sexta-feira, junho 29, 2007




DO VOCATIVO



O vocativo é um termo que tem como função chamar ou interpelar o receptor (a 2ª pessoa). Num linguajar mais coloquial (ou então arcaico) é precedido pela interjeição "ó". Também se caracteriza por ser separado dos restantes elementos da frase por uma vírgula ou por simplesmente ser rematado com um ponto exclamação.

Exemplos:

Coisinho, chega aqui!

Chega aqui, Coisinho!

Ó Coisinho, chega aqui!

Chega aqui, ó Coisinho!

Coisinho!

Ó Coisinho!


Esclarece-se que "pssst" não é vocativo, no sentido gramatical do termo, assim como o assobio ou o estalar de dedos também não são.


Ora, o uso do vocativo no contexto de uma frase, especialmente quando não antecedido do "ó", é sinal de deferência ou, pelo menos, de que nos lembramos do nome do interlocutor.


Ter um curso superior facilita muito as coisas, já que corremos todos com um cómodo "Senhor(a) Doutor(a)". Mesmo que o dito seja engenheiro ou arquitecto, seguramente que não se sentirá insultado. É claro que se for Professor a história já é outra.





Acontece que o emprego abusivo do vocativo pode ser extraordinariamente enjoativo. E é um vício dos bajuladores e dos idiotas.


A menos, é claro, que a repetição aconteça num discurso de circunstância ou que seja evocativa de uma entidade espiritual ou defunta (desde que não vinda de carpideiras) ou de alguém que é surdo que nem uma porta. Aí já não é patético.




Com alguma indulgência, também podemos qualificar como vocativo o "se faz favor". Mas, estranhamente, se dissermos "ó, se faz favor", o vocativo é em rigor o "ó". Nestes casos seguem-se normalmente reticências até que o empregado chegue para então fazermos o pedido.



"Ó vós que entrais, deixai toda a esperança!"

(inscrição nas portas do Inferno)

in,

A Divina Comédia de Dante Alighieri




Despedimo-nos com amizade e até à próxima lição.



TPC:







50 Comments:

Blogger 1entre1000's said...

quem se despedia com amizade não era o apresentador do 70x7 ao domingo de manhã na RTP???????? acho que era...
ó capitão haddock, saia do seu reino dos vocativos e esclareca-me lá se era ou não era...
digo-lhe que o alcides era muito mais charmoso que esse moço que contratou agora...

29/6/07 10:43 da tarde  
Blogger Haddock said...

...
foi o que se arranjou, Ó MILU!
mas eu posso sempre resssuscitá-lo, já sabes...
isto não era a despedida do não sei quantos engenheiro veloso do longíquo tv rural??

(70x7 não é missa?)

29/6/07 10:47 da tarde  
Blogger 1entre1000's said...

tens razão penitencio-me era do TV rural, aquele das suiças gigantes até ao pescoço!!!!

29/6/07 10:58 da tarde  
Blogger BÓLICE said...

iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii-ó Meu-Amigo Cáp'tão El-Hás'Docs... e com todo o devido respeitinho! E se for tipo:
o Ó que som tem? Conheces? Queres ir ver? Aparece amanhã (dia 30) na praia d'Alburrica lá no Barreiro que vais ver o grupinho com mais de trinta biscas contadas...hhaaammmm... num'É p'ra todos, hem!?!

Hasta...

B)'

29/6/07 11:17 da tarde  
Blogger mixtu said...

despeço-me com amizade, até uma próxima oportunidade...
Eng. Sousa Veloso da TV Rural, bem chato pois a seguir dava o bonanza /aos domingos...
um dos melhores comunicadores...

abrazo,

avoco o facto de haver muitas docs e profs pelos calhaus... eu sou dos que dá um euro para fechar os blogs dos profs, yayaya

29/6/07 11:45 da tarde  
Blogger Frioleiras said...

O teu post, como sempre...soberano !

30/6/07 12:47 da manhã  
Blogger merdinhas said...

