domingo, junho 10, 2007



A INUTILIDADE DO UMBIGO,

A COR DOS TÁXIS

E OS

EGRÉGIOS AVÓS





Consta que há uma velha discussão sobre o umbigo do Adão (e também da Eva), que opõe os que acham que ele tinha umbigo aos que acham que ele não tinha umbigo.


Francamente, achamos que é uma perda de tempo falar sobre inutilidades. É que o umbigo não serve literalmente para nada! É o centro da pessoa, dizem... E depois? É por aí que se reanima alguém inanimado? Não! Pode ser central, mas não é vital.



E convenhamos: se não houvesse umbigo não haveria personalidade umbigal e assim livrávamo-nos daqueles que só pensam na sua própria identidade.


Porque o que interessa mesmo é a identidade nacional e esta afere-se pela cor dos táxis.




E se os táxis não se distinguirem dos outros veículos automóveis é porque o orgulho nacional anda muito em baixo.

E não venham com a cantilena saudosista das caravelas!!





Se tivesse vingado a proposta, do belo (bélico) hino faria ainda parte isto:


Desfralda a invicta Bandeira,
À luz viva do teu céu!
Brade a Europa à terra inteira:
Portugal não pereceu
Beija o solo teu jucundo
O Oceano, a rugir d'amor,
E teu braço vencedor
Deu mundos novos ao Mundo!





E agora de pé, com mão ao peito!

76 Comments:

Blogger Boop said...

1ª???????????

:)

10/6/07 1:52 da tarde  
Blogger Boop said...

Que belo exemplar de umbigo tu arranjaste!!!!
Tou a ver que falavas a sério lá em baixo qd dizias "meninas acomodem-se!" (ou qualquer coisas parecida!)

Vou acomodar-me um bocadinho a observar!

10/6/07 1:57 da tarde  
Blogger Boop said...

Agora a sério!
(mas eu algumas vez falei a sério aqui?!?!)

Tenho saudades dos taxis pretos e verdes! - e eu nem ando de táxi!

Umbigos...
Remetem-nos para uma altura de total dependência! Onde o outro não existe a não ser como "alimentador", como o que nos embala, como o que nos transporta.
Paradoxalmente o umbigo falanos de dependência não de "não preciso de ti para nada!". O outro existe para nos servir mas porque estamos totalmente dependentes...

Bahhh!!!

Vou mas é ouvir o hino nacional!

10/6/07 2:02 da tarde  
Blogger Madalena said...

!!

=)*

10/6/07 2:30 da tarde  
Blogger Vince Vice said...

Ah grande camarada! Estou contigo! Que saudades dos taxis pretos e verdes! Vamos nessa luta. Mas primeiro vou ali comprar cigarros e ja venho... Volto já

10/6/07 2:47 da tarde  
Blogger Haddock said...

mna. boop, foste a primeira e depois?? deve ser para compensar a prolongada ausência quando andavas lá pelo douro vinhateiro! e os garrafões, chegam quando?

pois é; não há nada de mais belo do que... um feriado em pleno domingo chuvoso!

e o umbigo é uma "coisa" completamente estéril!
é um orifício (quando é bem feito!) que anuncia a sua própria inutilidade. valor simbólico? de quê? da independência do "outro"? bahhh...

ao menos o lóbulo da orelha ainda dá para pendurar brincos; agora o umbigo serve para quê: para furar com piercings?? tenham santa paciência!

e os táxis pretos e verdes eram do melhor! se eu mandasse, punha um no centro da bandeira nacional. sim, porque é isso que demonstra a força do espírito nacional!
(os norte-americanos não os têm amarelos ou será só em nova york?)

10/6/07 2:49 da tarde  
Blogger Haddock said...

vince, camarada, traz para mim também!!!!! é que estou a fumar o último e não me apetece sair!!

10/6/07 2:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

os tugas umbiguistas, que nem quanto
à cor dos taxis se decidem e passam os dias a falar nos feitos do passado...

estiveste bem! muito bem!
kisses

10/6/07 3:00 da tarde  
Blogger Boop said...

