quinta-feira, setembro 27, 2007



A lei da utilidade marginal decrescente

ou

a anatomia da procura


(breve ensaio sobre a teoria económica do post)





É com ternura que assistimos ao esforço de alguns fregueses para levar a nossa caixa de esmolas às ambiciosas 200 ou até mesmo 300.

É claro que, para que isso fosse possível, seria necessário que cada post ficasse na montra por mais algum tempo do que o habitual.

Só que nós não somos ingénuos. E não nos aventurámos neste negócio sem perceber o mínimo das leis do mercado.

O post é um bem. No caso do Sono, um bem económico. É aquilo que vendemos.

E sabemos que quanto mais ele for consumido pela mesma pessoa, menos interesse desperta. É a lei da utilidade marginal descrescente aplicada ao mercado postal.

Diz essa lei, que é um dos pilares da teoria da procura, que o consumo de cada unidade sucessiva de determinado bem adiciona menos satisfação (utilidade) do que aquela proporcionada pela unidade anterior.





Como facilmente se percebe, se estiverem com atenção - pouco barulho aí atrás!! -, a curva da quantidade consumida tem inclinação positiva, mas é decrescente a curva da utilidade.

Este princípio aplica-se a tudo e assenta na lógica experimentada de que a primeira fatia de pão consumida por alguém faminto tem uma utilidade incomparavelmente superior à eventual décima.

No limite, a décima primeira pode até introduzir uma utilidade marginal negativa com uma bela indigestão.




PS: este ensaio valeu-nos o honroso prémio da omnisciência, atribuído pelo saudoso triliti star (vide infra).



74 Comments:

Blogger Pedaços de mim said...

Xiiiiiiiiiiiiiiii....


Olha como ele é esperto....

27/9/07 9:33 da tarde  
Blogger Pedaços de mim said...

e desta vez ninguem me tira a primeira vez......PIMBA!

27/9/07 9:34 da tarde  
Blogger pinky said...

aiiiiiiiiiiiiiiiiiii senoires capitão! economia ? agora? a esta hora da noite? ufaaaaaaa mas quem é que tem cabeças para curvas e teorias?
Mas tu não estás fartinho de saber que estas "esmolas" não entram em teorias economicistas?
estas "esmolas" são pura devoção e admiração, com muita brincadeira pelo meio! sim, porque tu puxas por nós e fomentas o diálogo bloguista! Agora curvas de economiaaaaaaaa aiiiiii amigo, nãooooooo socorrrrro tirem-me deste filme! faz-me lembrar uma cadeira do meu primeiro ano de faculdade que odiava e em que o assistente era estrábico divergente, logo copiar nos testes era um pesadelo! aiiiiiiiiiiii

27/9/07 10:57 da tarde  
Blogger foryou said...

Grande análise!! :D

(tenho de voltar com tempo para ler os atrasados, mas ainda não vai ser nos próximos dias)

27/9/07 11:26 da tarde  
Blogger o Reverso said...

haddock amigo,
como sempre, no bom caminho e, agora, assumidamente didáctico.

pedaços de mim, pimba! duas de seguida.

pinky, tens razão.
a esta hora da noite!

foryou, pois, volta que vale a pena.

28/9/07 2:17 da manhã  
Blogger pinky said...

triliti! és um must!

28/9/07 3:19 da manhã  
Blogger o Reverso said...

o
capitão
até
sabe
o
que
é
massapão !!!!!

28/9/07 4:08 da manhã  
Blogger vitornev said...

(aclarar de voz!)
desculpe! "Captain my Captain",
a conferência está excelente,
mas... quando é o "coffee brake"??
Aquela "fotsh" forense,
Aquelas curvas todas,
Esse primeiro bocado de pão,
enfim, abriu-me o apetite.
...
(blf!)
...
Shu! Manéld! calma é muito cedo para abrir o tinto! Esconde o garrafão debaixo do assento pá!

28/9/07 8:40 da manhã  
Blogger Boop said...

Passou-se!

28/9/07 9:32 da manhã  
Blogger Periférico said...

