiança ao pessoal!!

tá mas é calado, alcides, e vai buscar uma canjinha ali para mademoiselle Rôsá. mexe-te!

desculpa, cemremos, ele não sabe o que diz... (é um bocadinho para o lento, mas tive pena dele...)

caiê, pois... o mixtu anda a roubar-me o estatuto!!

26/4/07 9:35 da tarde  
Blogger mixtu said...

faço minhas as palavras da inês...

e concordo contigo, por aqui a tua caixa ed esmolas está ao rubro,

e obrigado por mandares a inês no post anterior sentar na minha mesa, ando a convencê-la a beber vinho tinto, ela só gosta de branco, ora bolas, bem fico só com os abraços, mas um abraço com u,m tinto,,, epah (eu a falar à lisboeta) é uma maravilha

fui,,, despachar monstros,

e ai do gajo que fale o meu nome em vão...

26/4/07 10:55 da tarde  
Blogger Haddock said...

só vinho branco?? inêssss... que pecado!
fala aí com o senhor engenheiro trivial, que ele dá-te umas dicas de estoirar qualquer bolsa!!

e, mixtu, é claro que tinha de encaminhar a inês para a tua mesa... já que é a única pessoa que tu achas digna de um "abraço"!

agora, em vão?? debalde??
p... ultimamente só tropeço em ti!!

e tem calma... também já passei por essa fase dos monstros... caçadeira neles!!

26/4/07 11:12 da tarde  
Blogger Matisfolle said...

J'ai ne lu pas droit ...je suis venu seulement dire qu'encore être vivant, zumbi mais être vivant. Demain je repos, finalement.
Je réussi à changer maintenant la feuille du Matis à courir et plus rien...excuse.
Je te laisse l'esmoligne demain.
Abçs (sincères).

27/4/07 12:03 da manhã  
Blogger haddock said...

Calma lá! Acho que não estou a perceber. Mas afinal o que foi que correu bem ao homem? Tem os fregueses à perna? E gosta disso?
Foi de jaguar para casa e depois aparece a polícia? Mas que raio de felicidade é essa que faz com que hoje esteja de volta ao teu serviço?

27/4/07 12:51 da manhã  
Blogger Boop said...

Que calúnia lançastes tu sobre mim, Mixtu!!!!!!

Quem disse que não gostama de tinto?!?!?!
Ainda no post anterior convidei o Haddock para um copo de tinto e deliciei-me com o paladar do Barca Velha...

Calúnias, calúnias!!!!!!!

27/4/07 12:47 da tarde  
Blogger Boop said...

Olha que o Alcides é testemunha do meu consumo(moderado, claro está) de bom tinto nesta tasca!

27/4/07 12:48 da tarde  
Blogger Boop said...

(PS - Não estou dizendo mal do branco!!! Que bem fresquinho a acompanhar alguns pratos, não é nada mau!)

27/4/07 12:49 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o que mais me admira em ti, é a tua imaginação! curvo-me perante ti ( e apanho a moeda do chão..)


abraços

27/4/07 2:09 da tarde  
Blogger Boop said...

ighnn... ighnn... ighnn
(as cordas do baloiço nas roldanas)

27/4/07 7:40 da tarde  
Blogger ALeite said...

Mas que ganda nóia, meu!
Um abraço.

27/4/07 7:58 da tarde  
Blogger Haddock said...

matisfolle, où est la migne esmole?? (je rigole...)

mão morta, não percebes nada, pahh... digamos que aqui ele sente-se aconchegado...

Inês, já nem ligo às calúnias... ighnn... ighnn... já nem ligo... ighnn... ighnn...

popper, o que é uma "nóia", meu?

27/4/07 8:36 da tarde  
Blogger Haddock said...

aii... LIA!

bolas! não me esqueci, só que fiquei tão embaraçado que me fui entretendo com os demais...
"imaginação e inteligência", não foi?? pois... são os teus olhos...

