quarta-feira, dezembro 05, 2007


CHÁ

TER OU NÃO TER




Sobre a Alice e o Senhor Carroll já dissertámos abundantemente.

Já sabeis, pois, que aquele passeio dela tem para nós um efeito alucinogénio, que nos faz lembrar tempos difíceis de dependência mescalínica.

Ela só aqui aparece como motivo decorativo. Ela e a mesa de chá.

Até porque este postal nada tem de psicadélico (esse era o dos míscaros, mais abaixo).

Quando muito, pode vir a revelar-se ligeira, embora naturalmente, esquizofrénico.

O tema é, portanto, e à partida, "chá".






Não que nos interesse saber de onde vem o costume de beber esta infusão (China) ou quem nos deu notícia dele (Marco Polo) ou ainda quem foi responsável pela introdução deste hábito em Inglaterra (D. Catarina de Bragança).

Mas é de superior importância sublinhar que o consumo de chá na Europa instalou-se primeiro na aristocracia e que passou a tornar-se um ritual social o "chá da tarde", depois conhecido por "chá das cinco", que se converteu num pretexto para exercitar a arte da conversação (e, porventura, a fina arte da coscuvilhice).

A elegância e boas maneiras ficaram, por isso, conotadas com o chá. Daí dizer-se que fulano "tem ou não tem chá".




Actualmente, e por injustiça de associações precipitadas e/ou generalizantes, esse(a) "fulano(a) com chá" é depreciativamente designado por "tio" ou "tia", à revelia de qualquer ligação parental.

Depreciativamente, pela incontornável sugestão de pretensiosismo e de frivolidade.

Longe vão os tempos do "é um Senhor" ou "é uma Senhora".





É pois chegado o momento de uma viragem esquizofrénica deste itinerário discursivo.

Falemos de tios e, aproveitando o embalo, falemos do "você".

Antes de mais, a Nós ninguém trata por "tio", nem mesmo os sobrinhos! "Capitão" está muito bem, mas também anuimos um "Haddock" ou até mesmo, quando bem dispostos, um "Archibald".

E depois o "você" e sucedâneos...

Perdoai-nos se tendes essa prática, mas isso de nos dirigirmos ao outro que conhecemos desde o tempo das fraldas por "o menino" ou "a menina", outro esse que, no limite do ridículo, até é irmão, tira-nos o ar...

Dizei-nos, por obséquio, que sentido tem, numa bulha entre irmãos, insultar assim: "o menino é um atrasado mental, que os nossos papás deviam ter dado para adopção, mal olharam para as suas trombas!".

Sim, porque há que contar com o estalar do verniz...





Longe de nós a ideia fundamentalista e panfletária de "tu para todos!".

Há bules que merecem tratamento diferenciado.

Rectius: há quem mereça tratamento diferenciado.

Incluídos alguns íntimos.

Contas feitas, não tomais como "falta de chá" corrermos todos Vós a tu, salvo gracejantes excepções.




Quereis com um farrapinho de leite?

(Clicai ou não!)



31 Comments:

Blogger 100 remos said...

Bem...Capitão:fez a piada da "falta de chá"! Agora não tenho o que escrever! Gosto muito da Alice, é assim "pró" despistada como eu! Agora vou mas é "bulir"! ( foi o melhor trocadilho que consegui arranjar )
Chá pingado é do melhor que há!

4/12/07 10:26 da tarde  
Blogger o Reverso said...

e a grande diferença existente entre o "você" dito pela "tia" e aquele que é dito pelo empregado do restaurante: "vocês já escolheram ?".

4/12/07 11:04 da tarde  
Blogger nnann arella musashi said...

Senhor Capitão de Haddock-san,


não posso deixar passar sem duelo, esta afronta de dardes aos chineses o monopólio do chá (já não basta o panorama actual, que são mais dos que os míscaros e as mães, e até já fazem tapetes de Arraiolos que não se distinguem dos genuínos), sem mencionardes o país do Sol Nascente, onde vós, descendentes de Luso, filho de Baco, heis sido os primeiros europeus a encontrar as delícias das infusões, enquanto nos ensináveis as ignominiosas artes da armas de fogo que tanto humilhou o código samurai.
Posto isto, aguardo-vos amanhã, pelo bater dos vinte e quatro gongos, à porta do nº 245 da Avenida da Liberdade.
Escolhei as armas. BANZAI!!!!!!!!!!!

