segunda-feira, novembro 19, 2007



O MANIFESTO DOGMA 95

&

A FOTONOVELA






Como é manifestamente sabido, o Manifesto Dogma 95 foi criado pelos cineastas dinamarqueses Lars von Trier e Thomas Vinterberg como reacção ao cinema comercial.

Compreende uma série de restrições quanto ao uso de certas técnicas nos filmes, bem como algumas normas quanto aos conteúdos.

Consta que em 45 minutos Trier e Vinterberg fixaram as regras do Dogma 95, também conhecidas como “voto de castidade”, a saberdes:

1) As filmagens devem ser feitas em locais exteriores. Não podem ser usados acessórios ou cenografia (se a trama requer um acessório particular, deve escolher-se um ambiente externo onde ele se encontre).

2) O som não deve ser produzido separadamente da imagem ou vice-versa. A música não poderá ser utilizada, a menos que ressoe no local onde se filma a cena.

3) A câmara deve ser usada na mão. São consentidos todos os movimentos - ou a imobilidade - devidos aos movimentos do corpo. (O filme não deve ser feito onde a câmara está colocada; a câmara desloca-se conduzida pela acção).

4) O filme deve ser a cores. Não se aceita nenhuma iluminação artificial. (Se há pouca luz, a cena deve ser cortada ou, então, pode colocar-se uma única lâmpada sobre a câmara).

5)São proibidos os truques fotográficos e filtros.

6) O filme não deve conter nenhuma acção "superficial" (homicídios, armas, etc.).

7) Não são consentidas as deslocações temporais ou geográficas. Significa isto que o filme se desenvolve em tempo real.

8) Não são aceites os filmes de género.

9) O filme deve ser em 35 mm.

10) O nome do director não deve figurar no genérico.


Todos os filmes que recebem o reconhecimento do Dogma 95 seguem as 10 regras estipuladas por Trier e Vinterberg. Para tanto, os realizadores devem enviar cópias dos seus filmes à entidade que gere o Dogma 95 e submetê-los à avaliação. Caso aprovado e verificado que o voto de castidade foi cumprido, os autores recebem o Certificado Dogma 95.


Provavelmente sabeis, mas, caso contrário, ficais a saberdes que o próprio Lars von Trier só uma vez respeitou este protocolo num filme sugestivamente chamado "Os idiotas".



E perguntais: Mestre merceeiro, mas o que é que isto tem de interessante?

E nós respondemos-vos: quase nada, mas faz parte da cultura geral de um freguês que se preze. Ou só vos interessais por fotonovelas?
...

Então, tomai!





Em Outubro de mil nove e cinquenta e nove a Crónica Feminina anunciou que o seu terceiro aniversário seria comemorado com uma surpresa. No número 157 de 26-11-1959 a surpresa foi revelada: tratava-se da primeira fotonovela portuguesa, publicada por episódios. A Crónica Feminina tirou 34.000 exemplares desse número.


"Casamento por Anúncio" era o nome da história.

O jovem herdeiro de uma editora recebe um ultimato do pai: tem que deixar as noites de pândega e encontrar noiva no prazo de um mês ou será deserdado.






O jovem Alberto Mendes apesar de sair cada noite com uma mulher diferente, descobre que não conhece nenhuma com quem admita a possibilidade de se casar e por isso põe um anúncio no Diário de Notícias: "Jovem alto, simpático e rico, deseja conhecer menina de bons sentimentos, mesmo pobre, para fins matrimoniais. Assunto sério".





O jovem Alberto é interpretado pelo desenhador da revista, o pai por um jornalista da mesma e a editora em causa é a própria Agência Portuguesa de Revistas – de que as fotografias oferecem imagens do interior, incluindo o célebre arquivo de todas as publicações editadas. Enfim, tudo - ou quase tudo - deliciosamente "caseiro".



(não, não é o Alberto!)


A partir desse número, a fotonovela tornou-se uma rubrica constante no semanário feminino. A directora, porém, não via, de início, com bons olhos o que considerava ser uma degradação da qualidade dos conteúdos, mas as experiências italiana, espanhola e brasileira asseguravam-lhe que a iniciativa ia de encontro às preferências do mercado.

