sexta-feira, setembro 21, 2007




A (vã) glória
por
uma esmola cheia de graxa






É do conhecimento público que a gestão desta mercearia se rege pela mais pura e vergonhosa lógica capitalista.

Move-nos o lucro a qualquer preço. Por isso, arrumamos o orgulho e cedemos aos caprichos dos fregueses.

Decoramos a montra a seu gosto, atraindo-os para o engano.

Quando a mercadoria é de fraca qualidade pomos música-ambiente e oferecemos brindes.

E quando não estamos ao balcão, andamos por aí a fingir que compramos na concorrência, quando a intenção é meramente publicitária.





Uma canseira, mas vai-se (sobre)vivendo.

Há vezes em que nos pagam na mesma moeda.

Os mais descarados então nem entram e optam por entupir a nossa caixa de correio com panfletos.

Também há quem só fique discreta ou envergonhadamente a ver a montra.

Mas normalmente não resiste a espreitar para dentro da loja.

E, mais cedo ou mais tarde, entra (disfarçado ou não) e compra qualquer coisinha, deixando esmola.

Ora, há esmolas de todo o tipo e feitio: das interesseiras às desinteressadas, das lacónicas às prolixas, das bem às mal humuradas, das elogiosas às críticas, etc.

Mas sejam quais forem, a nossa caixa registadora sorri sempre de contente.

Mas feliz, feliz, ela só fica quando entra esmola gorda. E esmola gorda é aquela que é cheia de graxa.

É feio isso? Caros fregueses, são as leis deste mercado selvagem.

E nós não ambicionamos receber mais do que damos...





Dedicatória: ao triliti star, o genial engraxador lá de cima.


54 Comments:

Blogger pinky said...

haaaaa lindo capitão! lá postastis!
e que belo texto, lá do fundinho da alma, directo, honesto, sim sr!
E a música aiiiiii que coisa mai linda!
dás-nos sempre do melhor! graciasssss

21/9/07 5:57 da tarde  
Blogger Vince Vice said...

Caro capitão eu já dei esmolas mais gordas, mas isto hoje em dia anda mal... É da crise, é da crise... Mas discordo ai na questão da qualidade. Consumo neste estaminé a muito tempo e até agora foi só material de primeira. E a companhia então nem se fala... tip top! Do melhor! Bem haja capitão!

21/9/07 6:13 da tarde  
Blogger Boop said...

Olha capitão... aprendemos contigo!
É que não és nada mau a dar graxa...
Eu cá fixco toda derretida a sonhar com a tua barba...

21/9/07 7:11 da tarde  
Blogger Pedaços de mim said...

hihiihihih
~
Graxa preta?
ou pode ser a da moda?

21/9/07 7:20 da tarde  
Blogger Vitória said...

Sem graxa e sem esmolas,aqui vai mas é um pedido da concorrência pobrezinha(RSS)....qd te der na gana passa na minha NOVISSIMA mercearia,ainda não foi estreada.Chateei-me com o outro hospedeiro e pela ignorancia tive que voltar ao blogspot :
www.quemteclanaochora.blogspot.com

21/9/07 9:31 da tarde  
Blogger Frioleiras said...

Olá, olá, olá !

AO TRILITI STAR... POIS É,
SEM GRAXA,
JURO!!!

OS BLOGUES ::::::::

O DELE E O VOSSO .....

SÂO..............
DOS MEUS BLOGUES PREFERIDOS ...
PORQUÊ???

NÃO SEI... TALVEZ POQUE ADORO SAPATOS
SAPATOS
SAPATOS ENGRAXADOS !!!!!

outra coisa....

Afinal, parece que não fiz fissura no sacro.... "tive" de ir a um ortopedista particular que, depois de eu ter feito um tac,concluiu q afinal o q parecia fissura era qlq coisa de congénito ...

Resumindo: Embora extremamente dorida e com pontos na cabeça... penso na próxima 2a feira retomar as minhas actividades habituais !

As angústias por que passei, a visão da solidão e da imobilidade , aliado ao que vi nos 2 hospitais por onde me internaram/transferiaram ... doi-me imenso...
doeu-me fisica e espiritualmente...

