quinta-feira, abril 19, 2007



A RAZÃO DA MINHA MALDADE






Não gosto de passarinhos. Parece que têm atracção pelo meu pára-brisas. Já perdi a conta das vezes que me encolhi ao volante por causa deles! Não sei o que se passa. Ou andam embriagados ou com tendências suicidas. Ou são simplesmente estúpidos.





Passarinhos e passarões. Também detesto gaivotas. E especialmente pombas, independentemente da cor.

Mas são os passarinhos que interrompem o meu sono matinal. E eu preciso imenso de dormir. Não, não vivo no campo, mas há por aqui um arvoredo convidativo à reunião passaral e os gajos gostam de fazer a festa logo que desperta a madrugada.





Ainda assim, não gosto de os ver presos. Acho até sádico que os encarcerem num espaço acanhado, mas invariavelmente com vista para a liberdade. Mais vale, então, cortarem-lhes as asas e deixarem que eles se passeiem pelo quintal. Mas, nessa altura, cortem-lhes também o piu!





Eu sei que não sou o único a pensar assim. Eu sei que não estou doido. Vejo é a realidade com clarividência. Não alinho nesse temor reverencial às aves. Nem cedo a qualquer pânico virosal.






Só que ao contrário dos outros, que se conformam, eu luto! Luto por um mundo melhor! Por um mundo sem pássaros!!





Este é o meu desígnio! Empenharei a minha vida nele, se necessário for. Mas vingo-me das manhãs mal dormidas. Faço-o por mim e pelas gerações vindouras. Faço-o também por vós, gente apática, que se deixa humilhar por um par de asas.

Quem quiser que se junte a mim. ÀS ARMAS!











PS's:


1º) a gerência não se revê neste discurso de violência. A gerência até gosta de aves, quando bem cozinhadas.


2º) não há qualquer mensagem subliminar nas sugestões fílmicas. A primeira está lá porque é excelente. O protagonista até podia ser madeirense.





56 Comments:

Blogger Jaime said...

A ler e ver isto, com gosto aliás, pensei que os cães são menos inofensivos...

19/4/07 7:17 da tarde  
Blogger Caiê said...

Gosto de passarinhos, mas não de passarões... Porém, gosto muito de milhafres, ou não fosse eu açoriana. :)
Ai, o Hitchcock. Que arrepios. :)

19/4/07 9:18 da tarde  
Blogger 1entre1000's said...

Bom filme!
Detesto gaivotas... são estúpidas só os ginchos que dão me irritam,gosto quase tão pouco de gaivotas como do Circo (mas ainda assim tolero mais as gaivotas)... mas gosto de pássaros pequeninos nervosos coloridos... já tive dois pássaros em casa, um fugiu enquanto lhe mudava a água (atribui a culpa às escolhas musicais do meu sócio no momento) o outro morreu... enfim foi o pago por os ter encarcerado numa gaiola, pobres...
Old Boy ainda não vi,sei a historia mas ainda não vi... o Bowling for columbine gostei... tu estás lá haddock estás estás!!!

20/4/07 12:07 da manhã  
Blogger CS said...

Tou contigo, camarada amigo! Detesto pássaros!!! Mas olha... isso da gerência... é... comigo...?

20/4/07 12:15 da manhã  
Blogger Haddock said...

quantas saudades... que surpresa maravilhosa!!










(MAS A GERÊNCIA SOU EU!!)

20/4/07 12:55 da manhã  
Blogger Haddock said...

... "adondi", entremiles??

20/4/07 12:58 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

essa da gaiola com vista para a liberdade é tão verdadeira. tipo nós aqui no escritório com um sol de morrer lá fora...

20/4/07 3:19 da manhã  
Blogger 1entre1000's said...

estás ... estás! LÁ no Olimpo dos bloggers topofpop's da minha preferência... ;)

20/4/07 8:28 da manhã  
Blogger Zorze Zorzinelis said...