E, de facto, um inquérito realizado em Outubro de 1960 comprovava que a fotonovela era a rubrica da Crónica que suscitava maior preferência.



Pieguice saloia...

(clicai ou não!)




42 Comments:

Blogger 100 remos said...

Grande foto-novelo! O Lars é grande, faz-me sempre ficar com o estômago às voltitas! Agora a fotonovela parece a história do João Ratão, cozido e assado no caldeirão!

19/11/07 9:07 da tarde  
Blogger nnannarella said...

Olhaide, capitão, preferia de longe as fotonovelas na igual proporção em que a pieguice dogmática me entedia. Eram muito mais palpitantes! Havia logo um amo-te na segunda página e um beijo na boca na terceira; uma traição na quarta e uma reconcilação pirotécnica dali a pouco.

Primoroso postali, Capitão, imprevisto, como havedes feito com as beldades suecas. E onde nada falta, ao contrário do que aconteceu atrás, onde, como havedes admitido publicamente, a Anita Ekberg fez falta.

Ouvi os primeiros acordes do clicaide, mas detesto esse marialva, que era tão romântico como um boi. Desculpaide o arroubo, Capitão. Prontos. Que Deus o tenha posto em sossego. Grata. Boas noutes. Ficaide bem.

19/11/07 9:46 da tarde  
Blogger Emma Larbos said...

Não percebo como ofereceis a primeira fotonovela portuguesa em alternativa ao Dogma do Lars. A naturalidade com que aproveitou os cenários reais, sem artifícios, e as pessoas reais que estavam ali mesmo à mão de semear parece-me muito cumpridora do dogma.
Confesso, capitão, que estou longe de ser tão cinéfila como vós - e desde já vos agradeço o contributo postal para a minha cultura geral. Desconhecia este Dogma 95 e suponho que nos comentários seguintes iredes explicar que a coisa não passou de uma brincadeira provocatória, expressiva de protesto compreensível - como o Manifesto Anti-Dantas - e sem mais consequências.
Quanto ao romântico visionável, havedes de perdoar mas estou com a Nnanna, não dá para ficar a ouvir logo após termos a certeza de que é mesmo ele que vem aí.

19/11/07 10:20 da tarde  
Blogger Boop said...

Pois não sabia!
Mas agora fiquei a saber!
E já posso dar uma de intelectual nas conversas com os amigos e dizer: Claro que sei do que se trata!!!! Blá, blá, blá, blá....

Ehehehe

Andamos muito cinematográficos ó Capitão!

O que aconteceu?!?!
Acabou-se a pinga?!?
Passais horas no novo (velho) vicio do cinema para sublimar o desejo de prazeres mais imediatos?!?!

19/11/07 10:30 da tarde  
Blogger Bandida said...

ó capitão que tanto por aqui vou aprendendo. eu que pouco sei dos amores e desamores das películas a preto e branco e muito menos dos tempestuosos casos amorosos das películas a cores. cá para mim é dar-lhes nas novelas que a crónica feminina não foi mais que uma costela daquele que mordeu a maçã, ah perdão, não foi ele, foi ela. bem, a minha memória já não é o que era. de tal forma que acho que esse senhor canta tão bem quanto a empregada da minha avó enquanto fazia renda de bilros. coitada... que deus tenha...

mas que este post está um ESTOIRO, está mesmo capitão! e assim não tenho dúvidas que o este seu filme terá um lugar de destaque no próximo festival de Cannes.

bravíssimo!!

beijo na mão, meu capitão!

19/11/07 10:37 da tarde  
Blogger pinky said...

nã gosto! embirro! não acho gracinha nenhuma! e já nem faço um esforço. Esses são realizadores que para mim estão excluidissimos da minha lista.
Agora essa da fotonovela mhihihihihih mt boa capitão mt boa mesmo! uma risota completa, onde foste tu desencantar isso tudo?