Estamos inseridos numa sociedade atroz ... cada vez mais atroz, e egoista e nós próprios , confrontados com a precaridade da nossa existência... mais egoistas e afundados no dia a dia, sem olharmos à volta nem ter projectos sociais ou solidários para com os outros...

anyway,

voltei ao dia a dia, com a boca mais amarga e sentindo-me que me escondo, sempre,
sempre,
nas futilidades que escolhi...

Bjs a tds

Frioleiras

21/9/07 9:32 da tarde  
Blogger tolilo said...

Tão , tão, bonitinha,
a milu

(cá em casa, há uma sra que se chama Milu !!!)

O Triliti tem graça e tu também !

pink
graça
engraçado
engraçados
espirituosos
variados
fruta cores

bolinhas
bolhinhas
gosto
gosto muito

da milu também !

Chuac!_

21/9/07 9:43 da tarde  
Blogger 100 remos said...

Não é graxa, não é bajulação: é adoração, veneração! We love you, yeah,yeah,yeah...Os sapatinhos do Capitão já brilham? Aqui vai mais um bocadinho de cuspo...arrrrrrrrrrr!

21/9/07 10:35 da tarde  
Blogger o Reverso said...

haddock,
vim mais cedo.
mas sempre te digo, és um bom negociante mas hoje geriste mal a mercearia: tinhas esperado mais um pouco e ias aos 200.

venham esses osssos!

ps-estou todo babado.

22/9/07 12:53 da manhã  
Blogger Haddock said...

noite!
... sem trovoada.

pinky, foi estratégia defensiva!! é que não aguentávamos comentar as "conspiradas" 100 esmolas da autoria de umas certas freguesas da vida airada...

e até podíamos dizer que fizemos o nosso melhor, mas não. a graxa impõe que enderecemos o mérito ao autor da ilustração!

Vince, nosso estimadíssimo camarada, se há freguês que nos eleva o ego és tu!! mas tens toda a razão: a "companhia" faz o êxito disto!!

mna. boop, os papás investiram imenso na nossa educação; por isso, aplicámo-nos!! mas como "haddock" não era nome suficientemente sonante na academia, tivemos que ensaiar outra estratégia. dedicámo-nos, então, e com afinco, à graxa... e não é que o sucesso ultrapassou as nossa melhores expectativas??
mas também podemos assegurar que nunca chegámos ao ponto de afagar a
barba de ninguém!!! antes ir para a estiva o resto da vidinha!!!

pedaços de ti, graxa é graxa!! quem liga à cor?? aceitamos a mais desastrada delas, desde que sincera, claro!

quem tecla, tu andas muito instável em matéria de endereço!!
mas vamos tentar acompanhar essa tua dinâmica...

frioleiras, já deves imaginar que ficámos tristes, pois gostamos de mensagens personalizadas e não apenas no intróito...
mas ficamos muito contentes com o diagnóstico e prognóstico optimistas!!
quanto à miséria humana que, inadvertidamente ou não, ainda "promovemos", fomos educados a nunca desviar o olhar...

tolilo, pequeno, já devias estar a dormir...

cemremos, nós sabemos que tu nos adoras, agora, escarradelas nos nossos "gucci"... santa paciência!!!

triliti, perdoa-nos, mas tu é que percebes pouco destas lides de merceeiro!!
e depois há uma coisa chamada utilidade marginal decrescente, que serve como toque de alarme.
um dia, quem sabe, explico-te a psicologia disto!
muito experiência...


a&b!!

22/9/07 2:09 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

mas afinal de contas...
...como é que se dá graxa a uns sapatos já polidinhos e sem mácula?
...para que se cortam umas repas de cabelo sem pontas espigadas?
...para é que se desfaz uma barba de pêlo fino e reluzente?
...para que é que se põe creme numa pele que é bela ao envelhecer, ao sol, na estiva?

ou, em última instância, como é que se afunda uma nau que mais parece um couraçado de duplo casco e fortes defesas com uma simples bazzooca?...

mais graxa do que isto, não consigo dar...

mas uma coisa me deixa perplexo: -é esta repentina necessidade de receber... a elogiosa "graxa"?!
com uma caixa registradora, que de tão gorda e cheia ela se encontra, mal conseguimos amparar as notitas e as moedinhas que dela caiem?!...

presumo que seja a vaidade! o que lhe fica bem! muito, muito bem!

a P.J. enche-me as medidas, e aqui, neste "clip" anda muuuito, muuuito tempo metida dentro de água!!!