Já tive um periquito (ou piriquito) altamente domesticado e mais três aves de grande porte! Depois tive um cão e agora uma cadela preta, gorda, velha, meiga que até chateia um gajo; como indivíduo da Amadora-Cru, tenho de comprar um Pitbull e assaltar velhinhos, dar tiros nos carros da polícia, roubar cenas fixes na Worten da Amadora e dar umas quantas quecas às Vanessas. Tudo isto para dizer que gosto à brava de aves e estou muito revoltado com este post! Ah, a propósito, gosto muito do OldBoy - é absolutamente fantástico! Boa escolha; abraço musculado Haddoquinho!

20/4/07 9:04 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Olá grande Haddock, esta historia dos passaros faz logo me lembrar a aquela situação que se passou com o grande lider da China Mao Tsé-tung. Este senhor mandou extinguir o pássaro pardal que, na incontestável sapiência do Grande Timoneiro, seria responsável por graves prejuízos à agricultura chinesa. Sendo o inocente pássaro reduzido quase à extinção, os insetos proliferaram como nunca e os prejuízos à lavoura foram tais que a fome se abateu sobre o povo chinês. Como podes reparar os passaros não são assim tão maus. Um abraço.

20/4/07 9:33 da manhã  
Blogger Naked Lunch said...

fritos... com alho e louro... silenciosos...

20/4/07 10:13 da manhã  
Blogger Zorze Zorzinelis said...

Falando em louro, no outro dia usei anis no arroz e ficou espectacular - tal e qual o indiano!

20/4/07 10:30 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Z hoje ficamos aqui nesta tasca, que te parece? o Capitão Haddock bem pode fazer uns passarinhos fritos e claro eu levo o tinto. O resto é conversa.

20/4/07 10:34 da manhã  
Blogger Haddock said...

biram ali em cima?? topofpop??
é por estes mimos e outros que eu faço o enorme sacrifício de aqui vir depois de uma noite em claro à custa de um fdp de um torcicolo, que faz de mim uma espécie de robot ambulante, cuja cabeça acompanha qualquer movimento... aiii!!

e eu até recebia com satisfação os vossos abraços musculados, zorze e trivial, mas hoje não que desmaiava logo e não era de emoção!!

quanto ao passaredo...os ps's são para ler! eu, que sou a gerência (como aproveitei para esclarecer ali à Nossa Senhora, que nos brindou com a sua maravilhosa presença, ainda que fugaz), não me revejo neste discurso de violência!!
a proposta inicial até era dizimar a população universitária, mas faltava um motivo suficientemente frívolo. mandei que falassem então de passarinhos, mas a pensar na primavera... e saiu isto!

mas aqui temos por hábito receber bem. acomodem-se à vontade. eu já pedi à d. eugénia que fosse comprar umas codornizes, mais os respectivos ovos e ela que vos faça o petisco!
também há canja de perdiz.
o vinho hoje é má aposta, pois interfere com os anti-inflamatórios... portanto, trivial, guarda o Pêra Manca para quando eu puder rodar o pescoço!
entretanto, vou ver se durmo um bocadinho, que a razão de tanto disparate de seguida também é SONO!

abraços (mas só simulados... aii...)

20/4/07 12:29 da tarde  
Blogger Boop said...

(abraços simulados... sabes que esta questão dos abraços me é particularmente sensivel neste momento...)

Quanto a passaros.
Gosto deles!
Especialmente dos grandes e selvagens!
E os milhafres açoreanos são realmente lindissimos!!
Quanto a pombos... pronto... tá bem! Matem lá uns quantos!!!!

20/4/07 12:40 da tarde  
Blogger rosa said...

excelentes fotos, apeser do filme ser a cores, a PB ficam outra coisa... (posso rouba-las?)

o senhor Hitchcock é um mestre, sempre gostei de todos os filmes dele e nem me atrevo a pensar oque filmes faria hoje se fosse vivo com os meios q dispomos.

nao gostei mt do filme do coreano, achei mt faca-e-alguidar... ja o outro... tem a ambiente dum camara frigorifica. brrrr

entendo perfeitamente a irritaçao q essa chilreada provoca, ja passei pelo mesmo e o q me vinha à cabeça era sempre...





...uma CAÇADEIRA!!!!!!

20/4/07 12:46 da tarde  
Blogger rosa said...

por acaso tem tudo a ver...

20/4/07 12:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Je les hais tout court les animaux!!!TOUS....
Je déteste ce post,sauf les photos...OLHA OH PASSARINHO!!!clic,clic...