19/11/07 10:48 da tarde  
Blogger velha gaiteira said...

Não perco uma telenovela! Não seria capaz de imaginar a minha vida sem TV!

As fotonovelas/telenovelas são o açucar da minha vida!

19/11/07 11:05 da tarde  
Blogger foryou said...

"Kredooooo" o que tu foste buscar
Já não basta 1 pessoa fazer zapping na tv e sairem 500 novelas na rifa e ainda foste desencantar as fotonovelas?! Livraaaa

19/11/07 11:45 da tarde  
Blogger Frioleiras said...

nada de nada a ver...

mas não sei porquê veio-me à cabeça a entrevista (que me soube muito bem...) que o vasco pulido valente deu ao expresso...
repito, não tem nada de nada a ver!
... não sei porque me veio esta associação?...

e calhou estar na cave do Monumental e , ao levantar-me de um cafézinho, dar de caras com um belíssimo preto e branco da Anita Ekberg ! estupidez minha andar no dia a dia e , de repente, lembrar-me de bloguices! perfeito contra-senso!

Ah, já me esquecia:
por parvoice minha (não tenho calibre para me armar em pseudo intelectual quanto mais em intelectual...) detesto TV , telenovelas etc etc mas
gosto do Lars, de filmes europeus e... adoro o Bergman...

20/11/07 12:34 da manhã  
Blogger Jejeca said...

Este comentário foi removido pelo autor.

20/11/07 1:15 da manhã  
Blogger Jejeca said...

eu cá gosto de brincar,
gosto do efémero!

do efêmero e do divino também !
(ai os anjos...)

Por isso é que gostei
sim,
mas das Asas do Desejo,
mas do Wim Wenders !

Adoro brincar
adoro anjos...

20/11/07 1:16 da manhã  
Blogger anónimo said...

gosto, gosto, gosto muito dos comentários que se fazem por aqui: é sempre vira o disco e toca o mesmo.tudo gente muito intelectual, gente muito bem, uns das avenidas novas, outros das velhas, velhas avenidas ou simplesmente velhas, gente que veste prada e que mais depressa ainda despe prada, gente que passa aqui o tempo, como eu, vocês não fodem? e não fumam um cigarrito a seguir? e depois não dormem? porra!
não, por favor não, telenovelas não vejo, quer dizer ando a ver agora uma que é acerca do Portugal do tempo da outra senhora.farto-me de rir que é para fazer coro com o pessoal que está a ver comigo. sim sim a gente vê aquilo em grupo, é muito mais interessante todos também a dizer coisa armados em intelectuais, mas intelectuais de baixo calibre claro.

20/11/07 4:07 da manhã  
Blogger Haddock said...

...
anónimo de baixo calibre, esta foi a tua miserável despedida daqui!!
vais ter de ir coçar o teu traumatizado umbigo noutro sítio; que é como quem diz: vais ter que despejar os teus biliosos humores noutras paragens.

...

20/11/07 8:20 da manhã  
Blogger tolilo said...

Tiers ou afins,
telenovelas ou fotonovelas, disneylândias
e tudo o resto... (shoppings incluidos)

fazem parte da vida de quem tem vida!
opções de vida !

há quem nada possa optar...
e viva numa dormência em que o delicodoce seja a única forma de sobrevivência a um quotidiano enjaulado e sem cor.

20/11/07 8:22 da manhã  
Blogger audrey said...

é muito feio verter bílis
e também lançar vinagre!

afinal o porquê tantos azedumes?

anonimo?
haddock?

que confusão!

20/11/07 8:39 da manhã  
Blogger Haddock said...

dia!!