... a novidade versus o requentado!;-)

28/9/07 9:42 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

woahhhhhhhhhh pois grande novidade tudo nasce cresce morre... ò manél-d chega aí um trago e mando o teu patrão dar uma volta que essa pomada escorrega

ass: tenhodito

28/9/07 10:23 da manhã  
Blogger 1entre1000's said...

professor!!!!!!
vais deixar os acetatos no centro de cópias?!?!?
outra coisa, aqueles colegas na ultima fila um no colo do outro estão a fazer oq?!

28/9/07 10:54 da manhã  
Blogger 1entre1000's said...

professor outra questão... não querendo ser aborrecida, aquele acetato da menina despida era referente a que matéria?!?!!

28/9/07 11:55 da manhã  
Blogger Boop said...

Também reparastte nele entremiles?!!?
Eu estava um bocadinho destraida e de repente pareceu-me ver um nu de valor artistico duvidoso...

28/9/07 12:31 da tarde  
Blogger Haddock said...

dia,

pedaços de ti, então senta-te na carteira da frente.

pinky, mas que azar!! logo um estrábico divergente!!!! e estou a trasmitir o meu know how, oras!!

foryou, pois, tivemos que fazer o tpc...

triliti, ahhh que alívio ver-te por aqui, rapaz!! e sei o que é massapão sim senhor!!

anous nimous, maravilhoso novo freguês, estamos a tentar conseguir o patrocínio dos cafés delta! também gosto do manéld (blf)...

boop, ai!! passei-me??? mal agradecida!!

periférico, velhas teorias adaptadas a novos mercados...

tenhodito, tu e o manéld têm ar de se entenderem muito bem!!

milu, no colo????????
mas o tema também não é assim tão entusiasmante...
és mesmo queixinhas!!
e esse acetato foi um pequeno lapso. é para a disciplina de outra anatomia. mas essa já é de pós graduação.

juízo e pouco barulho na sala!!

a&b!!

28/9/07 12:36 da tarde  
Blogger Haddock said...

mna. boop, e se estudassem os gráficos em vez de se distrairem com indecências??

28/9/07 12:37 da tarde  
Blogger 1entre1000's said...

boop pergunta se há acetatos daqueles da menina na versão masculina... mas pergunta tu que eu ja tenho ma fama por estas bandas... não me posso arriscar a mais uma suspenção este ano lectivo...

28/9/07 12:44 da tarde  
Blogger Frioleiras said...

pois, pois, sempre com o tintol no pensamento!

Ainda bem que o Triliti voltou... cheira-me que ele só gosta só de vinho branco . Assim sendo, como v.exas vão sp para o tinto, sóbrio ele põe o serão na ordem !

28/9/07 12:46 da tarde  
Blogger Haddock said...

...

frioleiras, tintol??
mas isso foi mais abaixo...

28/9/07 12:48 da tarde  
Blogger 1entre1000's said...

professor!!!!
a autopsia ainda vai ser este semestre?!?!?! (estou em pulgas)

28/9/07 12:51 da tarde  
Blogger Boop said...

(tá bem milu)

Sr Prof Haddock...
Desculpe...
Aquelas aulas de outra anatomia que falou... aquelas da pós-graduação... podemos ir assistir?
É que estamos a pensar no nosso futuro... e hoje em dia uma licenciatura não serve para nada!
Talvez fosse uma formação útil!

E já agora diga-me - a anatomia é só feminina, ou também masculina e de interacção?

Obrigada, sr Prof

28/9/07 12:52 da tarde  
Blogger Haddock said...

ó duas da vida airada, primeiro a teoria!! daquela chata e maçadora; depois, se se portarem bem no exame, a prática. autópsia e anatomia humana só como pós gradução. e sim, mna boop, será também masculina, que não queremos perder freguesas; dizemos: alunas. quanto a isso da interacção... (estás cada vez pior!!) cada um escolhe os filmes que quiser no clube de vídeo.

28/9/07 1:20 da tarde  
Blogger Pedaços de mim said...

Bem, assim como assim,já que tem de ser,
quero a carteira da frente,

(que vejo mal ao longe)
e aqui de traz só consigo ver curvas que naõ gosto nada.

28/9/07 1:33 da tarde  
Blogger Pedaços de mim said...

e assim vejo também melhor o professor,

ihihihihihih

28/9/07 1:33 da tarde  
Blogger Boop said...

LOLOLOLOL

28/9/07 2:01 da tarde  
Blogger Boop said...

Eu quero a cadeira ao lado da despedaçada... e guardo uma cadeira para a Milu!

