segunda-feira, novembro 05, 2007



SANCTA IGNORANTIA

NOSTRA...






Nós, que sempre ostentámos o título de "Senhor da Empáfia", assumimos hoje, com a humildade que o nosso Orgulho consente, a nossa (praticamente) diária condição doméstica.


E, sem - remotamente, sequer! - querermos desprestigiar, ainda que por aquele precipitado "contágio florestal", os profissionais "a dias", temos de reconhecer que foi sempre com sobranceria que limpámos o pó de Vossos lares.


Defendíamo-nos, assim, do que considerávamos ser o vexame dessa tarefa, interiorizando - preferencialmente em latim (língua que sempre acreditámos dominar lindamente, como se ainda estivesse viva...) - que esse era um modus vivendi, que, além de nos prover sustento, nos propiciava a satisfação de nos acharmos o maximum.


Há que confessar que fumávamos demais...





Mas depois de assumirmos a soberba, decidimos limparmo-nos das impurezas narcisistas...

E agora, a sobriedade, melhor (também nada de exageros...): a serenidade introspectiva, obriga-nos a reconhecer que aprendemos muito nos lares que servimos. E, por isso, vamos deixar-nos (até ver) de (algumas) parvoíces...





Aprendemos, verbi gratia, que aquilo que dantes víamos como futilidade (incluindo de natureza capilar) pode, ainda que com muito esforço de vontade, ser considerado Arte (de preferência com os bracinhos decepados...).







E também que é admirável a prece para não regredir na Sabedoria.

Embora mais nobre ainda possa ser aquela em que "a" reclamamos.

(... ai como isto é insustentavelmente foleiro, rectius: belo; i.e, eis a insustentável beleza da antecipação legendária...)






Quereis moral da história, não quereis?

Não haveis percebido ainda?

Ora, favas! Esta é uma homenagem a Vós/Vodes (enfim, a quase todos os V's).





E estas (supra) são fotografias de Man Ray.




...


Que soubemos por um de Vós (vergonha a nossa...) ter sido também realizador de filmes.




Penitência...

(clicai ou não!)


54 Comments:

Blogger vitornev said...

Ars est celare artem.

5/11/07 8:46 da manhã  
Blogger 1entre1000's said...

capitão rendo-me!
uma vénia postal!!!!!! muito BOM!
anus, uma vénia comentatorial, mto BOM!

5/11/07 9:20 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Vai um Marias...porque tu és o Boss...

5/11/07 9:36 da manhã  
Blogger burro said...

Eu, burro, de joelhos em adoração.

5/11/07 11:25 da manhã  
Blogger mixtu said...

atão v. mercê avatou para Vós, quer dizer, nós...
e quem limpa o pó ? nós ou vós?

yayaya

soberba

sabedoria... aqui serei expulso do clã...

abrazo europeo

5/11/07 11:31 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

adorei

5/11/07 12:16 da tarde  
Blogger Lizzie said...

Atão não iria eu clicar soando-me a Man Ray, Xenhor?

Pois que limpezas as faço eu recitando em grego, que é parlatório de aspirador, deixando pois a sagrada língua latina para o pecado do banho, que as minhas vestes de pudor para o acto, se romperam nem sei há quanto. Faz a amnésia o favor de me proteger da vergonha, não vá eu ter a soberba de me achar de absoluto asseio.
E muito gostei do que mais vi, aqui neste vosso sítio e mais do nome que me é familiar pois que sono de mim faz parte nas madrugas e em tantas outras que não me fez o criador para andar acordada. Digo eu...sei lá.

com os meus respeitosos cumprimentos me despeço até uma próxima opurtunidade.

5/11/07 2:44 da tarde  
Blogger Isabel said...

