segunda-feira, maio 14, 2007



A TEORIA DO RISCO


(a outra face)






Por capricho da semântica, o risco ficou preso ao perigo (e vice-versa). Até aqui tudo bem, não fosse a conotação pejorativa associada, só evitável por malabarismo linguístico (v.g. "corres o risco de ser feliz") ou, em alguns provérbios, pela sabedoria popular.


Debitem ou creditem: imprudência ou coragem.
Afoguem-o no acaso, na álea da sorte e do azar.


Tudo isso é demasiadamente dramático e ao mesmo tempo redutor. O jogo das probabilidades não favorece só o mau, mas também o bom. Com que direito se despoja o risco deste lado?



Dir-se-ia que contratar um jardineiro maneta é um estupidez. Eu diria que é daqueles riscos que se devem correr.






Dedicatória: aos 3+2 da vida airada... mas responsável.


82 Comments:

Blogger Boop said...

É certo que o risco está associado ao perigo, mas não épor isso que deixa de ser tão aliciante, e até importante na vida das pessoas!

Olha lá... será um risco estar em contacto com pessoas por estas vias "blogueiras"?!?!?

(eu cá tenho recebido camiões e barcos cheios de beijos... será perigoso?!?!?)

;)

14/5/07 1:04 da tarde  
Blogger Haddock said...

mna. boop, põe-te a pau!!
acho esse comportamento do pastor altamente suspeito!!

14/5/07 1:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Como é capitão? Tudo bem? Depois comento. Existem dias muito bons e o meu de ontem, foi um desses dias. Um abraço.

14/5/07 1:17 da tarde  
Blogger Haddock said...

Tudo óptimo, sr. engenheiro! E não é que o meu também correu muito bem?? Há coincidências...

14/5/07 1:21 da tarde  
Blogger alfabeta said...

Não percebi muito bem, mas tb hoje estou um bocadinho a lestes de tudo.

14/5/07 2:06 da tarde  
Blogger Boop said...

LOL

Mixtu!!! Tás a ver isto... O Haddock considera-te perigoso!!!!

14/5/07 2:59 da tarde  
Blogger 1entre1000's said...

confesso... sim porque uma caixa de comentarios, ainda por cima num blog assim todo negro, é muito semelhante a um confessionário... que não sou muito de correr riscos. Tenho pena, perco talvez bastante, por assim ser, mas assim sou!

14/5/07 3:13 da tarde  
Blogger Boop said...

Pois e deves ganhar outras tantas, não entremiles?!?!?

Há riscos que não valem a pena... mas sabem tão bem!!!

14/5/07 3:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ou Betty essa última foi de mais: "Há riscos que não valem a pena...mas sabem tão bem!!!" Como?

Haddock, ontem casei o Campolargo com o Termeão pássaro vermelho, tinha que ser.

14/5/07 3:29 da tarde  
Blogger 1entre1000's said...

menina boop, sim outras vezes é positivo mas qdo comentei a minha pena foi mesmo a referir-me a esses que falas: "Há riscos que não valem a pena... mas sabem tão bem!!!", esses é que são as minhas pedras nos sapatos... porque ás vezes o não arriscar da-me vontade de arrancar cabelos... ;)

14/5/07 3:37 da tarde  
Blogger Boop said...

O trivialidades... N~~ao queres que me confesse publicamente, pois não?!?!?

LOL
E Ó entremiles... tu és aquela que vai tentar o padre no dia do baptizado do filho... eh ehe he

14/5/07 4:14 da tarde  
Blogger Haddock said...

casamento do campolargo com o termeão, Trivial??
essa é uma união promissora, mas estranha... pois não é que os cônjuges continuam na prateleira??

mnas. boop e UMA(zinha), não estou a perceber patavina...

e boop, arrisca: dá uma hipótese ao pastor! quem sabe se ele não se indireita e larga o vinho!!

14/5/07 5:42 da tarde  
Blogger 1entre1000's said...

não há mto q entender capitão, basicamente assumi aqui neste confessionário que não sou muito de correr riscos, eu a "dama" por trás da 1entre1000's, porque já ela vive sempre no abismo... a 1entre1000's é terrivel...

14/5/07 5:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Haddock, medo, muito medo da Entremiles.

14/5/07 6:05 da tarde  
Blogger Haddock said...

... nem eu!! e o haddock também é profundamente tímido, o que pensas??

14/5/07 6:06 da tarde  
Blogger Haddock said...

eu estava a falar precisamente agora com ela, engenheiro. tens razão, convém tê-la sempre debaixo d'olho! é um risco distrairmo-nos, oh lá se é!