Aqui venho com uma caixa de branco
(qual garrafão qualquê... o que é que pensas que isto é?)

É o resultado do que foi "postado" no meu blog dia 15 de Setembro de 2006!
Mas tu não vais querer lá ir... és daqueles que se assustam com "a família"...

buhuuu!!! (som fantasmagórico e assustador)

10/6/07 3:14 da tarde  
Blogger Boop said...

Adorei as T-shirts em NY a dizer "andei de taxi em NY e sobrevivi!"
É que é mesmo uma aventura.
Mas fazem parte daquela cidade. Lembro estar lá em cima (qual King Kong) e olhar cá para baixo e ver tudo amarelinho!

Os nossos - querem-se pretos e verdes, com certeza!

Beje...
Beje...
Onde é que já se viu?!?!?
Beje...

10/6/07 3:18 da tarde  
Blogger Boop said...

Então... não bebas tudo assim de empreitada!
Há mais!

Olha que dos vinhos brancos mais doces e frutados que conheço, é o Granjó, Douro! (mas não parece, realmente!)

10/6/07 3:46 da tarde  
Blogger Haddock said...

apanhei um táxi beje e lá
fui conhecer a família boop nas vindimas no ano passado...
e se não tens nada melhor do que o branco adocicado, deixa ficar, que combina bem com o palheto do Vince!

(quem quiser pode trazer também uma(s) caixinha(s) de Pera Manca. a gerência agradece!)

10/6/07 3:54 da tarde  
Blogger Boop said...

Bolas falhou-me o "D"
Grandjo - da real companhia velha!

Deixa lá ?!?!?
DEIXA LÁ?????

Olha, levo já o vinho de volta!

10/6/07 4:02 da tarde  
Blogger Haddock said...

...
DEIXA FICAR! (parece que falo chinês...) e ficamos muuuito agradecidos! manda também um cestinho de cerejas!!

10/6/07 4:08 da tarde  
Blogger Boop said...

Será que "alguém" traz queijo?!?!

10/6/07 4:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Acho que o rapaz tinha umbigo. Era mais sexy...

10/6/07 4:32 da tarde  
Blogger pinky said...

em grande no dia de Portugal! sim sr!
junto-me á luta pelos táxis verdes! a luta continua, os beijes para a rua! e uma vinhaça geladinha para mim? não há?

10/6/07 7:51 da tarde  
Blogger Haddock said...

Caríssimos compatriotas:
(para mais um belo momento de interactividade....)

claro que sim, pinky.
mas hoje só entra na festa quem vier de táxi preto e verde!!

pug, eu também acho!! os (neo)criacionistas é que andam a baralhar tudo!! e tu, tens umbigo?
(esclarecimento aos leitores: a pug é uma gata!)

mna. boop, o mixtu andou a oferecer queijo e broa (mais vinho chileno da galatea), mas acho que não estavas convidada...
longe da vista... já sabes o resto!

10/6/07 8:45 da tarde  
Blogger desculpeqqc said...

Já não sei quem foi o anormal que obrigou os taxis a mudar de côr. Para passados alguns anos, já poderem ficar na mesma pretos e verdes.

10/6/07 9:16 da tarde  
Blogger Boop said...

As cólicas são por causa das cerejas... (imagino eu...)

Mas andas mal dos figados é? Não me digas que precisas de parar de beber?!?!?

10/6/07 10:06 da tarde  
Blogger Haddock said...

...
eu não bebo!! nunca bebi!!
mas como não sou mal agradecido, resolvi provar o branco da Quinta Boop /colheita de 2006 (antes de o servir aos fregueses) e o lindo resultado foi este!!
qual região demarcada, qual quê!! se isso é garantia de qualidade vou ali e já volto!!

10/6/07 10:30 da tarde  
Blogger 100 remos said...

Se um bigo atrapalha muita gente, dois bigos atrapalham muito mais!
Taxi,Vanessa? Está paradis?
Momento de insanidade! lol
Umb(r)igada! Lol

10/6/07 10:56 da tarde  
Blogger João Mãos de Tesoura said...