Pois muito bem capit�o, h� que manter intacto o orgulho e p�r de lado a sobranceria ainda que certamente nunca a sobranceria nunca tenha existido no prop�sito de si pr�pria.
Humildade.
No belo sentido do termo.
Humilde de cabe�a bem levantada e olho no olho n�o humilde de curvado, que s� a velhice nos curvar� e mesmo assim vamos l� ver se eu deixo.
Adiante...
Entendo bem suas palavras, capit�o.
De facto e bem vistas as coisas quando tiramos a prova dos nove �s somas que vamos fazendo chegamos � conclus�o que aprendemos em todo o lado onde andamos.
Eu pr�pria ando tantas vezes por a� de livro debaixo do bra�o convencida que vou ajudar muito os mais carenciados com as minhas explica�es e qual n�o � o meu espanto venho de l� a aprender mais do que ensinei.
Deixo por a� os meus pozinhos, ai, isso deixo... mas muito tamb�m eu tenho recolhido, muitas vezes onde menos esperava.
Surpresas!
Agora o capit�o embora admir�vel esse esfor�o de liberta�o das impurezas narcisistas, n�o precisa exagerar... achamos gra�a a alguma impureza que a pureza a mais chateia, � mon�tona e �s vezes at� d� "SONO"...
Portanto s�brio e sereno mas sem exageros, com muito orgulho e talvez at� um restinho da sujidade narcisista s� para dar um brilho extra � coisa...
Digo eu humildemente!

Isabel

5/11/07 3:22 da tarde  
Blogger pinky said...

que maravilhoso post capitão! lindooooooo! e as fotos?! bemmmmm muito nos horas com posts soberbos destes! sim sr!
(and yep, a resposta já estava na pergunta ;) hihihi)

5/11/07 3:27 da tarde  
Blogger pinky said...

ª honras...

5/11/07 3:28 da tarde  
Blogger Bandida said...

e que bela penitência...

5/11/07 3:36 da tarde  
Blogger margarida já muito desfolhada said...

Mas como poderias tu saber sobre Man Ray se és tão novo. Isso são conhecimentos de gente de idade. Acaso sabem os jovens de agora quem foi Afonso Henriques!
N~~ao vos preocupeideis.

E por favor! Desflorada!
D E S F O L H A D A ! ! ! !

5/11/07 6:01 da tarde  
Blogger pinky said...

um pesente ;)

http://www.youtube.com/watch?v=cI_nkXUpvJk

5/11/07 7:30 da tarde  
Blogger pinky said...

Este comentário foi removido pelo autor.

5/11/07 7:30 da tarde  
Blogger pinky said...

Este comentário foi removido pelo autor.

5/11/07 7:31 da tarde  
Blogger pinky said...

outro! :)
http://www.youtube.com/watch?v=UMDunGVx7uU

5/11/07 7:34 da tarde  
Blogger Haddock said...

noite!!

subindo...

pinky, LINDÍSSIMOS!! o primeiro, então, de cair para lado!! isto sim é soberbo!

margarida... desfolhada (não volto a reincidir, desculpai!!), mas sabeis, é que nós sempre ós achámos omniscientes... o triliti até nos fez dedicou um post cheio de graxa, que aqui reproduzimos, e em que nos reconhecia essa virtude!!

bandida, a ti a devemos!!! muitíssimo agradecidos!!!

isabel, tu já nos conheces de outras postas... a seguir a um exercício de humildade vem quase invariavelmente um exercício de "possidonice"...

lizzie... mas quantos pudores!!
e os gregos, que saibamos (sim, porque a nossa humildade postal estende-se aqui à caixa de esmolas...) eram tudo menos envergonhados! e a vossa presença neste dormitório honra-nos de sobremaneira...

lia, assim também gosto muito: curto mas (et pour cause...)enfático!!

mixtu, pastor, limpar o pó ainda vá que não vá, agora das caganitas das ovelhas do teu rebanho tratas tu!

burro, por quem és!! hoje a homenagem presto-a eu!!

trivial, engenheiro (roidinho de inveja, tu...), manda lá as marias!!! em caixa, de preferência!!!

milu, a vénia é minha a todos vosotros!!! vvvvvvv's...

anous, insinuarás que somos mestres na arte do bluff?????

vénia....

a&b!!

5/11/07 8:05 da tarde  
Blogger merdinhas said...

Boa penitência essa.
Confesso que me haveis convencido a repenitenciar-me.

5/11/07 11:27 da tarde  
Blogger mixtu said...

as minhas ovelhas são limpinhas, as brancas dão leite para queijo e as castanho o leite chocolatado...

abrazo europeo num reformatório

5/11/07 11:39 da tarde  
Blogger Frioleiras said...

tu és o maior, haddock
em
tudo............!!

5/11/07 11:56 da tarde  
Blogger anónimo said...

Que desgraxa, continua a graxa!!!

6/11/07 12:04 da manhã  
Blogger Haddock said...

...
XARAPE, anónimo azul!



por favor, continuaides!!!

6/11/07 12:30 da manhã  
Blogger Leonor said...

Vim estrear-me, vestida de azul!

