quinta-feira, outubro 18, 2007




TERRORES NOCTURNOS






Como aquele nosso memorável post "All about us - O Sono não dorme" já vai longe, resolvemos voltar à carga e falar do sono e respectivos males. Em especial, dos terrores nocturnos.

Damos assim continuidade à missão de serviço público a que desde sempre nos propusemos, partilhando convosco informações de primeira qualidade e de incontestável utilidade.







Pois bem, os terrores nocturnos são perturbações do sono em que se acorda de forma abrupta e aterrorizada.

São especialmente frequentes nos meninos pequeninos (entre os 3 e 5 anos), mas podem também suceder a adultos, normalmente sob forte tensão emocional.

Surgem durante a primeira fase do sono, entre a 1 e as 3h da manhã, dependendo da hora a que nos deitemos, como é óbvio.

Duram entre 10 a 20 minutos.

Geram uma enorme agitação nas vítimas, que não chegam a despertar completamente.






Sudação e pulsação acelerada.

Possíveis reacções agressivas em atitude defensiva.

Não reconhecimento (imediato) do apaziguador.

Incapacidade de explicar o que sucedeu.

Quando muito uma memória de imagens assustadoras e vagas.

É comum no dia seguinte não haver lembrança do sucedido.








Atenção: não são pesadelos!

Os pesadelos ocorrem numa fase mais avançada do sono (entre as 4 e as 6h da manhã).

Conduzem a um despertar completo.

E há memória deles no dia seguinte, mais ou menos precisa.

Já os terrores nocturnos estão a ter lugar no momento em que se desperta parcialmente e acompanham esse semi-despertar.


Consta que os nossos terrores nocturnos nos deixam num estado de alucinação tal que corremos precipitadamente para o computador para ver se está tudo sereno no "Sono"! Depois acalmamos... ou não!!









(clicai ou não!)


54 Comments:

Blogger Zorze Zorzinelis said...

E eis que o Zorze Freddy da Cunha Krueger aparece com um cutelo...

17/10/07 11:14 da tarde  
Blogger Haddock said...

zorze......

estou � beira de um colapso nervoso... POR TUA CULPA!!!

e com os terrores nocturnos n�o se brinca!! para ajudar, t�m de se falar mansinho com o aterrorizado...

COMPREENDESTE??

17/10/07 11:18 da tarde  
Blogger pinky said...

spoooooky.....
será que vou ter temores nocturnos por causa desta leitura nocturna?
aiiiiiiii..... que medo!
não me lembro de alguma vez ter tido tais coisas, mas como dizes se não nos lembramos quando acordamos até posso ter milherntos que não vou saber!~
gosto de Wuthering Heights, do livro, do filme e áté da música eu gosto
vou-me esquecer que li este post não vá ter pesadelos, ou melhor...temores, terrores ou tremores nocturnos!

18/10/07 12:01 da manhã  
Blogger Zorze Zorzinelis said...

Haddock, vamos tomar um drink, pá. Andas muito tenso e isso ainda te provoca enxaquecas, pá. O negócio até corre bem - as sandes de torresmo com mostarda até têm tido saída. Vamos beber uns bons litros de vinho verde carrascão à pressão e mirrar umas laddies todas coquetes, pá! Deixa-te de merdas! Viraste menino agora, foi?! ;)

18/10/07 12:15 da manhã  
Blogger Frioleiras said...

levam-me comigo, Zorze?

18/10/07 12:21 da manhã  
Blogger Zorze Zorzinelis said...

Frioleiras, mas alinhas no verde vinho carrascão à pressão só para ficarmos mesmo muito malucos ou vais armar-te em menina agora? ;)

18/10/07 12:23 da manhã  
Blogger Haddock said...

ok............
.........................!!!!


(é que eu tenho problemas cardiovasculares além dos ditos terrores!!!!)

18/10/07 12:26 da manhã  
Blogger Zorze Zorzinelis said...

lol - és o maior, Haddock, parto-me a rir com a tua dissimulada seriedade!!!