14/5/07 6:08 da tarde  
Blogger Vince Vice said...

Capitão, parabens por mais um grande post cheio de sentimento e grande filololosofia. Já agora concordo plenamente com o que foi dito pela senhorita Boop. Há riscos que não valem a pena mas sabem realmente muito, muito bem. Abraços Camaradas

14/5/07 6:52 da tarde  
Blogger pinky said...

e quem não arrisca não petisca!
eu contratava esse jardineiro em três tempos!

14/5/07 9:09 da tarde  
Blogger Boop said...

Ao Mixtu?!?!?

Pois mas se ele nem aparece...
(por aqui!!!)

14/5/07 9:19 da tarde  
Blogger 100 remos said...

"Weird...but nice!"

Arriscar será o contrário de riscar? Fiquei a pensar...

14/5/07 10:05 da tarde  
Blogger Zorze Zorzinelis said...

Merci beaucoup, mon cheri... ai Ambrósio, apetecia-me tomar algo... ai não, isso é Ferrero Rocher, pá!

15/5/07 8:37 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

riscos... nem de propósito, seria aqui de fazer a pequeníssima chamada de atenção, ao risco feito por um autor que faz um século e que te deu vida, capitão haddock. hergé, heterónimo, pseudónimo ou anónimo, distinto senhor da banda desenhada belga!
estou, naturalmente a falar de outros riscos, estes feitos no papel, e da coragem de enfrentar a sua brancura e aridez, que podem também, inerentemente, conter riscos, sejam eles destinados à gula dos sentidos visuais ou, por outro lado, à distinta formação do nosso imaginário através da palavra escrita!
aguça-nos o apetite, a tua escrita...

15/5/07 9:55 da manhã  
Blogger Boop said...

Bom dia!!!!!!!!!!

15/5/07 12:04 da tarde  
Blogger mixtu said...

risco...
perigo...
um é abstacto
outro é concreto...
tinha sempre que usar cábula para saber a diferença...

Por exemplo, se eu não beber, corro o risco de morrer à sede,
se eu beber, há o perigo de escrever em blogs sobre risco e perigo...

yayayaya

pd. nunca usem o nome do Senhor em vão...

yayayaya

15/5/07 4:02 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

corres o risco, muito provável, de, mais logo, "levares" com um comentário meu!!
Vou ponderar o risco de tal leviandade e volto depois.
crt

15/5/07 7:42 da tarde  
Blogger mixtu said...

      |^^^^^^^^^^ || ||\__
      | ♥.VINHO.♥ |||||__| |'""\\__
      |__....._____ | ||"__|__|_||_]
        "(@)"(@)"""""""""(@)""(@)"
    _ _ __ __ __ _ __ _ __ __ _ __ _ __
    _ _ __ __ __ _ __ _ __ __ _ __ _ __

15/5/07 10:33 da tarde  
Blogger Klatuu o embuçado said...

Sem dúvida! :)

Abraço.

15/5/07 11:43 da tarde  
Blogger Boop said...

O Mixtu abriu um negócio de distribuição...

Eh eh eh

Vamos lá ver se deixa uma garrafinha especial (de um ano de boa colheita que faça um vinho de excepção) lá noo meu canto...

(se quiseres tempo tenho um carregamento novo. Vai lá buscar!)

16/5/07 11:18 da manhã  
Blogger 1entre1000's said...

Capitão este post esta a por-me agitadissima!!!!
Em panico mesmo, e como dono aqui do estaminé tenho
que o alertar para este facto.... Com todo o respeito pelo post e pelas imagens utilizadas já viu o risco em que colocou
aquele jovem da imagem de topo???? Ali esta ele absolutamente lançado em queda livre... Para onde???
Para as mãos daquele Eduardo aquele mais abaixo despenteadamente pálido!!!! O jardineiro... Esse!!! Já viu as
mãos dele???? Cortantes!!!! Pois.... Viram o que vai acontecer ao outro pobre coitado???? Estou aflita claro que estou!!! Ora!

16/5/07 11:50 da manhã  
Blogger Boop said...

E fica-te muito bem essa preocupação pelos outros, entremiles...

Ó Haddock, sérá que o Mixtu distribui algum produto que seja útil aqui à entremiles?

16/5/07 12:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

risco.

aos vinte. uma vida de promiscuidade e desejo.

aos quarenta. ser bisexual seropositiva e ter como fantasia "adormecer nos braços de alguém"

16/5/07 2:52 da tarde  
Blogger Haddock said...

