sexta-feira, dezembro 28, 2007




O IMPÉRIO DOS SENTIDOS:


O TERCEIRO E O SEXTO






Temos para nós que há certos sentidos que têm sido subestimados nesta cidade blogal. E um deles é o faro.

Não vos amofinais com a designação. Bem sabemos que é mais educado falar de olfacto, mas o termo é pouco significante da proximidade em que ele está do sexto sentido.

Diz-se desse sexto sentido, injustamente sexista, que ele corresponde a uma percepção extra-sensorial.

Não se sabe se é extra ou pré-sensorial ou se é extra por ser pré. Pressente-se.

Há quem prefira associá-lo a intuição, talvez para fugir à conotação mediúnica do pressentimento.

Mas, na verdade, não faz sentido dizer que há um sentido - o sexto - que não é sentido.

Ou é carne ou é peixe.

Ou será carne de peixe...?

"(pre)Sinto isto, mas não me perguntes porquê!".

Muito confuso este sexto. Regressemos ao terceiro.







Eis a tomografia do nariz.

O instrumento do faro (o nariz, claro, não a tac).

Com habilidade para processar odores. Ou será essa tarefa do cérebro, com estreita colaboração entre a amígdala e o hipocampo?

Seja lá o que for, tomemos o nariz pelo resto e concedamos-lhe o mérito, que não fisiológico, de interpretar impressões.

Sim, porque enquanto o olfacto cheira, o faro interpreta, explica.

Sendo um sentido, serve para dar sentido às coisas.

É claro que por vezes confunde-se com as fragrâncias.

E assim como há ilusão de óptica, também há ilusão de faro.

Haja bons narizes!






18 Comments:

Blogger Caiê said...

Oh raro privilégio! Oh tamanha honra! Sou a primeira! Serei de facto?! O que sei é que o famoso sentido do cheiro é o mais apurado em mim, tanto que já passei por situações muito caricatas, sobretudo na infância quando o assumia sem complexos! Sim, sou como um perdigueiro, farejo as coisas a quilómetros!!!

27/12/07 10:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

plagiando:

"boas"...:)


o post? um hino ao faro ...


olfacto

tacto?


filme?

teatro?

Cyrano... e o tempo passa....hoje anda entre vinhas ... ...olfactando parras virgens...um portento de força.. e um sorriso "gaiato" na margem esquerda do Sena...:)
.
e vou.

bonsoir ...bisou/bisou.


imf.
/com preguiça de me inscrever/.

27/12/07 10:20 da tarde  
Blogger Bandida said...

Caríssimo Capitão

no que respeita a narizes entendo que a fragrância seja a interpretação do sentido. consentido obviamente por qq nariz que se preze. sei que há narizes pouco comuns e outros de uma vulgaridade atroz. ainda que Cyrano seja dono de um nariz portentoso não significa que "sinta" mais dos odores dos sentidos mas neste caso na verdade sentia...
e este império de sentidos é deslumbrante, até porque sem sentido seria a vida consentida sem odores.

definitivamente, há batatas fritas que têm um odor fantástico e outras que mesmo sendo batatas e fritas não passam de um descongelamento sem sentido.

despeço-me, farejando a Vossa ilustre mão, meu Capitão,

B.

27/12/07 11:02 da tarde  
Blogger o Reverso said...

capitão,
novo post!!!

grande pedalada,
estais em grande forma.
andais no guronsan? (aproveitai a deixa, embora não preciseis de deixas).

desculpai, mas são 4 e 36 da noite, ou da matina? e não me sinto com capacidade para um comentário inteligente como vós mereceis.

abraço

28/12/07 4:37 da manhã  
Blogger 1entre1000's said...

digamos q enquanto blogger farejante tenho um faro fabuloso... topo tudo capitão, ou quase tudo... digamos... topo o que me interessa e me dedico a farejar... ;)

28/12/07 8:52 da manhã  
Blogger 100 remos said...

Cheira-me mas é a esturro!Toda esta conversa de Faro e tal coisa e tal...Ó Capitão, não me diga que vai já rumo a Sul? Não se atreva a ir ver o David sem a minha autorização! Snif! Eu vou esgatanhar para o Atlântico embora sempre tivesse "ouvisto dizeri" que os gatos não gostam de água!

28/12/07 1:48 da tarde  
Blogger vitornev said...

Reverendíssimo Australapitecusíssimo Soberano e Comandante Absoluto das Águas Terrícolas e Planetarias do Terceiro Calhau Depois do Sol!
...
Hoje confesso-me um absoluto ignorante do seu "Magnifiplicente" Estaminé! Darei umas voltas por ele! e espero para o próximo "Anous" dar-lhe boas novas! ...ou novas simples! ...Capitão Hadoque! Aquele abraço fraterno-olfativo de batidas nas costas barulhentas!!!

28/12/07 4:24 da tarde  
Blogger Haddock said...

boas!!

poucas... mas boas!!
já a encher os balões, será??
e não é que não gostamos de passas??

bem...

caiê, não me gozes... seja como for, a honra é toda minha em ter-te a abrir as hostilidades! perdigueiro, não duvido.
o meu faro anda ligeiramente constibado... snif.

isabel m. f., pois parece que se rendeu aos vinhos o senhor do nariz. e consta que até anda a comprar umas terrinhas por cá. menos sena, mais douro...

bandida, a fragrância é a interpretação do sentido? ... sim, sem sentido não há frangrância ou, havendo, não tem sentido, é inútil.

triliti, no guronsan??? dá-te speed, a ti?? fico com o registo da ideia. quem já falou de quaaludes bem pode falar de guronsan.

milu, e eu não sei?? até já aqui denunciaste várias maroscas, episódios de que guardo emocionada recordação.. snifs (estamos constibados...).