5/12/07 12:05 da manhã  
Blogger Frioleiras said...

isso é como o dar "um beijinho" ou "dois beijinhos"...
Como boa balança (gosto de me dar com gregos e troianos...)
umas vezes dou um beijinho, outras vezes dou dois...

assim, sem mais nem menos !

5/12/07 12:51 da manhã  
Blogger tolilo said...

chá não me deixam tomar !
só me dão papas e leitinho !


Chuac!_

5/12/07 1:09 da manhã  
Blogger pinky said...

milk for me please....
gostais de chá capitão? mesmo? a sério? e eu a pensar que era só de jameson para cima hihihihihi

qt aos "vocês" e "tús", avós, tios, tiasde sangue, of course) você, pessoas que acabo de conhecer á 5 min, professores e quem mais mereça a devida vénia, você.
D~e resto vai tudo corridinho a "tu", olé se vai!
Não aguento "você"s "cagões", começo logo com vontade de dar liçãozita.....

5/12/07 1:40 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

todas as imagens da alice são soturnas. não há uma que me lembre o imaginário infantil, pelo contrário, os cenários mais obscuros do inconsciente.

e é sempre interessante ver o verniz a estalar, de vez em quando...para quem está se fora, a bebericar um cházinho comodamente instalado na poltrona.


saudades (este mail ainda funciona?)

5/12/07 2:11 da manhã  
Blogger Boop said...

Nem sabes como essa questão me tem dado voltas à cabeça... (mas não te vou contar a(s) história(s) da minha vida!)
Não, não é a do chá... esse bebo com todo o prazer!
Essa história dos pais tratarem os filhos por você... que os filhos tratem os pais... OK, mas o contrário faz-me confusão!

Haddock!
O José não morreu!
(é só preguiça de fazer Login quando estou em computadores "estranhos")

5/12/07 10:30 da manhã  
Blogger 1entre1000's said...

capitão desculpe mas venho AVISAR que tenciono ser sempre tratada por "a menina isto", "a menina aquilo"... nada de confiança vã...

5/12/07 11:52 da manhã  
Blogger Lizzie said...

Pa já o menino táme a dar imensoooo tabalho com a caridade. Que maçada! Dê cá um bejinho. SÓ UM! Cuidado co cabelo. Não seja plebe. C´aflição!Co horrorrrr.

(Toma matinal do Haldol- comprimido para a esquizofrenia, glu-glu, já está).

Desde pequenas tomemos chá e tisanas a rodos dada a ascendência inglesa e lá toda a gente o toma, até pingado de Jameson, independentemente de ter o Sir ou Lady atrás, ou You ou you, com ou sem conversa ou caturreira. A propósito o que será feito do chá Licungo que nunca mais o vi?
Gostamos do tratamento generalizado do tú espanhol, a que também nos habituámos por ascendência e não percebemos muito bem a mania do país onde nascemos do você. Alguém me dizia no outro dia que é para manter os filhos com respeito. Ora achamos que o respeito deve vir do amor, por exemplo, e não importado,às vezes, das telenovelas, de Castel-Brancos ou Cinhas ou Dédinhas.
Também nos mete comichão o hábito antigo e que agora está a voltar dos médicos tratarem os doentes, mesmo com idade de serem avôs deles, por tu. Soberba licenciatura?
E é por estas e por outras que nos achamos parecidas com o coelho da tubagem, tal é a confusão em nosso redor.

Continência a vódes.

5/12/07 11:58 da manhã  
Blogger bettips said...

Coelhos apressados, sem chás.
O que me parece cada vez mais.
A teimosia de jericó também a tenho, sendo que nunca passei a pé na av. cinzenta dos aliados, há dois anos ou mais. Nem a GAB (grande árvore bancária) me move.
Abç

5/12/07 1:49 da tarde  
Blogger Haddock said...

boas!!
hummmm...isto é um bocado trolha...

boa tarde, meninos!

cemremos, bulir é lindo também...
a alice não te dá alucinações??

triliti, o "você" é ingrato. a solução para o você no restaurante é atirar com o galheteiro Gallo à tola do serviçal. haja maneiras!!