...
estes anónimos estão cada vez melhores!!!
Carolina Ribeiro Teles, és tu???
É que soa à tua pessoa... muito bom!

mixtu, um carregamento de vinho com amor??? oh pahh, tu andas muito poético...
mna. boop, toca a aproveitar!!
E também estou curioso com o carregamento que ele pode encaminhar para a UMA(zinha)...

UMA(zinha), só tu para fazeres uma leitura dinâmica de uma "posta" parada... mas o eduardo não faz mal a ninguém; quando muito faz um belo corte de cabelo ao "jovem da imagem do topo"!

16/5/07 3:21 da tarde  
Blogger Jazz Manel said...

O risco é a minha profissão!!!

16/5/07 4:01 da tarde  
Blogger rosa said...

hum... estes nónios.

penso eu de que, arrisco a minha querida pessoinha, qd fumo com enorme prazer os + de 20 cigarrinhos por dia.

laissez aller, laissez passer...

16/5/07 4:15 da tarde  
Blogger Haddock said...

rosinha,

como é que eu não pensei em ti???
mas é que a carolina ribeiro teles também é completamente passada...

está lindo!!!

eu também fumo um bocadinho...

16/5/07 4:19 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

não estamos melhores

estamos mais bem, tal como diria um jornalista do publico... espero que tenha 17 anos ou então 71

do publico é também a citação da fantasia. dum livro lançado ontem: Fantasias Eróticas - Segredos das mulheres Portuguesas

http://sexualidadefeminina.blogspot.com/2007/05/convite-lanamento.html#comments

como se faz um smiley dum gaijo a babar-se com a lingua de fora

lingua

baba

aiiiiiii

:-)

ide tomar duche. ide!

16/5/07 4:27 da tarde  
Blogger Haddock said...

tá tudo doido...

16/5/07 4:29 da tarde  
Blogger 1entre1000's said...

capitão... não sei até que ponto o eduardo não terá que dar uso às suas laminas nesta caixa de comentarios... isto esta descontrolado... :D:D:D, e foi no meu estaminé que vieram à baila as disfunções gastrointestinais... de uma forma profunda e sensivel entenda-se!!

16/5/07 4:37 da tarde  
Blogger rosa said...

ide masé todos prá praia porque:

umbelodumcalorzinhoesómeapeteceénãofazernadaebeberimperiaisnaesplanadaecomermorangosetenhoqueirfazerojantarenaomeapatecenadaicamesmo!

16/5/07 6:45 da tarde  
Blogger rosa said...

arrisco-me a q o jantarito saia esturricado hoje...

16/5/07 6:50 da tarde  
Blogger Sandokan said...

AUDACES FORTUNA JUVAT !

Deixo-te este meu poema:

A casa está vazia.
Subo as escadas e tu apareces,
às vezes,
com as cores do Outono.
Vejo um vulto, és tu
que me deixas uma marca
sobre a minha palidez.

Já não queres aprender
com o passado e só preferes
gritar, chegar ao fim da vida
para então descobrir
que não viveste.

Já não falas e não te moves,
e no entanto a minha vida estremece,
assaltada pelos teus gemidos profundos.
O pranto cresce nas ruas da amargura
porque abandonas a terra,
olhando para trás.
Então,
agora vislumbras a beleza
e a alegria que nunca tiveste,
porque os medos em que viveste
te impediram de ser feliz.
Os meus dedos continuam a fechar
os olhos...
dos guerreiros mortos.

Quero agradecer, respeitosa e sinceramente, a todos aqueles que fazem do "nosso"

http://lusoprosecontras.blogspot.com

um ponto de encontro onde a Amizade, a Paz e o Bem nos fazem sentir e viver a vida com mais AMOR.

BEM-HAJAM!


Felicito-te, também, por me presenteares com este teu maravilhoso blogue. Gosto muito de aqui "ancorar".

16/5/07 7:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sim Haddock, sou eu!
A Carolina Ribeiro Teles em pessoa (Ou será necessário vestir-me da cor viva do mar para ser reconhecida?)
Saudades minhas?

Agora deu-te para verteres verrinosos insultos sobre a minha pessoa?

Assim não consigo dormir a sesta por estas bandas.

crt

17/5/07 2:23 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

ó pa ela! uma anónima não anónima a puxar para ela o que é dos verdadeiros anónimos.

anónimos unidos jamais serão reconhecidos!

17/5/07 7:30 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

ora!...

17/5/07 10:09 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

realmente este post etá proficúo para os anónimos! e não se calam, os gajos!
e o outro, aquele do post anterior, o primeiro? chegou a dizer alguma coisa? aquela do "y", deveria ter algo a ver com o pobre desgraçado do anónimo chinês, que de tanto se dedicar a dizer mal do regime, acabou por ser denunciado pela yahoo, e condenado a passar uns anitos em cativeiro! (ar)riscou e, perdoem-me a expressão, fodeu-se!