Pena!!! nao de passaro mas sim de nao ver a cara do haddock!!!

Abracignes BB

20/4/07 7:11 da tarde  
Blogger Haddock said...

Rosa, claro que podes!!

BB, estou em estado de choque!!

abracignes para as duas, sei lá...

20/4/07 8:47 da tarde  
Blogger 100 remos said...

Mais vale um pássaro espetado no pára-brisas do nosso carro, do que uma porrada deles atrás de nós.

20/4/07 9:14 da tarde  
Blogger Haddock said...

cemremos, estás cheia de razão! mas à conta deste teu comentário acho que vou ter pesadelos com o passaredo hoje...

20/4/07 10:33 da tarde  
Blogger haddock said...

Maneira interessante de explicar a mente de um lunático. Mas consta que nem sempre é preciso motivo, basta acordar! Eu gosto de patos, quer vivos quer com arroz.

21/4/07 12:21 da manhã  
Blogger Unknown said...

Olha o capitaine Haddock, meu heroi desengonçado!
A bem dizer, sempre é melhor se deixar humilhar por um par de asas do que por um par de..... enfim!
Até gosto de pássaros, quando não pairam em cima da minha cabeça, só odeio abutres... esses há aos montes! ;)
Óptimo blog, parabéns aos participantes!

21/4/07 12:38 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

J'ai lu et relu!!!plus attentivement,mais je ne suis pas lunatique!c'est vrai je ne déteste pas ce post !!! je n'aime pas c'est tout !!!

Sincéres abracignes BB

21/4/07 8:26 da manhã  
Blogger Matisfolle said...

Goût d'oiseau ...libre, léger et libéré.
Mais, fritignes sont une petisque de manger et de pleurer par plus.
Hitchcock idem apes.

BB, tu devais essayer des fritignes ....hummmmm .. cof cof cof
Abracignes

21/4/07 2:48 da tarde  
Blogger Vladimir said...

Refere François Chateaubriand que “não somos nada, sem felicidade”.

Qual é a sua opinião sobre este tema?

21/4/07 5:18 da tarde  
Blogger Haddock said...

Caro Vladimir...

Qual é a tua opinião sobre este post?
Qual é a tua opinião sobre a importância do sono (matinal ou não)?
Qual é a tua opinião sobre os pássaros? e eventualmente sobre a gripe deles...
Qual é a tua opinião sobre a violência indiscriminada? E sobre a gratuita?
Qual é a tua opinião sobre as armas? E sobre os loucos?

até podes dizer uma laracha, que nem eu me levo muito a sério, mas diz qualquer coisa, rapaz! depois disso terei o maior prazer em dissertar sobre o chateubriand.

esmola é esmola, costumo dizer (e eu sei a importância delas, que como, também costumo dizer, esta paróquia não sobrevive à custa do OGE)... mas façam pelo menos de conta que lêem ou simplesmente vêem o que aqui se publica, caraças!

Qual é a tua opinião sobre a franqueza?

22/4/07 12:19 da manhã  
Blogger Haddock said...

BB...oui, BB, toi maintenant:

pas bon ce post, hein?? "pas détestable", mais "je ne l'aime pas", c'est a dire: pas bon... hummm... pas bon... (je suis un peut nerveux...un peut...)... pas bon... ET POURQUOI?? TU ME DIRAS??
un mois (ou plus) de éxaustive dédicación a celui pour écouter: "pas bon!"!!!
trés bien... je suis de rastes!!!
et desormais je marcherais tous les jours sur ta trace (huuuuuu...)... pour te demander trés baixigne: BB, OÙ EST TON BLOGUINHE??
abracignes!! (sincéres aussi... como je suis magnanime...)



Matisfolle, merci mon ami! J'ai vu ton éffort, mais c'est une bataille perdu... elle seulement goste de tu!!!
Abracignes pour toi, et sincéres, claire!!

22/4/07 1:01 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

MATISFOLLE,
Je suis prête a déguster les passarignes fritignes mais en bonne compagnie :) j'espere juste que tu ne serviras pas ton perroquet!!!


Caro HADDOCK,
De rastos por um simples comentario,ca para mim levastes foi a garrafa muitas vezes aos labios!!!

