quinta-feira, maio 08, 2008




"In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence"





Em inglês por ser mais alternativo...

É o célebre princípio de Peter.

Diz que em organizações burocráticas e hierarquicamente estruturadas os funcionários tendem a ser promovidos acima do seu nível de competência.

Significa isto que estagnam na progressão na carreira quando alcançam um nível para o qual já não são competentes.

Mas permanecem lá, para prejuízo da organização.

Congelamento do grau hieráquico? Proibição do retrocesso?

Uma tese muito criticada, claro! Pelo determinismo, pelo pessimismo, etc.

Mas que denuncia os eventuais deméritos da meritocracia, especialmente o do risco de degenerar em mediocridade.

Também podíamos introduzir como sub-tema o "QI" como o critério mais comum (e perverso) na selecção e promoção laboral. Ou fazer extrapolações do princípio para universos não hierarquizados, como o "blogal". Mas já chega.

De qualquer modo, ocorreu-nos este assunto por ser sério, por nos faltar outro e para pôr termo à asneirada do anterior...

Fazei de conta que este postal é datado do dia do trabalhador.







47 Comments:

Blogger merdinhas said...

...congelando progressões de carreira a questão nem se coloca...o termómetro estilhaça-se e o Peter morre.

9/5/08 1:12 da manhã  
Blogger galatea said...

"el trabajo" no es tema para una conversación en un café. Y me encantaría compartir contigo un café.

9/5/08 5:00 da manhã  
Blogger Naked Lunch said...

uns cinturões, tipo judo... todos anos pelo natal organizavam-se combates... (comentário à lambe-botas: cliquei capitão)...

9/5/08 9:43 da manhã  
Blogger Boop said...

Bem...
Até foste optimeista! Disseste que um individuo evolui na carreira até ser considerado incompetente? Isso quer dizer que pasasou por alguns lugares onde foi efectivamente competente?!
Não émau!
Eheehhe ( tou a ser irónica)

Agora mais a sério.
Onde está a capacidsade/potencialidade para uma empresa formar, supervisionar, ensinar?

9/5/08 12:53 da tarde  
Blogger merdinhas said...

cliquei agora, aqui e lá em baixo e vi .

... serial series Linker...(Nota: não é um insulto e eu gosto do South Park e destes)

9/5/08 5:29 da tarde  
Blogger Bandida said...

de qualquer modo, ocorreu-lhe muito bem, capitão

fazemos de conta que sabemos

a Vossa mão, respeitosamente,

9/5/08 6:05 da tarde  
Blogger golden said...

Que bem eu não ser empregado de estado!

Não fazem nenhum, mesmo os da hierarquia, e sabem exigir! que vontade de rir me dá!

professores, ministério público, empregados de ministérios etc etc
tudo a mesma laia. princípio de peter nunca tiveram. sempre foram peter pan.

9/5/08 10:46 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

obrigado coisinho sem nome pelo que me dicaste no comentário do post abaixo.

anónimo

10/5/08 4:13 da tarde  
Blogger pinky said...

pois....função pública...pois.... quem sabe o que é mais acertado...who knows...

10/5/08 11:14 da tarde  
Blogger coiSINHO SEM NOME said...

ultimamente existem de facto um quantos competentes a discorrer com facilidade sobre o funcionalismo público... a ver vamos até onde vai a sua competência...

mas não foi isto que me trouxe aqui. esse assunto até o deixaria por conta da minha mãezinha, “funcionáriazinha” pública dedicada a causas pouco abonatórias nos dias que correm.

o que me trouxe aqui foi perguntar ao nosso caro capitão se de manhã, logo pela alvorada, a nossa extemporânea competência também conta para efeitos estatísticos. é que de manhã, a minha única preocupação comportamental, de competência portanto, é não desatar aos berros ou não utilizar os impropérios que me coibi de usar na posta abaixo, com o meu semelhante ou com o digníssimo empregador...

(vénia a todos os anónimos...)

11/5/08 1:34 da manhã  
Blogger casa de passe said...

Bem os nossos Clientes são o aval da nossa competência.

e, pelas caixas de bombons que nos oferecem, denotam que andam satisfeitos com o nosso 'desempenho'.

LouLou + NiNi

11/5/08 2:03 da manhã  
Blogger o Reverso said...

caríssimo,
deixei de preocupar-me com hierarquias ou promoções. montei negócio e trabalho agora por conta própria. na primavera e verão alugo bicicletas nos jardins do campo grande. é negócio que, diz a minha avó, dava lucro antigamente não há razão para não dar agora. no outouno vendo castanhas assadas
e com o meu belo pregão:
"venha ao assador competente
comer castanha bem quente",
o lucro é ainda maior.

no inverno meto três meses de férias que sempre é melhor que vinte e dois dias.
é o não célebre princípio de triliti.
abraço

11/5/08 3:10 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O Capitão andou a beber?

