segunda-feira, maio 21, 2007




6 graus de separação
(e o absurdo faz sentido?)





E se for verdadeira a tese de que estamos à distância de 6 graus do mais completo desconhecido? Daquela pessoa cuja existência ignorávamos e que até pode morar nos antípodas?


É a teoria segundo a qual estamos separados de alguém por apenas 6 pessoas.

Proximidade fantástica, mas cada vez mais confirmada pela realidade virtual.

Nisto achamos quem nunca procurámos.

E chegamos a sentir a falta de quem não conhecemos.

Estranhas novas ligações.


Há sociólogos que defendem que já não existem povos e sim agregados sociais que, como um caleidoscópio, assumem formas distintas e que duram o que dura o acto que os convoca.





Os cristais estáveis, que representam um povo, reordenam-se e interconectam-se continuamente formando figuras intensas, porém efémeras como o vigor da chama do acordo de pertença que liga o grupo.
(como é óbvio, esta pirosice não é da minha autoria!!)


E apesar (ou por causa) disto, estamos ou não mais sós?



Faraway so close, o filme...


... e a banda sonora aqui!


Nota de rodapé:

A teoria dos 6 graus de separação foi inventada há 40 anos por um professor de psicologia norte americano, chamado Stanley Milgram.


Milgram enviou 160 cartas a um conjunto de pessoas, aleatoriamente escolhidas, que receberam a incumbência de as tentar fazer chegar a uma determinada pessoa-alvo. Das 160 cartas, 42 chegaram ao destino, tendo passado, pelos seus cálculos, pelas mãos de, em média, 5,5 intermediários. (como é evidente, o endereço não foi fornecido... consta que o senhor era sério!)



Não vi. Não me responsabilizo se não prestar!


33 Comments:

Anonymous Anónimo said...

isto é tão verdade que hoje falaram-me nisto! por isso também sou a 6ª pessoa de alguem! e nós, quem é q temos em comum, sr haddock?

21/5/07 6:59 da tarde  
Blogger Boop said...

Mas nem por isso menos sós!!!
Mesmo que esperemos por um mail, um comentário... não é isso que nos faz companhia à noite... ao jantar... num bom copo de vinho...
(e noutras coisas mais intimas que não são para aqui chamadas!)

Mas também é bom saber que estamos tão perto de poder contactar com qem queremos!

21/5/07 7:43 da tarde  
Blogger Vince Vice said...

Caro camarada, desde já, bom post! Conheço essa teoria e penso que hoje em dia é, va como diriam, bastante fraquinha. Quanto ao resto concordo. E não te preocupes, se o filme não prestar, vamos todos ver o "john Rambo" E porque? Pa tambem não te sei dizer. Um grande bem haja camarada!

21/5/07 8:04 da tarde  
Blogger NoKas said...

Eu acredito nos graus, sou uma crente! Vivi o seu milagre na pele! E não são seis, são muito menos, devem ser uns dois ou três!

21/5/07 10:20 da tarde  
Blogger ALeite said...

Seja! Um abraço.

22/5/07 12:38 da manhã  
Blogger pinky said...

interessante teoria! gostei, vou ter que ir investigar isso, despertou-me a curiosidade.
É engraçado como tudo conflui num mesmo sentido.
Ontem passei na fnac, e no seguimento da minha última leitura, comprei mais 3 livros dos sô doutouri weiss, um deles sobre almas gémeas.
Eu cá cada vez acredito menos nisso das gémeas, cá pra mim ou não existe mesmo ou então a minha pisgou-se para um qualquer lugar recôndido onde não possa ser encontrada, tirou férias eternas. hahahahahaha
Mas pronto, a curiosidade é sempre mais que muita e leva sempre a melhor, e sendo os sô doutoris a escrevem, a malta lê tudo com mais atenção.
Quanto ao caleidoscópio, piroso?vai de quem o vê, e de quem o lê! Eu cá adoro caleidoscópios, e a teoria do reagrupamento das pessoas, e da inextência, ou mesmo "extinção" de povos é bastante interessante, e ponto de partida para uma boa reflexão.
Se bem que penso que há povos que nunca deixarão de existir, mesmo que a terra vá para o espaço!
xiiiiiiiiiiiiiiii na pá! ca grande comment! tenho que deixar de escrever depois da 1 da matina....