O TPC estava feito, ó tu!

30/6/07 12:48 da manhã  
Blogger Curiosa said...

Ó pá tu andas a go-go-go-zar com os que ainda sabem bem o que é o vocativo??? Aqueles que até passaram de ano à conta do Ó???
Ó Capitão não-não-não se faz, ó-não-não! (desculpa mas o trinaranjus caiu-me mal ao jantar...!).
Ó senhor, e vª exª lembra-se também da história de Ó????????
(já que se lembra tão bem do Veloso das Vacas!?!?!).

Agora vou ficar curiosa... com L'histoire d'Ó, eheheheh!!!

;)))))

30/6/07 2:13 da manhã  
Blogger pinky said...

óoooooo senhoiressssss! mas as coisas que este rapaz e se lembra! óoooo lé óooo lé!
agora essa do ó coisinho arhggggggggg
detesto! odeio! abomino! e assobio....uiiiii vai lá vai!
quanto ao tpc, já tá feitinho há um tempinho!
e assim me despeço até ao próximo dia ;)

pinky dreams e bom trabalhinho!

30/6/07 3:07 da manhã  
Blogger BÓLICE said...

ó l'ó'l... ó-lari-l'ó'l-lela!


Passa à frente e ó-caga-disso, pÉ!

B)'

30/6/07 3:42 da manhã  
Blogger Boop said...

Pronto!
(expressão de surpresa semelhante à de "o Dominio dos Deuses", quando o Ideiafix via as árvores crescerem com as sementes mágicas do druida)
Agora é que aparece "o nome do senhor em vão"!!!!!!!!!!!
Usaste algum vocativo com ele, foi?!?!

Quem é professor de história? Tu?

30/6/07 9:32 da manhã  
Blogger Lana said...

Oh pázinho, om shanti para ti e chega aqui!
as usual este sono Had Ock é um must!
se o sousa veloso estivesse vivo babava-se mas só conheço o anthimio de azevedo, o homem do tempo... e, esse só ri e é uma pessoa muito especial sem frases que ficam feitas nem vocativos Oh pázinho.
Então andaste no Om shanti tb hein? e o que sentiste? flutuaste e regressaste ou não chegastes a sair da almofada?
não está na hora do meu tpc... terei falta de material ou de intlectual?
voltarei para saber do castigo que me vais infligir, sabendo de antemão que qualquer que ele seja terás de o fazer comigo! ;)
1 sorriso muito om shanti e luminoso
Lana

30/6/07 10:04 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

ó coisinho, coisas c0migo?
:)

30/6/07 12:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ui ui...

B)ólice

30/6/07 1:02 da tarde  
Blogger eu said...

Haddock, estou profunderrimamente(já não leva assento grave, pois não ?) impressionada.
Não somente pelo que tu sabes, mas, também, pela maneira como o expões.
Eu, possuidora de enorme verborreia, fico encantada com a tua sabedoria.
O vocativo, o vocativo...
Se alguma vez precisar de psiquiatra, será no teu sofá.


D. Galinha

30/6/07 1:41 da tarde  
Blogger eu said...

Fargo vi. O outro não.
Adeus.

30/6/07 1:43 da tarde  
Blogger Haddock said...

bólice, tu não comeces!!!
e até ia com muito gosto, não fosse hoje estar longe da praia d'Alburrica, como de qualquer praia. o tempo também acordou murcho, para não variar.

ó candinha eu tenho quase a certezinha de quem tu és, marota!!

mixtu, nem imaginas quantas vezes invocámos o nome do senhor em vão... quanto aos rincóns dos professores, tirando o teu, não frequento, pois gosto pouco de receber lições.

frioleiras, eu até fazia vénia, mas a coroa está lassa... obrigado!

curiosa, mas q ideia fantástica! por que raio não me ocorreu!! a marquesa d'O do kleist?? e mais o filme do Rohmer?? fica para outro post... (maravilha!!)
trinaranjus??? engana-nos, que gostamos!
e aqui não damos propriamente lições, mas fazemos desabafos...