(afinal onde é que ela se meteu????)

28/9/07 2:02 da tarde  
Blogger 1entre1000's said...

tou aqui boop!!!!!
calma que estava a tentar entender o casalINHO da ultima fila... mas estou aqui!!!!
obrigada pela cadeira tu nunca te esqueças que quero VER TUDO!!!! sabes que sou uma aluna muito aplicada!!! :D

28/9/07 2:24 da tarde  
Blogger 1entre1000's said...

ai ja ca ha meninas apaixonadas pelo professor... esta posta (escrevo aula) promete... holá se promete...

28/9/07 2:25 da tarde  
Blogger Boop said...

Não eram os dois lá da última fila?
Afinal o que estavam a fazer!?!

28/9/07 3:13 da tarde  
Blogger pinky said...

será que li bem?
agora viraram aulas de anatomia?! hahahhaahahhahaahahhahahh ai capitão, no que foste meter hihihhii
quero ver essas aulas quero hahahahah
pelos vistos os lugares já estão tomados, mas não há crise eu sento-me no chão ;) hihihihih

28/9/07 3:35 da tarde  
Blogger 1entre1000's said...

pinky qual q?!?!? tb te guardamos uma cadeira anda ca anda!!!
trazes o gravador? é melhor gravarmos para fazermos melhor os apontamentos...

28/9/07 3:46 da tarde  
Blogger pinky said...

miles, coooool! agradecida!
levo o gravador e a máquina de filmar hihihihih não podemos deixar escapar nadinha hihihhihi

28/9/07 4:36 da tarde  
Blogger Haddock said...

pronto!!!
juntaram-se as 3 da vida airada!!!
e a mna pedaços de ti também anda a sair das cascas!! mau, respeitinho!!

ó corpo discente: esta aula não é sobre anatomia, mas sobre ECONOMIA!! e não vai haver dissecação de cadáveres, nem nus, mem NADA!!

tá tudo doido!!! já estou como o dr. Lopes...

e quero-vos todas separadas!!

ai a minha vidinha a andar para trás...

28/9/07 4:50 da tarde  
Blogger 1entre1000's said...

lá para trás professor?!?!!?
mas e o casalinho?!?!?!? não queremos interromper nada...
se ha coisa que nem eu nem as minhas carissimas colegas gostam é de ser inconvinientes... e se formos la para tras ja viu professor????
economia????????? UI... que enfadonho!! voto contra...

28/9/07 5:06 da tarde  
Blogger Pedaços de mim said...

ihiihihiihhi,

28/9/07 5:20 da tarde  
Blogger Haddock said...

milu, tu não tens voto na matéria!! e o casalinho já foi recambiado para o conselho executivo e vai ser brindado com um belo dum processo disciplinar.

queres ir pelo mesmo caminho??
então, caluda!!

e nada de risinhos!!!

28/9/07 5:24 da tarde  
Blogger 1entre1000's said...

meninas este professor esta-se a revelar um bota de elástico... pppppppppppppffffffffffff
mna Boop conto contigo (que gostas de barbas) para o acalmares... a amaciares...

28/9/07 5:32 da tarde  
Blogger Haddock said...

...

milóide, a vingança serve-se fria!!! aguarda-nos...

28/9/07 5:34 da tarde  
Blogger Haddock said...

...


http://www.netdisaster.com/go.php?mode=dog&url=http://entretantuus.blogspot.com/



toma!!!


(isto anda de uma puerilidade assustadora...)

28/9/07 5:39 da tarde  
Blogger 1entre1000's said...

milóide?!?!?!! professor o respeito espera de cima para baixo!!! depois não venha com ameaças de processos disciplinares!!!!

vou ao W.C. para me acalmar...

28/9/07 5:39 da tarde  
Blogger 1entre1000's said...

shame on you capitão!!!!
shame on you!!!!

28/9/07 5:45 da tarde  
Blogger Haddock said...

...

pronto, amuou!!
vá, milu, não te zangues...
retribui!!

28/9/07 5:53 da tarde  
Blogger 1entre1000's said...

eu la sou de amuos!
não tenho nenhum cão assim mal educado capitão!!!
da-me mais prazer deixa-lo com os remorsos da injustiça!!!!