22/5/07 4:52 da manhã  
Blogger 1entre1000's said...

na realidade é um tema pertinente... well done capitão well done! Esse tal de Stanley teve uma boa ideia mas arriscou a dar um tiro no próprio pé...
haddock no entanto não podia deixar passar o dia de hoje sem apontar uma falha ingrata aqui do sono! Pensei que hoje teriamos aqui uma posta acerca do teu pai... como é que deixas chegar ao centenário de Hergé e nem umas linhas sobre o homem que te deu vida capitão... saio triste cheia de baba e ranho pelo hergé que nem foi homenageado por estas bandas... tadinho! Ele que te deu essas barbas que envergas com tanto orgulho... sniff sniff

22/5/07 9:20 da manhã  
Blogger Boop said...

Sabes entremiles, ele deixa essas homenagens para o Timtim, e ouvi dizer que ele não gosta do "pirralho" e do seu canito...

Vá-se lá entender estes velhos capitães...

22/5/07 11:09 da manhã  
Blogger Haddock said...

UMA(zinha), tens toda a razão, mas como esclareceu aqui a mna. boop eu não morro de amores pelo sr. hergé, que consta que era um ultra-conservador de extrema direita, colonialista e racista (cfr. tintin no congo). reconheço-lhe o talento para os bonecos e a magnífica inspiração na criação de moi même, que de todos, sou definitivamente o mais giro!!!! do tintin não gosto, irrita-me, de facto. ele mais o milou (como se isso fosse nome de cão...).
mas vou pensar numa homenagem para outro dia, nem que seja à minha ilustre figura, que tal??

Lia, nós já não precisamos de intermediário, gaja! Onde é que te tens escondido? Olha que o anónimo lá do teu sítio anda a meter-se com a mna. mónica! Vê se impões respeitinho...

mna. bete (lol), boop: bem visto! parece que vivemos na era da desmaterialização da companhia...

Vince, pois esta tese já deu o que tinha a dar e daí talvez não... parece que até ganhou novo fôlego com as comunidades cibernautas. Com efeito está a ser recuperada pelas novos estudos das redes sociais.

nokas, e com sorte até nos cruzámos recentemente...

popper, outro!

pinky, que maravilha de esmola!!! eu gosto é destes fregueses que se dispõem a dissertar sobre os meus motes e que não se limitam a dizer olá ou coisas menos simpáticas ainda!!! a ideia do caleidoscópio até foi feliz, o texto é que é um bocadinho poético demais para convecer alguém da sua cientificidade...

abraços!

22/5/07 12:57 da tarde  
Blogger 1entre1000's said...

eu nunca fico trist(INHA), que isso é para fracos... quanto muito fico TRISTE, mas não fiquei triste aqui, pelo passar em branco do sono ao senhor hergé... fiquei só desapontada... e queria espicassar o exmo sr. capitão... ;)

22/5/07 2:10 da tarde  
Blogger 1entre1000's said...

e sei que o sr. hergé (esteja ele onde estiver) está feliz por esta minha nota e por estes meus comentários! :D

22/5/07 2:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

mania de salvar quem está a morrer!

deixem-nos, coitados...

22/5/07 2:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

COME HARDER!

22/5/07 2:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

com um chapéu de chuva de xadrez

22/5/07 2:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

the touch of your lips, mas alguém percebe estar merda?

22/5/07 2:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

cinco esmolas num minuto, suponho que chega

22/5/07 2:17 da tarde  
Blogger 1entre1000's said...

ó coiso já chegas-te??!?!? quilha-se!!! fui....

22/5/07 2:17 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

tinha mais graça quando se defendia por aqui (contra a corrente) os posts dominicais

a popularidade traz também destas coisas, meu caro capitão?

ou são acasos?