Agora falando do teu maravilhoso post mas nao mémoravel para mim, é uma concentraçäo de elementos que näo gosto alias détesto!!!
(passaros para começar,Hitchcock,näo gosto de vinganças nem violências ,até gosto da provocaçao do M.Moore mas é aproveitador de glorias...)

E enquanto ao blogue sou muito exigente com vos os bloggers imagino o que seria comigo!!!e näo tenho esse aparato de publicaçäo so de critica...:) :)

Abracignes SR.HADDOCK

BB

22/4/07 10:06 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

je retire tude o que j'ai dit!! ce post est marveilleux, trés intélligent, como d'aileurs haddock, qui ne boit que sume d'orange!
et maintennant je vais voter pour empecher le pen de gagner!
abracignes et tu est déjà invitade por le fritade!

(ca se fassent ca se payent...)
;)

22/4/07 12:07 da tarde  
Blogger Haddock said...

querida bb,

esta coisa de ser anónimo-pseudónimo é tramada... (e moi aussi...)

abracignes e vota bem!!

22/4/07 12:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Avertência ao haddock:

Se volta a fazer passar-se por um dos seus habituais comentadores, procurando, assim, minimizar os estragos das críticas que lhe fazem arrisca-se a ficar impedido de postar por tempo indeterminado.

coima: a decidir.

22/4/07 12:27 da tarde  
Blogger Bela said...

Finalemente adoro vinganças!!!näo gratuitas claro.

22/4/07 12:54 da tarde  
Blogger Haddock said...

ohhhhhhhhhhhhhhh!
LOOL!!
ok. estiveste muito Bem. muito bem, mesmo!!
até estás perdoada e tudo, vês??
e o BLOG??

22/4/07 2:52 da tarde  
Blogger Moura ao Luar said...

Olha eu tou a fazer frango po almoço ahahah

22/4/07 2:59 da tarde  
Blogger Haddock said...

NOTÍCIA DAS ÚLTIMAS HORAS:

O ANÓNIMO QUE AQUI VEM ASSINANDO COM O PSEUDÓNIMO "BB", PASSOU A BLOGGER, VÁ-SE LÁ SABER PORQUÊ...

SÃO DOIS BLOGUEZINHOS NOVINHOS, A ESTREAR. VAMOS VER COMO LIDA COM AS ESMOLAS QUE LÁ VÃO PARAR...

(AHH... E NÃO DEIXAM ANÓNIMOS ENTRAR....)

22/4/07 5:02 da tarde  
Blogger zé lérias (?) said...

Este comentário foi removido pelo autor.

22/4/07 8:15 da tarde  
Blogger zé lérias (?) said...

Estou contigo Haddock.

Morte aos passarinhos, desses parvos que caem quase sempre na esparrela.
Desses que para serem burros só lhes falta mesmo terem asas.
Mas, para que não digam que sou contra tudo o que mexe e tenha plumagem (incluindo as cegonhas), aqui fica a minha inclinação:
Adoro os passarinhos fêmeas, desde tenra idade.

Cuida bem do teu tercicolo, se não cuida ele de ti.
ou re voar!

Em tempo: também não gosto de passarões. E tu?

22/4/07 8:39 da tarde  
Blogger Haddock said...

ahhh... finalmente alguém que se preocupa com a minha saúde!!!

está bem melhor, graças à bendita cortisona!! obrigado!!

e de passarões decididamente também não gosto. agora de passarinhos fêmeas... confesso que nunca consegui os distinguir dos machos...

é uma falha na minha vasta cultura de anatomia zoológica...

mas diz-nos Zé, fritinhos, sabem melhor, é??

22/4/07 9:03 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

tem que se ter cuidado é com os "passarões"...

22/4/07 9:29 da tarde  
Blogger mixtu said...