22/9/07 4:10 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Eh, eh...

22/9/07 11:42 da manhã  
Blogger triliti star said...

Neto,

humuradas!

22/9/07 1:21 da tarde  
Blogger D. Maria e o Coelhinho said...

UM BEIJO

DESCARADO

DA D. MARIA

22/9/07 2:26 da tarde  
Blogger mixtu said...

os calhaus e as esmolas...
curioso sempre quis ir às esmolas da igreja, e na altura colocava uma moeda de 50 escudos e tirava da bandeja uma de 100, como se tivesse posto 200...
assim comprei a minha 1ª bicicleta

yayaya

abrazo europeo

22/9/07 5:01 da tarde  
Blogger Vince Vice said...

Alcides! Manda vir dai um caneco!

23/9/07 12:43 da manhã  
Blogger o Reverso said...

utilidade marginal decrescente, vou ver à net.
obrigado capitão.

23/9/07 3:19 da manhã  
Blogger o Reverso said...

já fui ver, omnisciente capitão.

boa noite e bom trabalho.

23/9/07 4:04 da manhã  
Blogger galatea said...

CAPITAN!!!
limosnas nuestros comentarios?... Yo hago el gran esfuerzo de traducir, bien quisiera que mis comentarios lo hicieran reír pero mi humor en portugués es discreto.
Quiero que sepa que soy una mala clienta de bloggs y post pero con usted y Mixtu (el pastor) he hecho una excepción (los dos han ganado mi corazón)
Reconozco que mi negocio ha estado pobre, estaba pensando cerrarlo, un descanso, dedicarme a viejos negocios... ya veré.
Un abrazo.

23/9/07 5:52 da manhã  
Blogger tolilo said...

A imitações !
Capitão já viste como o Triniti reagiu ?
Dedicou-te mais um post !!!

E a Frioleiras anda a imitar-me e a mandar a todos/as beijinhos como eu costumo fazer, (isto é Chuac!_) !
È o que dá a globalização !

Mas está muito engraçado ! Vai lá ver !

23/9/07 12:23 da tarde  
Blogger Haddock said...

boas!

anónimo dos cartõezinhos, tu a curvares-te perante o nosso génio??
isto está a ficar enjoativamente consensual...
mas andamos carentes de mimo, o que queres. vaidosos sempre fomos!!

migvic, documentei-me também nos teus ensinamentos postais...

avó, de ti seria de esperar uma esmolinha mais gorda...

d. maria, não se estique!!

mixtu, e como é que te arranjaste para comprar a "casal"?? gamaste a custódia??

vince, isto anda muito a seco, tens razão!

triliti, maravilhoso freguês, ninguém te bate na graxa!!!! e gostámos tanto que desta vez nem esperámos por autorização para pendurar este segundo retrato!!! obrigadérrimos...

galatea, não desistas!! e não nos deixes, ouviste? é que dás a esta mercearia um ar "gourmet" muito internacional!!

tolilo, beijoqueiro, obrigado pelo aviso!! e não penses tu que tens o monopólio dos "chuac's"!

a&b!!!

23/9/07 4:51 da tarde  
Blogger Lana said...

Olá
isto é giro capitão ... e depois sou eu que acordo com os pés de fora ... eheheh
bem na realidade a tua inteligência emocional ( sim baba-te ) é um fenómeno no nosso pequeno pais `< beira-mar plantado.
a tua diplomacia tb e eu ás vezes bem que necessitava de ambas ...
será que das lições ?
como sempre um genio na capitania
agora vou ao triliti star que é dificil de soletrar e muito mais de escrever.
1 sorriso mto mto luminoso e até breve ( bem disposta prometo ... tas mal habituado...)
Lana

23/9/07 8:57 da tarde  
Blogger Naked Lunch said...

e uma cuspidela para rematar a coisa?

23/9/07 9:15 da tarde  
Blogger maggie t said...

e quem não gosta de uma massagem ao ego que atire a primeira pedra! ;)

23/9/07 9:26 da tarde  
Blogger Vince Vice said...