18/10/07 12:29 da manhã  
Blogger Haddock said...

QUÊ???
DISSIMULADA QUÊ???

barbas são barbas...

sério por sério, e tu sabes, não gosto de verdelho, carrascão ou outro!!

arranja uma coisa ao meu nível e logo se vê!!

(temos saudades do engenheiro...)

18/10/07 12:35 da manhã  
Blogger Zorze Zorzinelis said...

Também eu, amigo!

18/10/07 12:41 da manhã  
Blogger galatea said...

terrores no, pesadillas si; con problemas con las escaleras, ascensores y con los buses que me llevan a donde No quiero ir... muy cansada, estresada, jaquecas... necesito distraerme con buenos amigos, una conversación entretenida, un buen vino... verde?... prefiero un vino dulce, Oporto?... puede ser.
ah! ya no hay boda?... mmmm... terror nocturno?, qué pena.

18/10/07 12:45 da manhã  
Blogger Haddock said...

...
pois!!


frioleiras, claro que podes vir!!

e desta vez escolho eu o tasco!!
e garanto-te que haverá alternativa ao verdelhão!!


pinky, acho que estou a precisar de mantras outra vez...
postei eu às pressas para me livrar de sarilhos e eles perseguem-me!!!
a kate bush foi só para chatear...

18/10/07 12:47 da manhã  
Blogger pinky said...

festa?! tb querooooooooooooo! seja lá qual for a tasca seja lá qual for o vinho!

18/10/07 12:51 da manhã  
Blogger pinky said...

saiu um mantra fresquinho,, da minha cantora favorita de mantras, ao vio e a cores, cantai amigo cantai....
http://www.youtube.com/watch?v=d63COahIpVM

adoroooooooooooooo este mantra, ouvide bem!

18/10/07 12:55 da manhã  
Blogger Haddock said...

...
pronto!!!
tocou o sininho!!!
eu lá te deixava de fora, pinky!?!

galatea, sem maldizer do vinho do Porto, que os há excelentes, ficarias melhor com um vinho-vinho!!
Douro, Dão, Alentejo...
aparece e combinamos isso com o mixtu!!

18/10/07 12:55 da manhã  
Blogger o Reverso said...

haddock, doutor, o que me receita?
por favor diga, que vou já ali à farmácia de serviço.

18/10/07 1:46 da manhã  
Blogger o Reverso said...

pinky, tremores nocturnos é outra coisa.

18/10/07 1:49 da manhã  
Blogger o Reverso said...

frioleiras já sabes, tira da ideia a bica do sapato.

18/10/07 1:51 da manhã  
Blogger o Reverso said...

vinho, vinho, douro, dão, alentejo, vou nessa.

18/10/07 1:53 da manhã  
Blogger o Reverso said...

eu sou assim, ou nada ou cinco de seguida. mas vou parar que já me doi a cabeça.

18/10/07 1:56 da manhã  
Blogger Curiosa said...

Pesadelos? Nem vê-los!
Terrores nocturnos que duram 10 minutos???
A mim, parecem-me mais 10 horas, ó Capitão! O mal acaba devagar… Antes o semi-despertar!!! E quanto às alucinações nada como uns bons ‘Patetas’ ‘Donald’s’ ou porém, 'Haddock’s'??? (Estes nunca experimentei mas deviam ser de alto gabarito!!!).

Lucy in the Sky with Diamonds, trá-lá-rá-lá-lá!!!

18/10/07 3:57 da manhã  
Blogger Curiosa said...

Enfim, por influência da Pinky ando numa PAZ nocturna, diurna e permanente… Quero um post Ommmmmmmmmm, please e ficamos todos em estado ZENnnnnnnnn=zzzzzzzzzzzzz=sssssonar=xxxxxonar!!!
Yoga e Tai-Chi! Ouvides???
Tal como ‘lounges’, ‘bistros’ e ‘lofts’… os tais do IN etc…

18/10/07 3:58 da manhã  
Blogger Curiosa said...

Falais em vinhos??????????????