Viva Portugal, viva a Europa, viva o Mundo!
E que nunca falte o whisky, ó haddock!

Abraço

10/6/07 11:19 da tarde  
Blogger Frioleiras said...

Pois é, pois é... já cá estou, dp de uma fuga, nada nacionalista (senti as orelhas quentes)para Castela....
mas... a delícia de comer cerejas no Fundão (almocei lá, no regresso)... fez-m sentir a delícia de voltar a terras lusas .

Se tivesse "lido" o Haddock ... tinha-lhe trazido um cesto de cerejas para me redimir da "falta" de nacionalismo... ao fugir, com o meu grd umbigo para junto dos castelhanos................. peço perdão ... pq gostei de lá estar !!!!

Abç.

F.

10/6/07 11:36 da tarde  
Blogger Lana said...

Haddock
MUITO OBRIGADO!!
PELA TUA VISITA E PELO APOIO E FORÇA que me deste e dás!
e já agora quanto ao divino Hino...
acho que é melhor "herois do mar" do que "herois do deserto"...
beijos ( só por hoje )
e... 1 sorriso mto luminoso
Lana

11/6/07 12:13 da manhã  
Blogger D. Maria e o Coelhinho said...

Na minha opinião (mas eu sou um coelho inculto), não era só umbigo que o Adão não tinha, pois caso contrário, sòzinho ali com Eva, não iria perder tempo a comer uma maçã.
(Agora penso eu, durante uns tempos só vou poder comer cenouras)...


Coelhinho

11/6/07 2:32 da manhã  
Blogger maggie t said...

e há lá hino mais bonito que o nosso? não há não há! afinal, aqui ceia-se, toma-se o pequeno almoço, janta-se bebe-se copos, o queê?

11/6/07 4:34 da manhã  
Blogger Boop said...

(quem me manda a mim meter-me com estes tipos?!?!? - vou mas é sair sorrateiremante com a única garrafa de vinho que sobra - porque é que teve de provar 5 garrafas para perceber que não gostava?!)

11/6/07 6:18 da manhã  
Blogger alfabeta said...

No meu tempo quando andava na escola tinhamos que saber o hino nacional,hoje em dia não se será assim.

11/6/07 9:36 da manhã  
Blogger Naked Lunch said...

calma...

11/6/07 10:21 da manhã  
Blogger 1entre1000's said...

Táxis lindos lindos são os londrinos!
já sei q os nossos apelam à nossa identidade nacional, mas lindos lindos continuo a dizer q são os londrinos... os Táxis entenda-se...
Haddock capitão, obrigada por aquela peça da mais fina pele de umbigo q disponibilizas na foto acima... um must!
és tu na foto? é o teu umbigo?????
digo-te uma beleza...

11/6/07 11:11 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Umbigos havia tanto para dizer, ai se havia. Um abraço, grande post...

11/6/07 11:37 da manhã  
Blogger zeus said...

"Francamente, achamos que é uma perda de tempo falar sobre inutilidades." bem me parecia que este blog começava a descer de nível. bem meninos, não somos desejados por aqui...

11/6/07 11:38 da manhã  
Blogger Haddock said...

cemremos, essa vanessa paradis não é consorte do eduardo mãos de tesoura? é que temos cá o primo!

joão mãos de tesoura, saúdo-te pelo optimismo! (já bebeste...)

frioleiras, se não está tipificado como crime, devia estar: ir passear para espanha durante o 10 de junho é crime de lesa pátria, punível com degredo para as berlengas durante 10 anos!
eu estive a lançar foguetes!
e as cerejas eram bem vindas...

lana, não tens que agradecer... só que aparecer aqui e lá!

oh coelhinho... (como é que se explicam estas coisas a um coelho...) a maçã não significa exactamente o mesmo que uma cenoura, percebes?? aliás, a ilustração escolhida parece mais ou menos elucidativa!
faltava-nos agora mais esta calúnia sobre a disfunção sexual do adão...

maggie, não só copos! neste lanche já apareceram cerejas, queijo e broa de milho!! és servida?

alfabeta, e qual era o mal? desde que os catraios não tenham de o entoar a cada início de aula...

naked lunch, assustaste-te com o hino?

milu, esqueci-me dos londrinos!! isso é que é!! e ao mesmo tempo não... pois a maior parte deles é conduzida por paquistaneses o que baralha o simbolismo.
quanto ao umbigo... sim, é o meu!!
pronto, está bem, não é... mas é parecido!! só não exibi o meu por um certo pudor. (eu nem as meias descalço na praia...)