Já algo embriagado, Vince Vice salta para cima duma mesa e grita:


OH CAPTAIN, MY CAPTAIN! BAGAÇO PÁ TODOS!!!

23/9/07 9:47 da tarde  
Blogger Mig said...

E que gorda seja a esmola! Da que entope as artérias do ego. Que provoque convulsões, que aumente o peso do taberneiro, que parta as cadeiras onde se senta, venha a gula!

É brilhante o Capitão, hoje como frei Tuck, gordo e ébrio das esmolas que correm. Faça a festa! Aproveite! Mas atenção, só esmola gorda não dá saúde. Mas quem se importa?

Caríssimo Capitão…

Uma vénia.

23/9/07 10:01 da tarde  
Blogger tolilo said...

Haddock !
Senhor Capitão !

Humildemente me curvo e lhe peço que me explique (porque sou pequenino) o que é que é que quer dizer com esse "remate" (a&b) nos seus comentários .
Explique-me,
s.f.f. !

Chuaczinhos!_

23/9/07 10:27 da tarde  
Blogger tolilo said...

Ah !
E uma esmolinha,
para mim,
que sou pequenino!

Chuac!_

23/9/07 10:28 da tarde  
Blogger Pedaços de mim said...

Eu dou graxa ao Capitão, pronto.


Capitão que lindas barbas,
e são tão grandes.....

:)

23/9/07 10:43 da tarde  
Blogger D. Maria e o Coelhinho said...

CAPITÃO !

O QUE É QUE DISSESTE AO COELHINHO ?

SÃO TODOS UNS TRAIDORES !

ENGRAXAM E TRAMAM !

A MINHA VIDA FOI TRAMADA POR ALGUM DE VÓS !

TODOS PROTEGERAM O COELHINHO E AS SUAS ESCAPADELAS!

O QUE HEI-DE FAZER À VIDA ?

D. MARIA

23/9/07 10:51 da tarde  
Blogger Pedaços de mim said...

D.MARIA,


o melhor é mesmo fugir.


;(

23/9/07 11:18 da tarde  
Blogger crt said...

Ainda aqui está a Vã Glória?
Quem é, afinal, essa ilustre desconhecida que teima em reivindicar dos fregueses tanto pó luzente?

Azar! Sou "contracorrentes" de pó, seja ele qual for!

23/9/07 11:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Gostei da escolha musical cartoon captain... ainda no outro dia limpei o pó aos cds e deliciei-me com esta voz,
- para quem deseja bajulação até que tem uma via musical bem introspectiva... Ou isso é o não virtual a vir ao de cima

ass: tenho dito

23/9/07 11:22 da tarde  
Blogger Haddock said...

nôte!

lana, nós durmimos sempre com os pezinhos aconchegados na botija de água quente... só que, para despistar a ASAE, resolvemos revelar os nossos podres, no propósito de, assim, ela ir chatear outro!! aulas?? e ainda por cima de diplomacia?? tu, querida freguesa, só podes ler-nos com umas lentes muito simpáticas...
é que o nosso espírito merceeiro descamba amiúde!!

naked lunch, e trouxeste o paninho de flanela??

maggie, disseste tudo! andamos nós aqui a confessar os nossos pecados mercantilistas e ainda nos "apedrejam" com umas quantas "cuspidelas"...
com este meu humor, ainda lhes parto os telhados de vidro, qual madalena!! (interpretação livre do célebre episódio bíblico... mas com todo o respeito!!).

vince, camarada, transparente como água ou envelhecido em casco de carvalho??
tenho ali uns, do lóbulo da orelha, à tua espera... coisa finíssima, não divulgues!!
e ainda dizem que bagaço é coisa menor... apresentem-me aguardente com a mesma eficácia!!

mig, estimado crocodilo, eu continuarei sempre a acordar-te desse teu ameaçador sono eterno, amigo!!! não prescindo das tuas esmolas, elegantes ou obesas, e muito menos

tolilo, puto, a&b = abraços e bjecas!! e passarei pela creche para te dar uma festa no caracol...

pedaços de ti, a graxa não é ao meu visual - poderoso, eu sei - mas à minha sobredotada inteligência...