Tou cá para isso… (Mais uma vez…!!!).

18/10/07 4:00 da manhã  
Blogger Curiosa said...

Ó Zorze, tu és muita ‘abrupto’ mas contigo até alinho no tal de verde carrascão se for à pressão porque esse até faz turbilhão! E o que eu gosto de borbulhas. Venha o tempo do tri-naranjus… ;)

18/10/07 4:01 da manhã  
Blogger Curiosa said...

Frioleiras, na ‘Bica da Xanata’ há por certo verde à pressão… Senão, venha o rosé dos Cozinheiros que nos mantém em ebulição na companhia do capitão!!!

18/10/07 4:02 da manhã  
Blogger Curiosa said...

Ó Triliti, mais vale cinco de seguida com toda a certeza, eheheheh!!!

18/10/07 4:02 da manhã  
Blogger Curiosa said...

Xiçaaaaaaaaaaaaa, o que um esmolante faz para encher a caixa do nosso capitão!!!

ZZZZZZZZ, foi só para compensar as minhas faltas, Capitão!!!
Este Pc anda pela hora da... MORTE!!!

Chuac e muito 'VERDE'!!!

18/10/07 4:05 da manhã  
Blogger tolilo said...

buá, buáááá´

tenho medos!
que feio post hoje puseram!
chiiiiiiiiiii

mas quero ir chuchar vinhito.

querem ir a um tasquinho ao pé da minha tia Ligia?
Chama-se Ferro de Engomar e eu hoje vou lá jantar! a tia leva-me (ou o tio, não sei bem)
prometeram-me, se eu me portasse bem!

venham daí!

18/10/07 7:25 da manhã  
Blogger Lana said...

bom dia krido capitão ... hoje só sonhei que te devia vir visitar ... será pesadelo?? eheheh
logo pela frequinha fica bem e sonha com o melhor que quiseres ... olha q não são todos os dias ...
1 sorriso mto luminoso
Lana

18/10/07 7:47 da manhã  
Blogger tolilo said...

ai, ai
haddock, vem ajudar a frioleiras!
o triniti anda a parodiar a menina dos pés grandes!
andam sempre atrás uns dos outros!
eu não tenho tempo!

ontem fui com a minha tia ligia à fonte nova comprar uns babetes bordados a ponto cruz , tão lindos!
são para estrear na tasca se o zorze nos deixar (a mim, à minha tia ligia e ao meu tio ricardo)ir com ele à tasca. ferro de engomar? convence-o! tem um vinho dos que ardem e jaquinzinhos fritos.
e, cá fora há uma abelhinha mágica, daquelas em que se põe uma moedita e eu posso andar. tu pões lá dinheiro, não pões haddock? e seguras-me para eu não escorregar da abelha?

18/10/07 7:47 da manhã  
Blogger tolilo said...

ai, zorze, o post que tu puseste tinha tantao sangue que eu fugi logo!
estou enjoado até com o leitinho que estou a tomar, agora, antes da carrinha me vir buscar para o infantário. ele é bonito porque tem o rio mesmo ao pé e eu lembro-me dos barcos do capitão. chama-se "bom sucesso" e fica mesmo perto do museu da marinha! ora, o capitão podia lá ir visitar-me nos intervalos! eu gostava! e podia, a correr , levar-me a comer um pastel de belém.
deixas, capitão?

chua!_

18/10/07 7:52 da manhã  
Blogger 1entre1000's said...

capitão antes demais excelente escolha musical!
a escolha filmal tb não esta nada mal...
(e estou satisfeita: tudo esta bem qdo acaba bem... e a partilha dos bolos abaixo la se resolveu...)
ja sentia falta de um post assim, com sumo e conteudo!

18/10/07 9:39 da manhã  
Blogger Boop said...

Que explicação tã bem dada!!!!
Volta a adormecer que vais ver que isso passa!

18/10/07 10:51 da manhã  
Blogger Boop said...

Ai... que eu agora não posso beber vinho...
Que inveja!!!!!!!!!!