ó cemremos, mais eu lá sou capitão de ir passar o fim de ano a faro??? e, para cúmulo, ir ver o david??? antes um aneurisma da aorta abdominal!! e também não gosto de gatos, como sabes!! tu não me arrelies...

anous, grande neologista blogosférico cheio de graça, um enorme abraço fraterno-olfativo para ti também!!! se não nos lermos até às janeiras, tem um excelentó-magnífico novo ano!!

a&b!!

28/12/07 9:04 da tarde  
Blogger nnannarella said...

Archie, bem que queria fazer de boa feirante em vossa mercearia, e dizer portentoso, poderoso, vintage, boa escolha, genial, magnifico-giorgio, e aquelas coisas. Mas estou desiluidida porque hei pensado que íades falar das árvores decepadas no largo de S. Francisco, em Faro, para caberem (outros) feirantes, ao que responderam os autarcas que se calhar a poda tinha sido excessiva e prestes irão plantar já outras assim que puderem… Enfim… Dormide bem, Archie, que hoje torço o nariz a qualquer faro, mesmo que farol.

28/12/07 10:18 da tarde  
Blogger Haddock said...

nannarella, e não é que desconhecíamos esse atentado??
bem dizemos que andamos com o faro constibado...
mas agora fazeis-nos ver, com embaraço, que nunca publicámos um postal ecológico. quem sabe no ano vindouro nos dediquemos a reciclar postais... pode não parecer, mas o buraco de ozono preocupa-nos seriamente, isso e o flop de bali!!
gratos pela alembradura!

vénia...

29/12/07 2:19 da tarde  
Blogger galatea said...

ummmm! en este momento, mientras "miro" y escucho" estoy rodeada de aromas: tostadas, café, chocolate... ummm! son los aromas que más me agradan y uso un perfume con esas fragancias: Jesús del Pozo, in black

30/12/07 3:06 da tarde  
Blogger galatea said...

Jesús del Pozo, In black: el envase del pefume es muy lindo, una esfera de vidrio negro opaco y base de cromo unida al frasco, el tapón es transparente redondo y plano como la base. La cajita, o más bien el estuche, es de tela de muaré negra (es como el vestido del perfume). La suiza Christine Nagel es la creadora de la fragancia descrita como “Floral-Afrutada-Amaderada y Oriental”.

Estos son algunos de los ingredientes usados (y sus superpoderes):
La Cereza negra: Fruta prohibida en la antigüedad, según la leyenda, embruja a los hombres y mantiene el espíritu joven en la mujer.
El Lirio negro: Flor misteriosa de fragancia suave y narcótica, atrae a las mariposas en la noche.
La Madera de Regaliz: ingrediente que incitaba a la pasión y al deseo.

Primera vez que me siento identificada y me mantengo fiel a un aroma.

30/12/07 3:19 da tarde  
Blogger isabel mendes ferreira said...

...afinal a noite adensou.se tanto que nem voltei. lá acima.



nem sei quando volto.


levo a memória dos diálogos do Eco.


deixo o meu melhor abraço.

______________sempre.


até outro ano...:)
querido C.H.

30/12/07 3:55 da tarde  
Blogger Haddock said...

galatea, não saberia descrever o meu perfume. e ainda não me fidelizei a nenhum.
mas o jesús del pozo, assim descrito, só pode ser bom, especialmente pela sua fragrância narcótica...

isabel m. f., um abraço com amizade.

30/12/07 8:58 da tarde  
Blogger Leonor said...

o faro?
isso é coisa de cão, não é?

Uma história verídica, vivida aqui por moi méme:

Um dia defendi o patriarca de uma comunidade cigana. A coisa estava a ser pintada muito feia, pela polícia de choque que o acusavam de crime de ameaças. Mais por sorte divinal do que mérito meu, o patriarca foi absolvido. Á saída da sala de audiência ouviram-se gritos de júbilo. Quando finalmente saio, sou imediatamente rodeada por uma multidão de familiares que estiveram a assistir ao julgamento e que pretendiam felicitar-me. Entre eles encontrava-se o "meu" cliente que, usando da sua autoridade, virou-se para a Maria (matriarca) e disse-lhe: dá cá o dinheiro para pagar à stora.
É então que a senhora se verga até ao chão para agarrar a bainha das saias e, de um só gesto, levanta meia dúzias de saias e, enfiando a mão não sei onde, retira um saco plástico cheio de notas de portugal.
Nesse preciso momento, do agitar e levantar as saias, solta-se uma intensa fragância feminina que me atordoou logo ali e, inclusive, levou alguns dos presentes, habituados aquilo - presumo eu, a franzir o nariz e a recuar, espontaneamente, alguns centimetros.

Foi aí, naquele momento, que apreendi o verdadeiro sentido e importância de não se ter faro!

eheheheh

31/12/07 3:56 da tarde  
Blogger Haddock said...

credo, leonor!!!!
até ficámos zonzos...
para a próxima exige transferência bamcária!!!

3/1/08 8:21 da tarde  
Blogger Haddock said...

...
bancária!

3/1/08 8:21 da tarde  
Blogger pinky said...

qt a isto já estou como os espanhois...não acredito em bruxas pero que las hay las hay.... e o sexto sentido ou intuição existe de facto, tenho apanhado com cada susto á conta do mesmo que nem te passa, parece que com o decorrer dos anos "ele", o faro a intuição...whatever..fica mais apurado e certeiro....
há coisas que não se explicam mesmo simplesmente se sentem ou melhor...pressentem

5/1/08 11:27 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home