d. maria, eu não traio fregueses!!! é mau para o negócio...
compre um cão de caça com bom faro e esfregue-lhe uma t-shir do coelhinho no nariz para, assim, se manter a par do paradeiro dele. temos aqui para venda uns belos perdigueiros, mas também com aptência para descobrir bichos de pelo. e bem ensinados: não os tricam, fique descansada.

carolina ribeiro telles, quanta honra!!
esta ilustre e desconhecida figura dá o litro pelos fregueses!! e, ao contrário de muita gente, contribui para animar o PIB!!
mas se não queres - olha a novidade! - contribuir para este peditório e, ao invés, preferes continuar a armar-te em "agente provocatrice", és bem vinda na mesma (esmola é esmola, mesmo que refractária), mas levas troco!! sim, porque contas, são contas!!

tenhodito, também tu???????
esta foi a decepção da noite...
pronto, devolvo a graxa: tens bom gosto! basta aqui vires para se notar.

pj? do melhor, a senhora. sim, porque é (era) casada com um tal de harvey que não lhe chega(va) aos calcanhares.

a&b! (abraços e bjecas)

24/9/07 1:15 da manhã  
Blogger Haddock said...

corrigenda:

(lana)

- dormimos (em vez de durmimos)


adenda:

(mig)

"e muito menos"...

... do teu desatino postal!

24/9/07 1:22 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

...
ora esta! realmente agora fiquei confundido... até as minhas anteriores palavras me soam a graxa da melhor espécie! e não era essa a minha intenção!
de qualquer forma, graxa e mimo são coisas dispares...
contudo, e não querendo andar atrás dos consensuais azuis, o anónimo por excelência deve remar forçosamente contra a maré! mesmo que a contra gosto...
mas como é que eu faço isso se, porra, a polly jean é do meu agrado e muito me custaria mentir sobre isso, e o "post" em questão é a pedir esmolas, gordas magras, de qualquer especie?!...

dois erros cometidos!!!
duas esmolas pespegadas!!!

resta-me apelar, falaciosamente, ao retorno das "favas com chouriço", do meu estimadíssimo cid a este blog, nessa altura com bom gosto!

(isto já não há volta a dar... vou ali buscar a bazooca e volto já!);)

24/9/07 2:02 da manhã  
Blogger burro said...

Este anónimo aqui de cima está a dar te bons conselhos.

24/9/07 4:19 da manhã  
Blogger Frioleiras said...

Caríssimo Haddock,

Voltei... ainda nas graxas!

Um destes dias,
e em tua HONRA (tu mereces)

vou-te dedicar uma série de SAPATOS ENGRAXADOS , no meu canto frioleirento...

É só pesquisar ums dias e depois digo ! (gosto mais de sapatos do que graxa e gosto, imenso, de spatos de verniz)...

Beijinhos

24/9/07 9:06 da manhã  
Blogger Isabel said...

Bom dia capitão,

OH, meu amigo aqui vai uma esmola das gordas que isto de me fazer chegar à mercearia logo pela manhã e "emborcar" um copázio de bom humor com um twist de ironia que me fez rir logo a esta hora não é para qualquer um.
Também não é para qualquer um fazer-me dizer palavras pouco delicadas tipo
" Emborcar".
Sim, que as meninas não dizem essas coisas!
Pelo mérito aqui vai uma esmola bem gorda agora com graxa não, já seria de mais.
È que dizer coisas menos delicadas ainda vá que não vá, agora sujar as mãos de graxa isso é que menina nenhuma faz.

Abraço capitão.

Isabel

24/9/07 10:36 da manhã  
Blogger Boop said...

Bem... Já deve 'tar tudo a luzir!!!!
Já se deve até conseguir ler um livrito antes de deitar com a luz que irradia dos lustrosos sapatos do capitão!!!!!

24/9/07 11:46 da manhã  
Blogger 1entre1000's said...

Ena pa!!! só cheguei agora para ver esta pérola... sou uma vergonha...

24/9/07 2:15 da tarde  
Blogger 1entre1000's said...

bem o nome do cão (claro está) anda aqui atravessado na garganta...

24/9/07 2:28 da tarde  
Blogger Zorze Zorzinelis said...

És um vendido, Haddoquinho!