Trivial, cheira-me que tens histórias para contar...

zeus, espera lá, rapaz!! grande gaffe a minha...
isto é só a fingir... eu adoro o inútil!! (ainda bem que o vince não acusou o toque...)

11/6/07 1:00 da tarde  
Blogger Haddock said...

ai, são tantos, que me esqueci...

mna boop, trazede as garrafinhas de volta!! brincamos!!!

11/6/07 1:02 da tarde  
Blogger BÓLICE said...

Ó Às-Docs... o problema dos Tugas É esse mesmo... UMBIGO! Se entrassem numa de doisbigo ou mesmo trêsbigo, a vida seria mais facilmente partilhada por todos, num'achas?

ABRç e tÉjá, pÁ

B)'

11/6/07 1:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o problema dos portugueses é mm esse: a falta de umbigo!


bj

11/6/07 2:16 da tarde  
Blogger 1entre1000's said...

não dava para me apresentares o UMBIGO da foto????????? estou totally inlove... (espero sinceramente que o meu sócio não leia este berloque, porque ja não bastava o alcides...)

11/6/07 2:33 da tarde  
Blogger Boop said...

(vou fazer um parentesis para falar só com a entremiles! - é lindo este umbigo, não é!? - como podeste achar que podia ser do Haddock???)

11/6/07 4:25 da tarde  
Blogger 1entre1000's said...

mna Boop antes que feche o parentesis, o meu raciocinio foi o seguinte: tenho o capitão como uma pessoa que cuida bem de sí por dentro e por fora (ok tirando o alcool e o tabaco) daí ter pensado que ele era o TAL o UMBIGO tão apetecivel deste post... mas já vi que era demasiada areia para o camião do capitão...

11/6/07 5:12 da tarde  
Blogger Haddock said...

...
ai ai ai ai AI!! MAU, MARIA!!
desde quando é que o meu umbigo foi proposto para tema de conversa, hein??
um bocadinho de decoro e de respeito pelo meu abdómen, fazem favor!

e se querem mesmo saber, o umbigo é de um rapaz chamado marcolino, que é trolha e que pousa como modelo fotográfico nos tempos livres.

mas também pode ser do saudoso e charmoso alcides...

bólice, diz-me que não andas a preparar o teu bloguecídio!!! é que então combinamos e fazemos em conjunto um extermínio blogal!!! eu sem ti não brinco!!

e falando em umbigos, tenho de ir ver o que o teu tem para dizer, lia!!

11/6/07 6:05 da tarde  
Blogger Lana said...

Oh haddock ... cada vez tenho mais honra em te ter como amigo!
... Idem ... !!

ah ... adoro o teu umbigo ...

1 sorriso mto luminoso

Lana

11/6/07 10:39 da tarde  
Blogger Zorze Zorzinelis said...

Este comentário foi removido pelo autor.

12/6/07 1:57 da manhã  
Blogger Zorze Zorzinelis said...

rasgar o cartao de eleitor va que nao va, agora gozar com o hino nacional (?!): nao!!! É lindo de morrer, mas tão lindo que até dói aqui no coração...

12/6/07 1:57 da manhã  
Blogger 1entre1000's said...

uppppppssssssss saio envergonhada e de rosto tapado... queira desculpar capitão, se me excedi... deixei-me levar pelo calor da imagem...