28/9/07 5:58 da tarde  
Blogger Haddock said...

lool

bolas, estávamos a ficar preocupados...

pazes!!

28/9/07 5:59 da tarde  
Blogger Boop said...

(no intervalo)

Aquele professor é giro.
Adoro aquela barba!!!!!
Às vezes um bocadinho enfadonho... mas depois olho para aquela barba...
Estou ansiosa à espera das tais aulas de anatomia.

28/9/07 6:00 da tarde  
Blogger Haddock said...

...

estás a ver o lindo serviço, milu??

(já tens a tua revange...)

haja paciência, mna boop... haja paciência...

28/9/07 6:06 da tarde  
Blogger Frioleiras said...

Este comentário foi removido pelo autor.

28/9/07 6:10 da tarde  
Blogger Frioleiras said...

Com tantas, tantas esmolas, eu que ia comentar "o tinto" (no post" lá em baixo) acabei por registar aqui a minha esmola!

As minhas desculpas meretíssimo Capitão (aos capitães tb se pode chamar meretíssimos? ou são só os da tal profissão?....)

Já que estão numa de economia expliquem-me lá:

Ontem, apesar dos ossos doridos, fui a um jantar volante seguido de passagem de modelos na loja Maison das Galerias Tivoli. ( e consegui levar os meus saltos, grossos é certo, mas vertiginosos..)

Pergunto-me se, apesar dos trapitos que lá costumam vender serem carotes, mesmo assim,
como é que eles conseguem fazer uma festarola daquelas com tanta gente, champanhe de marca, bar aberto, etc etc !
dinheiro bem ganho !!!!!?????

Pensei que ia a uma premiére de modelos invernosos e surge um jantareco em black dress ! E eu q passo a vida a contar os tostões!!!
Como é ?
Marketing? Curva de marketing?

Aonde vão eles tirar tais lucros?

28/9/07 6:11 da tarde  
Blogger Pedaços de mim said...

( ainda estamos no intervalo? )


quero ver se tenho tempo de ir comprar um paozinho com fiambre, para comer na aula,

ehhehehehhe

28/9/07 8:22 da tarde  
Blogger 1entre1000's said...

boop tu trata de o por meiguinho... que ja estou mesmo a ver que nos vai estragar os planos perante a reitoria...
pedaços vai la buscar o snack que nós controlamos a situação e guardamos-te uma cadeira na fila da frente...

capitão ainda estou de nariz torcido consigo... o entretantuus não lhe merecia tal canozidade!!!

28/9/07 9:42 da tarde  
Blogger Pedaços de mim said...

pronto! pronto!


Ufa! estou cansada,

hehehhe
cheguei,


Então quando começa a coisa?

:))

28/9/07 10:23 da tarde  
Blogger pinky said...

eu cá só vou se for aula de anatomia, e quais dissecações quais carapuças, isso é para medicinas legais e outras que tais, nãaaaaaa, ao de anatomia, ao vivo e a cores.
senão baldo-me para as aulas e faço exame no fim, orasssss cá a perder tempo com blah bçah bçah q está td no livro, no way que eu ca sou uma mocita mt ocupada. podemos levar pic.nic? e já agora quem leva a música que faça jus á situação? will you leave ONLY your hat on? hihihihihihihi
miles, isto promete! hahahahha

28/9/07 11:54 da tarde  
Blogger Boop said...

Musica e lanche!!!
A coisa compoe-se...
quem irá comer o docente?

29/9/07 12:05 da manhã  
Blogger [A] said...

53- isso são análises demasiado profundas....

29/9/07 12:15 da manhã  
Blogger [A] said...

54- mas valem um esforço.

29/9/07 12:17 da manhã  
Blogger o Reverso said...

meninas, anda por aqui muito voyeurismo, vá não olhem mais para o casalinho lá de trás.

29/9/07 2:28 da manhã  
Blogger galatea said...

Capitán:
Su blog se ha vuelto muy "desechable" no alcanzo a digerir un post y ya nos invade con un nuevo producto. La economía del consumo, de lo superficial, fácil... sorry!

29/9/07 3:20 da manhã  
Blogger tolilo said...

não percebo nada
e de economia
ainda menos

queria sentar-me aqui.

alguém tem um banquinho pequeno com uma almofadinha para o meu rabito delicado e um chupa-chupa cor de rosa? e , já agora, uma fralda para eu me entreter a brincar ?