nnann arella musashi, distinta samurai do hagakure, lamentamos o vosso fanico, mas asseguramos a vódes que fizemos uma exaustiva investigação cházal e concluimos que, apesar da disputa com os indianos, os chinocas ganharam. também nos chateia isso, pois que achamos os nipónicos muito mais finos, mas a honestidade intelectual, bem como a noblesse, oblige. mas caso insistas, compareceremos na avenida junto à tod's com a nossa luva branca. aide!! bandeira branca, dizemos.

frioleiras, excelente comparação, essa!!! pois quantas e quantas vezes não ficámos embaraçadamente com a bochecha ao pendurão....
aliás, essa é a razão pela qual não damos bejinhos por aqui !!!

tolilo, é porque estás num percentil baixinho...

pinky, pinky... não dês cabo da minha reputação abstémia... pais e mães, são pais e mães. tios, vá que não vá (embora comigo não pegue), quanto ao remanescente pode ser tu, você, senhor/a, sr/a doutor/a. o contexto dita a forma.

lia, mas sempre fizemos essa associação em relação à alice. ela é tudo menos parecida com o desenho do sr. disney.
quanto ao email, sim. depois digo coisas.

mna. boop, na mouche!!! também a mim faz confusão. a minha velha guarda faz com que "eu" seja "tu", mas eles sejam mãe e pai (você). valha isso...

mna. milu, pois se quiseres até te passo a tratar por vodes, que me dá imenso gozo... que tal??

lizzie, nós, trabalho?? mas ainda bem que avisais que é só um jinho, para não ficarmos com a bochecha ao pendurão, que não aguentamos essa humilhação. e de chá também gostamos, não desperdiçamos é jameson nele. achamos que vai melhor acompanhado com uns scones.
e damos-vos toda a razão no desagrado que vos causa o tratamento arrogante de alguns licenciados de meia tijela (médicos, mas juizes também), que só pode ser fruto de recalcamentos...

bettips, então compreendeis o nosso empedernimento...

vénias, a&b!!

5/12/07 3:03 da tarde  
Blogger burro said...

Infusões, infusões, bem, para mim sai uma de couve portuguesa ou, se não houver, pode ser de lombardo. Dá para ingerir sentadinho numa bonita cadeira com fundo de palhinha, não, não dá para segurar na colher com o dedo mindinho esticado. Bom então venha lá o cházito; eu espeto o dedo. Sim, que estou cheio de pergaminhos e tenho uma boa árvore genealógica. Mas não, não me sirvo disso, eu valho por mim...

5/12/07 5:25 da tarde  
Blogger burro said...

...também, para aquilo que eu valho...

5/12/07 5:48 da tarde  
Blogger burro said...

Este comentário foi removido pelo autor.

5/12/07 5:48 da tarde  
Blogger merdinhas said...

Feliz desaniversário.

E lá não há nada para clicar. Nem há chá, nem bule.

Mas posso dizer-te que perdi as referências da galeria (1ª foto) e que a 2ª é de um graffiti numa rua qualquer de Veneza e longe da galeria.

Entronquei-as num post e tu não tiveste qualquer alucinação.( Se alguém a teve fui eu.)

5/12/07 11:49 da tarde  
Blogger Bandida said...

Caríssimo e ilustríssimo Capitão

prefiro sim com um farrapinho de leite frio. parece-me bem e sabe ainda melhor. efectivamente, prefiro o chá ao café que inunda sorrisos e é o grande culpado do segundo lugar social do chá. ninguém telefona a ninguém para tomar um chá mas sim um café. e para quem não gosta do dito (café) é tramado.finalmente alguém dá um lugar de destaque a este querer estar às cinco em ponto onde o aroma e o gosto são refinados.

mais um belíssimo post!!

perante Vós me curvo para Vos beijar a doce e diferenciada mão, meu capitão.

B.