12/6/07 8:33 da manhã  
Blogger mixtu said...

já estou de pé...
egrégios, nem imaginava como se escrevia...
yayaya

abrazos patrioticos

12/6/07 12:03 da tarde  
Blogger Haddock said...

lana, daqui a nada pareço o menino ruboredo... não mereço tanto!
e volto a esclarecer que não é o meu umbigo!!

Zorze, querido compatriota, eu não gozei com o hino nacional (quando muito com a bandeira, ao defender o táxi preto e verde ao centro...). agora que é bélico, é! e quando foi composto já nos tínhamos livrado dos mouros!
e até te canto mais uma estrofe que foi censurada (e que era muito mais meiguinha...)

Saudai o Sol que desponta
Sobre um ridente porvir;
Seja eco de uma afronta
O sinal do ressurgir.
Raios dessa aurora forte
São como beijos de mãe,
Que nos guardam, nos sustêm,
Contra as injúrias da sorte.

Que tal??
É claro que depois continua...
Às armas, às armas!
(...)

milu, tu nunca te excedes; és excessiva por natureza!! um dia, quem sabe, exibirei o meu umbigo e até a minha tatuagem no braço (uma linda âncora!!).

mixtu, estava a ver que a temática nacionalista e republicana te tinha aborrecido, caro pastor monárquico e galego...

abraços!

12/6/07 1:08 da tarde  
Blogger 1entre1000's said...

"milu, tu nunca te excedes; és excessiva por natureza!!" isso é bom ou mau?!?!?! esclarec-me capitão?!?!?

12/6/07 1:51 da tarde  
Blogger Haddock said...

hummm.....
hummm..... hum...
é bom, claro que é bom!!
és a grande alegria aqui do sono!!

(hoje estou prodigalíssimo...)

12/6/07 2:38 da tarde  
Blogger maggie t said...

e em dia de sto antoninho
desejo-te muito amor
saúde
dinheiro
e muito vinho!

12/6/07 3:11 da tarde  
Blogger 1entre1000's said...

valham-me os teus instintos prodigalíssimos porque estou a ter um dia de cócó... fónix...
se eu ainda soubesse onde pus o meu revolver...

12/6/07 3:37 da tarde  
Blogger Haddock said...

...
estamos!! de cócófónix, mesmo!
já achaste??
então, empresta aí só um bocadinho...

e depois há pessoas bem dispostas a lembrarem os santos populares...
maggie, o meu umbigo agradece e retribui!

12/6/07 6:02 da tarde  
Blogger beleza de mulher said...

olha temos um obcecado umbigos

12/6/07 9:06 da tarde  
Blogger Boop said...

Ai este umbigo...
É só por "ele" que venho cá!
Ai Ai (suspiro daqui do meu baloiço...)

Diz lá Haddock, deixa-te de modéstias... é teu?!?

12/6/07 9:40 da tarde  
Blogger Boop said...

Já tens uma tentativa de eplicação lá no meu estaminé...

12/6/07 9:52 da tarde  
Blogger Haddock said...

...
vens cá pelo umbigo do trolha marcolino, mna. boop??
e eu que pensava que era pela poesia postal...

(o meu umbigo está a tonificar para se sentir orgulhoso na praia!)

13/6/07 2:46 da tarde  
Blogger Menina do Rio said...

O umbigo perde a utilidade no momento em que se nasce, ora! Depois vira enfeite com uns piercings...
hauahuahauhauahau........
Quanto a cor dos taxis, que tal uns amarelinhos????

beijos

13/6/07 3:29 da tarde  
Blogger 1entre1000's said...

este sono anda a ficar muito internacional... anda anda...

13/6/07 4:07 da tarde  
Blogger Pedaços de mim said...

mas existem por aí uns umbigos tão lindinhos.......


;)

13/6/07 5:56 da tarde  
Blogger teresa.com said...

umbigo!!!! so a palavra e' estranha que chegue!

13/6/07 6:38 da tarde  
Blogger teresa.com said...

p.s. os nortes americanos fazem questao de ter o taxi amarelo em NY.. em qualquer outro lado so usam, se usarem, amarelo por piada, nao fazem questao ;)

13/6/07 6:39 da tarde  
Blogger o Reverso said...

um bom post para comemorar o dia.