pinky, já está feito o tpc?? pois, muito famosas as películas. devia ter tido a ideia da curiosa, mas ando sem imaginação nenhuma.

mna boop, um dos meus preferidos, já aqui disse! lindo e actual!! vocativo com o mixtu?? não. e até pensei que não aparecesse, pois ainda não tive coragem de ler o cortazar!
professor de história?? com os professores é outra história...

lana, a minha experiência om shantiana foi fugaz sem nirvana no horizonte. e não flutuei na almofada, aterrei nela de tanta cansoço que sobre mim se abateu??
castigo?? compra os bilhetes para o shreak!

abraços!

30/6/07 1:46 da tarde  
Blogger Haddock said...

ó merdinhas, vê então a marquesa d'O do Rohmer!!

ó tu, então tens tarefa aliviada; mas vê o homem que não estava lá, que não te arrependes.

30/6/07 1:52 da tarde  
Blogger Haddock said...

ai, ó d. galinha, escapou-me o teu primeiro comentário...

ruborizo...

e agradeço a preferência por este consultório. a lista de espera é que já é longa, mas a secretária é corruptível..

30/6/07 1:56 da tarde  
Blogger Boop said...

... agora me lembro...

Não era suposto este seu um post erótico?!?!?!?

30/6/07 4:03 da tarde  
Blogger Haddock said...

... TU NÃO COMECES, boop!!

30/6/07 5:30 da tarde  
Blogger pinky said...

aiiiiiiiiiiiiiii que sono, um dia inteiro de pálpebras a cerrarem-se e lágrimas quase a escorrem-se-me cara abaixo de tanto tentar manter os olhos abertos, devo ter feito uma linda figura com os olhos a entortarem-se de tanto sono, como consegues? qual é o truque?

30/6/07 5:48 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

...
realmente, caro haddock! e o erótico???

(juro que não volto aqui! juro, juro juro!!!)

30/6/07 6:17 da tarde  
Blogger Pedaços de mim said...

Pois......não se vê nadinha de nada.......~


:(

30/6/07 9:24 da tarde  
Blogger Caiê said...

Até uma próxima, com amizade...???
Ai senhores doutores (e engenheiros), este blog descambou.
"Ó tu que fumas"é um bom vocativo que falta aqui mencionar. E "Pscht!".
E "BSCH BSCH Gatinha!!"

30/6/07 9:56 da tarde  
Blogger mixtu said...

yayayaayay
professor, professor doutor... tese em "Tosquia mecânica com tesoura a bio-diesel"

yayayaya

seu... pois agora ia escrever mas como nem todos têm uma amiga galatea que envia cortazar, não escrevo...

ouve lá, copos... se conheceres alguém interessante e bonita, bora lá...

30/6/07 11:09 da tarde  
Blogger galatea said...

?!...

30/6/07 11:19 da tarde  
Blogger mixtu said...

quien es fiel ao viño?
yayaya

30/6/07 11:39 da tarde  
Blogger mixtu said...

... a quem te talhou as orelhas, yayaya

nunca o vinho foi a martelo, jamais...

só que eu ofereço a pomada se a Galatea oferecer a comida e se ler cortazar,

30/6/07 11:51 da tarde  
Blogger galatea said...

La cita será en Puerto Octay: cena, vino y Cortazar. (muy seductor)

1/7/07 12:01 da manhã  
Blogger Haddock said...

mixtu, tu a leres cortazar??
um simples pastor, sem título académico??

devo dizer, que confio mais na galatea quanto ao vinho!!!

pinky, muuuito smples... dormir!!
(eu escrevo durante o sono...).

anónimo, mas tu não és a candinha???

caiê, vocativo de gatídeo não é verdadeiro vocativo. aliás, gatídeo não é "vocacionável" e pronto!! quanto ao "pscht", ele equivale ao "pssst"! e só é vocativo na linguagem onomatopeica, a que nunca me habituei.