100remos, também não sejas tão gástrica!! estou a pensar naquela curta metragem para crianças, por exemplo...

nnannarella, por momentos lemos "na igual proporção em que a pieguice dogmática me entendida" e não entendemos... mas agora, sim! e benditas clareza e dinâmica do enredo fotonovelístico, mais a reconciliação pirotécnica!!
quanto ao tony, vemos agora que pisámos excremento e estamos com um pauzinho a tentar limpar o sapato...

senhora De larbos, não sabemos se é razoável a comparação com o atrevidote do negreiros. provavelmente este ficaria a perder... de todo o modo, provocação ou não, a repercussão foi, ao que sabemos, discreta. ainda assim, o "italiano para principiantes" teve o direito, no feminino, a selo dogma. (depois tentaremos vir aqui inventar a relação com a fotonovela, que ainda não acordámos completamente...).

boop, essa tua queda para interpretares, estilo tapete preto, o que nos vai na alma faz-nos olhar fixamente para o baloiço com um sorrisinho sinistro...

bandida, não sabemos que mais fazer em relação ao tony... talvez, se mais proptestos se juntarem, o assassinemos postumamente (já se finou?)! inventaremos um enredo de faca e alguidar à boa moda da crónica feminina, quem sabe...

pinky, alguma coisa na filmografia destes rapazes se há-de safar... aquela fita de fazer chorar as pedras com a björk??

velha gaiteira, felicidade a nossa, não é?
nós também não perdemos a vila faia!!

foryou, não sejas preconceituosa!!

frioleiras, para não variar, comprámos o expresso (por causa do brindezito, só pode...), mas ainda nem o lemos!! e não te apoquentes, o blogue persegue-me também, qual fantasma...

jejeca, as asas do wim wenders recomendam-se, mas devias ver coisas mais levezinhas...

tolilo, acordámos pesaditos?? mas mesmo imberbe estás cheínho de razão.

a&b!!

20/11/07 8:53 da manhã  
Blogger Haddock said...

audrey, não ligues!!
faz de conta que não se passou nada, está bem? não alimentemos o assunto...

20/11/07 8:55 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Caro Capitão como o meu amigo sabe eu sou um apaixonado por tudo o que o Lars faz e por isso adorei rever as normas do Dogma 95. Como sabeis também, este projecto foi quase morto á nascença e não teve grandes filmes que justificassem a sua continuidade, mas deixo aqui alguns exemplos que me estou a lembrar:
Italiano para Principiantes,
In Your Hands
O Rei está Vivo
Os Idiotas (o 2º)
A Festa (o 1º).

Um abraço Capitão.

P.S: É melhor eu não abrir a boca para esse gajo dos comentários anonimos porque poderia entrar no caminho que não quero entrar.

20/11/07 9:34 da manhã  
Blogger Lizzie said...

Ai Capitão,Capitão gosto lá eu de românticos asmáticos? Fazem-me lembrar gaitas de foles: primeiro enche-se o saco e óspois despeja-se. E o home já tinha idade para ser careca ou ter uns cabelinhos brancos.
E só a palavra dogma me faz comichão no sistema cultural central. Credo!
Entre o Lars e o Jim Carrey da cara verde, prefiro este, é menos trágico e mexe-se melhor.
De fotonovelas também nunca gostei, dá muito trabalho ver e tem pouca maquilhagem. Amor preso aos quadradinhos, mas ao menos não gritavam tanto como nas brasileiras, credo outra vez.Faz-me lembrar uma parente espanhola a gastar lenços com os amores sevilhanos.Nos de Madrid ao menos morre-se, perdão, ressuscita-se menos.
Já não me lembro se a Crónica tinha secção infantil. Agora fazia-me jeito: aprende-se lá a fazer baínhas? Credo, já não há costureirinhas como antigamente!

20/11/07 11:37 da manhã  
Blogger Boop said...

Ai que eu ia caindo do baloiço...
Mas o que foi isto?!!?
Quem me empurrou?!?

Hummmm..........

20/11/07 1:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu.

20/11/07 2:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Lol....

20/11/07 2:10 da tarde  
Blogger mixtu said...

manifestamente sabido
yayaya
pois eu não sabia

curioso que nunca fui dessas leituras, nem de nenhumas, yaya

abrazo europeo

20/11/07 2:33 da tarde  
Blogger pinky said...

capitão, nem esse! não sei pk embirrei solenemente! mas vi-os a quase todos, mas nopes, não consigo gostar!
com a björk pior ainda pk então com a ela a embirração é ainda maior, não sei pk, algo no timbre da voz que me mexe com os nervos hahahahahahaha assim qual giz comprido a passar no quadro!