E dizer que a penúltima foto é horrível, em pleno contraste com a boa postagem.
Anda a esmerar-se capitão (ou será ps?)

6/11/07 1:48 da manhã  
Blogger D. Maria e o Coelhinho said...

Leonor, ides descalça? Estais segura do que afirmais? A minha alma acha (não sei se melhorarei a minha posição no purgatório com esta afirmação), a minha alma acha que a penúltima foto é, seguramente, sem sombra de dúvida e de certeza absoluta, completamente maravilhosa, como, aliás, todo o post.
Bem haja capitão. Aqui nU purgatório não há disto.
E agradeço,também, a ínfima partícula que me cabe da vossa homenagem.

6/11/07 4:44 da manhã  
Blogger D. Maria e o Coelhinho said...

Ai que saudades, lá em cima parece mesmo a minha D. Maria quando ao sábado tomava banhinho.
Ai, e a outra com os cabelos pendurados! Ai que saudades parece mesmo a minha D. Maria quando fez de Maria Antonieta lá no grupo cénico do nosso bairro.
Ai e aquele ferrinho de engomar, parece mesmo quando a nossa mulher a dias me dava cabo da roupinha.
Ai que saudades qu'eu tenho da terrinha.
Ai e a pnúltima fotografia. Ai que saudades. Ai q'aflição, então não é que parece mesmo a minha querida D. Maria qundo andou mal da coluna e teve que fazer ginástica da clínica de fisioterapia!?
Ai Sr. Haddock, muito obrigado por me ter feito recordar estas coisas terrenas tão agradáveis. Muito obrigado. E olhe, se precisar duma cunhazita aqui pró purgatório, é só dizer, qu'eu agora tenho cá alguém que talvez possa dar uma ajudinha.

6/11/07 5:09 da manhã  
Blogger D. Maria e o Coelhinho said...

Assinados,


Coelhinho

6/11/07 5:11 da manhã  
Blogger D. Maria e o Coelhinho said...

HIP, HIP, HURRA !

A ALMA DO MEU COELHINHO DESCEU AO SOONO!

E EU QUE JÁ ESTAVA A DORMIR (E BEM QUE DORMI ESTA NOITE) E NÃO DEI POR NADA!
QUANDO ELA DESCEU À TERRA ALGUM DE VÓS O VIU?
VISTE-O HADDOCK?
SERÁ QUE ELE AINDA ESTÁ SEDOSO E COM O PELO CASTANHINHO ?
OU ESTARÁ ÁS MANCHAS, CHAMUSCADO PELAS CHAMAS QUE ALI E ACOLÁ APAECEM NO PURGATÓRIO? GOSTAVA TANTO DE O TER VISLUMBRADO!

GOSTEI DAS FOTOG. QUE PUSESTE! FEZ-ME LEMBRAR A ETELVINA (A NOSSA MULHER A DIAS DE CABO-VERDE) QUE ESTAVA SEMPRE A PEDIR INSTRUMENTOS DOMÉSTICOS NOVOS. AIND ABEM QUE NÃO COMPREI A MÁQUINA DE TRITURAR QUE FAZIA TUDO SÓZINHA ...
ÀS TANTAS TINHA LÁ POSTO O COELHINHO , TRANSFORMAVA-O EM SALSICHAS E NEM A ALMINHA DELE TINHA IDO PARA O PURGATÓRIO!!!

CONTENTE, DESPEÇO-ME

D MARIA

6/11/07 8:04 da manhã  
Blogger 1entre1000's said...

vale sempre a pena regressar e revisitar os links deste post capitão... uma delicia!
(bolas até fiquei com dores de ouvidos dos berros acima..)

6/11/07 10:58 da manhã  
Blogger Isabel said...

Aguardo ansiosamente o exercício de possidonice, capitão!
Ou não.


Isabel

6/11/07 5:07 da tarde  
Blogger pinky said...

meus deuses continua tudo a dormir, mas que onda!
Anda aí a mosca tsé tsé? será? ou está tudo a precisar de uma bela chuvada para acordar?

6/11/07 6:15 da tarde  
Blogger tolilo said...

ai, ai, ai,
que piadas O Haddock dá!
Achei tanta graça !