18/10/07 10:51 da manhã  
Blogger vitornev said...

Antes-d'Ontem tive um!
e sim! Borrei-me todo!
...
ahhh (suspiro!)
tinha tempo que não vinha por estas bandas Sr. Capitão Hadoque dos Igloos da Groenlândia!
...
Capsh! estou um algo baralhado...
diga lá se me confundo, mas...
sempre se casa com a Menina Baloiçante Búpe?...
e os padrinhos vão ser o alienigénico e a Mildesh??...
e convidou aqueles anonimos todos??...
... se sim,
Posso ficar na mesma mesa do Master Zeus?
..-
ok! Manél-d! pega lá 10 ériosh! vai buscar os nossos fraques à lavanderia!

18/10/07 12:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quem me chamou? Caro Capitão desses sonhos não tenho mas tenho uns muito eróticos, esses contam?

18/10/07 1:20 da tarde  
Blogger Haddock said...

bonne nuit piti piti...

com que então não gostasteis da posta.... hummmmmm.....
pois, azaruxo!!

triliti, a receita é miminhos e festinhas na cabecinha para acalmarae. tens só que arranjar uma voluntária - o tal "apaziguador". mas consta que dar esmolas aqui na mercearia também distrai dos monstros nocturnos!!

curiosa, ena!!! isto não há como os f***** postais para depois haver generosidade esmolar!!!
"patetas" e "donald's" e isso arranja-se em que garrafeira, digo: farmácia??
eu cá não falei em vinhos, que nem gosto de verdelho. de certeza que o "abrupto" do zorze não morde se fores, provavelmente denuncia-se e desilude quem está à espera de um alienado sanguinário...
paz??? mas eu lá sei fazer posts sobre paz??? quê, pombinhas da catrina??? isso deixo para quem sabe, i.e., a pinky!!!
ah, e à bica do sapato é que não vamos, que a mim nunca me saiu bem a coisa por lá!!

tolilo, boa ideia!! vamos à tasca da tia lígia. não gosto de ferros de engomar, mas "comê-los" já é outra história. e apetece-me sempre conhecer tascos novos!! há apenas um pequenito problema... que és tu!!! é que jantares e catraios não combina!!! é depois andas birrento até dizer chega!!!
e eu não frequento museus, digo: infantários!!

milu, pois... um post com sangue, não é??? quem diria que aquilo ia descambar em batalha bolol!!!
então, temos convergência ao centro... excelente!!!

boop, boop, mas que estado interessante!! voltou a maldita cirrose, foi?? mas olha, é bom sinal: sinal de que ainda tens fígado!! e as crises de enjoo passam num ápice... dizem, que eu cá nunca tive problemas hepáticos!!

anous, caramba, já tínhamos saudades tuas e do manel-d!!
mas que salganhada andas a fazer... a mna. búpe já tem um mno. búpe!!! por vezes entusiasma-se no baloiço e começa a disparatar, mas ela já desencalhou faz tempo (digo eu)!!

trivial, engenheiro, QUE EMOÇÃO!!
chamei, chamei mas sem esperança e........vieste!!! é claro que o dito chamamento foi a propósito de vinhos e não de sonhos eróticos!!!

a&b!!

18/10/07 7:30 da tarde  
Blogger Haddock said...

lana,

pesadelo??? claro que não!!!
intuição de que havia artigo novo aqui na mercearia, isso sim!!!

abraço!

18/10/07 7:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Assim não vale...Eu estou sempre por aqui...

18/10/07 8:15 da tarde  
Blogger isabel mendes ferreira said...

:) servi�o p�blico.


____________________

mesmo!


bon sonhos. sem pavor nem horror.

18/10/07 9:25 da tarde  
Blogger pinky said...

hoje quem está a precisar de mantras, mas para relaxar sou eu! ufassssssssssssssssssssssssssss foi dose! vou alí cantar uns ommmmmmmmmms e fazer umas yogas nidras naquela voz profunda e maravilhosa, recuperar 3 horas em 30 min e já venho!