20/11/07 2:47 da tarde  
Blogger Haddock said...

nôtes...

trivial, caríssimo engenheiro, eu já imaginava que te ia "pescar" neste postal... pois a coisa não teve grande repercussão, está visto!

boop, quem quiser que se acuse!!

mixtu, não perdeste grande coisa... fica bem é numa conversa entre amigos de tasca vir com o dogma 95. saiem todos disparados!!

pinky, não te apoquentes que não és a única.

a&b!

20/11/07 11:40 da tarde  
Blogger anónimo said...

haddock, só se morre uma vez.
abraço

20/11/07 11:53 da tarde  
Blogger audrey said...

e voltam os anónimos!
que praga! Qual é a graça?

haddock tens paciência?

eu não teria por isso me fecho...

21/11/07 1:16 da manhã  
Blogger LÉRIAS said...

adormeçam ao som de Jordi Savall!

Já são horas!

21/11/07 1:32 da manhã  
Blogger pentelho real said...

Telenovelas é coisa que o Rei meu Pai proibiu no palácio. Mas sei que na ala do pessoal a criadagem se delicia.
Eu, cá por mim, não preciso: uma novela já a minha vida é. Mas um bom filme é outra coisa, ainda no outro dia o rapaz da estrebaria me levou a ver um muito bom com o Chuk Norris (não tenho bem a certeza se é assim que se escreve pois sueco não é o meu forte.)

21/11/07 4:16 da manhã  
Blogger 1entre1000's said...

ora portantuuuusssssss Bom dia!
É aqui que estão a aceitar cassetas de radio Tv e video para admissão de estrelas, para um filme de alto gabarito internacional?!?!?!?!?!?!?
Onde deixo o material???
Queria desde ja dizer que sempre fui um sucesso a representar lá na minha rua nos teatrinhos das férias de verão e do natal!
Obrigada!

21/11/07 9:01 da manhã  
Blogger eduardo jai said...

A mim quem me tira Bollywood tira-me tudo.

Acabei de saber que um amigo, bem relacionado, já conseguiu as verbas para rodar a adaptação do Dogville. A acção vai decorrer em Goa havendo já a vontade de fazer um Manderlay, mais tarde, em Patna. A ideia - que vai ser um marco, um virar de página na sétima arte mundial - é pôr os espectadores não só a rir e a chorar muito, mas também a dançar. Para isso contará com o brilhante som de Punjabi MC na banda sonora dos filmes.

Uma lufada de arte fresca para todos os cineastas europeus e americanos que persistem em não aprender longe do seu umbigo. Como se ele fosse um dogma...

Bem, vou andando...
Tenho que fazer o levantamento exaustivo de todos os arquivos onde haja "crónicas femininas". A fotografia a preto e branco não é apenas um hobby para mim. É uma paixão. É duro ser culto, eu sei...


Um dia BOM, capitão. Boas ondas.

21/11/07 9:15 da manhã  
Blogger Zorze Zorzinelis said...

O Dogma 95 é do melhor que já aconteceu no cinema. A Festa, Mifune, o Rei Lear,Italiano para Principiantes, os Idiotas - papei-os todos!!! Se bem que o meu preferido continua a ser o Mifune! *** Beijos

21/11/07 9:28 da manhã  
Blogger Zorze Zorzinelis said...

Aliás, abraços - tou parvo ou q? É ainda de manhã, foda-se!!!

21/11/07 9:28 da manhã  
Blogger Frioleiras said...

Ao fim e ao cabo,
o que é, afinal, a Cultura?

Tudo o que se reteve daquilo que se aprendeu?

Se assim é, retive tantas coisas que não devia ...

retemos tanta coisa desnecessária ...

21/11/07 9:31 da manhã  
Blogger Frioleiras said...