"... Significa isto que estagnam na progressão na carreira quando alcançam um nível para o qual já não são competentes."

Não significará que são todos incompetentes?

Qual é a chefia que promove alguém incompetente? Uma chefia incompetente.

"Congelamento do grau hieráquico? Proibição do retrocesso?"

Se são (foram) promovidos acima do seu nivel de competência, significa que recebem por aquilo que não conseguem executar.

Logo, não está em causa um retrocesso, mas uma inadaptação para as funções que era suposto desempenharem.

"Uma tese muito criticada, claro! Pelo determinismo, pelo pessimismo, etc."

E que tal uma avaliação e um processo disciplinar primeiro aos chefes e depois aos funcionários?

Carolina Ribeiro Telles

11/5/08 7:33 da tarde  
Blogger velha gaiteira said...

Capitão Haddock:

Venha pôr isto tudo nos eixos!
Andam todos às turras?

minha mãe do céu!

não querem lá ver!

Bem, talvez o capitão esteja de férias, tenha ido ao algarve nos feriados e se deixasse ficar por lá, a precisar de férias.
Venha dar o ar da sua graça, meu capitão, que já temos saudades suas!

beijocas

11/5/08 11:54 da tarde  
Blogger Lizzie said...

Capitão:
hoje é segunda feira e não temos competência nem para mandar em nós.Foi isso que o espelho nos disse.
Parece que tal princípio é o tumor de tantos atrasos. Por isso vemos tanta gente inchadinha de vaidade. Lá vem o "nunca peças a quem pediu nem sirvas a quem serviu" que é um festival de ordens a fingir que se sabe, sem rei nem roque nem futuro programado.
Com todos os defeitos, gostamos mais do sistema do outro lado: sobe quem tem ideias e um chefe pode botar um electricista como decorador se achar que tem jeito e gosto e através da prática pode-se chegar a grau académico. Desde que se prove que sabe.E depois não é o número de horas, é a forma como são aproveitadas.
Mas enfim, "cá vamos cantando e rindo", "quanto mais ignorantes mais felizes" e "casa onde" roubam "o pão todos ralham e ninguém tem razão".
Mais outro: "presunção e água benta, cada um toma a que quer".

Continência

12/5/08 11:13 da manhã  
Blogger intruso said...

(nem carreira, quanto mais progressão..... glup)

:S

[demasiado sério, tem razão capitão... sono muito sooono...
não fosse o "clicai" ia daqui deprimido]

risos

abraço/continência
:)


p.s.
{brinco,
gostei do postal...................}

Haja aptidão!!!
inté...

12/5/08 1:39 da tarde  
Blogger haddock said...

boas!!

subindo...

intruso, mas olha que o meu "psi" achou piada ao postal!! mas ele também deve ser um nadinha para o incompetente... ;)

lizzie, perfeito!! ainda para mais neste tempo de licenciaturas à bolonhesa, mais vale apostar nos criativos, mesmo que trolhas de profissão!! quem disse que o mérito tinha a forma de canudo??

cara anciã, e vós a dar-lhe com as f*****!!!! andam às turras?? que se declinem!! que nós cá temos mais o que fazer do que andar a ensinar boas maneiras aos meninos...

carolina ribeiro telles, não sejas insolente!! a beber... mau!!
mas diagnóstico morninho embora com terapêutica não disponível... vives onde, pá?? mas lá dizia o lampeduza: é preciso mudar para que tudo fique que na mesma...

triliti, caríssimo... que tal uma sociedade??

loulou e nini, que continuais de boa saúde a brincar com os clientes é o que vos desejamos. e haja competência!

coisinho sem nome, queres antes dizer "fugaz competência"?? conta, seguramente. serve de circunstância atenuante para o resto do dia laboral...

pinky, seguramente não o ministro da pasta, mas enfim...

anónimo, lascia perdere...

golden, não falo por mim, claro, mas há excepções... não confundir a floresta com a árvore. (??) ou será o contrário?? ou não se aplica??

bandida, ocorre-me sempre o que está mais à mão... nunca negámos a nossa preguiça. gratos pelo kerouac, um fazedor de pouca coisa, mas memorável...

merdinhas, descobriste o meu ponto fraco... teve piada!

mna boop, mas que pergunta a tua... sei lá eu!!! falam, falam, falam de interagir com as universidades parece, mas pouco se vê, que eu saiba.

naked lunch, este foi um comentário graxístico que não percebi... mas graxa é graxa!!

galatea, sim, tomar um café mas nunca com trabalho por assunto!! é que estragava tudo!!

merdinhas, once again, ... bem!

vénia, a&b!!