6/12/07 12:14 da manhã  
Blogger Frioleiras said...

ouve, haddock,
vais ficar mais satisfeito com o tolilo!

ontem vieram cá a casa uns senhores jantarem com a minha tia Lígia e eu também fiquei à mesa(inauguração, cá em casa, do presépio, da árvore e dos enfeites de nata).
a minha tia Lígia tinha um delicioso creme de abóbora seguido dum empadão muito, muito saboroso, acompanhado de bróculos cozidos mas frios , regados com um fiozinho de azeite virgem. depois, umas belíssimas cervejas. Tudo com um agradável vinho da encosta da serra da estrela. Por fim cerejas (super boas) e um cházinho de camomila.
sim, haddock,
eu bebi cházinho,
já me sinto mais civilizado, muito mais!
(que agora

usa-se é

tomar uma

tisana

depois de jantar em vez dos carunchosos hábitos dos anos 70 - tomar café e cigarro a seguir a um jantar -)

6/12/07 12:49 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

.-Pois é ÒÒ Cheshire!... (sorbo de chá, com a chávena agarrada elegantemente) ...então? poderia dizer-me, por favor, que caminho deveremos tomar, a partir daqui, eu e Lord Manél-d???
.-Miaaau!!! vossa Excelencia Topográfica Anous Nimous e fiel-d companheiro, isso depende muito de onde quereis ir?
.-(sorbo de chá, com a chávena agarrada elegantemente) Bem! Não nos interessa muito onde.
.-Então, não interessa que caminho ides tomar meus amigos!
.- Obrigado (sorbo de chá, com a chávena agarrada elegantemente)... Manél-d! Guardemos a tralha do chá e piremo-nos na lambreta!!

6/12/07 9:35 da manhã  
Blogger Madame Maigret said...

Lá chez moi, é surtout café fort et licor de abrunhos.Sou uma pessoa simples da aldeia, que assim conituou pacatement na cité grande de Paris. Aprendo consigo todas essas belles coisas sobre o chá.Je vous remercie du coeur, eu que só ouvi falar do chat de Cheschire num jantar em casa dos Pardon.O Dr Pardon é muito culto. Mes saluts, Comandant.

6/12/07 1:37 da tarde  
Blogger hora tardia said...

eu diria que:



talvez mais uma questão de berço...:)


ou "isto" está fora do contexto?


deve estar...sou mt descontextualizada....:)

enfim. sem leite. forte. aromático. no meio das montanhas da China que escorregam para o vale espinhos e gritos.

ou...sei lá...por aí. forte. aromático. enzimático. cheio de antioxidantes...:)

e vou.
tomar um café. com alguém que só bebe chá.

deixo uma flor de lótus...fica podre de elegante a navegar...

e também aquele. abraço. C.H.

6/12/07 4:21 da tarde  
Blogger galatea said...

Estimado Capitan: me parece que esta vez el más "adhoc" para analizar y comentar mis "sonos" es usted.
Ya comentaré lo de Alicia y ese conejo histérico.
G.

6/12/07 7:44 da tarde  
Blogger A. said...

...faz tempo que aqui passo e passo a passo...sem me atrever a deixar as palavras que gostaria de saber escrever.

talvez por falta de jeito, e neste momento por falta de tempo...
..deixo-lhe por aqui, meu Capitão, algumas conhecidas e já postadas, dolcíssimas infusôes...



http://a-skim.blogspot.com/2007/02/blog-post_7363.html



http://buenavsocialc.blogspot.com/2007/12/tudo-tinha-profundidade.html


http://a-skim.blogspot.com/2006/08/bebo-uma-chvena-de-ch.html


http://esferanossa.blogspot.com/2007/10/amanita-carroll-lewis.html




...uma boa noite de sono, meu Capitão.

a.braços.meus.

6/12/07 9:32 da tarde  
Blogger Haddock said...

boas!!

caro burro, nunca duvidei dos teus pergaminhos. agora, esse mindinho esticado, pago para ver!!

merdinhas, celebrem-se!! e esse graffiti vale pena ambiguidade.

bandida, não gostas de café?? pois eu não dispenso. mas se me convidarem para um chá, também vou. finíssimos por aqui...

frioleiras, eu fico é preocupado com o tolilo. acho que a tia lígia está a ficar muito liberal ao deixá-lo beber cerveja e vinho da beira!!! lá a tisana, vá que não vá, mas tira o soninho...

anous, estás perdido?? e escolhes logo o gato de cheshire para indicações?? mais valia o fedorento...
está então iniciado o peditório para a aquisição de um gps para a lambreta e que te chegará embrulhadinho com motivos renais, i.e., com renas, lá por alturas da quadra que se avizinha e cujo nome não menciono. mas gostei imenso da delicadeza do gesto cházal.

madame maigret, já nos esquecíamos das amizades de vosso jules... até ficámos com vontade de rever os casos do comissaire. nous aussi préferons le café, mais pássames le licor d'abrugnô. abracignes pour vous et votre comissaire.

hora tardia, o berço também ajuda a evitar o pedantismo. e não, não estás descontextualizada... bom café com quem só gosta de chá!
e vamos já de seguida buscar o solitário.

galatea, parece-me que vamos ter sonhos labirínticos... já lá passo.

a&b!!

