sexta-feira, agosto 17, 2007



XEQUE - MATE







Não há nada de mais irritante (enfim... até há, mas convém dramatizar um bocadinho...) do que aquela pessoa que nos conta o enredo de um livro ou de um filme que ainda não lemos ou vimos e, de tão entusiasmada, deixa também escapar o desfecho.

Então, cá vai!

Uma pintura de finais de século XV de um mestre flamengo está prestes a ser leiloada quando Júlia, uma jovem (e gira) restauradora, descobre uma peculiar inscrição oculta: "Quem matou o cavaleiro?".

Na pintura, o Duque de Flandres e o seu cavaleiro jogam uma partida de xadrez e, ao fundo, iluminada, surge uma misteriosa senhora.





Pois que está pequenino, mas o restauro é uma arte de minúcia

que não dispensa a lupa!

Se a usardes, verificareis que falamos da Tábua de Flandres,

de Arturo Pérez-Reverte.

Adiante.


Júlia está determinada a resolver este crime com 5 séculos. Mas, à medida que vai seguindo as pistas, alguns dos seus amigos mais próximos - conhecedores do enigma - são brutalmente assassinados em rápida sucessão.

Mensagens deixadas nos seus corpos sugerem uma crucial conexão entre o jogo de xadrez na pintura, o assassinato do cavaleiro, o sórdido submundo do comércio de arte e as recentes mortes.

Que tal reconstituir a partida de xadrez que se joga na tábua?





Este é o filme.


E agora vamos comprar cigarros. Não temos hora para voltar.



30 Comments:

Blogger zeus said...

Capitão deixou o cachimbo???
E eu que julgava que os marinheiros só fumavam cachimbo, que desilusão...
Alias qual é a marca dos pregos??

16/8/07 8:42 da tarde  
Blogger Curiosa said...

Meu caro Haddock,
Sinto a sua retirada para a compra de cigarros muito fugaz e bizarra. "Deixa lá postar qq coisinha antes de fugir". Já vi (ou ouvi) muito boa gente anunciar que ía comprar cigarros e nunca mais voltou...
snifssssssssss snifffffffsss, agora que voltei (só por hoje porque continuo de F*****) ele vai comprar cigarros???????????????
Nãooooooooooo!!!!!!!!!

16/8/07 10:02 da tarde  
Blogger pinky said...

hahahahahhah achjo que vou de gostar de lêr esse livro e de vêr esse filme! quero lá saber do fim, melhor é o caminho até ao fim hihihihhihi

essa dos cigarros já a senti na pele, mas no fim foi uma risota do melhor.....passado uma hora....porra! onde raio foste? o café é ao virar da esquina....errrr sorry fui á missa e não tive coragem de te dizer
foi deir ás lágrimas ... de rir! até as badaladas ouvi na altura a chamar os fieis para a missa...isto há chamamentos....

16/8/07 10:49 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Adoro esse tipo de enredos, abriste-me o apetite.

16/8/07 11:10 da tarde  
Blogger mixtu said...

pareceu-me interessante e a tua abordagem excelente

cigarros em Bora Bora ou junto a uma cepa na beira?
abrazo monarquico

16/8/07 11:52 da tarde  
Blogger o Reverso said...

o lamiré para o filme é realmente apelativo.
quanto ao tabaquito, olha se tem que ser, paciência...
quanto ao post, nem melhor nem pior: excelente.(até parece troca de galhardetes, mas não é).
abraço.

17/8/07 1:15 da manhã  
Blogger Jorge P. Guedes said...

Bom convite! Poderia bem ser usado pelos promotores da fita.

abraço.

17/8/07 2:53 da manhã  
Blogger galatea said...

4 post durante mi ausencia!!!...
Esto se parece a "El péndulo de Foucault" de Umberto Eco y quizás al Código da Vinci? jugar con el tiempo, mesclar lugares, crear, recrear: Galatea-La Venus- Simonetta- Gala de Dalí. Sólo falta el enigma, un acertijo.
Saludos Capitán (Y no se enoje, por aquí sólo frío, lluvia y nieve)

17/8/07 3:03 da manhã  
Blogger D. Maria e o Coelhinho said...