17/5/07 10:15 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

agora é questa treta está baril!

a confraria dos anónimos.

condição única: ausência.

sem corpo, sem nome, sem personalidade, sem nada de nada.

e no entanto, de facto não se calam. são as vozes de (algés de da) fundo

até já voltei a pôr o ´ no ó para não me distinguir da corja dos anónimos

o do post anterior anterior ainda anda por lá a pôr-se nas coristas, mas diz que vem já

17/5/07 1:01 da tarde  
Blogger Zorze Zorzinelis said...

Quê? Oi? Eu apanho esta merda já com 304838408384908 comments... É só para dizer, querido e fofinho Haddock, que tou com ganas de beber o tinto que me trouxeste directamente da provincía!

17/5/07 1:06 da tarde  
Blogger Haddock said...

mas que m......... é esta, HEIN??

OS ANÓNIMOS/NÓNIOS QUE SE IDENTIFIQUEM, QUE EU NÃO SOU BRUXO!!

e depois conheço uma série deles e já estou a entrar em espiral...

e que raio é essa história do Y?? será que és tu, palhaço, que andas por aqui??

UMA(zinha) livra-te de trazeres para aqui aquela conversa de m...., tipo gastroinstestinal, do teu penúltimo post! Livra-te!!

rosinha, eu cá tenho as minhas desconfianças!!! só não sei qual dos nónios és (ou se és todos!)

carolina ribeiro teles, mori, tantas saudadinhas tuas!!!!!
e não são insultos, são figuras do mais alto estilo!!!

zorze, lindinho, bebe-o já!! essa de pôr os vinhos na prateleira é coisa do engenheiro, que passa horas a contemplar a sua bela garrafeira, mas a água!!
(olha, se formos ao porto conseguimos a companhia tu sabes de quem!! o que o meu charme não consegue...)

17/5/07 1:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O que mais aprecio nestes anônimos, mais nuns (1:06PM) que noutros, é a sua notável capacidade de apelo à moralidade dos outros uma vez que eles, seres superiores, são irrepreensivelmente nominados!!!

E como sou boa aluna, aprendo rápido, também não quero ser distinguida da restante corja e assino anónima.

17/5/07 1:35 da tarde  
Blogger Haddock said...

cum caraças... (para não dizer coisa pior!)

mas agora os nónios identificam-se pela hora??

e por que é que tanta eloquência discursiva, argumentativa e opinativa não tem nome, p......??

(hoje estou para o asneiredo!)

17/5/07 1:46 da tarde  
Blogger rosa said...

eu nao sou nónia, monsieur haddock, mas parece-me q reconheço um dos nónios... ou entao arrisquei-me e dei um tiro no escuro.

e olha lá!

(tira a chinela do pé)

n é ouvir a musica toda!

é ouvir aS musicaS todaS!

paresseux!

(ai senhores agora é q arrisquei o meu pescoço...)

17/5/07 1:49 da tarde  
Blogger rosa said...

rizzotto?

17/5/07 1:50 da tarde  
Blogger Haddock said...

rosinha,
não és nónia??
eu tenho 4 hipóteses...
pahh, um dos nónios tens de ser mesmo tu!!

BB andas por aí??

e olha, lá, florzinha (ena, esta calhou mesmo bem...), quem é que teve de gramar integralmente aquela estucha da anamar???? hein???
pobre e mal agradecida!! toma!!

rizotto? esturricou outra vez??

faz de conta que te deixo aqui o site da maria de lurdes modesto... (links não é comigo, já sabes!)

17/5/07 1:59 da tarde  
Blogger rosa said...

humpft!!!!


eu nao sou NÓNIA!!!

jamais!

17/5/07 2:02 da tarde  
Blogger rosa said...

e florzinha é a florifeia e a avó dela!

17/5/07 2:03 da tarde  
Blogger Haddock said...

(loool)

florzinha seja, então!!!
já sabes, tratas-me mal, levas troco! (já devias saber disto com o exemplo da milita...)

17/5/07 2:06 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

boa rosa, estamos todos contigo! não és nónia não senhora, e só nós é que sabemos!
e, realmente, a florifeia, não só é feia como é parola como o raio que a parta! e a rosa é tudo menos parola, com musiquinha tão boa que nos dá a ouvir...
ora!
anónimo, perdão, agora carinhosamente, nónio da hora do digestivo! licor beirão, pode ser?

17/5/07 2:16 da tarde  
Blogger Haddock said...

também pode ser o caro anónimo...
aquele com quem tive o prazer de andar à batatada no teu tasco... hummmmm...