Chuac!_

29/9/07 10:05 da manhã  
Blogger Haddock said...

boas!!

frioleiras, segredo comercial... mas devia haver muito patrocínio por aí, inclusivamente de revistas cor de rosa: dá-lhes assunto.

pedaços de ti, nas minhas palestras ninguém come, brincamos!!

milu, milinha, pronto... excesso de legítima defesa!! ;) ok. fico a dever-te uma. que tal dedicar-te um post cheio de graxa??
mas pára de empurrar a boop para cima de mim, que ela agora até com instintos canibais anda!!

pinky, isto vai de mal a pior, não tarda transformam-me a mercearia na "passerele", se é que me faço entender... haja decoro!!

a mna. boop, PASSOU-SE!!

a, enquanto colega merceeira devias estudar estas leis do mercado. dão imenso jeito!!

triliti, vê se pões na ordem essas meninas, que estão impossíveis!!!

galatea, tens razão! mas este podes digerir com calma... slow food!!

tolilo, tonto, não devias escutar as conversas que por aqui correm... é que isto está a descambar!! toma lá um lolipop's!!

a&b!!

29/9/07 2:42 da tarde  
Blogger burro said...

lei da utilidade marginal decrescente
é demais para a minha cabeça.

29/9/07 5:43 da tarde  
Blogger burro said...

Mas hei-de lá chegar

29/9/07 5:44 da tarde  
Blogger 100 remos said...

O Capitão esquiva-se aos poemas e eu a teorias...lol
VINGANÇA!

29/9/07 10:03 da tarde  
Blogger Bandida said...

eu venho aqui às compras...

pode ser tinto?...



beijo capitão!

B.

29/9/07 11:45 da tarde  
Blogger Boop said...

É essa tua barba haddock... o que hei-de fazer...

(e não - não dou uma volta de 360º no meu baloiço!!!!!!!)

30/9/07 12:06 da manhã  
Blogger galatea said...

slow food, así soy: una insoportable romántica,
La modernidad si! para rescatar lo antiguo, para ganar tiempo para el ocio, para los paseos a paso lento.
Abrazos.

30/9/07 1:32 da manhã  
Blogger galatea said...

No tengo "alma de vendedora" pero adorno mi ventana con coloridos productos para las visitas de mis amigos.
Un abrazo!

30/9/07 2:31 da manhã  
Blogger mixtu said...

professor...
te digo que de curvas percebo muito...
yayaya

abrazos, e bom domingo, emlatim: dia do senhor

e que nunca, em vão, o chamem...

30/9/07 11:11 da manhã  
Blogger Vince Vice said...

Não se pode ficar uns dias sem cá vir! O capitão é uma maquina! Não para. Gosto disso! E que se lixe os 200 ou 300 de esmolas. Aqui é sempre a consumir. Bem haja Capitão!

30/9/07 5:41 da tarde  
Blogger eu said...

Isso é verdade, sim, senhor haddock. Comer um ovo à refeição alimenta, mas se comeres vinte ficas doente de certeza.


D. Galinha

30/9/07 5:45 da tarde  
Blogger Haddock said...

boas!

burro, se te empenhares demais não rende...

cemremos, quem é o paul auster???

bandida, poder pode. se comprares por atacado até sai mais em conta. fazemos uma atenção...

boop, cheira-me que vais ser a primeira a ir "borda fora"!!!! (cfr. post supra)

galatea, já vi que andas a mudar a montra... sim senhora, é assim que se atrai o freguês, deixando-o com "água na boca"...

mixtu, nome do senhor em vão, nisso das curvas és precoce...

caro vince, por pouco não apanhaste a nova mercadoria...

d. galinha, come os seus próprios ovos????? mas isso não é matricídio??

a&b!!

30/9/07 5:57 da tarde  
Blogger [A] said...

Já comecei a aplicá-las lá no etaminé, mas a coisa não tem dado grandes resultados comentarísticos...dahhhh.

30/9/07 9:01 da tarde  
Blogger [A] said...

eStaminé, claro.

(72)

30/9/07 9:02 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Continua a achar que o segredo está mesmo nas curvas.

30/9/07 10:40 da tarde  
Blogger merdinhas said...

Capitão...capitão....

3/10/07 10:48 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home