Ao fim e ao cabo,
o que é, afinal, a Cultura?

Tudo o que se reteve daquilo que se aprendeu?

Se assim é, retive tantas coisas que não devia ...

retemos tanta coisa desnecessária ...

21/11/07 9:31 da manhã  
Blogger LÉRIAS said...

E afinal o que é o Necessário ?
E o Desnecessário?

Se para Uns é forçoso que sejam Umas coisas, e para Outros
Outras coisas...

O que verdadeiramente importa é a Busca, o modo de se ser mais Feliz porque
a Vida é só uma e não há que nos enganarmos ! ...

Não podemos!

21/11/07 9:37 da manhã  
Blogger 1entre1000's said...

queria saber qdo são as audições e os testes?!?!!?!?
menina estou a dizer-lhe que já entreguei as minhas cassetas!!! (mau mau maria)
capitão? queria falar com o capitão faxfaboreee diga-lhe que esta aqui a sobrinha do vizinho dele do 5º esq. aquela que tem jeito p'as teatrisses!
Menina eu hoje vim trajada a rigor não me diga que não me vão fazer as audições, visualizações, prestacções e afins?!?!?!

21/11/07 11:35 da manhã  
Blogger 1entre1000's said...

(capitão ja tinha saudades de dedilhar aqui estes comentarios sobre nada a ver com nada e coisa nenhuma... im back alive and kicking)

21/11/07 11:38 da manhã  
Blogger Naked Lunch said...

... sempre achei piada ao facto da música ser produzida e captada no local da filmagem... parece-me um bom dogma...

21/11/07 12:36 da tarde  
Blogger Haddock said...

boas!

audrey, já reparei na privacidade...

lérias, o doutor honoris causa, estou a ver...

princesa, são fotonovelas!! telenovelas é do mais piroso que há!! e gostais do chuck norris, o ranger do texas?? também eu, um mimo de actor!!

milu, nota-se a disposição!!!
até tinhas direito a audição privada, mas como isso dá muito mau aspecto, o melhor mesmo é entrares com os outros candidatos, lá para as 18h. (embora direito o papel de figurante já esteja no papo!!)
ah, e já repreendemos a imbecil da menina que secretaria aqui a casa de espectáculos. há vezes em que até sentimos saudades do alcides...

eduardo jai, "é duro ser culto"... grande verdade, essa!! e nós somos, a seguir a ti, o exemplo vivo desse sacrifício...
agora, dogville dançante... soa um bocadinho a brecht na discoteca...

zorze, só papei 2 ou 3 e confesso algum sentimento "secal", especialmente no "italiano para principiantes". os idiotas têm piada, mas é preciso estar virado para a coisa...

frioleiras, perguntas difíceis, não!! e essa é mais para os antropólogos, acho eu.

lérias, outra pergunta para a qual invoco a 5ª emenda!!

naked lunch, pode ser que sim... mas também pode ser uma estucha maior!!

a&b!!

21/11/07 3:09 da tarde  
Blogger eduardo jai said...

"eduardo jai, "é duro ser culto"... grande verdade, essa!! e nós somos, a seguir a ti, o exemplo vivo desse sacrifício...
agora, dogville dançante... soa um bocadinho a brecht na discoteca..."

Olha que está bem observado, Capitão! Muito, mesmo.

Hmmm... Começo a sentir um lado empresarial de mim que desconhecia: Brecht na discoteca e - porque não? - vendido em pacote, Tchekhov no Pedro dos Leitões e Pessoa na... Casa Fernando Pessoa.

Se resultar dividimos lucros, deal?

Um dia BOM.

22/11/07 11:23 da manhã  
Blogger zeus said...

São todos muitos modestos por aqui, ó pois são... provas dadas tem a menina entremildes que eu uma vez a vi representar em vales longos. Que nível, que maravilha até uma lágrima corre pela minha face ao lembrar o fim estonteante daquela peça magnifica de teatro...
De resto nada a declaro, só venho dar o meu apoio a menina entremildes
um bom dia capitão

24/11/07 12:28 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home