18/10/07 9:52 da tarde  
Blogger Klatuu o embuçado said...

Depois dos 35 anos as mulheres afectadas pelo mal, durante o período de maior agitação, costumam soltar gases. Depois dos 40 os homens também, acentuando-se a tendência para a megalomania na manhã seguinte.

18/10/07 10:48 da tarde  
Blogger NoKas said...

não quero ter pesadelossss socorrrooo

vou dormir... ou tentar

18/10/07 11:35 da tarde  
Blogger galatea said...

Douro, Dão, Alentejo...Douro, Dão, Alentejo...Douro, Dão, Alentejo... para no olvidar!
SI, la mejor manera de pasar el miedo es con vinito, también para la sed. el calor, el frío, el aburrimiento, ciertas enfermedades, para la eterna juventud, para pasar las penas, para pasar el rato... Douro, Dão, Alentejo...Douro, Dão, Alentejo... Douro, Dão, Alentejo... hip!

19/10/07 1:53 da manhã  
Blogger tolilo said...

por onde andam todos?

buáááá´

tenho medo de estar aqui à noite sózinho .

19/10/07 3:57 da manhã  
Blogger isabel mendes ferreira said...

bom dia....:)


foi boa a noite? sem pesadelos=)?



brinco.

_____________________

19/10/07 12:26 da tarde  
Blogger 100 remos said...

Esta noite tive um pesadelo. Sonhei que o Capitão activava o moderador de comentários...Ufa! lol

19/10/07 1:56 da tarde  
Blogger 1entre1000's said...

ta visto que alguem alterou os sonos ao capitão e ele esta a descansar... q estará a sonhar?!?!?!

19/10/07 2:18 da tarde  
Blogger pinky said...

it´s all so quiet shiuuuuuu shiuuuuuuuu...... deixem o capitão descansar hihihihi

19/10/07 8:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Hoje, tive um sonho que não foi um pesadelo.

Sonhei que estava algures perdida e surgiu um herói, montado no seu cavalo branco, a cavalgar sob uma pradaria limpa, na minha direcção, mas, repentinamente, sentiu um tremor, deu meia volta, e desapareceu na floresta densa, regada duma chuva miudinha e uma neblina espessa, deixando-me ali, especada, a sonhar com um mundo onde a magia podia ser real e a perfeição apreendida, e quando regressou, pouco depois, trazia, numa das mãos, um ramo de urtigas, que me ofereceu, e apeando-se, ligeiramente, no dorso do cavalo, envolveu-me com o outro braço, puxou-me até ele e, juntos, enlevados pelo sono, dissolvemo-nos no horizonte.

L'acoste

19/10/07 10:18 da tarde  
Blogger Boop said...

;)

19/10/07 11:38 da tarde  
Blogger o Reverso said...

por vezes tenho terrores nocturnos em forma de cãibras...
boa noite a todos.

20/10/07 1:20 da manhã  
Blogger Haddock said...

boas, mas atrasadas...

trivial, mas assim escondido não tem a mesma graça!

isabel m. f., e não somos?? os e nossos terrores recomendam-se, obrigado!

pinky, descansas neste fim de semana... ou não, pois, para não variar, temos festa, não é??

klatuu, que maravilhosa reflexão aerofágica...

nokas, mas são 3 da tarde...

galatea, cuidado!! dizem que o vinho é uma das causas possíveis de terrores nocturnos!! bebe com moderação! ;)

tolilo, pequeno, assustaram-se com o post...

cemremos, muito boa!!!! quem sabe... quem sabe...

milu, não sejas indiscreta, pá!!

lacoste, mas que sonho lindo... adorei especialmente o ramo de urtigas!!!

boop, ;)

triliti, isso é da falta de magnésio, rapaz...

a&b!

20/10/07 2:52 da tarde  
Blogger hora tardia said...

...e de facto o SONO não dorme....



___________________.

refiro-me aqui (sei lá porquê ao último post...o lá de cima).

corrosivo e assertivo.


(piano)

27/10/07 7:04 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home