és mau... muito mau
e eu a pensar que era o mais mau dos maus, cheguei a vencer o campeonato europeu, na final derrotei um sérvio e nas meias, um turco.
agora vejo porque representei portugal, não concorreste
ah! na final portuguesa fui à final com a gaja, ou ex-gaja do pinto da costa...

abrazo monárquico, eis uma boa luta
deixa os pássaros (com excepção das pombas que cagam a minha aldeia) em paz, ou melhor, a voar...

fui, para os copos

22/4/07 9:53 da tarde  
Blogger pinky said...

marcha contra as aves?! aiiiiii se a sociedade zoolófica te lêeeeeee lá se vão mais umas noites de sonooooo.
Á parte das cagadelas e do piar que acorda, até que q as aves são criaturas simpáticas e bonitinhas, tenho especial preferência pelas andorinhas e pelas águias.
Reportando-me ao filme, deu-me pesadelos as 13 anos de idade, andei durante uns dias a olhar tempos infinitos para o céu, mas é um magnifico filme, como todos os de hitchcook!

22/4/07 10:03 da tarde  
Blogger Capitão-Mor said...

Também não sou grande amante de aves!
Gostei das belas fotos desse grande clássico do cinema dirigido por Hitchcock.

23/4/07 12:15 da manhã  
Blogger alfabeta said...

Adoro ouvir os passarinhos logo pela manhã.

23/4/07 12:41 da tarde  
Blogger 1entre1000's said...

claro que te ando a vigiar... achei que já sabias disso... sei tudo de ti. TUDO e mais agora estou a escolher o melhor momento para te aparecer qual assombração durante o sono porque TU sim TU com esses comentários de capitão anjinho andas a arranjar guerrilhas lá no estaminé entre a d. e a rosa... ai que nem sei que te faço se aquelas minhas duas dignissimas leitoras se chateiam!!!!!
olha que qdo estou com enxaqueca consigo ser terrivel... tem cuidado contigo capitão!

23/4/07 2:50 da tarde  
Blogger Caiê said...

Afinal... que maldades fazes tu aos passarinhos? Vamos lá a saber, hã!

23/4/07 2:53 da tarde  
Blogger Haddock said...

entremiles, mas quem é a
d. rosa????
eu até fiquei contente de a ver por lá!!! mesmo sem a conhecer...

são duas pessoas diferentes, é??
mas ficam tão bem juntas...

e já me desculpei...

já tenho a minha conta de sarilhos por estas bandas!!

e tu tem também cuidadinho comigo, que não sou "flor" que se cheire (...)



Caiê, quando estou nostálgico entretenho-me a depená-los: bem-me-quer...mal-me-quer...bem-me-quer...

e se a coisa não terminar como quero vou buscar outro pito!

23/4/07 3:13 da tarde  
Blogger 1entre1000's said...

que não és flor q se cheire ja tinha notado... por isso é que gosto de ti de abraço!! ;)
agora quem é a d. de rosa ou rosa de d., apre curioso... vou enviar-te um mail com o numero de telefone dela assim esclareces todas as tuas dúvidas!

23/4/07 4:57 da tarde  
Blogger 1entre1000's said...

outra coisa (hoje és tu a minha vitima, ou melhor a vitima da minha enxaqueca) a pauta era minha feia mas minha!!! as imagens que eu saiba não são do capitão... ou são?!??!?!

23/4/07 5:25 da tarde  
Blogger pirritantes said...

Vejam:

http://portugueses-irritantes.blogspot.com

e ajudem a eleger quele que será considerado o mais irritante de todos os portugueses para os seus próprios compatriotas.

PARTICIPA!

23/4/07 10:55 da tarde  
Blogger Haddock said...

outro vladimir...

23/4/07 11:10 da tarde  
Blogger NoKas said...

Se durmo de janela fechada tenho calor.... se durmo com ela aberta acordo às 4 da manhã com a passarada a berrar.... se vou na rua com muito sol quero sombra.... mas se vou para debaixo das árvores levo com os cocós da pardalada.... bolas!!!!

Passarada: vão pó campo!

24/4/07 3:17 da tarde  
Blogger NoKas said...

Vai em busca da minha contribuição, uma surpresa... num blog perto de Si.

24/4/07 3:21 da tarde  
Blogger Haddock said...

ohhhhhhhhhh....
nokas, estou sem palavras....

24/4/07 6:29 da tarde  
Blogger jguerra said...

Mas é preciso justificares?

25/4/07 11:58 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Só gosto de os ouvir cantar. Mas um dia se quiseres fazer uma caça aos pombos, eu alinho.

25/4/07 11:32 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home