Descobri que todos os objectos têm vida, cara e falam todos comigo. O doente da cama ao lado da minha diz que eu estou maluca, mas ele é que está.

D. Maria

17/8/07 3:03 da manhã  
Blogger D. Maria e o Coelhinho said...

haddock, desculpa ela ter vindo chatear, mas sabes não está melhor. No entanto, agora que ela está "dentro" vou aproveitar para ver uns filmes, e, talvez aproveite a tua sugestão.Não penses com isto que não tenho coração e que não me ralo com ela, nada disso, mas preciso descontrair.


Coelhinho

17/8/07 3:08 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Está na minha natureza!

17/8/07 12:32 da tarde  
Blogger Frioleiras said...

Este comentário foi removido pelo autor.

17/8/07 12:36 da tarde  
Blogger Frioleiras said...

De Anif/Salzburg, aproveitando a chuva que nao para, näo deixei de vir espreitar o teu blog... e fazer tempo para ir para mais um concertozinho (belissima a musica q tenho ouvido!...)

Excelente, este teu post !

E o Arturo Pérez-Reverte... soube-me bem reve-lo ... é o genero de pintura que gosto, aliada à contemporänea ...

O livro... para comprar, embora pouca ficcao leia.

o filme... para ver, se o recomendas !

Repito, este teu "posts" está soberbo!

As moedas do pc (recepcao do hotel) estao a acabar e, por ti, mando um abraco a todos os q me costumam visitar, lá nas Frioleiras.

viele küssen
auf wiedersehen

F.

17/8/07 12:37 da tarde  
Blogger Haddock said...

boas!

zeus, o cachimbo é só para impressionar... é que exige uma arte que eu não tenho e está sempre a apagar-se. vou nos cigarrinhos. marlboro marcha sempre bem e dizem que também são muito eficazes no pulmãozinho.

curiosa, nunca mais acabam essas termas??? e quanto à minha fuga virtual.... não confirmo nem desminto (mas ainda cá estou, como se pode ler!)

pinky, ena, que bela desculpa, digo: chamamento! como é que não me lembrei dessa?!? e lê o livro, que é muito engraçado. se souberes jogar xadrez ainda aprecias mais! o filme é baseado nele, claro.

migvic, então vais gostar. para mim é dos melhores do pérez-reverte.

mixtu, de regresso, pastor?? em bora bora... era bom! está mais para a cepa da beira!

triliti, começa pelo livro! ehh pahh... assim obrigas-me a manter o nível postal para conseguir competir contigo!

j.g., e é isso... um pouco de recensão e de sinopse.

galatea, bem vinda! falas no umberto eco... pois já compararam este ao nome da rosa pelo registo de mistério. falta-te o enigma? não acho.

d. maria e coelhinho, há piscina no júlio de matos??

anónimo, então é porque te fica bem...

frioleiras, ficamos embevecidos com a visita e babados com o elogio. vamos já fazer a prometida transferência bancária para voltares. cumprimentos à sissi!

abraços!!

17/8/07 2:32 da tarde  
Blogger galatea said...

Umberto Eco, todo sus novelas de ficción tienen misterio, acertijos... una de sus novelas que me dejó por un largo tiempo maravillada fuen "La isla del día de antes", de TODO: ciencia, historia, religión, lenguaje, poesía, humor, misterio, locura... (a mi me gusta el misterio)
Lo de mi post, está parado por falta de tiempo, mucho trabajo!!)
Un abrazo.

17/8/07 8:55 da tarde  
Blogger foryou said...

Hum... tenho de ver isso.

Vai de férias capitão?

17/8/07 11:55 da tarde  
Blogger 100 remos said...