12/5/08 7:37 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

fugaz? que fugaz?
incompetência mesmo, caro capitão!
incompetência de quem não sabe lidar com estes editores de texto e de imagem! irritantes, nunca fazem aquilo que ambicionamos!
para além disso, aquele branco todo quase me cegava!!!
mas agora esmerei-me! na incompetência, claro!

coiSINHO SEM NOME!

12/5/08 11:31 da tarde  
Blogger pentelho real said...

não fui promovida, nasci assim, PRINCESA! em questões de competência nada preciso de provar por enquanto. mas tenho uma testa bem alta, o que nada prova (como já demonstrateis em post anterior) mas de qualquer maneira é bem alta e por vezes até a tapo com uns caracolinhos. entretanto, as minhas mestras andam a dar-me intensivas lições de várias disciplinas pois nunca se sabe o que nos reserva o futuro.
vou andando, a enrolar-me no meu cobertor, que aqui faz frio.
passai bem.

13/5/08 12:11 da manhã  
Blogger Frioleiras said...

adorei o comentário da Princesa...

e ainda bem q voltaste, Haddock...
parecia q estávamos a falar para as paredes ...

13/5/08 1:30 da manhã  
Blogger Lana said...

Krido Captain e adjuntos ilustres
tal como o famoso sistema de avaliação do desempenho - SIADAP - tb o principio de Peter é aplicado em muita da nossa ADM PUB e, a avaliar pelos resultados de ambos a inercia e afins são o prémio por excelência ...
No entanto, apraz-me dizer que tb há gente mto boa e mto competente na dita e mesmissima ADM PUBLICA e eu conheço muitos desses bons exemplos ( não ... eu não sou da ADM PUBL ) é o velho ditado que da excepção se confirma a regra .
Bem hoje tou mto séria caramba...
E assim "post isto" e continuando com os trocadilhos só me apetece finalizar com ...
Acreditai ou não !
1 sorriso mto luminoso e esperando uma visita de tão ilustre e bem disposta tripulação...
Lana

13/5/08 2:26 da manhã  
Blogger crt said...

Vivo onde?

Caríssimo, é mais fácil de despoletar do que imagina, ou penso que imagina.

Mas chega de stress laboral. Mudemos de assunto, simpatizei com o coisinho sem nome.

Não terá ele direito a baptismo?
Vá lá, depois de um L dobrado comigo, não lhe faltará imaginação para arranjar um nome todo catita ao coisinho.

O coisinho é mesmo só coisinho de nome ou terá alguma correspondência com tamanhos do coisinho?
Confuso? Também acho! brrr!!!

14/5/08 12:38 da manhã  
Blogger crt said...

olha,
apareci flurescente!!

14/5/08 12:39 da manhã  
Blogger crt said...

Por falar em coisinhos e tamanhos, acho a 1ª imagem do post muito mal amanhada!!

14/5/08 12:47 da manhã  
Blogger crt said...

HA! e com uma deficiência notória!

14/5/08 12:47 da manhã  
Blogger crt said...

E a cor?

brrr!!

14/5/08 12:48 da manhã  
Blogger D. Maria e o Coelhinho said...

sai um coelho de coma e depara-se com cada problema.
o meu QI não é grande coisa, mas também trabalhar para quê? há tanta verdura por aí...


coelhinho

14/5/08 12:50 da manhã  
Blogger crt said...

Como é que é? Hoje não vem aqui ninguém falar comigo?

(Já dorme capitão?)

14/5/08 12:52 da manhã  
Blogger crt said...

ainda não entendi o que a srª D. Maria faz com o coelho sempre atrás dela!!!

14/5/08 12:53 da manhã  
Blogger intruso said...

vim clicar outra vez...
[para contrariar o sono (dos anti-histamínicos)]


:)


acthim
boas noites capitão!

14/5/08 1:21 da manhã  
Blogger G.A.M.N.A.A. said...

Este é o blogue do GAMNAA.
Dê-nos sugestões!

Gratos

14/5/08 2:21 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

c.h.





muito obrigada.



bjj.



.piano- avariado.


_______________________.imf

14/5/08 9:18 da manhã  
Blogger coiSINHO SEM NOME said...

menina crt!!!
peço desculpa pela minha ausência! senão tinhamos estado aqui à conversa pela noite dentro!

mas baptismo? ora essa, já fui baptizado pela menina "entremiles"! a homenagem era para ela quando me decidi a adopta-lo, pois foi ela quem me chamou assim numa célebre viagem maritima!
haveria outros, mas acho que este me ficou a matar! não lhe parece?

mas queria fazer-lhe um pedido... eu até abri um tasco e tudo, com condições de ingresso verdadeiramente estapafúrdias...
porque não aparece por lá e até poderemos conversar sobre coisinhos, tamanhos e (in)competência dos mesmos? seria a minha primeiríssima cliente! ofereço copos e cigarros, se for caso disso! tem é de se despachar que aquilo vai ser sol de pouca duração...

capitão, desculpe a ocupação de tempo de antena. não volta a acontecer!