Chuac!_

6/11/07 7:56 da tarde  
Blogger Haddock said...

boas!

merdinhas, faz isso, que merece o bis!!

mixtu, hás-de esclarecer onde pastam as castanhas das ovelhas...

frioleiras, ohhhhh (de olhos presos na ponta do sapato)... também nem tanto... (já está feita a transferência!)

anónimo azul, não estragues o processo de insuflação de meu ego...

leonor, ps? tipo coisa subliminar post-postal? hummmm.... hummmm....
não!! está lá tudo escarrapachadinho!!
agora, chega aqui... "horrível"?? mas que há de horrível na fotografia?? espírito crítico-penalístico em acção?? mas não está em causa nenhum manifesto contra a violência sexual.
é poética a fotografia... e man ray baptizou-a de "prece".

coelhinho, começo a desconfiar que esse purgatório tem mais de céu do que de limbo... tens é que te libertar das recordações da d. maria e arranjar uma anjinha papuda para te fazer umas festas!

d. maria, MAIS BAIXINHO!! que voz estridente... era o seu coelhinho sim, mas a alma não tem pelo...
e ainda bem que não cedeste aos caprichos da etelvina, que o coelhinho não deveria achar piada a ver-se enfiado numa mycook (já lhe bastou a experiência do frasco...).

milu, vê os links que a pinky deixou!

isabel, ainda vais ter que esperar um nadinha... andamos sem imaginação. esta ideia veio de empréstimo.

pinky, ando tudo chocho... tudo chocho... raio de outono, este!

a&b!!

6/11/07 8:11 da tarde  
Blogger Haddock said...

tolilo, onde????

6/11/07 8:17 da tarde  
Blogger santiago said...

Belíssimo post, como os que vi anteriormente. Fotos interessantes, todas elas.
Man Ray que nos deixou trabalhos interessantíssimos.

7/11/07 12:38 da manhã  
Blogger tolilo said...

eu cá não acho graça ao do rabinho!

então a esta hora! Apetece-me já voltar para o berço e não ir ao infantário.
vi aqui buscar protecção e fico deprimido
buáaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

7/11/07 8:13 da manhã  
Blogger tolilo said...

O Santiago está a brincar?

se ele é brincalhãoporque é que não vem brincar comigo?

7/11/07 8:15 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ui! Rendo-me! Fico sem palavras num post assim!

7/11/07 10:53 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

(MA! a sério!)
"Magnífico!"

7/11/07 12:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

blff BLFF BLFFF!!!

7/11/07 12:54 da tarde  
Blogger vitornev said...

:D:D! Manéld! concordo contigo aquele ferro pá!... aquele ferro! é poético! ...é sim senhor! mas não é de caldeira! Lamento! pá!

7/11/07 1:01 da tarde  
Blogger Zorze Zorzinelis said...

Ó Haddoquinho, eu tb gosto muito de ti!!!

7/11/07 1:06 da tarde  
Blogger Haddock said...

mas que raio é isto, hein?? humm?? hein?? anda aqui uma pessoa a esfalfar-se para fazer um post a pingar de suculenta humildade e recebe esta miséria de esmolas???????????????
ai a gaita!!! estou prestes a deixá-lo ficar um mês para verem o que é doce!!!

bem,

santiago, deixou mais do que supunha...

tolilo, aiii!! já te disso que te levo ao senhor doutor da caixa dos pirolitos!!

foryou, ahhh, assim também eu!!

giorgio, vindo de ti esse "magnífico" comove-nos pelo inédito!!

manél-d, obrigado, obrigado!!

anous, também não é eléctrico...

zorze, fofo, nós sabemos, mas contiua a dar graxa...


a&b!!

7/11/07 9:43 da tarde  
Blogger isabel mendes ferreira said...

.pois. in.comentável. será.

_____________________

e nada deprimida a hora tardia.


antes pelo contrário...


_____________________

cumprimentos então.


(julgo já ter dito que sou mt espartana a comentar...)
:)

____________________
mas gosto de o ler.


boa noite. com ou sem ele (Man Ray)

e com "vós"...

7/11/07 10:44 da tarde  
Blogger Frioleiras said...

bem... não é, de todo, o tipo de arte de que gosto... man ray tem outras coisas...

gostos não se discutem...

trilitiiiiiiiiii, vem cá!

explica cá os teus pontos de vista...

8/11/07 12:12 da manhã  
Blogger pinky said...

é assim mesmo capitão! dá dois murraços na mesa para ver se os copos de traçado saltam e a malta desperta pa vida! hihihihih u shake it! ;)

faço coiro com a frioleiras....ó trilitti que dizes de tua justiça?