Quem não gosta de jogar perigosamente de vez em quando? Parece-me que a única forma de descobrir este ou um outro mistério é jogar. Porque há coisas que escapam à razão ou à imaginação.

18/8/07 11:34 da manhã  
Blogger 100 remos said...

Ahhhhhhhhh...e eu não entendo nada de xadrez! Mas gostava...

18/8/07 11:34 da manhã  
Blogger 100 remos said...

Só mais um! A ver se me escapo ao tal post dedicado...lol!ESTOU AQUI!

18/8/07 11:35 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Não será o eterno misterio da vida, o jogar? Nada como um belo do vinho e jogar com os seus sabores. Estou no ir...

18/8/07 12:13 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mas estou a ver...

18/8/07 1:42 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Como não tens horas para voltar?

Experimenta não aparecer na 2ª e verás o que acontece!!!

(Não te esqueças - tu não tens férias, ok?)

Como ainda fumo em dias de festa, se tu não voltas ... o pessoal fica todo contente e haverá festa de arromba!!!
E eu não tenho a quem cravar um cigarro.

crTelles.

18/8/07 2:20 da tarde  
Blogger Haddock said...

boas!

galatea, essa novela do umberto eco não li, mas foi óptimo teres sugerido. quanto à desculpa do trabalho... pois, quem passa este tempo todo de f***** agora amarga!
ainda não percebi se o pastor já regressou ou se ainda por aí anda.

foryou, vou de f*****??? para já, para já, vou comprar cigarros...

cemremos, agora foges a posts dedicados?? ainda para mais com brindes feitos de Campolargo e Vale de Ancho??? então, e essa coragem??

trivial, jogar com os sabores do vinho, descobrir o seu mistério e assassinar subtilmente que se aproxime da garrafeira, não é??

carolina ribeiro telles!! de volta?? ai o pessoal fica todo contente, é?? lindo... muito lindo! andou eu aqui a dar o litro para entreter os fregueses - que ainda para mais andam chochos que sei lá - para, mal eu vire as costas, fazerem a festa!?! ingratos, todos uns ingratos!! deixo-te umas cigarrilhas de mentol, que tal?

abraços!

18/8/07 4:39 da tarde  
Blogger alfabeta said...

Já devias saber que no fim ela casa sempre com o cavalo! ehehehe

19/8/07 1:02 da tarde  
Blogger isabel said...

comprar cigaros ?!?!?!?
Normalmente não voltam mais :)

19/8/07 4:23 da tarde  
Blogger galatea said...

Capitán:
"Sus deseos son órdenes"... a pesar de la inercia de mi "tedio"
Saludos.

19/8/07 8:03 da tarde  
Blogger Meg said...

Pelos vistos tenho andado distraída...
Chego aqui, foi comprar cigarros...
E ainda não voltou?
Eu espero
Um abraço

19/8/07 10:53 da tarde  
Blogger pinky said...

agora quem vai comprar cigarros sou eu hihihiih mas volto, ai volto volto, não te livras de mim com essa facilidade hahahahahah

19/8/07 11:30 da tarde  
Blogger D. Maria e o Coelhinho said...

Sabes que me admiro por ainda teres paciência para aturar os meus desabafos?
Fica~te com a Vieira da Silva e bom jogo.


Coelhinho

20/8/07 1:21 da manhã  
Blogger Haddock said...

alfabeta, ... com o cavalo??? coitada, aqui nem o cavaleiro sobrevive...

clotilde, mas mas esses são os consortes dos azarados... nós aqui somos fiéis. por outras palavras, aturamos tudo! compromisso é para toda a vida, na saúde e no infortúnio... (piu...)

galatea, bendita provocação...

meg, chegaste em boa hora! estamos em momento de abertura postal...

pinky, enfarda uns bons pacotes de marborlo... e que alguém te pague, amiga!

coelhinho, pois que sugere vieira da silva este axadrezado...

abraços!

20/8/07 3:15 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home