24/9/07 3:39 da tarde  
Blogger Haddock said...

boas!

anónimo dos cartõzinhos, bons tempos esses, os das favas com chouriço... o cid põe a polly jean a um canto!!
mas não desanimes, perdeste nesta posta, mas, quem sabe, ganhas na próxima... entretanto, continua a dar tiros no pé!!!

burro, é esperto. não confies da bandeira branca...

frioleiras, maravilha!!! sapatos e graxa estão no top das nossas preferências!!! isto sem querer dissuadir os fregueses de quaisquer outras oferendas, claro!!
e, antecipadamente, obrigado!

isabel, uma esmola cheia... com graxa média!! vá lá, safaste-te com o humor e o twist de ironia, que deixaram a caixa registadora quase, quase feliz!! e estou a notar uma certa "secura" nos fegueses... já o vince se queixou.

boop, até já tentei, mas a fazer o pino não dá muito jeito. tenho que pedir para virarem as páginas...

milu, és uma ingrata, pois claro que és!! reconheces-te no canito??

zorze, com muita honra!!!!! mas ao menos trabalho para o meu pé de meia, que isto de andar com sapatos reluzentes e pé descalço não combina.

a&b!!

24/9/07 8:03 da tarde  
Blogger Aragana said...

POis... olha, eu às vezes prefiro só ver as montras e não comprar nada, por 2 motivos!

Mas, alegóricamente, isso fica para outra ocasião!
;)

24/9/07 9:07 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tenho tanta coisa a ler que nem um comentario posso escrever isso de dar graxa nem nos sapatos !!!
caro Haddock na minha ausencia fizestes posts muito originais, continua ...tenho que ler isto tudo:)
abracignes

24/9/07 10:10 da tarde  
Blogger Frioleiras said...

Caríssimo (s) Haddock (s) ...

Isso dos SAPATOS (engraxados) q dedicafrei ao Sono ... só lá para Outubro !

É à vez... agora estou no Verde Esperança (q as dores de costas e os pontos da nuca desapareçam de vez!)

Em Outubro farei anos (adoro anos, festas de anos etc etc) e, como adoro sapatos e
adoro
o blogue Sono ... nada melhor para começar o mês... espero !!!

Só 46 esmolinhas?

(...sinto-vos um bocadito paraditos , de ontem para cá...)

24/9/07 11:00 da tarde  
Blogger Frioleiras said...

Aqui vai mais outra
esmolinha...

isto não é graxa, não !
juro!
(a frivolidade é avessa a esmolas... só olha para o seu umbigo)

24/9/07 11:01 da tarde  
Blogger Haddock said...

aragana, és exímia a dar graxa!!!
... alegoricamente falando, claro!!

bb, já andávamos para te mandar uma intimação!!!!!!! não me digas que estiveste de f*****... Côte d'Azur?? toca a fazer o tpc!!

frioleiras, estão paraditos, estão. isto de dar graxa não os convenceu... optámos pelo intervalo publicitário na lógica, já insinuada, da utilidade marginal decrescente... que me valeu o 2º desenho graxista do triliti.
aguardo por outubro!! "sapatos são todos os dias"... e obrigado pela graxa, que não é graxa!!


a&b!!

24/9/07 11:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

50 engraxadelas!!

24/9/07 11:16 da tarde  
Blogger Curiosa said...

Opsssssss, perdi esta!!!!!!!
E eu que ainda há pouco andei à procura das bisnagas de bufalo para dar brilho a uns sapatinhos e nops! Nem dessa!!!
Que tal pedires um patrocinio à Bufalo???
;))

24/9/07 11:45 da tarde  
Blogger 1entre1000's said...

Ingrata?!?!?!!?!?!?!?!?!?!?!!?!?!?!?!!??!
humpft.....................
capitão andas a abusar andas andas...

25/9/07 8:55 da manhã  
Blogger 1entre1000's said...

venho ja elogiar as misses do andar de cima...

25/9/07 8:56 da manhã  
Blogger Haddock said...

obrigado, ó redondo!

curiosa, pois... pois...
se bem te conheço, foi de propósito!! búfalo...

milu, não combinámos que serias sempre a primeira??

25/9/07 7:29 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home