22/5/07 2:19 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

dont worry miles, este é também o meu ocaso

22/5/07 2:20 da tarde  
Blogger Haddock said...

Olha, anónimo/coiso, se pensas que me chateias tás muito enganadinho, que para mim esmola é como miminho...

UMA(zinha), pronto! um dia faço a homenagem ao hergé/haddock!! eu não gosto é de calendários...

22/5/07 2:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tu est absolument proibé de me faire des éloges postumes!!

22/5/07 2:30 da tarde  
Blogger Boop said...

LOL

ou melhor

RMA

22/5/07 3:09 da tarde  
Blogger Zorze Zorzinelis said...

Oi?

22/5/07 4:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Depois de ler com muita atenção o teu post e os teus comt. não sei o que dizer. Primeiro tenho que pedir desculpas pela ausencia, mas o trabalho deu quase cabo de mim. Se realmente esta tese têm um fundo de verdade eu diria que têm tudo a ver com as interrelações entre as pessoas e o proprio mundo.Se estão a 6 graus a 6 pessoas, só depende de cada indivíduo. Acho que está um bocadinho confuso mas espero me fazer entender. Ou será que eu não percebi o post?

22/5/07 4:23 da tarde  
Blogger rosa said...

Ué?

lol

22/5/07 5:18 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

je trouve ces "oi" et "ué" assez suspects... ça c'est une "poste" sérieuse mes enfants!! Faites com mr. l'engenieur qui, nonobstant être trés occupé, est venu ici penser sur le theme!!

je suis d'oeil!!

22/5/07 6:38 da tarde  
Blogger BÓLICE said...

LOL ó Camarada... tu assim dás cabo deste pessoal teu amigo... digo eu em grÉgo, nÉ? Entendi-Te ferpeitamente, mas'É qu'É, perfeitaMENTE, pÉ! Num'achas?!?
É mesmo aqui'ó'lado, pÁ! lOl

ABRÇ e hasta siemprÉ... qu'já É tarde

B)'

PlayStaxi'on: GANDA MALUKO

22/5/07 8:42 da tarde  
Blogger mixtu said...

agora cá está um post...
uma critica à cor da letra e fundo, porra, tenho que seleccionar para branco, porra, mais os copos...

eu já tratei esta teoria, está provado que só 6 em 6 mulheres é que levamos para a cama, yayaya

isto há cada teoria...

agregados... mas com respeito sem intimidades, entones... o povo lusitano que conquistou meio mundo e o outro? annn?

interessante, pedindo desculpa pela minha 4ª classe...

6 pessoas, porra, feitas as contas, 11, é pah! vou para os copos

23/5/07 10:12 da manhã  
Blogger zeus said...

Também anda uma série no AXN com o mesmo titulo relacionada com o mesmo tema. Espero que o filme seja melhor.

23/5/07 12:43 da tarde  
Blogger Boop said...

Acho que a Sara vai escrever primeiro... Tim Tim...
Eh eh eh

Olha lá?
Percebeste alguma coisa da conversa do Mixtu?!?!

23/5/07 12:48 da tarde  
Blogger Boop said...

E ele não traz mais vinho?

Ou ainda não pagaste o último carregamento?

23/5/07 12:49 da tarde  
Blogger Haddock said...

bólice, palhaço, já andava doente de saudades!! claro que me entendes, ou não fosses um dos retardados mais à frente desta comunidade!

mixtu, para pastor perdido na serrania e apenas com a 4ª classe, tens muita saída, rapaz!! e essa aritmética do vinho deve ajudar...

zeus, e eu que pensava que estava a dar uma grande novidade...

mna. boop, tens de incutir bom gosto à sara!!! o tintin não tem graça nenhuma, omessa!
Quanto ao mixtu, percebi tudinho: está com os copos!!
(mais uma vez, esqueci-me da carteira...)

23/5/07 12:57 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Que desvaneio

23/5/07 10:36 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home