1/7/07 12:02 da manhã  
Blogger Haddock said...

galatea,
mais sedutor ainda seria se tu ou o mixtu me enviassem o bilhete de avião!!

vá lá...

1/7/07 12:05 da manhã  
Blogger galatea said...

seductoramente práctico... para hacer realidad los sueños, tus sonos, hay que tener un BILHETE!!!... (primero el mio a Lisboa)

1/7/07 12:13 da manhã  
Blogger Haddock said...

mui bien...

tienes razón, galatea!
mixtu, ya sabes donde gastar tu sussídio de férias..

1/7/07 12:21 da manhã  
Blogger mixtu said...

não tenho ferias/vacaciones, logo não tenho "suicidio", yayayaya
bebe, bebe... e logo quedarás pastor

1/7/07 12:27 da manhã  
Blogger Haddock said...

ó pastor (vocativo), nos quedamos igual! (dá para perceber, espero...).

1/7/07 12:31 da manhã  
Blogger Frioleiras said...

Haddock,

Em relação ao teu comm. no meu blogue (Júlio Resende) ... pois não...mas conheces a Marta Resende? É uma das minhas grandes Amigas e tenho muito orgulho na nossa amizade, para além de gostar ainda mais das obras dela....
(http://www.martaresende.de/)

Vai ver o site dela e dá a tua opinião depois... sabes q eu sou uma pessoa de bom gosto.... ih, ih, ih.......

1/7/07 12:39 da manhã  
Blogger galatea said...

Vinos de Galatea:
el Syrah, muy combinable; Sauvignon Blanc, para pescados y mariscos; y el Chardonnay, también para pescados, mariscos, carnes, aves, pastas y cremas. salud!

1/7/07 1:19 da manhã  
Blogger Boop said...

Bolas mais um jantar a que não fui convidada!!!!

...

Mas faço-vos um brinde para que se divirtam...

1/7/07 9:53 da manhã  
Blogger Haddock said...

frioleiras, estive a ver e gostei imenso. desconhecia...

galatea, parece-me muito bem, mesmo! venha o bilhete...

mna boop, este é um jantar de difícil concretização... falta o bilhete! mas podes vir, se financiares a viagem...

1/7/07 2:18 da tarde  
Blogger galatea said...

qué idiotez estar separados por tanta agua!...

1/7/07 3:03 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

'Tou a ver qu'É mais fácil aqui a malta "cumentar" eróticamente em amónimo... lol-sempre...y por sopuesto, aquele ABRÇ, nÉ?

hasta

B)'

1/7/07 4:28 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

... ou anómino... what ever...

B)'

1/7/07 4:30 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

je suis en train de venir sympathique dans ce blog,ton blog et les commentaires de tes lecteurs c'est la divine comédie...

O TU ai que fazes post fantasticos continua a supreender...


Abracignes

1/7/07 7:58 da tarde  
Blogger Vince Vice said...

Professor camarada Haddock, se eu não fizer o TPC, a senhora da DREN vem atras de mim? Abraços camarada, Saudades do seu estaminé!

1/7/07 9:07 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ó haddock,
cada vez durmo mais e melhor no teu canto. Por que será?
crt

1/7/07 9:58 da tarde  
Blogger Haddock said...

bólice, anónimo ou não anónimo, és sempre o mesmo palhaço!! abraço, kamarada!

bem, BB, tu é que estás a ficar irreconhecível com tanta simpatia... ou será que somos mesmo bons nisto?? abracignes!

Caro Vince, eu sei que isto anda numa fase de armanço do pior; mas confia, que não tarda muito isto descamba! grande abraço!

Carolina Ribeiro Telles!!
vindo de ti... deve ser por que te damos seca!! ou não??

1/7/07 10:03 da tarde  
Blogger rosa said...

yeah!

2/7/07 2:44 da tarde  
Blogger Haddock said...

...
como é q não pensei nisto...
obrigado!

3/7/07 4:49 da tarde  
Blogger Haddock said...

e já que ninguém se atreve...

50!

3/7/07 5:05 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home