14/5/08 2:50 da tarde  
Blogger haddock said...

boas!!

coisinho, já falamos mais abaixo...

princesa, em compensação tereis obrigações protocolares para lá de chatas, além da estucha do actual enclausuramento conventual...

frioleiras, eu ando sempre por aqui, só que por vezes de pantufas...

lana, totalmente de acordo!! e não há sistemas de avaliação perfeitos... há só uns melhores do que outros. e funcionários de excelência também conheço (em regra, zangam-se bastante...).

carolina ribeiro telles....
tu livra-te de armares confusão por aqui!!! a importância do tamanho já foi discutida - com elevação! - noutro postal qualquer, por isso nada de a trazer à baila de novo... e especialmente a propósito de fregueses... ai a minha vidinha...

coelhinho, e solução para os não vegetarianos??

intruso, então?? essa rinite cartesiana nunca mais passa??
consulta o dr. damásio, rapaz...

gamnaa, muito gosto!

imf, tudo tem conserto (concerto?)!!!

coisinho sem nome, já não me lembrava desse episódio baptismal da autoria da mna. milu, que sempre teve um certo pó a anónimos... já visitei o teu tasco e adorei o critério da moderação de comentários. lá irei em anonimato... só um conselho: cuidado com a carolina ribeiro telles, que quando vê "um vermelho" arrasa tudo o que encontrar à frente...

a&b!!

14/5/08 9:00 da tarde  
Blogger crt said...

Capitão,

Chegou atrasado. Hoje não me apetece converseta.
Armar confusão? Eu?
Oh, Santíssimo!, por quem me toma?
E não percebi essa do "um vermelho", mas lá chegarei porque Deus nosso Senhor foi pródigo comigo ao conceder-me o dom de decifrar enigmas. :)

14/5/08 9:52 da tarde  
Blogger haddock said...

...

essa é boa!!!

e não, nada de confusão... aliás, carolina ribeiro telles, és das clientes mais pacíficas desta mercearia.... ui, ui!!

passar um vermelho... pfsss, grande enigma!!
quem tem mau génio e afina por dá cá aquela palha??

passou bem!:)

14/5/08 10:04 da tarde  
Blogger golden said...

e que tal se vos contar que a sra carolina ribeiro teles (isso queria ela, ter 2 Ts) há muitos anos gostou e muito de vermelho!!!

ih, ih, ih quem diria!

juro que é verdade!

14/5/08 10:23 da tarde  
Blogger haddock said...

...

ó mna. golden, isto é uma mercearia séria e não um salão de cabeleireiro...



idem todos dormirde!!

a&b!!

14/5/08 10:36 da tarde  
Blogger crt said...

ena, ena!!

Temos por aqui quem adivinhe, não o futuro, mas o passado!!

Cada vez gosto mais deste sono, relaxante, sereno, enigmático, corrosivo...

14/5/08 11:04 da tarde  
Blogger crt said...

porra!! só agora dei conta do vermelho!!

passar um vermelho? deve haver aqui algum lapso capitão!!
não me confundais com outro freguês. sou exímia no cumprimento escrupoloso das regras estradais.

14/5/08 11:06 da tarde  
Blogger crt said...

"escrupuloso"

14/5/08 11:07 da tarde  
Blogger crt said...

"escrupuloso"

14/5/08 11:07 da tarde  
Blogger crt said...

Este comentário foi removido pelo autor.

14/5/08 11:07 da tarde  
Blogger crt said...

porrra, estava a ver que não entrava a correcção!!

14/5/08 11:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

de facto fui um pouco indelicado ao não ter também estendido o convite aos restantes convivas e também ao capitão...
desculpai portanto!

(a mna. entremiles tem um sentido de humor e uma forma de o expressar muito, muito invulgar...)

coiSINHO SEM NOME!

14/5/08 11:14 da tarde  
Blogger Teresa Durães said...

isto explica muito a nossa economia ;)

15/5/08 2:54 da tarde  
Blogger Haddock said...

boas!!

carolina ribeiro telles, não provoques!!! e qual freguês??

coisinho, nem notámos... e lá iremos de modo discreto!

teresa, explica... não tudo, mas alguma coisa.

a&b!!

15/5/08 11:20 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home