13/6/07 7:47 da tarde  
Blogger Haddock said...

milu, anda não anda? é estranho...
mas, na vedade, o sono é universal!

menina do rio, no rio são brancos, não é? não os umbigos, os táxis!

pedaços de ti, pois andam. se calhar é melhor acabar de vez com este manifesto contra os umbigos!!

boleia, pior é "bigo", expressão muito utilizada pelas mamãs babadas!!

triliti, para comemorar...

13/6/07 8:17 da tarde  
Blogger Vince Vice said...

Camarada Haddock, já voltei! Vai um cigarrinho?

13/6/07 8:22 da tarde  
Blogger Haddock said...

agora???
Vince, se estivesse dependente dos teus cigarros já tinha morrido de ressaca!!
e à conta da tua ausência prolongada tens a milu/entremiles a limpar-se à bandeira nacional lá no teu "umbigo"...

13/6/07 8:31 da tarde  
Blogger D. Maria e o Coelhinho said...

TOU TÃO CHATEADA !



D. MARIA

13/6/07 10:45 da tarde  
Blogger pinky said...

pahhhhh no news? .... está tudo em ressacas de santos? valha-nos os umbigos, válha-nos, o hino nacional, válha-nos os táxis côr de carvão.... atão atão?

14/6/07 4:26 da manhã  
Blogger rosa said...

um umbigo serve pra fazer "cutchi cutchi".

14/6/07 10:41 da manhã  
Blogger Boop said...

Haddock,
Estou deprimida com a chuva...

Fala-me deste lindo umbigo para ver se me animo...

14/6/07 11:13 da manhã  
Blogger Isabel said...

Não digo que o umbigo sirva para grande coisa mas se ele não existisse onde punha eu o meu piercing?

Bom não tinha piercing... paciência!

Agora que fiquem os taxis, o hino nacional, e já agora não nos tirem os cigarros... desde que os vendam a malta arranja maneira de continuar a fumar.
Vão passar a haver salas de fumo ilegais e isto ainda acaba por vir a ter graça...

Um abraço e obrigada pela visita lá aos meus estados de alma... péssimo hoje por causa desta chuva.
E eu com ansias de sol e mar!
Que azar!

Abraços.


Isabel

14/6/07 12:39 da tarde  
Blogger Boop said...

Foste tu que mandaste o sol?

Obrigada!

14/6/07 1:32 da tarde  
Blogger Haddock said...

...
não, mna. boop. eu continuo cinzento. mas fico feliz por o tempo ter aberto.

decididamente a d. maria convenceu-se de que a blogosfera é um consultório de aconselhamento coelhal. eu já sugeri que começasse pelo refogado e acabasse no escabeche!

rosinha, isso não é nas bochechas??

pinky, eu sei que isto está mortiço... até a mim me dá seca a conversa umbigal. tenho de pensar, mas com este sooono...

isabel, estou contigo na nicotina!!! se querem portugueses suaves não lhes tirem o tabaco!!!
qualquer dia dedico-me a arrumar carros só para sustentar o caro vício...

abraços!

14/6/07 1:56 da tarde  
Blogger NoKas said...

Dúvidas suscitadas pelo teu post:

Mas achas que os tugas só olham para o seu próprio umbigo?

Será que a profundidade do umbigo é proporcional ao tempo que passamos a olhar para ele?

Quantas pessoas há na Tugolândia que sabem o número de estrofes do nosso hino nacional?

....

agora vou olhar mais para o meu umbigo ... sem relógio que eu não como iogurtes com bifidus activus!

14/6/07 2:15 da tarde  
Blogger Haddock said...

nokas,

a) também olham para o do vizinho.

b) não. passamos muito mais tempo a olhar para ele!

c) não estudei esta matéria.

se as pessoas soubessem o que é o bifidus activus...

14/6/07 4:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o umbigo é o ralo por onde se escoa a nossa identidade.

18/6/07 2:47 da manhã  
Blogger Haddock said...

...
gostei.

18/6/07 2:51 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home