8/11/07 12:59 da manhã  
Blogger burro said...

Venho fazer um bis cá te...

8/11/07 1:47 da manhã  
Blogger burro said...

vir + trium

8/11/07 4:14 da manhã  
Blogger hfm said...

Se um dia passares por St. Cirq Lapopie perto de Cahors - França - uma aldeia monumento cainda sobre o rio por um penhasco, vai ao Museu do Surrealismo, se ainda existir, quando lá estive há 4 anos o fundador e dono do castelo onde está o Museu era um velho "marchand" com que adorei estar duas horas a falar. Tinha convivido com Man Ray, Picasso, Eluard e tantos outros... e tinha magníficas fotografias que Man Ray tinha tirado à mulher do velho marchand uma brasileira. Mostrou-me o seu escritório - uma sala de castelo em pedro com uma lareira de pedra e uma janela de colunas sobre o rio com uma decoração surrealista onde, nas paredes, abundavam quadros de Picasso e amigos autografados para ele... um luxo de visita.

8/11/07 11:22 da manhã  
Blogger Haddock said...

boas!

isabel m.f., tu és espartana?? não há mal nisso. pior é o meu, que não consigo comentar textos poéticos... por excelentes que sejam.

frioleiras, claro que tem! e melhores! mas a imagem e a palavra... percebes? estas convinham ao discurso. ou o discurso foi ter com elas...

pinky, damo-nos por vencidos... até a autoridade perdemos, vê lá tu!

ó triliti, vê se apareces!!

caro burro, tenho que te retribuir estas palmas, pá!!

hfm, experiência fantástica, a tua!! não me importaria nada, mas tão cedo será difícil. mas sincero obrigado pela sugestão!

a&b!

8/11/07 8:29 da tarde  
Blogger nnannarella said...

Tão caro Capitão, deixo então de tratarde-vos por vossa graça de baptismo, que hei visto não agradarde-vos patavina. Mas rendo-me à vossa graça de pena e fábula e mui grata me curvo pelas confidências sobre vossos ancestrais e pela partezinha da homenagem que me ha cabido e que retribuo a vodes, emérito mestre do ridendo castigat mores. Já agora meto também um pouco de áulica latinage, porque haveis escolhido o santo sóbrio man ray, aguardando ansiosa a ocasião de poder despauterar a minha libertinage, quando vos resolverdes a apontar o foco ao ímpio witkin, que com tanta tragédia e anátema em suas fantabulosidades, certo é que apreciaria a fadistage e a napolitage. Au revoir, sem archibal!

8/11/07 10:56 da tarde  
Blogger Curiosa said...

Caro Capitão,
Venho visitar-vos, sem tempo para ler de fio a pavio a sua caixa de esmolas com muita pena minha pois costumo divertir-me a valer, mas para vos comunicar que o dia deveria ter 48 horas...
Temos pena, voltarei sempre que puder, e fiqueis desde já a saber que ando por aqui...
Mas sem tempo para comentar ou seguir o raciocínio da sua caixa preciosa!
Mantenho-me alerta qual escuteiro empenhado.

Sôdade..... ;))

8/11/07 11:08 da tarde  
Blogger Haddock said...

nnannarella, confessadamente nem nos lembravamos dessa aristocrática graça.
mas imaginai o gozo dos populares caso se apercebessem de tal pretensiosismo onomástico com que nos mimosearam à nascença...
folgamos saber que haveis gostado da história de nossos primeiros dias. confidências que não fazemos a qualquer um!
quanto à necrofilia witkiniana, lamentamos, excelsa nnannarella, mas já a homenageámos nos tempos idos de março e com a sobriedade que se impõe...

respeitosa vénia.


curiosa, desta vez escapas!! até porque, desde que reparei que a utopia estava a 40, passei a pôr travão na má lingua... ;)

bjecas!

8/11/07 11:30 da tarde  
Blogger Curiosa said...

O Utopia já vale 40???
Opsss, tenho de ir controlar as minhas ações, eheheheheh!!!


Yupiiiiiiii, tou rica, tou rica!!!
Assim vou deixar de trabalhar e posso cá vir mais vezes!

YUPIIIIIII!!!!!!!!!!!

9/11/07 4:36 da tarde  
Blogger Haddock said...

curiosa,

sim, vale! o nosso queixo até caiu!!
que tal um pequenino desconto??

9/11/07 6:47 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home