(apanhas a moeda do chão???... tinhas de estragar tudo!!)

27/4/07 8:52 da tarde  
Blogger zé lérias (?) said...

Ou eu acabei com uma grande bebedeira ao chegar ao fim da leitura deste poste, por causa do Alcides e da sua família, ou então vou ali e já venho.
Queresse dezerere:
Já não sei pra que laaaado fica a mi a minhaaanha casa.

28/4/07 12:28 da manhã  
Blogger Boop said...

Alcides, trabalhas ao sábado?
é que me estava mesmo a petecer um batido de manga para começar o dia...

E o Haddock, já acordou, está um optimo dia para um passeio no mar, queres vir?

28/4/07 10:17 da manhã  
Blogger Lana said...

Haddock
diz ao Alcides que ai vou eu voando nas asas sabe-se lá do quê para beber algo de muito excitante com ele... e contigo ... e com quem mais estiver ... já o outro dizia ... venham mais cinco ...
preparem-se porque a seguir quero voar no jaguar !!!
1 sorriso luminoso
Lana

28/4/07 10:44 da manhã  
Blogger Haddock said...

já começo a achar que o alcides está com excesso de protagonismo...
então com as freguesas é um "vê-se te avias..." e depois quem acaba a lavar o louça sou eu!

passeio no mar?? bora lá, inês!
(também vai o "tio"??)

28/4/07 2:00 da tarde  
Blogger Boop said...

Ainda não o convidei... achei que era programa mais para capitão do que para pastor...

Vou-lhe perguntar!

28/4/07 3:48 da tarde  
Blogger Haddock said...

NNNNNÃO!!!

28/4/07 5:19 da tarde  
Blogger Boop said...

RMA

28/4/07 5:28 da tarde  
Blogger Capitão-Mor said...

Porra! Não há nada mais deprimente que uma morte no IC19!!! :)
Bom fim de semana

28/4/07 6:37 da tarde  
Blogger Matisfolle said...

Précis urgentement de l'Alcides…. il fait des massages ? Tu peus prêter/donner ?
Le massage est ... laisse ... je ne vais pas compter.
Déjà je tourne… encore ai que dire.
Abçsssssss

28/4/07 10:51 da tarde  
Blogger mixtu said...

copos, não sou de mar, sou de serra...
convites, não posso... as ovelhas tem de ser ordenhadas todos os dias,

fui... para os copos, a ordenha é às 5 da manhã, depois de fechar o Day after

28/4/07 11:42 da tarde  
Blogger Haddock said...

que pena...
mas as ovelhas estão primeiro!!
(coitadas...)

29/4/07 1:15 da manhã  
Blogger Haddock said...

capitão, isto é só a fingir...
a adérita continua a roubar e de boa saúde!

matisfolle, É TEU!! JÁ NÃO O POSSO VER!! abracignes.

29/4/07 1:25 da manhã  
Blogger 1entre1000's said...

HEY!!!!!!!!!!!!!!!!
alto aí!!!!!!!!!!
Bolas agora o Alcides vai ser "oferecido" ao matisfolle?!?!?!?!?
e eu não tenho voto na matéria?!?!?! nesse processo de decisão?!?!?!?
eu tb quero as massagens!!!!!!!!!!!!

30/4/07 9:43 da manhã  
Blogger Haddock said...

Pronto!
Matisfolle, já estás bem dos ossos?? Então, devolve aí o Alcides à entremiles, que, convenhamos, é a grande responsável pelo fabuloso destino do rapaz!!
Pelo rumo da coisa, qualquer dia temos uma ENTREMILES NUNES!!!!!

30/4/07 11:30 da manhã  
Blogger pinky said...

páaaaaaaaaaaaaaaaaaaa....assim não vale!
que é isto de apanhar o leitor desprevenido e sacar logo umas lágrimas á má fila! paaaaaaaaaa!

2/5/07 10:04 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home