6/12/07 9:58 da tarde  
Blogger Haddock said...

a., que a desculpa seja a falta de tempo e nunca a outra!!
agradeço-te imenso os links, muito a propósito, aliás. já fazia falta alguma coisa séria sobre chá e cogumelos.

abraço.

6/12/07 10:03 da tarde  
Blogger pentelho real said...

aH! Chá! Saiba vossa digníssima autoridade que adoro. Adoro chá preto bem forte. O Rei e Senhor meu Pai vai mais no café. Tudo bem. Agora,quem me deixa mais preocupada é o moço da estrebaria. Então não é que o magano adora chá príncipe! Ora esta, chá príncipe, começo a andar desconfiada...

A tout'à l'heure.

6/12/07 10:24 da tarde  
Blogger nnann arella musashi said...

Senhor de Haddock-san, cortês Capitão,

muito me agradou ver vossa bandeira branca ao longe, pois também eu ia desarmada, como vos confessei à porta do nº 245 da Avenida da Liberdade. Alguns exercícios prévios de concentração impuseram-me o pouco merecimento de tal temática para tão sangrento empreendimento a que me propunha. Muito melhor foi a conversa na penumbra do lampião, bebericando saké das garrafinhas portáteis. Na verdade, só bebo chá, quando vou visitar as minhas amigas gheishas, pois são poesia pura a prepará-lo e a servi-lo, tornando tudo mágico e saboroso por ritual e genuína tradição. Um dia convidar-vos-ei a acompanhar-me. No Ocidente, observei que o chá, preponderantemente, ou é remédio, ou status, ou lanche de veneráveis idosas. Quanto à questão dos tratamentos, talvez minha Ama tenha algo a dizer. Eu só aqui é que aprendi a expressão "ter chá". Muito grata,

Vossa.

6/12/07 10:32 da tarde  
Blogger Frioleiras said...

HHADDOCK, HADOK, HADOK
Triliti Star;
Lia Bettencourt:
Piano;
nnannarella.

Passem no meu blog

S.F.F !!!

7/12/07 10:08 da manhã  
Blogger Madame Maigret said...

Merci pour les abracignes Comandant. ________ Tende bom fim de semana. _________Je m'en vais de nouveau aux termes pour alguns dias, e vou ver se experimento tomar um chá ás cinco, para ver se me sinto diferent, moins camponaise et simplorie. :-) _________ Notres saluts e abracignes amis.

7/12/07 1:00 da tarde  
Blogger tolilo said...

A frioleiras exagerou, eu sou muito certinho.
nunca bebo cervejas nem vinho !!!|
só gosto de leitinho.

Chá, já bebi de camomila e gostei muito mas a tia Ligia obriga-me senmpre a beber o meu leitinho para dormir bem.

Chuac!_

7/12/07 7:50 da tarde  
Blogger Haddock said...

boas!
desculpai o atraso.

princesa, eu sempre vos disse que o vosso futuro residia na estrebaria, aide: no moço da estrebaria. é só dar-lhe um banhinho que se transformará num príncipe e pêras. e se de chá já gosta...

nnann arella musashi, distinta samurai do hagakure, memorável esse momento de beberico à luz, ou melhor, na penumbra do lampião. o que uma bandeira branca não consegue... no n****, e para selarmos o armistício, oferecer-vos-emos uma garrafinha térmica para manter o saké morninho...

frioleiras, já vi que é corrente!!!! tu sabes que detesto correntes!!! mas vou lá dizer-te de minha justiça, prometo.

madame maigret, para as termas de novo?? mas que hipocondria a vossa, que pensais sofrer de falta chá. bien au contraire...

tolilo, miúdo, assim está melhor!!! longe vão os tempos da sopa de cavalo cansado!

vénias, a&b!!

8/12/07 4:14 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home