17/5/07 2:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

hoje decidi não ser.

17/5/07 2:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

não sou!

já disse, não sou sou, não quero ser!


Deslarguem-me!!

17/5/07 2:27 da tarde  
Blogger Haddock said...

ahh, és mesmo tu!!!!

17/5/07 2:29 da tarde  
Blogger 1entre1000's said...

olhem já nem eu sei quem sou de onde venho para onde vou... livra!!!... complicados!

17/5/07 2:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

mas já disse que não sou!!


não quero ser!


larguem-me!!!!!!!!!!!!!

17/5/07 2:38 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ah do licor beirão... eu conheço ;-)

17/5/07 2:39 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

por falar em y

repararam como a mulher dele foi para um cerimónia daquelas com um vestido que tornava impossivel um gajo (ou gaija, sim que nós não andamos a dormir!) tirar os olhos das mamas dela?

17/5/07 2:41 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

raisparta, diz o capitão com os seus botões....

mas eles/elas quantos são e de quantos ips vêm eles?

nós vimos de todo o lado e de lado nenhum

nós somos os ... anónimos!


(ia dizer capitão gancho, mas tinha menos piada)

:-)

17/5/07 2:46 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

captain, o que eu tenho andado a perder. sim! porque quem perde sou eu!!!

pessoalmente, não tenho muito a noção dos riscos. até nisso sou inconsequente, ja viste? mas também não tenho da coragem. faço o que tenho de fazer e depois ve-se.
já me disseram que é mau, mas na verdade fico muito pior se não fizer acontecer. por isso: risco ou coragem, não é a mesma coisa?


bjinhos

17/5/07 2:48 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

e a uminha descobriu o significado verdadeiro do seu nick

1entre1000 (anónimos)

e o capitão descobriu que comanda um exército sem nome

17/5/07 3:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

e o que distingue as pessoas?

o nome?

um endereço electrónico?

a forma de se expressar?

de rir?

os penduricalhos e outras molduras corporais?

o pó?


anónimos? somos todos.

17/5/07 3:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ai caraças, que me tou a afogar em anónimos!!!


vão masxé procurar a maleine!

:-)))

17/5/07 3:17 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

por falar em madeleine

sei por informações fidedignas obtidas junto da judiciária de lagos que hà aqui alguns anónimos que não são verdadeiros anónimos

ora andam de capa ou sem capa. são os chamados nónios :-)

mas também há os verdadeiros anónimos. que não podem deixar de o ser pela falta de nome, corpo identidade aqui neste mundo

17/5/07 3:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

será que é desta que o nosso nobre capitão vai interditar estes terrenos
ao exército dos em nome?

:-)

no meio de tantos desafios prémios e quejandos, será esta uma nova prova

será para os apanhados?

sei que é bera. ninguém gosta do desconhecido nem de desconhecidos.

já sei. ....

enganei-me. afinal, não sei.

17/5/07 3:29 da tarde  
Blogger Haddock said...

tá decidido: VOU SUICIDAR-ME!!!

17/5/07 3:30 da tarde  
Blogger Haddock said...

versão light: vou almoçar e não volto!


e anónimos.... eu apanho-vos!!!

17/5/07 3:31 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este risco de ser anonima e de ser apanhada...voluntariamente,abracignes ainda te suicidas e depois o que fariamos sem ti meu caro capitao...

17/5/07 5:44 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

one down, several other´s to go...

17/5/07 6:34 da tarde  
Blogger zeus said...

Como a musica de morphine as vezes "I feel lucky" e depois arrependo-me - ou não - acho que é isso que apimenta o dia a dia.

17/5/07 6:58 da tarde  
Blogger mixtu said...

se for necessário mais vinho...
yayayaya

abrazo monarquico

17/5/07 10:55 da tarde  
Blogger Boop said...

Mixtu...
Acho que sim
O Haddock deu cabo do stock ontem com o almoço tão demorado...

... e nem convidou...

18/5/07 9:23 da manhã  
Blogger Zorze Zorzinelis said...

Haddock, filho, um abraço apertado e bom dia, pá!

18/5/07 9:51 da manhã  
Blogger Naked Lunch said...

ainda é muito cedo para riscos... volta depois de almoço!

18/5/07 10:08 da manhã  
Blogger Haddock said...

BB, salva-me destes nónios!!!

Morphine vai bem com tudo...

Mixtu, pois claro que é, que a mna. boop é uma autêntica esponja!

Zorze, um bom dia para ti, lindinho!

Naked, volta, mais vai ter ao andar de cima!!

18/5/07 1:22 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home